Issuu on Google+

Sal & luz

24

#

Fevereiro 2012

Esta estória fez-me pensar. Espero que faça o mesmo consigo…

O Balde Cheio Certo professor entrou na sala de aula trazendo um balde vazio. Colocou-o sobre a mesa, ao lado de várias pedras grandes, e perguntou: "Quantas pedras vocês acham que cabem neste balde?" Ouviram-se várias respostas. Em seguida, começou a colocar as pedras no balde, uma por uma, até que o balde ficou cheio. E perguntou de novo: "Vocês acham que o balde está cheio ou não?" Quase como em coro, os alunos responderam "sim". Em seguida, mostrou-lhes um saco de pedrinhas, bem miúdas, que ele havia deixado sob a mesa. Colocou parte das pedrinhas dentro do balde, que, por sua vez, foram se ajustando aos espaços que havia entre as pedras maiores. O professor outra vez perguntou: "Então, está cheio ou não está?" Os alunos já não tinham tanta certeza: "Talvez sim, talvez não...".

Colocando um saco de areia sobre a mesa, o professor disse: "Para aqueles que acham que está cheio, aqui vai mais uma surpresa". E começou a despejar lentamente a areia no balde. A areia deslizava suavemente por entre as pedras maiores e as menores. "Está cheio?", perguntou de novo o professor. "Não", responderam os alunos, agora sem qualquer vestígio de dúvida. O professor trouxe água e começou a derramá-la no balde, cobrindo as pedras e encharcando a areia. Finalizando a demonstração, pediu que um voluntário dissesse o que tudo aquilo queria dizer. Um aluno respondeu: "Creio que o professor provou que, não importa quantas coisas tenhamos que fazer, sempre conseguiremos acrescentar mais alguma coisa à nossa agenda".


>>

ainda em fevereiro

"Não exatamente", respondeu o professor. "O que esta experiência ensina-nos é que se não colocarmos as pedras grandes logo no início, não seremos capazes de colocálas depois.

Na vida também existe uma ordem de prioridades: Deus, a família, a igreja, os amigos, a saúde... Se estes forem deixados para depois, provavelmente não haverá lugar para eles". Para reflectir: Eclesiastes 3:1 e Mateus 6:33

Que saibamos definir bem as nossas prioridades.

Assembleia da AIBA Sábado, 11 Fevereiro A Assembleia da AIBA acontecerá no dia 11 de fevereiro, as 10h30 na Missão Baptista de Loulé.

outros horários Domingos sempre às 10h30 O Domingo é a grande celebração da Semana temos um precioso tempo de cânticos, uma mensagem bíblica, actividades para crianças e muita comunhão.

Do seu pastor e amigo,

Neilson Amorim

Quintas-feiras sempre às 20h30 Culto de Oração e Estudo da Palavra Grupo Conexão Reúnem-se durante a semana para partilhar a mensagem de Domingo e aprofundar relacionamentos. Procura fazer parte de um dos grupos. Certamente esta experiência será abençoada e abençoadora. Envolve-te! Para maiores informações procura o Pr. Neilson ou Esther.


Esta a ser uma grande aventura para muitos de nós. Começamos no ano de 2011, com a finalidade de lermos a Bíblia toda durante o ano. Muitos inscreveram-se e nosso grupo começou grande e animado. Começamos no ano de 2011, com a finalidade de lermos a Bíblia toda durante o ano. Muitos inscreveram-se e nosso grupo começou grande e animado. Ao longo do ano, como já esperávamos, o grupo foi diminuindo, mas pela graça de Deus, no próximo mês de Março, concluiremos nossa leitura. Alguns já tiveram o privilégio de terminá-la, outros, vão a caminho. Este ano, mais um grupo grande e animado começou, sabemos que ao longo do ano, alguns (por diferentes razões) deixarão o grupo, e talvez, juntar-se-ão ao grupo que iniciará em 2013. Mas porque um Clube de Leitura da Bíblia? Ao longo da nossa vida cristã, já temos lido diferentes textos da Palavra de Deus e pode ser que já tenhamos lido quase toda a Bí-

blia, mas a proposta do Clube é fazermos uma leitura direta e na ordem cronológica em que os factos aconteceram. Tem sido uma grande bênção na vida daqueles que participaram em 2011 e certamente o será para os leitores de 2012. Nosso desejo é que todos na IEBFaro, tenham, nos próximos anos, a oportunidade de fazer parte do Clube da Leitura da Bíblia e fazer também esta caminhada pelas páginas das Sagradas Escrituras. Para isto basta separar 20 a 30 minutos por dia e seguir o plano de leitura que oferecemos a cada trimestre. Se não conseguires ler em um ano (como já aconteceu com alguns) lê em 2, ou até em 3 se preciso for, mas tenha a alegria de dizer que já leste a Bíblia toda.


Labirínto

Classes Infantis

Noé devia levar um casal de todos os animais mas alguns perderam-se. Ajuda-os a encontrar a arca.

Temos um espaço reservado para elas no 10 andar do nosso prédio onde aprendem a mensagem de Deus de forma apropriada para cada faixa etária. As classes acontecem no mesmo horário das Celebrações.

As 3 salas Geração Futuro 0-4 anos Arca Noé 5-8 anos Amigos de Deus 9-11 anos + casa de banho com fraldário + cozinha.

Descobre na Bíblia Segundo as palavras de João Baptista, toda a árvore que não produz bom fruto é... Resposta à edição anterior: 12 Anos (Lucas 2:40-42)

Aniversários em fevereiro 02. Maria Graciete Pontes M. Gago 05. Anderson Lawrence de Castro 05. Marilyn Antico Monteiro 07. Maria Emília Ferreira e Ferreira 08. Carla Cristina Viegas da Silva 14. Vasco M. Rocheta Guerreiro 17. Eunice Avelino Valério 19. Sara de Jesus Resina Almeida 25. Pedro Alexandre Parreira Estêvão 27. Cristina Hadassa Braga Amorim 29. Bela Gago

Somos uma Família cristã que vive para Adorar a Deus, Ensinar a Sua Palavra, Servir ao próximo com Amor e Comunicar Jesus Cristo, Esperança e Qualidade de Vida, para os que Nele confiam.

Todas as crianças são bem-vindas.

Membros da Redacção Pr. Neilson Amorim Cláudia Deep (Xanda) Fátima Proença Paulo Aguiar (Di) Nelson Gago

Contactos Rua Horta Machado, 38 8000-362– Faro Tel. 289 827 454 Telm. 919 709 701 neilson@sapo.pt iebfaro@hotmail.com www.iebfaro.org


Leituras de Fevereiro Unidade 1:

Ouçam: amar a Deus acima de tudo (Continuação) Lição 1: Sê diferente Segunda-feira: Deuteronómio 12 – De que maneira públicas e privadas irás expressar hoje a tua gratidão ao Senhor?

Terça-feira: Deuteronómio 13 – Lê a Verdade Bíblica da lição (Rv. Jovens-Adultos pág. 52) Quarta-feira: Deuteronómio 14:1- 21 – De que formas é que as práticas dos israelitas irão refletir a tua relação especial com Deus?

Quinta-feira: Deuteronómio 14:22-28 – Qual é a função do dízimo? Compara este conceito com o conceito atual de dízimo. Avalia a tua fidelidade nesta área.

Sexta-feira: Deuteronómio 15:1-11 – Como é que se explica a aparente contradição entre os vs. 4 e 11?

Sábado: Deuteronómio 15:12-23 – Faz a leitura da Aplicação á Vida da lição(Rv. Jovens-Adultos pág. 56)

Domingo: Deuteronómio 16:1-17 – O que farás para introduzir alegria na tua adoração?

Lição 2: Sê honesto e justo Segunda-feira: Deuteronómio 16:18-17:20 – O que fazes quando descobres idolatria na tua vida?

Terça-feira: Deuteronómio 18-19 – Na tua opinião porque são tratadas tão severa-

Quarta-feira: Quinta-feira: Sexta-feira: Sábado: Domingo:

mente as falsas testemunhas? Este facto relaciona-se de alguma forma com a integridade do testemunho que dás de Jesus Cristo? Deuteronómio 20 – Que situações permitem a isenção legal do serviço militar? Deuteronómio 21-22 – Quais são os valores importantes enfatizados nesta coleção de leis? Deuteronómio 23-24 – Em que base é que se excluem pessoas da congregação? Deuteronómio 25 – Lê a verdade bíblica da lição(Rv. Jovens-Adultos pág. 57) Deuteronómio 26 – Lê a Aplicação à Vida da lição (Rv. Jovens-Adultos pág. 61)


Lição 3: Arrepende-te Segunda-feira: Deuteronómio 27:1-8 – Lê a Verdade Bíblica da lição (Rv. Jovens-Adultos pág. 62) Terça-feira: Deuteronómio 27:9-26 – (volta a ler todo o capítulo) – Compara e con-

Quarta-feira: Quinta-feira: Sexta-feira: Sábado: Domingo:

trasta estas maldições com os Dez mandamentos. Que áreas da vida são violadas? Deuteronómio 28:1-14 – Imagina a resposta das nações vizinhas à bênção (v. 10) de Israel. Deuteronómio 28:15-68 – Imagina a resposta das nações vizinhas à maldição (v. 25) de Israel. Deuteronómio 29 – Quem está incluído no concerto? Deuteronómio 30:1-10 – Contrasta a vida e a morte prometidas aqui. Deuteronómio 30:11-20 – Lê a Aplicação á Vida da lição (Rv. Jovens-Adultos pág. 66)

Lição 4: Sê exclusivo Segunda-feira: Deuteronómio 31:1-8 Lê a Verdade Bíblica da lição (Rv. Jovens-Adultos pág. 67) Terça-feira: Deuteronómio 31:9-29 – Faz o resumo desta passagem. Quarta-feira: Deuteronómio 31:30:32:47 - Como é que esta canção reflete a mensagem global de Deuteronómio? Tem algum ensino novo?

Quinta-feira: Deuteronómio 32: 48-52 – Resume a morte de Moisés conforme narrada nesta passagem.

Sexta-feira: Deuteronómio 33 – De que formas é que a segurança da tua relação com Deus afeta as atitudes e os atos da tua vida diária?

Sábado: Deuteronómio 34 – Imagina os sentimentos de Moisés no monte Nebo. Domingo: Deuteronómio 31:1-34:12 – Faz um resumo das lições que aprendeste durante as leituras desta semana.

Nota: As leituras estão de acordo com as lições da revista “Jovens Adultos” que são estudadas às quintas-feiras à noite.


Sal e Luz #24