Page 1

Ceará

Outubro de 2016

Ano 04

Nº 41

univerSidade estadual vale do acaraú comemora 48 anos [pág 03]

EVENTOS

DICA DO DOM

CULTURA

colação em fortaleza

apresentação em público

joão padre joão

No último dia 24, foi concebida a outorga de Grau para os alunos IDJ/ UVA em Fortaleza. [pág 02]

4 dicas para você se sentir mais seguro e transmitir confiança nas suas apresentações. [pág 03]

O livro ‘João Padre João’ resgata um pouco da história de José Tupinambá Frota. [pág 04]


2

E agora, José?

Nº 41

INSTITUCIONAL

48 ANOS DE TRADIÇÃO

Foto: Comunicação IDJ

“Ofertar ensino superior de excelência, de forma inclusiva, flexível e contextualizada, e buscar, por meio da pesquisa e extensão, soluções que promovam a

qualidade de vida.” É com a missão institucional da Universidade Estadual Vale do Acaraú que inicio este texto, pois todos os dias é uma nova batalha para conquistar a excelência no ensino superior nacional. E nessa data especial de 48 anos de existência, com transformações e progressos que acontecem, podemos nos orgulhar da função exercida perante os benefícios construídos em nossa sociedade, ao se reconhecer a competência na formação de professores para a educação básica e fundamental, e pela oferta de cursos do ensino superior de qualidade no interior do nosso Estado. Em ritmo de comemoração a essa data, reverencio a todos que

fazem parte dessa história, pois cada um é responsável pela tradição de sucesso que acompanha esta trajetória. Parabéns UVA!

Prof. Luciene Santos Presidente Instituto Dom José

SIGA O IDJ NAS REDES SOCIAIS /institutodomjose @idjbrasil www.idj.com.br

EVENTOS

IDJ REALIZA COLAÇÃO DE GRAU EM FORTALEZA

Foto: Comunicação IDJ

A Colação de Grau é sem dúvida o momento mais esperado na vida acadêmica de todo e qualquer aluno. É parte da recompensa pelos anos de comprometimento, esforço e entrega, vivenciados por aqueles que almejam a conclusão do sonhado Ensino Superior. Um verdadeiro divisor de águas onde experiências são relembradas e

outras novas acrescentadas. No dia 24 de outubro, o Instituto Dom José (IDJ) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizaram a Colação de Grau dos concludentes de 2016.1 das unidades de ensino em Fortaleza. A solenidade foi presidida pelo Doutor Petrônio Emanuel

Timbó Braga, Pró-reitor de Ensino de Graduação da UVA e contou com a participação dos formandos dos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Educação Física, História, Pedagogia, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais, além de familiares, professores e coordenadores de unidades descentralizadas do IDJ. O Instituto Dom José parabeniza a todos que concluíram mais esta etapa de suas vidas e deseja muito sucesso. Contem sempre conosco para crescer em suas carreiras profissionais.


E agora, José?

Nº 41

3

Universidade Estadual Vale do Acaraú completa 48 anos

Dicas para uma apresentação em público Você não consegue fugir de uma apresentação em público! Na faculdade ou no trabalho seu momento vai chegar. Então, temos algumas dicas para você se sentir mais seguro e transmitir confiança nas apresentações. 1. Conteúdo na ponta da língua Que é imprescindível estudar o assunto, todos já sabemos. Mas, procure entender sua fala, compreender a ideia e saber defende-la com argumentos é que vai garantir uma boa apresentação.

Foto: Acervo UVA

A história da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) remonta de 1968, quando foi criada, em Sobral. Segunda maior Universidade do Estado, a UVA segue firme em seu compromisso de levar Educação Superior de qualidade e inclusiva para as mais diversas regiões do Ceará. A partir de 2002, na gestão do Reitor Professor Teodoro Soares (1990 a 2006), novas histórias começaram a ser escritas. Ao invés do estudante se deslocar de sua cidade, o caminho inverso começou a ser trilhado. A Universidade rompeu os muros de seu Campus e adentrou às regiões mais longínquas do Estado, democratizando o Ensino Superior e levando o saber científico às áreas onde antes era impossível. Em seus 48 anos, a Instituição deve se orgulhar dos caminhos que ajudou a trilhar e das histórias que construiu. Histórias que nós temos afeição e carinho em comparti-

lhar, como a de Katyane Brito, acadêmica de Administração, na unidade em Várzea Alegre, que viu o sonho do Ensino Superior tornarse realidade com a parceria IDJ/ UVA. Ter um ensino acessível e de excelência próximo de casa, ou mesmo do trabalho, faz a diferença na vida das pessoas. Isso Katyane sabe bem: “acho maravilhoso evitar viagens cansativas em busca de um curso superior após um dia de trabalho. Sem contar com os ótimos professores, aulas diferenciadas, uma coordenação que nos inspira sempre a alcançar nossos objetivos e demonstra constante preocupação com a qualidade dos serviços que nos oferece.”. O Instituto Dom José (IDJ) celebra e parabeniza a Universidade Estadual Vale do Acaraú por seus 48 anos, na esperança de que novas histórias possam ser escritas.

2. Naturalidade na fala Procure se adaptar ao contexto, se o seu ambiente é a sala de aula, procure falar com termos que todos compreendem. Fale como se fosse uma conversa com seu colega, como se você estivesse dividindo um conhecimento. 3. Gestos e Postura Divida sua visão com todos que estão no ambiente. Não faça uma apresentação de costas para alguém. Além de redobrar o cuidado com gestos exagerados e apressados. 4. Atenção ao tempo Não ultrapasse o tempo e também não termine muito antes. Tente cronometrar o tempo através de um ensaio.

Andréia Brito Gestora de RH Instituto Dom José


4

E agora, José?

Nº 41

CULTURA por Rosângela Primo

CORPORATIVO

João Padre João

ACONTECEU

Foto: Acervo

O livro ‘João padre João’ de autoria de José Rosa Abreu Vale, editado pela Editora Armazém da Cultura, trata-se de uma obra que resgata um pouco da história de João Batista Frota, “um amigo generoso, simples, transparente, firme e suave, discreto, atento e disponível...” são tantos adjetivos citados ao longo dos textos que foi necessário elencar alguns para demonstrar o grande homem que ele se tornou para as pessoas que o cercam.

O livro, dividido em seis partes, perpassa desde a margem do Rio das Garças (Sobral), até a atualidade, de leitura leve, mas com grande profundidade retrata a vida de um homem que fez o diferencial na vida de muitos. Tutor de vários projetos, destacamos o “cabra nossa” onde para combater a fome e a miséria das comunidades rurais locais era assegurado a alimentação das famílias por meio do leite de cabra. No momento está atendendo 226 famílias em 18 comunidades. Com histórias recheadas de amor, dedicação e entrega ao próximo podemos nos deleitar e adentrar a vida de Padre João por meio dos relatos de pessoas que tiveram, e tem o privilégio de acompanhar e vivenciar essa personalidade viva de solidariedade humana.

Foto: Comunicação IDJ

Outubro é conhecido como o mês de prevenção ao Câncer de Mama e o IDJ, mais uma vez, abraçou a causa, trabalhando a campanha “Tem Mulher que não se toca” tanto com seu público interno como também o externo. Realizamos ainda uma promoção, premiando a colaboradora que alcançasse o maior número de likes no Instagram com a hashtag #OrgulhoRosaIDJ com uma cesta de chocolates.

Divulgue sua unidade em nosso informativo. Envie informações para o “E Agora, José?!” através do e-mail noticias@idj.com.br.

Presidente: Luciene Santos Diagramação: Rayssia Aragão Redação: Igor Cândido | Rosângela Primo

Projeto gráfico: Igor Cândido Colaboração: Andréia Brito | Thais Torquato

Informativo "E Agora, José!?" - Edição 41  

Confira a edição número 41 de nosso informativo. Informe-se e sugira pautas pelo e-mail noticias@idj.com.br.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you