Page 1

Fev/Mar 2017 • Ano 05 • Número 44 Instituto Dom José • www.idj.com.br

Você sabe que dia é hoje? PÁGINA 4

NOTÍCIAS

p3

A unidade IDJ Jaguaribe, em parceria com o CRC-CE realizou um ciclo de palestras para alunos e convidados. DICA DO DOM

p6

Para quem deseja fazer uma leitura acerca das excentricidades de nossos tempos. PÓS-GRADUAÇÃO

p8

A filosofia tem como pressuposto a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes, valores, ideias e comportamentos.


2

E agora, josé!? • Edição 44

INSTITUCIONAL

PALAVRA DO PROFESSOR

Realizando Sonhos

A Universidade Estadual Vale do Acaraú me ajudou a realizar o sonho de ter uma graduação. Pude conhecer a diversidade da educação e também me apropriar de conquistas pessoais e profissionais. Eu não parei na graduação, continuei na especialização e hoje estou cursando mestrado na área educacional. E sabe o que é mais gratificante? Voltar como professor dessa Instituição que abriu os braços me incentivando e hoje posso dar asas a outros que sonham como eu um dia sonhei.

Depois de um ano difícil com vários escândalos de corrupção na política gerando uma crise em nosso país, é hora de acreditarmos nas mudanças. Sairmos da zona de acomodação e lutarmos pelos nossos objetivos. Acredito que seja o ano que iremos reencontrar o caminho de casa, um ano de expectativas. Já que é um ano de mudanças, vamos aproveitar o momento para investir na educação, pois é somente por meio dela que teremos condições de fazermos um país mais justo e com igualdade. Colocar a educação como alta prioridade é uma decisão que não deve ser adiada, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e exigente, cada vez mais se faz necessário investir na educação, aprimorar o conhecimento, fazer a diferença e sair na frente.

siga o idj nas redes sociais:

Com a missão de levar a educação descentralizada para todo estado do Ceará, o Instituto Dom José levanta a bandeira por essa causa e oferece uma educação de qualidade para toda comunidade. Para nós que fazemos o IDJ é muito gratificante ouvir do aluno que fomos de grande importância na realização do seu sonho, sonho esse que é de ter uma graduação e poder mudar sua vida profissional. Então o meu desejo para 2017 é que seja um ano em que as pessoas invistam mais na educação busquem o conhecimento e tornem realidade o que antes era só uma perspectiva, já que o Brasil ainda está muito longe de alcançar um índice nas estatísticas desejáveis no que diz respeito à educação brasileira.

/institutodomjose

Vanderlúcia Lima Coordenadora IDJ Messejana

James Aragão Ferreira Professor Universitário

PALAVRA DO ALUNO “Devo tudo a presteza de vocês. Muito obrigado para todos do IDJ que auxiliaram enormemente com todo o possível. Ainda que escrevesse por várias linhas e laudas, não chegaria se quer próximo de quão grato estou pelo resultado conquistado. Espero que esse sentimento possa ser passado a todos, desde as atendentes, que sempre foram cordiais e solícitas em cada questão que eu lhes propunha, até o elmo. Sr. Reitor que tem o poder de delegar o aval para que eu possa exercer essa profissão tão honrosa e sublime.” Samuel Reis Educação Física

@idjbrasil

IDJ - Instituto Dom José

idjbrasil


E agora, josé!? • Edição 44

NOTÍCIAS

RH em Ação promove palestra em Caucaia

Ciclo de Palestras no IDJ Jaguaribe Nos dias 17 e 20 de março, a unidade IDJ Jaguaribe, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE) realizou um ciclo de palestras para alunos e convidados. Um dos palestrantes, o professor Victor Lopes falou sobre Atualizações Trabalhistas, Previdenciarias, e o eSocial. Outro palestrante, o Professor Ronaldo Calixto, abordou o tema Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o assunto proporcionou muitas perguntas por parte dos participantes do evento. Segundo os representantes do CRC-CE, as palestras na unidade IDJ Jaguaribe, foram as com maior número de participantes, bem como, a com maior participação efetiva dos alunos.

No dia 03 de abril, os acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da unidade de ensino em Caucaia, estarão promovendo a palestra “Abril Verde: Todos juntos pela saúde e segurança no trabalho”. O momento é parte integrante do plano de aula da disciplina ‘Gestão em saúde, segurança e medicina do trabalho’, ministrada pela professora Rakelle Peixoto. A organização fica por conta das turmas 210138, 210140 e 210143. Além da palestra, os envolvidos realizarão também sorteio de brindes variados. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público, iniciando por volta das 19h. Participe, você é nosso convidado. Nos vemos por lá.

Seja você a diferença Com mais de treze anos de atuação, já participamos efetivamente da vida acadêmica de milhares de pessoas. São quase 30 mil profissionais que são a diferença por onde passam. Chegou a hora de você também ser. As inscrições para o processo seletivo 2017.2 estão abertas e a primeira prova acontece no dia 07 de maio. Temos unidades de ensino espalhadas em território regional (Fortaleza + Região Metropolitana + Interior + Cariri). A qualidade é certificada pela UVA e as mensalidades a um preço que cabem no seu bolso. A novidade para esse vestibular é o curso de Administração sendo ofertado em Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, dentre outras unidades. Invista em você, faça IDJ e seja a diferença que todos procuram. Mais informações www.idj.com.br/vestibular.

3


4

E agora, josé!? • Edição 44

CAPA

Você sabe que dia é hoje? O ano de 2017 finalmente começou. Sim, as festas de final de ano passaram (Natal e Réveillon ficaram para trás no nosso calendário faz tempo) e também já se foi o Carnaval (para os retardatários que gostam de dizer que o ano só começa de verdade depois dele). A verdade meus amigos é que até mesmo as águas de março estão nos deixando e abril bate às portas. Sim, sim, o tempo voa e a sensação que temos é de que os dias têm passado a uma velocidade assustadora. Você chega ao seu trabalho, pisca duas, três vezes e já é a hora do almoço. E caso aconteça de cair em meio a uma distração, pronto, era uma vez o seu dia. Nessa mesma levada vão-se os dias, semanas, meses, e quando nos damos conta, puff, estamos novamente nas benditas festividades do final do ano. Não, não adianta se enganar, porque o tempo não vai

correr mais devagar para te esperar ou mesmo retroceder. Cabe a cada um a tarefa de se reorganizar e se reinventar todos os dias. Mas, vem cá, você tem feito isso nos últimos tempos? Nós nos orgulhamos de compartilhar que recebemos uma galera nesse começo de semestre disposta a fazer a diferença. São pessoas de todos os lugares do nosso Ceará (seja Fortaleza, Região Metropolitana, Interior do Estado ou mesmo Cariri) que optaram em crescer, em melhorar e tomaram a brilhante decisão de investir neles mesmo. E você pode ter certeza, esse esforço não é em vão. Pessoas que há anos não entravam em uma sala de aula, reencontraram-se como alunos mais uma vez. Veteranos dando continuidade aos estudos pausados apenas

pelas férias acadêmicas. Não podemos esquecer também daqueles que decidiram reiniciar seus estudos em uma nova casa. Todos são mais do que bem-vindos. E você? Que tal começar aquele curso que você sempre teve vontade, mas que os demais planos foram tomando a frente? Aquele projeto de se especializar, fazer uma Pós-graduação, tentar se recolocar no mercado de trabalho, vamos tirar ele da gaveta? Esse é o momento, ou você prefere terminar o ano sem fazer algo por você mesmo? Essa decisão é só sua, mas pode ter certeza, se precisar, estamos aqui pra dar uma mãozinha.


E agora, josé!? • Edição 44

5


6

E agora, josé!? • Edição 44

DICA DO DOM

de Anthony Daniels

Para quem deseja fazer uma leitura acerca das excentricidades de nossos tempos, entender motivos, causas e efeitos desse estado de coisas, provenientes de uma cultura duvidosa e suas práticas deletérias, temos alguns títulos profundamente pertinentes para essa discussão. E todos, de um mesmo autor: Theodore Dalrymple. Theodore Dalrymple é um dos pseudônimos de Anthony Daniels, psiquiatra britânico e ensaísta, que trabalhou em quatro continentes e atuado como médico psiquiatra até 2005 no Hospital da Cidade e na Winson Green Prison, ambos em Birmingham, Inglaterra. Escreve para o City Journal, The Times, The Observer, The Daily Telegraph, The Spectator e outros, com diversos livros publicados.

PODRES DE MIMADOS

AS CONSEQUÊNCIAS DO SENTIMENTALISMO TÓXICO

Nesse livro provocativo que reúne uma série de ensaios, Dalrymple, um crítico cultural urgente, dá mostras incisivas de que atualmente, o culto da vítima e uma idealização do ser humano têm deixado marcas profundas de violência. E mais, que “o sentimentalismo é o progenitor, o avô e a parteira da brutalidade”.

NOSSA CULTURA... OU O QUE RESTOU DELA Nesse livro que reúne 26 ensaios sobre a degradação dos valores morais e suas implicações nos modos de vida de nossa sociedade, o autor nos faz pensar em quem são os formadores de opinião pública, sobre a relação entre cultura pop e estilo de vida, bem como das consequências reais dessas opiniões e o destino a que conduzem a massa.

A VIDA NA SARJETA

O CICLO VICIOSO DA MISÉRIA MORAL

Nessa estrondosa compilação de ensaios, em que temos como alguns temas: drogas, violência doméstica, relacionamento, política e educação, Dalrymple com uma lucidez que marca a sua escrita, nos mostra, em casos reais, os ditames que marcam os discursos que dão legitimidade aos estilos de vida nocivos à sociedade e ao indivíduo.

NÃO COM UM ESTRONDO, MAS COM UM GEMIDO A POLÍTICA E A CULTURA DO DECLÍNIO

Esse livro tem como título, um trecho retirado de empréstimo de um poema de T. S. Eliot, (The Hollow Men). E na cativante leitura, o leitor é levado a pensar sobre o que o autor se refere como “concepção letárgica em que o mundo embarcou”, de tal maneira que as fraquezas individuais são estimuladas e a política passou a nos tratar como crianças.

QUALQUER COISA SERVE Nessa antologia de ensaios, o autor pensa sobre a condição do Ocidente em meio ao apodrecimento moral, as mentiras, a cegueira voluntária e engano de ordem ideológico, bem como da perniciosidade do politicamente correto, o fracasso da justiça, bolha econômica. E conclui que tudo isso contribui para a morte da honestidade.

Marcos Marinho Coordenador IDJ Russas


E agora, josé!? • Edição 44

UNIDADE EM FOCO

IDJ Parangaba A unidade IDJ Parangaba, teve o início das atividades no dia 28 de julho de 2008. Hoje, depois de quase 10 anos cerca de 9.000 alunos já concluíram os cursos como: Licenciatura em Biologia, Português, Pedagogia, Matemática, História, Educação Física e Graduação Tecnológica em Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Atualmente, conta com quase 700 alunos matriculados, a unidade carrega conquistas muito importantes, por exemplo, o 1º lugar na semana acadêmica por duas vezes. Em 2015, pelos alunos Hobison Araujo dos Santos, Francisco Jose Vasconcelos e Sousa e Marcos Jadson Mendonca Lessa, Turma 172588, Curso de Licenciatura em Educação Física e em 2016, pela aluna Jamilly Cavalcante Galdino, Turma 1725106, Curso de Pedagogia. As conquistas são resultados de muita dedicação e engajamento, entre alunos, professores e colaboradores. Tais atitudes resultam, também, em vários eventos organizados pela unidade, dentre eles o Projeto Acadêmicos do Bem, 1º torneio de futsal, 1º Bicicletar IDJ-Parangaba.

7


8

E agora, josé!? • Edição 44

PÓS-GRADUAÇÃO

Nietzsche Entre máximas e flechas A filosofia tem como pressuposto a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes, valores, ideias e comportamentos de nossa existência cotidiana e a atitude filosófica tem como característica o constante movimento de interrogação sobre nós mesmos e a ação de negar o senso comum ao estabelecido. Nietzsche (1844-1900) foi o filósofo que levou este posicionamento crítico de forma ímpar na história da filosofia. Como golpes de martelo seu pensamento vai demolindo ídolos, nos convocando

a pensar por si, a nos tornarmos espíritos livres. Em nossa palestra realizada na unidade IDJ Centro, tivemos a possibilidade de discutir várias questões abordadas pelo nietzschismo, como moral, religião, arte e educação e também vários de seus conceitos como o de super-homem, conceito de amor-fati e de transvaloração dos valores. Em tempos de crise, fica atual a frase do século XIX, “aquilo que não nos mata, nos fortalece”. Emânuel Ramos Sales Professor Universitário

Expediente Presidente Luciene Santos Projeto Gráfico Igor Rodrigues e Rayssia Santos Edição e Revisão Andréia Brito e Ana Claudia Xavier Textos Igor Rodrigues Diagramação Rayssia Santos Colaboração Michelle Alves, Antônio Silva e Tárgila Brasil. Divulgue sua unidade em nosso informativo. Envie informações para o “E Agora, José?!” através do e-mail noticias@idj.com.br.

Informativo "E Agora, José!?" - Edição 44  

Confira a edição número 44 de nosso informativo. Informe-se e sugira pautas pelo e-mail noticias@idj.com.br.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you