Page 1

Memorial Descritivo UFPE |CAC | dDesign Artefatos Narrativos 2010.2 Eduardo Souza


Conceitos Iniciais Público-alvo Infanto-juvenil

Temas História fantástica Viagem a outro mundo Amizade com uma criatura mítica

Usar a Jornada do Herói Conceituação inicial A protagonista será uma menina, por volta de 9 anos, muito curiosa, que vai ser levada para outro mundo


Conceitos Iniciais Inicialmente, tive a intenção de fazer um livro ilustrado interativo. Entretanto, após uma pesquisa de similares, descobri os livros que possuem técnicas interativas à

venda nas livrarias locais, em geral, são para faixas de idade que não se encaixavam no meu público-alvo, que era de 9 a 14 anos.


Referências

Alice no País das Maravilhas

Referência de Roteiro e arquétipos de personagens


Referências Coraline

Referência de Roteiro, arquétipos de personagens e estética


Referências

Há Lobos nas paredes Referência de Estética, narrativa e tipografia


Referências

The Last Guardian

Referência de Roteiro e personagem

Referência de Estética, narrativa e tipografia


Referências

Como treinar seu dragão

Referência de Roteiro e estética


Concepção Roteiro

Jornada do Herói Mundo comum O Chamado da aventura/ Cruzamento do primeiro portal Encontro com o pássaro azul em seu quarto, entrar no portal e ir para o outro mundo

Encontro com o mentor Salvar Auron, e ele lhe explica sobre o mundo em que ela está

Provação difícil Abandonar Auron e ir lutar com o Imperador

O Caminho de volta Quebra do bracelete e acordar na cama


Concepção Definição dos Personagens Sofia uma menina, por volta de 9 anos, curiosa, mas bastante tímida. Muito sensível e poética. Referências visuais: Bonnie (Toy Story 3).


Concepção Definição dos Personagens Auron um tipo de grifo. Um felino, com uma pelagem parecida com penas, pernas com a couraça de águia, asa de águia. É uma besta mítica, então, é bem instintivo, orgulhoso, mas não hostil. Estranha presença de novas pessoas, principalmente da menina, por sentir algo especial nela. Depois de conquistada a sua confiança, se torna leal, carinhoso.


Concepção Definição da estética estilizada

Como analisado nos similares, a representação sempre era e sempre utilizava visualmente atrativos. A estilização - nem sempre uma simplificação - provavelmente se deve pela necessidade de : crianças e pré-adolescentes dos 9 aos 14 anos.

texturas e padrões

dialogar com o público-alvo pintura digital,

O modo de execução foi de modo que agilizaria o processo de ilustração e tornaria muito mais simples o uso de recursos que foram encontrados nos similares.


Concepção Esboços


Concepção Esboços


Execução Ilustrações A técnica usada para executar as ilustrações consistia em dispôr nas páginas as manchas gráficas, de acordo com o que seria representado, para que o livro fosse analisado como um todo, se a narrativa fazia sentido, como deveriam ser mostrados os fatos e as cenas, entre outros aspectos. As manchas gráficas que os textos formariam foram estipuladas, mas sem muita certeza, pois o roteiro não estava definitivo ainda.


Execução Ilustrações Em seguida, as manchas eram mais detalhadas, para detalhar e refinar mais a imagem.


Execução Ilustrações Por fim, eram adicionadas as texturas e as cores. Os textos entraram na composição depois, para que eles podessem ser integrados e harmônicos com a ilustração.


Execução Ilustrações As cores da maioria das referências eram muito neutras e frias, eu optei por alterar essa atmosfera, já que a maioria dos livros referenciados são objetos de discussão, de ser ou não livros infantis. Inicialmente, entretanto, pensei em fazer ilustrações menos “lisas”, mas isso iria criar uma demanda de um apuro maior na execução, e eu não dispunha do tempo.


Execução Tipografia A partir da análise do livro Há Lobos na parede, quis utilizar, para o narrador, uma tipografia cuja forma fosse interessante por si só, para que ela pudesse cumprir seu papel de elemento gráfico marcante. A escolhida foi a tipografia Baar Sophia.

ABCDEFGHIJK abcdefghijk LMNOPQRSTU lmnopqrstu VXYWZ vxywz


Execução Tipografia Além disso, eu usei diferentes tipografias para diferentes personagens, para que eles se tornassem mais expressivos na narrativa.

Sofia

Bahamuth

Auron

Imperador


Execução Tipografia Para o título, foi utilizada uma tipografia que tinha um aspecto fantasioso, mas sem que ficasse muito gritante. A escolhida foi a Korinna.

ABCDEFGHIJK LMNOPQRSTU VXYWZ

abcdefghijk lmnopqrstu vxywz


Execução Tipografia Ao longo do livro, também foi usada uma tipografia condensada para dar mais ênfase a algumas palavras, simulando a entonação do narrador. Em outros momentos, eu tentei atingir isso com a mudança do corpo da fonte.


Resultado Muito do planejado não pôde ser realizado, pela pressa na execução. Acredito que a principal delas seja a diferença no estilo estético. Entretanto, a adequação foi feita de acordo com o escopo do projeto e não fugiu da demanda do público-alvo.


Memorial Descritivo - Sofia  

Memorial descritivo do livro A Fantastica Viagem de Sofia,

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you