Issuu on Google+

Sal & luz

23

#

Janeiro 2012

Feliz 2012

Acho interessante comparar a vida a uma viagem de comboio, onde uns vão sentados de costas e outros sentados de frente. Normalmente relacionamos as pessoas mais velhas, com aquelas que passam a vida a olhar para o passado a relembrar os tempos da juventude; e aos jovens com aqueles que olham para a frente, a planear o futuro: profissão, casamento, etc…

Normalmente relacionamos estas atitudes com estas faixas etárias, mas nem sempre é assim. Paulo é um exemplo de um ancião com espírito jovem. Em Filipenses 3:13 lemos “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e olhando as que adiante de nós se apresentam, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus que está em Cristo Jesus” (v. 13). >>


>> O apóstolo Paulo vivia o seu dia-a-dia como ensina Jesus: “Basta a cada dia o seu mal”.

É interessante observar que mesmo estando preso Paulo foi capaz de escrever esta carta à igreja de Filipos, a qual chamamos, a Epístola da Alegria. Li um artigo sobre John Wesley, um grande homem de Deus. No artigo dizia, que na Bíblia que ele usava para pregar às multidões, ao ar livre, impressa em 1655, estava escrito de seu próprio punho, logo na primeira página: “viver o dia”. Esse grande servo de Deus, imitador de Jesus Cristo e do apóstolo Paulo, vivia um dia de cada vez, decidido a realizar seu dever. Creio que neste ano de 2012, podemos “viver o dia” e não ficarmos tão presos ao passado. E assim, poderemos desfrutar ao máximo os planos de Deus para cada um de nós. Para tanto, sugiro que façamos aquilo que diz o Apóstolo Paulo. 1º Esquecer as coisas que para trás ficam Esquecer as más experiências, rancor e mágoa acumulados pela vida. Liberar perdão, para sentir-se verdadeiramente livre. Não supervalorizar as boas experiências que passamos no passado em detrimento daquelas que poderemos experimentar no futuro.

2º Prosseguir para as coisas que estão diante de nós. Conhecer mais a Cristo através da leitura da Bíblia e a oração. Aceitar o novo, as novas experiências, relacionar-se com outras pessoas, testemunhar do evangelho de Jesus. Enfim, tantas oportunidades que o Senhor nos fará experimentar, neste ano de 2012 e precisamos “olhar para frente”, sabemos que não será um ano fácil, mas não estamos sós; por isso é preciso prosseguir confiante para o nosso Alvo, que é Agradar e Servir a Jesus Cristo.

Bom Ano de 2012 Do seu pastor e amigo,

Neilson Amorim


Ainda em janeiro

Semana Universal de Oração 12 de Janeiro (Quinta-feira) 20h30 Com o tema “Transformados pela vitória do nosso Senhor Jesus Cristo” a Aliança Evangélica Portuguesa promoverá encontros nacionais de oração. No algarve será em nossa igreja na quintafeira dia 12 de Janeiro as 20h30. Venha orar juntamente com irmãos de outras igrejas que estarão cá no mesmo propósito.

Nossos Horários em Janeiro Assembleia de Membros Quinta-feira, 26 Janeiro A Assembleia de Membros de nossa igreja será na quinta-feira dia 26 de Janeiro às 20h30. Você que é membro da igreja reserve esta data em sua agenda e participe deste momento. Assembleia da AIBA Sábado, 11 Fevereiro A Assembleia da AIBA acontecerá no dia 11 de fevereiro, as 10h30 na Missão Baptista de Loulé. Se desejas ser delegado nesta assembleia, fale com o Pr. Neilson, para que seu nome seja levado a assembleia de nossa igreja no dia 26.

Domingos sempre às 10h30 O Domingo é a grande celebração da Semana temos um precioso tempo de cânticos, uma mensagem bíblica, actividades para crianças e muita comunhão. Quintas-feiras sempre às 20h30 Culto de Oração e Estudo da Palavra Grupo Conexão Reúnem-se durante a semana para partilhar a mensagem de Domingo e aprofundar relacionamentos. Procura fazer parte de um dos grupos. Certamente esta experiência será abençoada e abençoadora. Envolve-te! Para maiores informações procura o Pr. Neilson ou Esther.


Jonas em Nínive (Jonas 3) Deus mandou novamente Jonas pregar em Nínive. Ele obedeceu e pregou finalmente a palavra. Descobre os 7 erros nas imagens.

Classes Infantis Temos um espaço reservado para elas no 10 andar do nosso prédio onde aprendem a mensagem de Deus de forma apropriada para cada faixa etária. As classes acontecem no mesmo horário das Celebrações.

As 3 salas Geração Futuro 0-4 anos Arca Noé 5-8 anos Amigos de Deus 9-11 anos + casa de banho com fraldário + cozinha.

Todas as crianças são bem-vindas.

Descobre na Bíblia Idade de Jesus, mencionada em Lucas, quando na Sua infância esteve na festa da Páscoa em Jerusalém. Resposta à edição anterior: 430 Anos(Êxodo 12:40)

Aniversários em janeiro

02. Marta Sófia Mendonça (filha da Carla Roma) 04. Bárbara Palma 04. Micael Teixeira 06. Lidia P. Briosa C. Gomes 06. Pedro Miguel Vieira Nobre 15. Cleonir Maria Pereira 16. Carla Roma 20. Marta Omuana Coelho Dias 21. Pastor Samuel Coelho Mendes 28. Nelson Manuel Pontes Gago 30. João Marcos de Jesus Resina Almeida

Somos uma Família cristã que vive para Adorar a Deus, Ensinar a Sua Palavra, Servir ao próximo com Amor e Comunicar Jesus Cristo, Esperança e Qualidade de Vida, para os que Nele confiam.

Membros da Redacção Pr. Neilson Amorim Cláudia Deep (Xanda) Fátima Proença Paulo Aguiar (Di) Nelson Gago

Contactos Rua Horta Machado, 38 8000-362– Faro Tel. 289 827 454 Telm. 919 709 701 neilson@sapo.pt iebfaro@hotmail.com www.iebfaro.org


Leituras de Janeiro Unidade 1:

Atenção com as ciladas (Continuação)

Lição 1: Sê grato pelo cuidado de Deus Segunda-feira: Números 16 – Como reages à autoridade dos líderes e de Deus? Porquê? Terça-feira: Números 17:1 – 19:22 – nas mais diversas situações, até que ponto aceitas as tuas responsabilidades da mesma maneira que aceitas os teus direitos?

Quarta-feira: Números 20 – Qual a diferença entre o mandamento de Deus e a ação de Moisés e Arão?

Quinta-feira: Números 21:1 – 22:40 – Será que obedeces à voz de Deus ou esperas que Deus faça algum milagre para te libertar dos erros que cometeste?

Sexta-feira: Números 22:41 – 23:30 – Analisa o discurso de Balaão (continua na leitura de amanhã) no que se refere a: a) ofertas, b) lugares, c) petições e reações de Balac e d) conteúdo das profecias de Balaão e desenvolvimento da revelação do plano de Deus. Dá um título a cada profecia. Sábado: Números 24 – Que tipo de pessoa era Balaão? Obedeces a Deus por motivos semelhantes? Domingo: Números 25 – Como é que Deus lida com o pecado em Israel?

Lição 2: Concentra-te no alvo Segunda-feira: Números 26 – Que conceito tens do temor do Senhor e da Sua justiça (relaciona com o que aprendeste no livro de Números)?

Terça-feira: Números 27 – Qual a resposta de Moisés quando o Senhor lhe diz que ele morrerá em breve?

Quarta-feira: Números 28-29 – Até que ponto és honesto e aberto em relação aos teus pe-

Quinta-feira: Sexta-feira: Sábado: Domingo:

cados de modo que Deus possa perdoar-te e tornar-te digno de adorá-Lo? Números 30:1 – 31:24 – Em que medida procuras “purificar” continuamente a área da tua vida que mais armadilhas te tece? Números 31:25 – 32:42 – Qual a proposta feita a Moisés e a Eleazar pelos filhos de Ruben e Gade? Por que é que Moisés hesita? Números 33-34 – Quais as instruções dadas quando o povo atravessa o Jordão e entra em Canaã? Qual o castigo para a desobediência? Números 35-36 – Qual é o problema que surge no capítulo 36? Com é que Moisés o resolve? Nota: As leituras estão de acordo com as lições da revista “Jovens Adultos” que são estudadas às quintas-feiras à noite.


Unidade 2:

Ouçam! Amar a Deus acima de tudo Lição 3: Sê resoluto sobre o valor da vida

Segunda-feira: Terça-feira: Quarta-feira: Quinta-feira: Sexta-feira: Sábado: Domingo:

Nesta lição, que trata de um assunto específico, procura escrever o resumo de cada leitura diária. Deuteronómio 5:5-21 Deuteronómio 19:1-13 Deuteronómio 24: 6-22 Mateus 5: 17-26 Provérbios 6:16-17 Isaías 59:7; Jeremias 22:17 1 João 3:1-24

Lição 4: Sê exclusivo Segunda-feira: Deuteronómio 1 – Quem terá autoridade sobre o povo após a morte de Moisés?

Terça-feira: Deuteronómio 2 – Como é que encaras os teus fracassos? Quarta-feira: Deuteronómio 3 – Resume a parte desempenhada por a) Deus e b) Israel, nas vitórias militares.

Quinta-feira: Deuteronómio 4 – O que é revelado aqui acerca o caráter de Deus? Como tens respondido a esse Deus?

Sexta-feira: Êxodo 33:15-16 – Como responde Moisés à pergunta que faz no início do vs. 16?

Sábado: Romanos 1 – Que título darias a este capítulo? Domingo: Escolhe a tua leitura de hoje.

Lição 5: Sê apaixonado Segunda-feira: Deuteronómio 5 – Qual o papel de Moisés na vida de Israel? Terça-feira: Deuteronómio 6 – Como é que podes amar e temer a Deus? De que formas te tens esquecido dele e O tens provado?

Quarta-feira: Deuteronómio 7 – Caracteriza a relação entre Israel e Deus. Quinta-feira: Deuteronómio 8 – Como é que este capítulo trata a questão do orgulho? Até que ponto te tens orgulhado pelo que Deus permitiu que fizesses? O que farás HOJE para mudar essa atitude? Sexta-feira: Deuteronómio 9 – Descreve a relação de Moisés com Deus. Sábado: Deuteronómio 10 – Como é que o ensino dos versículos 18-19 afeta a tua atitude perante os imigrantes, refugiados e estrangeiros no teu meio? Domingo: Deuteronómio 11 – Qual deve ser a tua atitude no culto? É esta a tua atitude? O que te faz alegrar no culto ao Senhor?


Sal e Luz 23