Page 1

Abr/Maio 2017 • Ano 05 • Número 45 Instituto Dom José • www.idj.com.br

Colação de Grau PÁGINA 4

NOTÍCIAS

p3

A disciplina Leitura e Produção de Textos marcou a profª Alexsandra. Confira como foi a experiência. DICA DO DOM

p6

Quer conhecer um lugar legal em Fortaleza mas não sabe por onde começar e o dinheiro está curto? Confira as dicas. PÓS-GRADUAÇÃO

p8

Chegou a hora de você iniciar a sua Especialização ou aquele MBA. Veja os cursos que a Pós-IDJ iniciará.


2

E agora, josé!? • Edição 45

INSTITUCIONAL

PALAVRA DO PROFESSOR

#OrgulhoDeSerParangaba

Compreender que a aquisição de conhecimento é um processo que exige dedicação e empenho para construir uma base sólida do saber é algo que precisamos gerenciar, e dessa forma, administrar o tempo e as metas a serem atingidas nesta perspectiva. É permitir que o recurso seja utilizado para contemplar uma das características mais sublimes do ser humano: o pensar. E que esta razão se torne o motivo que modifique completamente o curso de nossa vida, da nossa história.

Com o avanço da tecnologia e a exigência do mercado de trabalho por pessoas mais competentes, o Ensino Superior torna-se cada vez mais imprescindível. E, o IDJ Parangaba, faz parte desse grandioso trabalho educativo. É um privilégio ter a oportunidade de vivenciar o processo de mudança, da ampliação do conhecimento e da produção acadêmica, principalmente, dos nossos alunos. Várias ações foram desenvolvidas, com o objetivo de que os educandos vivenciem a pesquisa, a prática profissional e o espírito solidário. Dentre elas podemos citar o projeto “Acadêmicos do Bem”, onde os alunos estiveram responsáveis por arrecadar donativos em prol da Associação Casa Luz¹ e do Instituto Chico Mota².

siga o idj nas redes sociais:

Outras ações que a unidade Parangaba teve a oportunidade de estar à frente foram o “1º Bicicletar” - com o intuito de incentivar hábitos saudáveis e a prática da atividade física orientada - e o “1º Torneio de Integração” – onde foi realizado um campeonato de futsal dividido nas categorias ‘Masculino’ e ‘Feminino’. Também não deixamos de participar dos projetos desenvolvidos pela área acadêmica do Instituto, como a Feira de Oportunidades e a Semana Acadêmica, onde já tivemos por duas vezes o trabalho vencedor (Primeiro Lugar Geral). Diante de tantas conquistas, o IDJ Parangaba, agradece a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento socioeducativo das pessoas e, consequentemente, de um mundo melhor. ¹ Associação Casa Luz: Organização sem fins lucrativos, cuja finalidade é dar apoio à mulher que se encontre em situação vulnerável diante de uma gravidez não planejada que pode levá-la a pensar na sua interrupção. ² Instituto Chico Mota: Organização cultural sem fins lucrativos. Suas atividades socioeducativas são voltadas para pessoas da terceira idade.

/institutodomjose

Rosa Lima Coordenadora IDJ Parangaba

Mirtes Rose Menezes da Conceição Professora Universitária

PALAVRA DO ALUNO O IDJ tem contribuído grandemente para a formação da sociedade no Ceará. Sinto-me extremamente segura para exercer no mercado de trabalho e na sociedade minha missão (ou função, se assim você quiser chamar), pelo simples fato das unidades oferecerem a capacitação mais que necessária, com compromisso e profissionais habilitados. Tenho a honra de estar nesta Unidade (IDJ São Gerardo). Cristiane Rezende Especialização em Educação Inclusiva

@idjbrasil

IDJ - Instituto Dom José

idjbrasil


E agora, josé!? • Edição 45

NOTÍCIAS

Encerramento de Disciplina

Apresentação de TCC na Pajuçara No dia 03 de maio, aconteceu na unidade IDJ Pajuçara, a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dos orientandos do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais [Turma 200626]. Compuseram banca Alan Jones (Coordenador local) e os professores Ronaldo Miranda e Irvina Alves. Parabéns aos alunos que findaram mais essa etapa da vida acadêmica. Esperamos vocês na próxima Colação de Grau.

No dia 08 de maio, tivemos na unidade IDJ Centro o término da disciplina “Leitura e produção de textos”, ministrada pela professora Alexsandra Silveira para os alunos do curso de Pedagogia [Turma 100910]. “Aos alunos quero agradecer pela acolhida do início ao fim. Recebi durante todos os dias mensagens de carinho e atenção! Mesmo com o aspecto de cansados e totalmente envolvidos com o TCC, eles desempenharam uma dedicação envolvente no aprendizado da disciplina. Obrigada alunos, vocês vão longe e, como eu disse a todos no último dia, ainda vamos nos encontrar nos corredores das instituições como colegas de trabalho. Acredito no potencial de todos! O IDJ soube formá-los e estão preparados para o mercado de trabalho!” relatou. A professora ainda nos contou sobre uma festa surpresa realizada no último dia de aula e demonstrou muita gratidão a todo o IDJ e a turma 100910.

Feira de Oportunidades Vem aí a terceira edição da Feira de Oportunidades IDJ, o momento ideal para agregar novos conhecimentos, expandir a visão de mercado e fazer novos contatos. Mercado, Direcionamento, Networking e Comunicação, essas são as bases trabalhadas neste ano, que contará com palestras, oficinas e contato direto com empresas de recrutamento e seleção. Para a Profª Luciene Santos, presidente do IDJ, o evento será de grande importância para o calendário da Instituição, caracterizando um grande diferencial do Instituto para alunos e comunidade. “A Universidade deve preparar para o mundo do trabalho, afinal é para ele que nossos futuros profissionais irão. Promover a empregabilidade é nosso papel, principalmente no cenário econômico atual”, conclui. O evento acontecerá entre os dias 05 e 09 de junho, nas unidades de ensino do Instituto Dom José em Fortaleza, Região Metropolitana, Interior do Ceará e Cariri.

3


4

E agora, josé!? • Edição 45

CAPA

Colacao de grau


E agora, josé!? • Edição 45

Já faz alguns bons anos que temos o prazer de realizar a cerimônia de Colação de Grau dos nossos concludentes. De 2005 – ano que realizamos a primeira cerimônia – para cá, o Instituto, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), já formou aproximadamente 34 mil alunos e esse número nos traz muito orgulho do trabalho que realizamos. Anualmente, visitamos todos os municípios em que estamos presentes para a solenidade da outorga do grau acadêmico. Isso confirma e revalida a nossa Missão, que é “Promover a descentralização do ensino”. Há não muito tempo, mais precisamente entre os dias 24 e 26 de maio, tivemos a Colação de Grau dos formandos das unidades de Fortaleza (Centro + Messejana + Parangaba + São Gerardo), Caucaia, Maracanaú, Pacatuba e Aquiraz. O momento aconteceu no Auditório Deputado João Frederico Gomes (Assembleia Legislativa do Ceará), onde foram contemplados os alunos do curso de Administração, Educação Física, Matemática, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Processos

Gerenciais. Durante os três dias, aproximadamente 200 alunos participaram da cerimônia e hoje são profissionais aptos para o mercado de trabalho. Essa inserção dos formandos no mercado surge como uma renovação das esperanças para a construção de um futuro melhor para o país. Cada novo profissional que formamos simboliza uma nova expectativa para que possamos alcançar um horizonte melhor. Depositamos nesses jovens muita esperança. Esperança esta tão grande, que é improvável que eles saibam sua dimensão. Acreditamos que este ato seja muito mais do que uma simples Colação de Grau, mas um grande acontecimento para a vida, tanto dos alunos como de seus familiares. Agora precisam aperfeiçoar suas experiências no dia-a-dia. Mais do que isso, estamos certos de que, no período em que eles estiveram conosco, receberam também uma boa base humanística. Eles têm agora o que precisam para seguir em frente e traçar suas próprias histórias.

5


6

E agora, josé!? • Edição 45

DICA DO DOM


E agora, josé!? • Edição 45

UNIDADE EM FOCO

IDJ Messejana Construído em meados de 1934, idealizado pelos frades capuchinhos da Província Ceará/Piauí, o Colégio Seráfico é um dos colégios mais tradicionais da região. Localizado quase às margens da lagoa da Messejana, famosa pelos seus encantos, cenário recorrente na obra “Iracema”, um clássico da literatura brasileira, publicado pelo cearense José de Alencar em 1865. O Colégio Seráfico ao longo dos seus 82 anos, já formou 28 mil pessoas, entre bispos, desembargadores, juízes, professores, escritores, médicos e advogados. É nesse ambiente histórico e cultural que o Instituto Dom José se faz presente. A unidade IDJ Messejana, ao longo de sua existência, desenvolveu 79 turmas, divididas entre os cursos de Pedagogia, História, Letras - Língua Portuguesa, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Juntos se orgulham em fazer parte da formação acadêmica de mais de 2.300 alunos, que hoje colhem os frutos de sua formação. Que o Instituto continue cada vez mais, contribuindo para o desenvolvimento local através da educação.

7


8

E agora, josé!? • Edição 45

PÓS-GRADUAÇÃO

Expediente Presidente Luciene Santos Projeto Gráfico Igor Rodrigues e Rayssia Santos Edição e Revisão Andréia Brito e Ana Claudia Xavier Textos Rayssia Santos, Igor Rodrigues e Mércia Prata Diagramação Rayssia Santos Colaboração Michelle Alves, Antônio Silva e Tárgila Brasil Divulgue sua unidade em nosso informativo. Envie informações para o “E Agora, José?!” através do e-mail noticias@idj.com.br.

Informativo "E Agora, José!?" - Edição 45  

Confira a edição número 45 de nosso informativo. Informe-se e sugira pautas pelo e-mail noticias@idj.com.br.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you