Page 14

14 ção com as características dos jovens. Eles precisam participar ativamente, sentirem-se incluídos. É necessário “fazer” a aula junto com o professor, mas também com os colegas e não ficar simplesmente ouvindo – diz o professor. Em sua maioria, atividades coletivas fazem da sala de aula um ambiente mais descontraído para o aprendizado. Sem artifícios criativos, a matemática pode parecer, por vezes, extremamente cartesiana ou até duvidosa, dependendo da maneira como é abordada. O grande objetivo da matéria, nesse caso, é o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas, inclusive de qualquer área do conhecimento, onde a matemática pode ajudar a solucioná-los. Bingo da tabuada - a partir do 3º ano do Ensino Fundamental Conteúdo envolvido: operação de multiplicação com números naturais. Cada aluno recebe uma cartela, contendo números que são os resultados da tabuada; O professor sorteia e anuncia a operação que será realizada pelos alunos;

Dinâmica do troca - a partir do 7º ano do Ensino Fundamental Conteúdo: pode haver vários conteúdos envolvidos simultaneamente, a critério do professor. Organizados em círculo, cada aluno recebe uma folha; Em seguida, o professor passa questões de conteúdos já estudados, que devem ser desenvolvidas da forma mais rápida e completa possível; Ao passar o tempo estipulado para cada exercício, os alunos precisam colocar o nome na questão que resolveram e passar a folha ao colega à direita e assim sucessivamente; Nessa atividade, os alunos revisam conteúdos estudados durante o ano de forma diferente e se sentem corresponsáveis pela atividades do colega, aprendendo de maneira coletiva. A partir desta dinâmica, os alunos são instigados a criar soluções sintéticas em um tempo pré-determinado, exercitando tais habilidades. Além disso, a atividade pode ser um excelente instrumento de avaliação para o professor verificar as dúvidas pontuais de cada aluno.

Todos devem procurar as respostas em sua cartela; O primeiro aluno a completar a tabela vence o jogo. Os alunos podem confeccionar as tabelas como preparação. Este tipo de jogo pode ser adaptado a outros conteúdos.

InformAção | Educação

Profile for IERGS/UNIASSELVI

Informação Educação | IERGS 2014  

A Informação Educação 2014/1 traz questões sobre bullying, sexualidade e novas oportunidades no universo do ensino. Boa leitura.

Informação Educação | IERGS 2014  

A Informação Educação 2014/1 traz questões sobre bullying, sexualidade e novas oportunidades no universo do ensino. Boa leitura.

Profile for iergs
Advertisement