ESTE MATERIAL FOI DESENVOLVIDO COMO PARTE DAS PROPOSTAS EDUCATIVAS DE
KTANIM
ROTEIRO E ILUSTRAÇÃO: FABIANA FREIER YURI KARAVER SUPORTE E REVISÃO: BRUNO PEKLER NATALIE DOUEK NATHALIE KLASS COORDENAÇÃO: REBEKA A. ANBINDER
SENTA UM POUCO COMIGO, VOU TE CONTAR UMA HISTÓRIA.
ARIEL, VEM CÁ!
ERA UMA VEZ...
… UMA ÁRVORE ENORME ONDE MORAVAM VÁRIOS PASSARINHOS DE CORES E TAMANHOS DIFERENTES.
TODOS VIVIAM ALI EM HARMONIA.
MAS, QUANDO CHEGOU O INVERNO, ALGUNS PASSARINHOS PERCEBERAM QUE HAVIA POUCA COMIDA
E COMEÇARAM A CULPAR UNS AOS OUTROS PELA FOME QUE SENTIAM, O QUE GEROU VÁRIAS BRIGAS.
FOI AÍ QUE UM DOS PÁSSAROS, PARDOLFO, JUNTOU UM GRUPO DE AMIGOS TAMBÉM DESCONTENTES PARA PENSAREM EM COMO PODIAM MELHORAR SUAS VIDAS.
PARDOLFO E SUA TURMA, ENTÃO, CRIAM NOVAS REGRAS PARA A ÁRVORE, EXCLUINDO ALGUNS PÁSSAROS QUE ELES JULGAVAM DIFERENTES E PIORES.
UMA DAS REGRAS CRIADAS ERA A DE OBRIGAR ESSES PÁSSAROS A VIVEREM TODOS JUNTOS NO MESMO GALHO.
MUITO DESCONFORTÁVEIS E VIVENDO ABARROTADOS, ALGUNS PASSARINHOS DESSE GALHO CONSEGUIRAM FUGIR PARA OUTRAS ÁRVORES, VIZINHAS OU ATÉ DISTANTES.
VENDO ISSO, PARDOLFO E SUA GRANDE TURMA DECIDIRAM PRENDER OS PÁSSAROS, DESSA VEZ, EM GAIOLAS PESADAS E BEM TRANCADAS. E, LÁ DENTRO, ERAM OBRIGADOS A TRABALHAR.
FOI ENTÃO QUE PASSARINHOS DE ALGUMAS OUTRAS ÁRVORES PERCEBERAM O QUE ESTAVA ACONTECENDO E SE UNIRAM PARA FAZER ALGO A RESPEITO. JUNTOS, FORAM ATÉ A ÁRVORE E ACABARAM COM OS PLANOS DE PARDOLFO, LIBERTANDO ALGUNS PASSARINHOS, MAS MUITOS NÃO PUDERAM SER SALVOS.
OS PASSARINHOS QUE VIVERAM PASSARAM A SEMPRE CONTAR ESSA HISTÓRIA, MANTENDO VIVA A MEMÓRIA DOS QUE SE FORAM.
ESTOU TE CONTANDO ESSA HISTÓRIA, MEU NETO, ASSIM COMO OS PASSARINHOS MAIS VELHOS CONTAVAM.
IOM HASHOÁ
PARA ACOLHER AS CRIANÇAS E CONTINUAR PENSANDO
RECONHECENDO AS SINGULARIDADES DE REAÇÕES, ENTENDIMENTOS, REFERÊNCIAS ANTERIORES E RELAÇÕES POSSÍVEIS, OPTAMOS POR APRESENTAR A HISTÓRIA SEM EXPLICITAR SUAS METÁFORAS. A PARTIR DAS DIVERSAS VIVÊNCIAS DE CADA UM, A EXPERIÊNCIA COM A HISTÓRIA PODE SEGUIR CAMINHOS DIFERENTES - E SÃO MUITAS AS CONVERSAS POSSÍVEIS. NÃO TENHA DÚVIDAS: AS PERGUNTAS IRÃO SURGIR, MAS OS ADULTOS NÃO PRECISAM TER TODAS AS RESPOSTAS, NINGUÉM PRECISA TER TODAS AS RESPOSTAS. ACOLHER UMA PERGUNTA, MESMO SEM SABER A RESPOSTA, É UMA FORMA DE CUIDAR.
A SEGUIR, APRESENTAMOS UMA POSSÍVEL CONTINUAÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE A AVÓ E SEU NETO, ACOLHENDO ADULTOS E CRIANÇAS EM SUAS CONVERSAS E SENTIMENTOS. SUGERIMOS QUE, ANTES DE LER AS PRÓXIMAS PÁGINAS, VOCÊ BUSQUE SUAS PRÓPRIAS PERGUNTAS E POSSA TAMBÉM COMPARTILHÁ-LAS COM OUTRAS PESSOAS. RECONHECER PERGUNTAS SEM RESPOSTA TAMBÉM É UMA FORMA DE CUIDAR.
MAS COMO OS PASSARINHOS PUDERAM FAZER ISSO, PRENDER OUTROS PASSARINHOS EM GAIOLAS NA PRÓPRIA ÁRVORE !? NÃO ENTENDO, VÓ.
É DIFÍCIL ENTENDER MESMO, QUERIDO. MAS HISTÓRIAS ASSIM JÁ ACONTECERAM ALGUMAS VEZES COM OS SERES HUMANOS. OS JUDEUS, POR EXEMPLO, COMO OUTROS POVOS E MINORIAS, PASSARAM POR ISSO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, CONHECIDA COMO SHOÁ. DESDE ENTÃO, TEMOS UM DIA, A CADA ANO, PARA LEMBRAR DOS QUE SE FORAM E TAMBÉM DOS QUE LUTARAM E SOBREVIVERAM, ENFIM, PRA RELEMBRAR ESSA HISTÓRIA TÃO DIFÍCIL E DOLOROSA.
MAS POR QUE RELEMBRAMOS UMA HISTÓRIA TÃO DIFÍCIL E TRISTE?
PENSE UM POUCO SOBRE ISSO E AMANHÃ, QUE É IOM HASHOÁ, CONVERSAMOS MAIS.
NO DIA SEGUINTE E CHEIO DE PERGUNTAS, CARLINHOS FOI À ESCOLA E VIVEU UM EPISÓDIO QUE O FEZ PENSAR SOBRE O QUE SUA AVÓ LHE CONTARA.
A PARTIR DAS IMAGENS, O QUE ACHA DE IMAGINAR O QUE ACONTECEU E COLOCAR AS FALAS?
EM IOM HASHOÁ, JUDEUS AO REDOR DO MUNDO RELEMBRAM E HONRAM ESSA PARTE DIFÍCIL DE NOSSA MEMÓRIA, NOS RESPONSABILIZANDO POR UM PRESENTE MAIS JUSTO E LIVRE PARA TODOS.
TE CONVIDAMOS A COLORIR ESSA HISTÓRIA DA MANEIRA QUE VOCÊ QUISER, DANDO NOVOS SENTIDOS A ELA.
ESSE MATERIAL FOI IDEALIZADO E PRODUZIDO PELA EQUIPE DE KTANIM DA CIP DE 2021, COM MUITO CARINHO. VAMOS GOSTAR MUITO DE ESCUTAR SOBRE SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS. FALE COM A GENTE! WHATSAPP: 11 93202-4966 E-MAIL: IELADIM@CIP.ORG.BR