Page 1

EDIÇÃO ESPECIAL DE 13 ANOS DO INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

anos


anos

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA Avenida Deputado Oswaldo Studart, nº 487 - Fátima - Fortaleza/CE PRESIDÊNCIA Luciene Santos Lima DIREÇÃO FINANCEIRA José Humberto Alves Sobreira SECRETÁRIA EXECUTIVA Luciana Rolim Antunes Material comemorativo referente ao aniverário de 13 anos de serviço do Instituto Dom José. Copyright 2016 - Todos os direitos reservados.

02

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA


INTRODUÇÃO Nos seus 13 anos de atuação no mercado com serviços educacionais, o Instituto procura a cada dia reafirmar seu compromisso com a comunidade na qual está inserida, promovendo empregabilidade e excelência profissional. Além de proporcionar uma educação superior com diferencial não deixamos nunca de relembrar aos acadêmicos que a Universidade consiste em ensino, pesquisa e extensão. Todas as ações, projetos e eventos são pensados de forma a proporcionar interação entre o mercado de trabalho e o ambiente acadêmico. Nesta comemoração é de grande relevância prestar nossos sinceros agradecimentos àqueles que realmente construíram essa história: nossos alunos, professores, colaboradores e parceiros. Cada um de vocês acreditou no sonho de uma educação melhor e descentralizada. A vocês, que estão chegando, saiba que lutamos a cada dia para melhorar e proporcionar novos aprendizados e novas conquistas. Os 13 anos de história refletem nosso compromisso e o anseio de que venham mais anos de sucesso e realizações.

A Direção.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

03


HISTÓRIA O Instituto Dom José de Educação e Cultura surge em 07 de junho de 2002 e tem por objetivo social contribuir para o aprimoramento das atividades educacionais, culturais, comunicações científicas e tecnológicas. Promove a democratização do Ensino Superior com cursos descentralizados e assegura o amplo acesso a todos com o intuito de contribuir para a propagação do conhecimento e do desenvolvimento integral da sociedade. Nós acreditamos que a educação é a base principal do crescimento local e da valorização das potencialidades da sociedade.

O Instituto Dom José coordena cursos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atuando em Fortaleza e em vários municípios do interior do Ceará, comprovando a cada ano a eficiência do ensino dispensado. Sempre preocupado com a qualidade e qualificação de seus colaboradores, investe na realização de estudos e pesquisas para que se assegurem o respeito à diversidade, baseado no trabalho sério e confiança depositada em cada parceiro. Temos Orgulho de Ser IDJ!

04

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Os cursos da UVA, sob coordenação do IDJ, estão orientados nas modalidades Bacharelado, Licenciatura e Superior de Tecnologia. O Instituto também tem parceria com a Faculdade Padre Dourado (FACPED) e oferece cursos de Pós-graduação em diversas áreas. Os cursos foram concebidos elegendo profissionais comprometidos e qualificados para atender às necessidades do mercado de trabalho.


MISSÃO

VALORES

Promover a descentralização do ensino, a empregabilidade, o desenvolvimento sociocultural regional e a excelência profissional.

Valorização dos colaboradores; Satisfação do cliente; Responsabilidade social; Transparência nos serviços; Melhoria contínua e Liderança participativa.

VISÃO Consolidar-se como Instituição de excelência na gestão do ensino e na promoção da cultura.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

05


EM 13 ANOS O IDJ JÁ FORMOU QUASE 30 MIL PROFISSIONAIS 06

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA


AÇÕES CAMINHOS DE DOM JOSÉ

E AGORA, JOSÉ?!

Em um dos seus valores éticos e de responsabilidade social, o IDJ busca “ser um permanente agente estimulador, participando e apoiando iniciativas que propiciem o desenvolvimento sociocultural das pessoas nas regiões onde atua”. Nesse contexto os Caminhos de Dom José apresentou ações pertinentes a comemoração dos 10 anos do IDJ através de uma exposição itinerante.

É uma ferramenta criada para facilitar o processo de comunicação e gerar maior integração dos colaboradores com o Instituto onde se trabalha o alinhamento de informações pertinentes a rotina de trabalho, as ações, eventos, projetos e resultados obtidos pelo Instituto. O intuito inicialmente do informativo era minimizar as barreiras de comunicação provocadas pela descentralização das unidades.

A exposição traçou a importante figura de Dom José na história do Ceará perpassando pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no projeto de descentralização do Ensino Superior. O evento teve repercussão regional promovendo uma ação cultural nos municípios por onde passou.

Com o passar dos anos, o informativo foi adaptado para alcançar a comunidade acadêmica, com o formato de revista eletrônica. Hoje, com alcance muito maior, tem matérias diversificadas voltadas para o mercado de trabalho, atualidades e o cenário acadêmico.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

07


APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA NA FEIRA DE OPORTUNIDADES

08

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA


AÇÕES FEIRA DE OPORTUNIDADES A Feira de Oportunidades é um momento de reafirmar o compromisso do IDJ em promover a empregabilidade e a excelência profissional. É um evento de suma importância para os alunos, pois oportuniza a prática e o contato com empresas para realização de estágios e a participação em oficinas e palestras. Um momento de interação da Universidade com a comunidade.

SEMANA ACADÊMICA A Semana Acadêmica do IDJ é um evento que visa despertar a iniciação científica dos acadêmicos, a integração com outros cursos, uma maior produção do conhecimento compartilhado e, também interação de experiências para o ensino, pesquisa e extensão. Esse momento é único, no sentido de envolver os acadêmicos e exercitá-los na corresponsabilidade em relação a seu processo de formação como indivíduo e membros da sociedade, mostrando-os as diferentes oportunidades para aprender.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

09


TERCEIRA EDIÇÃO DA SEMANA ACADÊMICA IDJ

10

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA


CONVÊNIO FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN O projeto Pró-Educar Brasil da Fundação Volkswagen, proporciona bolsas de estudo a estudantes do curso de Pedagogia, que já atuam como professores. Em parceria com o IDJ e a UVA, já foram ofertadas quase 100 bolsas integral para que esses profissionais possam ter uma formação superior de qualidade e contribuir com a melhoria da educação no país.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

11


DEPOIMENTOS

A realidade em que vivemos necessita de profissionais preparados e altamente qualificados no mercado de trabalho, e para que isso aconteça precisamos de ferramentas e apoio total, e foi exatamente isto que aconteceu comigo. O IDJ me possibilitou essa renovação na minha carreira profissional e pessoal, ou seja, uma verdadeira inovação através do curso que estou cursando Gestão de Pessoas. Os professores altamente qualificados e preparados para repassar e transmitir seus conhecimentos. Hoje estou concluindo e posso relatar que o Instituto Dom José renovou a minha vida e que estou mais do que preparado para o mercado de trabalho. Paulo Henrique - Aluno IDJ Jaguaribe

12

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

O IDJ tem um papel importante na minha história até hoje. Tive a satisfação de compor a equipe do Recursos Humanos desta instituição por quatro anos e isso me rendeu bons frutos, cresci muito como profissional e como pessoa. Sou grata ao IDJ por muitas conquistas, mas principalmente pela minha descoberta na docência, onde hoje faço parte da equipe de professores desta casa. Sinto-me realizada em sala de aula, é maravilhoso contribuir na vida de tantos alunos, nossos futuros profissionais do mercado.

Rakelle Peixoto - Professora

O IDJ transforma pela educação, conduz pelo conhecimento e oportuniza o desenvolvimento por missão. Faço parte da realização do sonho de um educador que teve a coragem de contar com a minha contribuição, por esta razão, sinto-me lisonjeado em fazer parte dessa equipe. Através desta Instituição, tive a oportunidade de adentrar no fantástico mundo da educação, algo que mudou minha vida e a de meus irmãos, dos quais, dois estão graduados e outra é graduanda. Sou muito grato pelas oportunidades que me foram dadas ao longo de dez anos, possibilitando melhorar a minha vida e a dos meus. Toda a minha gratidão ao IDJ! Carlito Alves - Colaborador IDJ Cariri


DEPOIMENTOS

Minha formação em Pedagogia no IDJ foi de grande relevância para minha vida profissional e pessoal. Tive a imensa felicidade de integrar o quadro de alunos e também o excelente quadro do núcleo gestor e pude contar com um maravilhoso quadro de professores muito bons e compromissados em nos passar seus conhecimentos e saberes que sem dúvida contribuíram para minha formação. Hoje me sinto imensamente feliz por ter vencido todos os obstáculos da vida acadêmica, pois tive que conciliar trabalho, família e faculdade.

Tenho muito orgulho em fazer parte desta equipe e lisonjeado em contribuir com o IDJ, que desempenha o papel de transformação da sociedade, construção da justiça social e promoção da igualdade. É por meio das oportunidades que a instituição me proporciona, que venho crescendo tanto profissionalmente, quanto pessoalmente e amando cada vez mais a docência. Sou muito grato e feliz por fazer parte dessa instituição.

Hoje eu quero parabenizar esta empresa tão querida por mais um ano de existência, e dizer que me sinto um dos presenteados através de inúmeras conquistas realizadas. O Instituto Dom José foi o principal responsável e está sendo por todas as minhas conquistas e realizações até aqui, se não fosse o Instituto na minha vida eu não seria o profissional que sou hoje. Muito obrigado por me proporcionar tudo o que sempre almejei. Parabéns por mais um ano de empresa, e que os próximos dias sejam melhores ainda!

Alexandre Lima - Professor Antônia Jusciane - Aluna IDJ São Gerardo

Airton Cruz- Colaborador IDJ Sede

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

13


HOMENAGENS CORDEL

ORIENTAÇÃO

Comemorar o aniversário Do Instituto Dom José Se quiser me escutar Eu lhe digo como é.

A sua Presidente Luciene Senhora muito distinta Tem pulso firme, tem garra Tem competência de quem não brinca.

Eu poderia falar Do tanto que me envaideço De fazer parte da história Desta instituição de peso.

Procurei reclamações Só para ver no que ia dar Qual não foi minha surpresa Quando nada encontrei lá.

Muito bem, vou lhe contar Com muita satisfação Pois já são 13 anos A palavra é emoção.

Faz a diferença onde passa Faz o sucesso merecer Entusiasma a equipe E faz o Dom José crescer.

Mas vou apenas me deter Em sua grandiosidade Seu valor até aqui Não falei nem a metade.

Esse time é mesmo incrível Temos que valorizar Pois coisa boa hoje em dia É difícil de se achar.

Foi em 2002 Que ele abriu suas portas A diferença é clara É só olhar que se nota.

Meu amigo a verdade É que a história é bem comprida Muitos aqui já se formaram Muitos estão nessa lida.

Como aluna daqui Só quero acrescentar Vem quatro anos pela frente E eu vou aproveitar.

Trabalho de qualidade Preocupação com o outro Meus parabéns Dom José Você vale mais que ouro.

Em parceria com a UVA Faz um trabalho fenomenal Desenvolve a educação Como base principal.

Essa é a prova concreta Pra quem quer crescer na vida Uma história de honestidade Quem conhece não duvida.

Nessa rima bem tranquila Muito mais posso falar Pois aquilo que é bom Temos mesmo que espalhar.

Agora é só desejar Muitos cordéis ainda fazer Rimar com muita alegria E ver o IDJ crescer.

14

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA


HOMENAGENS PARÓDIA

“TEMOS SONHOS PRA CONQUISTAR” Crescer cada dia mais Pra mais gente beneficiar E levar a grande chance Aos que querem estudar.

Muito sucesso sempre É o que tenho a desejar E que por muitos anos Essa festa nossa durar.

Há uma universidade / Onde podemos estudar, ou há Aqui em nossa cidade / Sem precisar se deslocar, ou há Quando o IDJ em parceria / Com a UVA veio pra cá Com o vestibular, podemos ingressar.

Já estou finalizando Podem aí se acalmar Mas sei que reconhecem Que ainda há muito a falar.

Alice Sousa Silva Aluna de Pedagogia IDJ Parangaba

Professores que se importam com você, ê Com o intuito de fazê-lo aprender... O nosso futuro começa aqui / É fácil aprender mais.

Meus parabéns a equipe Que faz o IDJ evoluir A festa não existiria Sem todos vocês aqui. O aniversário é do IDJ O presente é dos alunos A festa é toda da equipe Que nos guia em novos rumos.

A administração é o que estamos a estudar Com dedicação / Iremos alcançar Não vamos desistir / Temos sonhos pra conquistar Ao concluir / Iremos nos formar Um vencedor, ô ô (...) Marciana Pinheiro de Lima Aluna de Administração IDJ Várzea Alegre Música original: Sem limites pra sonhar - Victor e Leo.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

15


HOMENAGENS POESIA

ORIENTAÇÃO Amigo sente um pouquinho E escute com atenção Quero falar para vocês Com muita dedicação Da 2ª feira de oportunidades Que o IDJ vem trazendo Com muita satisfação

Para falar dessa feira Fui obrigada a pensar Pois para escrever poesia Tenho que me preparar Pois esse não é meu dom E para que todos saibam Faço só para brincar

Não faço elogios falsos Nem críticas injustas também Pois aqui no IDJ Aprendemos muito bem Algo tenho a escrever Em verso eu vou dizer O valor que o IDJ tem

O IDJ tem progresso Sucesso e linda união Um povo maravilhoso De um grande coração Não há individualismo Seu trabalho é coletivo E faz chamar a atenção

Começamos a disciplina Com muita tranquilidade Para nós era muito fácil Todos com muita vontade E quando não esperava Surgiu do meio do nada A Feira da Oportunidade

Da turma de pedagogia Sou obrigada a falar Todos com muita alegria Vieram participar Da feira de oportunidades Todos com muita vontade E há muito para mostrar

De altíssima competência Em tudo que está fazendo Através das oficinas Muito vem se desenvolvendo Já ministrou vários cursos Lutando com muito custo O trabalho vem vencendo

Agora eu vou voltar A falar de nossa turma Um povo espetacular Com muita desenvoltura No dia 10 de junho Vamos para vocês mostrar Algo da nossa cultura

Portanto, fui obrigada Assumir o meu lugar O que não fazia antes Fui obrigada a enfrentar Sofrendo com paciência A turma dando assistência Sem deixar nada faltar

Como sempre nossa turma Foi preciso dividir Dessa vez em dois grupos Não teve o que discutir Dois temas vamos abordar Incluindo o “arraiá” Para nós se divertir

Através de uma pesquisa Eu cheguei a conclusão Que cresce a inteligência Com muita dedicação Nessa terra hospitaleira Na cultura brasileira O IDJ é campeão

No dia 10 de junho O IDJ apresentará Quadrilha, casamento matuto Nós vamos participar Divulgando nossa cultura E mostrando a belezura Do nosso belo “arraia”

16

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA


HOMENAGENS MÚSICA

POR AIRTON CRUZ Mês de junho sem forró Não tem como se alegrar Faz parte da nossa cultura Dançar para festejar E na turma de pedagogia Mostrando muita alegria Tem um grupo pra cantar

Queremos agradecer Pela sua atenção Incluindo a Diana De tão grande coração Pela oportunidade De mostrar nosso trabalho Com muita satisfação

Por isso todos levantem Batam palmas com alegria Essa turma encantadora Chama-se pedagogia Estuda no IDJ E como sempre se transforma Quando estamos na folia

A todos aqui presentes Queremos agradecer Incluindo Marizete Que tenta nos entender Você é nossa esperança Nossa maior segurança Temos que reconhecer.

Vocês podem até dizer Que eu já falei demais Mas essa turma aqui tem Pessoas especiais Grave bem em sua mente Não falei nem um por cento Do que nos somos capazes

Alunos de Pedagogia IDJ Várzea Alegre

Lembro quando tudo começou, Um grande projeto de pé Deram-lhe o nome, Instituto Dom José Aos poucos foi crescendo, Entendendo a razão O porquê este nome, Foi em prol da educação. Já se faz 13 anos, De graduação Reconhecidos pelo MEC, Fruto de dedicação. Lembro quando tudo começou, Um grande projeto de pé Deram-lhe o nome, Instituto Dom José

Jornal informativo E Agora José, Com atuais informações Interagindo o que acontece, Nas regiões Uma visão deferente, De sonho realizar Com Instituto Dom José, Em todo Ceará. Lembro quando tudo começou, Um grande projeto de pé Deram-lhe o nome, Instituto Dom José Controle da qualidade 9001, Certificado nas mãos Avaliado os procedimentos, De sua missão Um excelente trabalho, De sua gestão Controle patrimônio, E Pós-graduação.

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

17


QUEM FALA Andréia Brito

Igor Rodrigues

Graduanda em Ciências Sociais, Especialista em Gestão de Pessoas e graduada em Administração.

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, acompanha tudo o que acontece nas mídias do IDJ.

Gestora de Recursos Humanos

É coordenadora de Gestão de Pessoas no IDJ e uma das colunistas do informativo "E Agora José?!". Escreve os textos voltados para o ‘Dica do Dom’, com o intuito de oferecer um espaço de leitura curta com temas na área acadêmica, mercado de trabalho, negócios e atualidades.

Foi um dos responsáveis pela nova cara do “E Agora, José?!” e hoje escreve e faz toda a diagramação do informativo.

Mércia Prata

Rosangela Primo

Graduada em Serviços Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pós-graduada em Psicopedagogia Infantil pela Faculdade Darcy Ribeiro.

Pedagoga cursando Especialização em Arte, Educação e Cultura, fez vários cursos na área de projetos culturais, inclusive com o Ministério da Cultura (MINC)

Atua hoje como Secretária Acadêmica Adjunta no IDJ, fazendo parte também da Comissão Organizadora do Vestibular e auxiliando os contatos para o “E Agora José?!”.

Foi uma das responsáveis pelo projeto inicial do “E Agora José?!” e tem imensa satisfação de ainda poder contribuir com o informativo.

Secretária Acadêmica Adjunta

18

Analista de Comunicação

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Supervisora de Extensão e Cultura


INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA

19


anos

INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA Avenida Deputado Oswaldo Studart, nº 487 - Fátima - CEP: 60.411-260 - Fortaleza/CE vwww.idj.com.br | contato@idj.com.br | Fone: (85) 4012.0700 /institutodomjose

@idjbrasil

IDJ - Instituto Dom José

idjbrasil

Informativo "E Agora, José!?" - Edição Especial de 13 anos IDJ  

Confira a Edição especial do Informativo "E Agora, José!?" sobre o Aniversário de 13 anos do IDJ.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you