Page 1

Ano 3 • Nº 24 • Março

MI CASA, SU CASA Hora de festejar com você mais um ano de vida.

Arquitetura, decoração, comportamento, diversão, arte e projetos inovadores. A Casa Barra comemora mais um aniversário com muito estilo, bom gosto e a sua companhia.


Distribuição Casa Barra A revista é distribuída em 50 condomínios da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes Periodicidade: mensal | 24ª edição: Março/2015 | Tiragem: 7.000 exemplares

04

Alameda dos Eucaliptos Alphaville Associação de Moradores América Costa Brava Cristal Lake Del Lago Greenwood Park Interlagos de Itaúna Jardim Barra da Tijuca Jardim Lagoa Mar Norte Jardim Lagoa Mar Sul Jardim Marapendi Jardim Clube Barra Jardim do Itanhangá Jardim Ibiza Jardim Nova Barra Joá (Rua Jackson Figueiredo)

Malibú Mandala Mansões Nova Ipanema Novo Leblon Park Palace Pedra de Itaúna Portilho do Massaru Porto dos Cabritos Quintas do Rio Recanto do Bosque Reserva do Itanhangá Residências do Sol Rio Mar Saint Tropez Santa Helena Santa Lúcia

Santa Marina Santa Mônica Santa Mônica Classic House Santa Mônica Jardins Santa Mônica Personal Santa Mônica Personal House Santa Mônica Sul Santa Mônica Town House Villagio Felicitá Vila do Golfe Vivendas Caça e Pesca Vivendas da Barra Vivendas N° 3.200 Vivendas do Bosque Vivendas N° 4.250 Weekend Wimbledom Park


Sumário 10 Beleza e praticidade Tons neutros aliados a materiais rústicos marcam esse projeto contemporâneo

16 Garimpo

18 Cobertura repaginada

Presentes de Páscoa

O conforto e a funcionalidade são as premissas do projeto

22 Ela dança, eu danço O sling virou moda entre as mamães

26 Depósito gourmet 28 Escritora mirim 32 Decoração 38 Carnaval Pet


Diretor-Executivo Paulo Roberto Mesquita

Produção Ana Luisa Deveza

Diretora Administrativa Rebeca Maia

Fotografia Hilton Ribeiro | Natália Moraes

Editora-Chefe e Diretora de Criação Tereza Menezes Dalmacio

Foto Capa Tereza Menezes Dalmacio

terezadalmacio@idesigncom.com.br

Revisão Laila Silva

Sugestão de pauta (21) 3061-4724

Direção de Arte e Diagramação Rachel Sartori

jornalismo@idesigncom.com.br

Diretor Comercial Marcio Ayres

Design Marcília Almeida | Pedro Portugal

Comercial (21) 3471-6799

Estágio de Design Renato Passos

contato@idesigncom.com.br

Repórter Aldilene Mafra | Guilherme Cosenza | Sandro Miranda Stephany Muzzi

issuu.com/idesignecomunicacao Tel.: 21 3471-6799 Avenida Armando Lombardi, 800 | 238 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

Revista Casa Barra é uma publicação

Casa Barra é publicação mensal, com tiragem de 7.000 exemplares por edição, distribuída gratuitamente nos condomínios de casas da Barra da Tijuca, conforme listagem da página 4. As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente as da Editora. É proibida a produção total ou parcial de matérias, gráficos e fotos publicados nesta edição por qualquer meio, sem autorização expressa, por escrito, da Editora, de acordo com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19/2/1998, sobre Direitos Autorais. A revista Casa Barra não tem qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciadas em suas edições, nem assegura que promessas divulgadas como publicidade serão cumpridas. Cabe ao leitor avaliar e buscar informações sobre os produtos e serviços anunciados, que estão sujeitos às normas do mercado, do Código de Defesa do Consumidor e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). A revista não se enquadra no conceito de fornecedor, nos termos do art. 3º do Código de defesa do Consumidor e não pode ser responsabilizada pelos produtos e serviços oferecidos pelos anunciantes, pela impossibilidade de se deduzir qualquer ilegalidade no ato da leitura de um anúncio. No entanto, com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade das mensagens publicitárias publicadas em suas edições, a Editora se reserva o direito de recusar ou suspender a veiculação de anúncios enganosos ou abusivos que causem constrangimentos ao consumidor ou a empresas. Tereza Dalmacio | Jornalista (MTB 513)


Editorial

ESSA CASA abriga sonhos C

ompletamos dois anos, 24 edições, muito trabalho, parcerias e resultados. Uma gama de profissionais de prestígio imprimiram arte, decoração, arquitetura e projetos arrojados em nossas páginas.

08

O leitor vibrou, perguntou, interagiu e, o melhor, sugeriu muitas outras pautas: gastronomia, roteiros paradisíacos, cultura, moda, comportamento; enfim, uma imensidão de assuntos e temas exclusivos para quem

sabe degustar os prazeres da vida, com requinte, elegância e de forma despojada. A beleza da Casa ganhou mais corpo, chegou pra mais gente, mantém as portas abertas para você entrar, e as janelas, para quem quiser espiar. Essa Casa abriga a todos. Abriga sonhos. Essa Casa é celeiro de ideias; sempre em transformação.

Todas as mudanças, reformas e novas construções cabem aqui. A cada número procuramos trazer o belo, o novo e o inusitado. A busca é permanente, e contamos com você. Mas por hora, Casa aberta: para festejar, agradecer a sua visita e convidá-lo sempre para mais um encontro. Pode entrar, pois essa Casa é totalmente sua! Tereza Menezes Dalmacio Editora-Chefe


Arquitetura

BELEZA E muita praticidade Leila Dionizios Arquiteta www.leiladionizio.com.br Instagram: @leiladioniziosarqinteriores

10

A

arquiteta Leila Dionizios, profissional graduada pela UFRJ e especializada em iluminação, foi destaque na primeira edição da Casa Barra. Dois anos depois, ela está de volta para falar de novos trabalhos. Tons neutros aliados a materiais rústicos marcam os projetos contemporâneos da arquiteta. Sempre pontuados por cores fortes nos adornos, contemplam a alta eficiência e o uso de sistemas integrados de automação, como recursos para o consumo consciente de energia. LEDs e madeiras certificadas são alguns dos itens complementares de caráter sustentável do trabalho de Leila, que acompanha pessoalmente os custos de consumo e o controle dos materiais utilizados nas obras.

Entre as suas inspirações estão o seu dia a dia, as suas viagens e os constantes estudos na área. Leila aposta na pesquisa por novos móveis, tecidos, objetos, obras de arte, luminárias e materiais para traduzir os pedidos dos clientes em moradias ou espaços de trabalhos aprazíveis e confortáveis. A arquiteta apresenta o projeto de arquitetura residencial do Condomínio Saint Barth, mostrando como fazer uma decoração clean e aconchegante, além de alinhar beleza com praticidade. O apartamento de 240 metros quadrados, de um casal com duas filhas, passou por uma grande reforma. Os clientes pediram o uso de madeira de demolição na sala e um projeto arrojado de iluminação.

O apartamento, a princípio, tinha 4 quartos e uma sala íntima bem grande entre eles. Porém, a sala de estar e a de jantar eram muito pequenas. Então, houve a opção de abrir um das suítes e integrar a sala, diminuindo a sala íntima e mudando o layout da cozinha. Assim, foi possível criar uma boa sala de jantar e uma ótima sala de TV. “A sala é uma das áreas que eu mais gosto, justamente pelo desafio de aumentá-la com a integração. Outro ponto interessante é o painel de demolição que compõe a parede de etrusco. Além disso, há também o piso de mármore, que trouxe muita sofisticação ao ambiente”, comentou a arquiteta.


Arquitetura

Sala | “O grande destaque da sala é a composição de vários materiais que não pesam na decoração, pois trabalhamos com os mesmos tons em diversas texturas diferentes, como o estuque veneziano na cor pérola; a parede com revestimento da Castelatto; o piso de travertino; e, o maior destaque, a parede em madeira de demolição que esconde a porta do lavabo. Na sala de jantar, há painéis em laca branca, e todas as paredes foram revestidas. Os móveis em fibra de linho e suede são dos mesmos tons e deram um ar sofisticado e aconchegante; também contando com as poltronas esculturais em madeira da Artefacto”.

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.

Sala de Jantar | “Já a sala de jantar tem uma parede toda em painéis de laca, que se integra à porta da cozinha fazendo um ‘L’. Do outro lado do buffet, fizemos uma louçaria com a mesma madeira do móvel. O pendente da sala é de design exclusivo da Vigolucci, em alumínio branco. O vidro branco da mesa trouxe leveza ao ambiente e as cadeiras medalhões em seda trouxeram sofisticação. O espelho centralizado na mesa ampliou ainda mais o ambiente”.

11


Arquitetura

12

Quarto da filha adolescente | “O painel acima da cama foi feito em MDF laqueado com faixas de acrílico. Essas faixas possuem iluminação RGB por trás, fazendo com que o painel troque de cor. A ideia foi fazer um quarto com uma decoração neutra, com os móveis principais na cor branca, pois como a menina é adolescente, pode trocar facilmente o tema do quarto apenas mexendo nos papéis de parede que, neste caso, são de tons de roxo e azul-claro. A parede atrás da cama é em estuque roxo metalizado e o espelho dos armários amplia o ambiente. A bancada de estudo tem iluminação indireta na báscula e comporta o material escolar da estudante. No corredor de acesso, um nicho imantado, assim quebra um pouco o comprimento do corredor e cria-se um cantinho para a adolescente colocar as fotos dela”.

Banheiros das filhas | “Foram todos feitos em nanoglass, desde o piso até a bancada. No box foram colocados revestimento em forma de ondas. Foi utilizado estuque veneziano nas paredes da área externa. O espelho de cima, na verdade, é uma espelheira com armários atrás, e ainda há um detalhe em mosaico: pastilhas em vários tons de verde. Na bancada, um nicho para maquiagem com um organizador de acrílico”.


Arquitetura

Quarto da filha caçula | “Neste quarto usamos o mesmo conceito do outro, todo em branco, apenas brincando com as cores do papel de parede, que é listrado e tem uma composição de patchwork. No espelho, ao lado da cama, temos um painel, de 12 metros quadrados, com flores em recorte eletrônico e pontos de fibra óptica em cada flor”.

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.

Quarto do casal | “O quarto tem 20 metros quadrados e a suíte máster é toda em tons off-white; trabalhamos, mais uma vez, com tons sobre tons. O papel de parede em arabescos beges e brancos destaca o painel em laca off-white, que foi inspirado em uma marcenaria que vi na feira de Milão do ano passado. A ideia era fazer uma cama mais moderna, estilo italiana. O portier no tom fendi e em seda traz um maior aconchego à suíte; ela é toda automatizada e foi feita pela Vigolucci. Na parede em frente à cama, fizemos um painel em ripas de madeira de carvalho integrado com o painel da TV (laca off-white), ressaltando os balizadores embutidos na própria marcenaria”.

13


Arquitetura Banheiro | “Tem aproximadamente 8 metros quadrados e o fizemos todo em mármore piguês, com uma cuba esculpida e uma parede de mosaico de mármore Thassos (da Mosarte) em círculos no box. A parede da área externa é de estuque veneziano”.

14

Copa/Cozinha | “A cozinha tem 18 metros quadrados, piso em porcelanato e paredes em pastilha e estuque veneziano. Os armários são todos em vidro branco e a báscula foi feita em espelho bronze. A ideia era fazer uma cozinha sofisticada e aconchegante, mas seguindo a mesma paleta de cores da casa. Como gosto de fazer projetos em que os ambientes sigam a mesma linguagem, a bancada é em silestone branco. A área da copa foi feita em laminado de madeira e um painel, também de madeira, deixou o cantinho mais acolhedor”.


GRDL

Solução na Construção Civil

LIMPEZA E PINTURA DE TELHADOS COLONIAIS

15

SOLUÇÕES EM ALTURA / RAPEL/ ALPINISMO INDUSTRIAL

Construções e Reformas Auto Vistoria Predial

Acabamentos

AOS SENHORES SÍNDICOS É PROIBIDO TER CANTEIROS COM AFASTAMENTO MÍNIMO DE 1 METRO.

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem apeTestes de Percussão de Fachadas | Exigências de laudos de auto vistoria riam, eaque ipsa quae ab illo inventore Troca e limpeza de peles de vidros veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. contato@grdlconstrutora.com.br | www.grdlconstrutora.com.br

atendimento.grdl@gmail.com (21) 7871-8357 | (21) 99943-0771 | ID: 14*365


Novidades no mercado

GARIMPO Esta seção da Casa Barra traz novidades do mercado de design e decoração, do Brasil e do mundo. Peças arrojadas, grandes sacadas e produtos que esbanjam muito estilo e criatividade. Dicas, modernidade, art déco, vintage... O belo, o simples, o delicado, independente de cada tribo. Envie a sua sugestão para a redação, escreva para jornalismo@idesigncom.com.br.

A PÁSCOA E OS SEUS SIGNIFICADOS Uma das mais antigas e importantes celebrações cristãs, a Páscoa traz consigo a essência da renovação. Uma passagem repleta de símbolos que reúne diversos significados tradicionalmente expressados pelas trocas de afeto e de carinho. 16

PARA PRESENTEAR

Vivenciada em família, a data proporciona a união de pessoas especiais em momentos únicos. Pensando nisso, a Casa Barra apresenta uma seleção de produtos especiais para que você possa decorar o seu lar, unindo o ideal da passagem e a ternura da época com a beleza e o bom gosto da decoração contemporânea. Onde encontrar: www.ceciliadale.com.br

UNIÃO

TERNURA


Novidades no mercado

PARA AS CRIANÇAS RECEBEREM OS OVINHOS O COMEÇO DA VIDA

17

NA NOVA EXPANSÃO DO BARRASHOPPING. AV. DAS AMÉRICAS 4.666 - LJS. 183 E 184 - RJ EXPANSÃO BARRASHOPPING.

(021) 3387.0660 / 0700 CONHEÇA O NOSSO SPA Segunda a Sábado das 10h às 22h | Domingo das 13h às 21h | Feriados das 15h às 21h


Arquitetura

COBERTURA na Barra Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge Arquitetos www.artisdesign.com.br

A

18

dupla de arquitetos, Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge, que tem 18 anos de carreira, se formou pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e direciona os seus trabalhos, especialmente, para projetos de decoração e reformas de residências. A atuação de ambos ainda se estende para trabalhos comerciais, desenvolvendo ambientes para lojas, escritórios e restaurantes, além de projetos para construtoras que possuam apartamentos decorados. Os dois procuram buscar referências em suas viagens pelo mundo, onde descobrem novidades que possam ser aplicadas em suas obras. Algumas características marcantes dos trabalhos de Fábio e Rodrigo são a singularidade de estilo e a preferência por usar cores mais fechadas, como cinza, marrom e preto. Assim, fogem do que seria um “padrão carioca” de decoração, mas sem perder o charme e o frescor da Cidade Maravilhosa.

Os arquitetos apresentam para a Casa Barra o trabalho feito em uma cobertura de frente para o mar. O imóvel pertence a um casal jovem que trabalha com moda. Eles possuem uma vida corrida, valorizam os momentos de folga e adoram receber os amigos.

desafio foi fazer uma reforma total sem ter que quebrar nenhuma parede. Essa era a ‘cláusula pétrea’; não quebrar uma única parede, mas fazer a casa ficar diferente. Para isso, fizemos uma troca radical de revestimentos e mobiliários”, completou.

De acordo com os arquitetos, o conforto e a funcionalidade foram as premissas do projeto. “Os clientes queriam uma casa chique, mas que pudesse ser usada. A frase que melhor representava o que eles tinham em mente, era: ‘não queremos pedir permissão pros móveis para andarmos em casa’. Sobre o estilo propriamente dito, nos deixaram livres para fazermos quaisquer escolhas. Ao final, adoraram o resultado”, comentou Fábio.

O piso, originalmente branco e em mármore de Carrara, foi substituído por um mármore travertino. A cor das paredes foi trocada por uma tonalidade neutra (off-white) para valorizar o piso e, posteriormente, as obras de arte e os objetos de decoração. Os móveis, todos novos e com tons neutros, combinam com os revestimentos e justificam o conceito do projeto de iluminação. Todas as marcenarias seguem a mesma ideia de sobriedade nos tons. “Se compararmos com a explosão de cores vigentes do antigo imóvel, podemos sentir uma outra atmosfera. A única concessão feita no tocante

Rodrigo informa que os clientes quiseram, desde a compra dessa cobertura de 540 m2, apagar qualquer vestígio do morador anterior. “O grande


Arquitetura

19

“

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.


Arquitetura

20

às demolições, foi a escada, que foi totalmente destruída. Depois disso, propusemos um novo conceito, trazendo mais modernidade à sala de estar principal”, comentou Fábio. “Nossos projetos de iluminação são quase sempre desenvolvidos por nós mesmos, salvo exceções. Preferimos assim, pois no momento da criação já enxergamos o ambiente iluminado. Projetamos determinados detalhes para serem valorizados pela luz. Somos adeptos da valorização daquilo que realmente merece destaque no projeto. Por isso, em linhas gerais, nossos projetos não são

claros. Mas sempre optamos por deixar uma iluminação geral, como opção para o dia a dia”, disse Rodrigo. A dupla utilizou várias combinações distintas de materiais. Na sala de estar, há combinação de forração de paredes com madeira e espelhos. Sendo que essa mesma madeira se repete na forração do hall de entrada do apartamento. No cinema, foram utilizados trechos de parede forrados com mármore marrom imperial, associado à marcenaria em tons de grigio (cinza) e laca preta. Nos quartos, diferentes papéis de parede foram

usados. Na suíte do casal, foi usado um papel de parede que apresenta uma textura em tom de dourado envelhecido. Na cozinha, uma contraposição do tijolo rústico com eletrodomésticos em aço inox deu elegância ao ambiente. E tudo combinava com os revestimentos cerâmicos de medidas e texturas distintas. “Procuramos mesclar design, conforto e durabilidade. Misturamos diversos tipos de tecidos, como seda, camurça, couro natural, linho etc. Entendemos que os tecidos nos ajudam a ‘amarrar’ de forma harmoniosa nossa mistura de revestimentos”, finalizou a dupla.


MED

• RIO CHECK-UP

Há mais de 20 anos promovendo saúde. 80.000 check-ups médicos realizados. Entre em contato! Dê o primeiro passo para se prevenir e cuidar da sua saúde e dos profissionais estratégicos da sua empresa.

CENTRAL DE AGENDAMENTO: 55 (21) 2546.3000

agenda@medrio.com.br

UNIDADE BOTAFOGO Rua Lauro Müller, 116 - 34º Andar Torre Rio Sul • CEP 22290-160 Botafogo • Rio de Janeiro • RJ Tel.: (21) 2546.3000 medrio@medrio.com.br

UNIDADE BARRA Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 - 5º andar • Barra Prime CEP 22631-455 • Barra da Tijuca Rio de Janeiro • RJ Tel.: (21) 3252.3000 medrio@medrio.com.br

medrio@medrio.com.br • w w w.medriocheck- up.com.br /medriocheckup /med-rio-check-up


Dança

ELA DANÇA, eu danço N

www.annamoura.com.br

22

ada de ficar parada depois da gravidez, pois os primeiros meses depois do nascimento do bebê são essenciais na luta para retomar o peso anterior. A velha desculpa de não praticar atividade física por não ter com quem deixar o filho não é mais válida; aliás, o que não faltam, hoje em dia, são opções de atividades em conjunto. Várias redes de academias, espalhadas pelo Brasil, já investem em aulas para que os pequenos também possam aproveitar e sentir a energia das atividades. Uma nova modalidade de dança chamada sling (tecido de transporte) dance é uma das alternativas que virou moda entre as mamães de plantão. Uma hora de exercício aeróbico pra elas, e pura tranquilidade para as crianças, regada a movimentos de jazz, balé e alongamentos. Conhecido como “pano para carregar bebês”, o sling é uma ferramenta prática que possibilita que a criança fique junto ao corpo da mãe durante as atividades diárias. De maneira confortável e segura, o bebê fica preso, possibilitando que a mãe se locomova sem se preocupar. O equipamento permite uma gama enorme de movimentos; e, quem diria, agora possibilita que os recém-nascidos possam ser embalados pelos passos de dança das mamães. “Eu reali-


           

• Design e construção de decks e painÊis de madeira para sua årea de piscina ou årea de lazer. • Elaboramos um projeto único e exclusivo que proporciona beleza e durabilidade para sua årea de lazer. • A KOALA DECK DESIGNS tambÊm executa lindos painÊis e revestimentos de parede em madeira de lei para åreas de varandas, jardins, terraços, banheiros e outros ambientes. Nossos revestimentos e painÊis de madeira de lei são ideais para dar privacidade entre vizinhos ou apenas dar um visual zen e aconchegante à sua parede de concreto. • A KOALA DECK DESIGNS ainda utiliza o inovador sistema KOALA DECK PROTECT para manutenção do seu deck de madeira para manter seu deck sempre bonito e com a proteção superior aos acabamentos de madeira com vernizes e similares.

(21) 3072-4144 | 98013-8213 koaladecksbarra@koaladecks.com

www.koaladeckdesigns.com


Dança

zo os movimentos durante as aulas com uma boneca presa ao meu corpo, para saber até que ponto eu posso exigir dessas mães. É muito interessante como os bebês chegam super agitados e no desenrolar da dança vão se aquietando a ponto de dormir”, destaca Fernanda Praxedes, professora de sling dance.

24

Renata Mello, engenheira de produção e mãe do pequeno Lucas (7 meses), já praticava exercícios durante a gravidez. “Quando fiquei sabendo a respeito das aulas, me animei na hora! Sempre gostei de dançar e malhar, e essa foi a forma de sair da inércia, pois quando ficamos grávidas diminuímos o ritmo. Nos primeiros 4 meses, depois do nascimento do meu filho, eu não tinha nem disposição para sair de casa. Uni o útil ao agradável, pois se eu tivesse que malhar, iria deixá-lo com a minha mãe. Aqui, encontrei as meninas (outras mães) super animadas. Nós trocamos ideias e até pensamos em fazer outras aulas juntas, como natação, porque nossos filhos estão na mesma faixa etária”, afirma Renata. O grupo da professora Fernanda Praxedes tem seis mamães de 28 a 38 anos. As aulas, que começaram em agosto, têm feito muito sucesso e dado resultado no corpo das mães, além de terem melhorado o comportamento dos bebês. “Os movimentos que realizamos ajudam na perda de peso, pois queimam muitas calorias. O sling dance

é uma bela maneira para que as mamães retomem aos poucos o porte físico anterior e deixem seus filhos mais tranquilos”, aponta Fernanda. Juliana Carnevale Pina, mãe de Pedro (7 meses), começou as aulas há pouco tempo e já percebeu as mudanças no seu corpo e nas atitudes do seu filho. “Coincidentemente, quando me matriculei, também comecei uma dieta e, em menos de um mês de aula, já emagreci alguns quilinhos. Fiz a aula experimental e gostei muito, pois percebi que o Pedro ficou mais calmo, então resolvi continuar. Estou amando a atividade e recomendo muito para outras mamães”, afirma. Tathiana Laranjeira, mãe de Maria Fernanda (8 meses), foi quem indicou o sling dance para a dona da escola. “Eu fazia aulas de zumba antes e, nesse período, deixava minha

A engenheira de produção Renata Mello, mãe de Lucas (7 meses), pratica sling dance duas vezes por semana.

filha com a minha mãe. Certa vez, navegando na internet, descobri essa modalidade, que é ideal para mães e bebês. Desde então, decidi comentar com a Marcia, uma das donas da escola e, graças a Deus, ela aceitou. Esse

Juliana Carnevale Pina, mãe do pequeno Pedro (7 meses), começou as aulas há pouco tempo e já percebeu as mudanças no seu corpo e nas atitudes do filho.

Fernanda Praxedes dá aulas com uma boneca presa ao corpo para ter noção dos movimentos que as mamães podem realizar.


Dança

A interação com a dança desde os primeiros meses de vida e o contato com a arte são extremamente importantes para a formação e o desenvolvimento das crianças. E o sling dance é uma maneira de inseri-los nesse universo. “Maria Fernanda é muita agitada e, no início, eu achei que teria problemas com ela durante as aulas, mas fiquei surpreendida. A dança é uma das atividades mais lúdicas

Aula de sling dance.

que conheço e acho muito engraçado, pois minha filha presta atenção em tudo. Quando ela está muito estressada em casa, eu coloco uma música e começo a fazer os movimentos que a professora ensina. Minutos depois, ela já está dormindo; isso é muito bom”, destaca Tathiana. As aulas são bastante variadas e muito animadas. “Eu gosto muito de alternar, tem dia que começo com o alongamento e aos poucos vou aumentando a intensidade deles, mas têm aulas que já começamos ‘no gás’. Monto coreografias bem divertidas para que elas possam reproduzi-las. O repertório é bem variado, às vezes coloco músicas clássicas para fazer alguns passos de balé, mas, geralmente, gosto das mais

www.annamoura.com.br

encontro, com mulheres que estão passando pelo momento pós-parto, é incrível, pois, depois que temos filhos, ficamos um pouco isoladas; afinal, eles são o nosso mundo. Nesse processo, perdemos um pouco o contato com os amigos, mas aqui temos a chance de conhecer novas pessoas e fazer novas amizades”, ressalta.

animadas, que são ideais para a realização de movimentos aeróbicos (responsáveis por queimar as calorias). Os benefícios da prática do sling não são somente físicos, mas também mentais, pois são bem relaxantes para as mães e os filhos”, aponta Fernanda. A idade dos pequenos varia de 2 a 11 meses, mas, em certos casos, até bebês de 1 mês e meio são aceitos. “A mãe escolhe o momento ideal para começar a dançar. É fundamental que o pescoço da criança esteja firme para que os movimentos não sejam limitados. Além disso, peço para que as alunas venham com meias antiderrapantes, pois são confortáveis e ajudam na realização dos passos”, aponta.

Tathiana Laranjeira percebeu mudanças no comportamento da filha, a pequena Maria Fernanda, depois que começou com as aulas de sling.

25


Arquitetura

DIVERSIFICAÇÃO DE AMBIENTES e riqueza de detalhes A

26

na Paula e Luis Adolfo Dabkiewicz são um sucesso na vida pessoal e profissional. Casados, a dupla de arquitetos se divide entre projetos e a execução: os projetos ficam a cargo de Ana, enquanto Luis cuida da a execução deles. Juntos, eles apresentam um projeto comercial bastante desafiador. O espaço, localizado no interior do Rio Design, atende às expetativas do cliente: vários ambientes num mesmo espaço. Um local para venda de vinhos e outros tipos de bebidas, um lounge para degustação, um restaurante refinado e ainda um espaço para pequenos eventos fazem parte de um mesmo ambiente. “O grande desafio desse projeto foi integrar tudo que o cliente queria em um só espaço”, diz Ana Paula. Com aproximadamente 350 metros quadrados, o espaço foi bem aproveitado para que tivesse capacidade para armazenar 4 mil garrafas de 800 rótulos. “Esse projeto foi como um filho”, brinca Luis, ressaltando que o trabalho demorou nove meses para ser concluído. Na parede principal, há um grande móvel embutido que foi projetado especialmente para

suportar o peso das garrafas. O móvel, que vai do chão ao teto passando pelo mezanino, é todo de madeira maciça, que dá acabamento e esconde o que não merece destaque, pois as tubulações do sistema de refrigeração de ar ainda estão no local. No espaço destinado ao restaurante, há vitrines centrais e totens para destacar os rótulos à venda. E na grande janela virada de frente para o corredor do shopping, Ana Paula e Luis Adolfo souberam como dar visibilidade, ou privacidade, a quem está no interior do espaço: através de uma persiana de madeira. Rico em detalhes, o espaço conta ainda com uma iluminação especial, criada por Ana Paula, com diversos pontos de luz. Mas o grande “mimo” do proprietário do espaço e dos frequentadores é a escada que dá acesso ao mezanino, feita em ferro retorcido para completar o círculo criado no bar. A escada passou por um processo para que ganhasse aparência de ferrugem, assim, compõe o ambiente junto às paredes que também ganharam tonalidades e texturas ferruginosas, graças a uma massa especial escolhida por Ana Paula e Luis Adolfo.


Arquitetura

27


Escritora mirim

O MUNDO literário de Nina Nina Krivochein Escritora ninakrivochein.blogspot.com.br

28

“Eu gosto muito de escrever. Minha mãe sempre fala que tenho que investir naquilo que gosto e, se em algum momento eu não quiser mais escrever, não teria nenhum problema por parte dela. Mas eu não penso em abandonar, pelo contrário, quero escrever muito mais histórias.”

F

ábulas, poesias e muitas histórias marcam a infância de Nina Krivochein, moradora da Ilha da Gigóia, aqui na Barra. Com apenas 10 anos, já publicou dois livros. A mãe dela, Joana Cabral, conta que desde que Nina era muito pequena, já se entusiasmava com as historinhas que ouvia. Nina cresceu entre os livros que a mãe fazia questão de deixar ao alcance da pequena em todos os cômodos, até no banheiro. Sabe aquele ditado “filha de peixe, peixinho é”? Pois é, casa bem com essas duas. A mãe também é escritora e sempre incentivou a filha no mundo literário. Depois que aprendeu a ler e a escrever, aos cinco anos, mergulhou na leitura:

poesias, gibis da Mônica (que até hoje ela adora); sempre apoiada pela mãe. Logo depois, começou a criar as suas próprias histórias e aos 7 anos lançou o primeiro livro: “A vaca que não gostava do pasto”. A história, narrada por Nina, tem como personagem principal uma vaca que não queria viver dentro dos limites das cercas da fazenda e que elabora um plano para fugir e ganhar o mundo. O fascínio da pequena autora pela trama das histórias pode ser explicado pelo exemplo da mãe, Joana, pois desde cedo lia para a filha e pedia para ela dar um final diferente para as fábulas. Todas as noites as duas liam na cama e o hábito se repete até hoje.

O primeiro livro da saga Harry Potter foi um exemplo disso, e não só Nina e Joana entraram no universo do bruxinho mais famoso do mundo, mas também o pai, o artista plástico, Igor Marques. “A história de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ é muito bacana e cada um ficava encarregado de ler duas páginas. E em 17 noites, conseguimos terminar o livro. Líamos um capítulo por dia. Foi uma experiência incrível”, conta Nina. A estreia como escritora não poderia ter sido melhor. “Dei muitos autógrafos no lançamento do meu livro que aconteceu na XIII FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), em 2011. Quando eu era menor, pensava em ser bombeiro, mas decidi ser escri-


Nwina Krivochein e sua mãe Joana Cabral.

Crédito: © Igor K Marques

Crédito: © Igor K Marques

Escritora mirim

A pequena escritora e seus pais, Joana Cabral e Igor Marques. 29

tora porque não precisa apagar fogo. No início, eu estragava os livros, rabiscava, mas com cinco anos parei de fazer isso; foi logo quando aprendi a escrever. Sou muito ciumenta com meus exemplares e entre os primeiros que li, o ‘Na porta da padaria’, de Ivan Zigg e Marcello Araújo, ocupa um lugar especial”, enfatiza. Espontânea, a menina não esconde que emprestar seus livros é bem difícil, mas quando vai a escolas falar sobre como é ser escritora desde pequena e da importância da leitura, não consegue deixar uma criança sequer sem receber um de seus livros. “Quando visito os colégios, falo um pouco da minha vida até aqui, leio uma parte da história, tiro fotos e dou autógrafos. Mas uma

situação que me deixa bastante triste é ver uma criança desapontada porque ficou sem livro”, destaca ela. As visitas às escolas fazem parte do projeto “Autores Mirins”, desenvolvido em 2011 logo após o primeiro lançamento de Nina. “Minha mãe pensou que eu não podia ficar restrita somente à publicação de livros, mas que eu também deveria incentivar outras crianças e jovens a ter o hábito da leitura. E por que não também o da escrita?”, explica Nina. Já foram mais de quinze escolas visitadas e o retorno é bem satisfatório. “Muitas professoras e mães vêm nos procurar nas nossas páginas na internet para contar da empolgação e interesse das crianças depois

da visita da Nina. É muito bacana essa interação, pois é importante estabelecer como referência alguém da idade delas que já cria histórias e mostra tanto interesse pela leitura”, explica a mãe. O segundo livro publicado pela pequena escritora foi “A menina que tinha cães invisíveis”, em 2013. “Eu sempre quis ter um cachorro e minha mãe não deixava, então resolvi criar uma história em que a personagem também não podia ter cães e que encontrava amiguinhos caninos invisíveis”, conta. Nina já começou a escrever outras histórias, entre elas estão: “A formiga Fifi e o tigre Enzo: Uma amizade diferente”, “Bete a barata” e “O senhor pleonasmo e a dona re-


Escritora mirim

dundância”. “Eu dou liberdade para ela criar as histórias. Uma característica da Nina é a paixão por cadernos e a preferência por escrever todo o conteúdo dos livros à mão. Entro no processo quando a Nina me pede para ler e dar a minha opinião. Quando o texto já está pronto, corrijo a ortografia e sugiro mudanças. Mas nem sempre ela aceita o que eu proponho”, ressalta Joana. A mãe coruja faz questão de ressaltar que Nina é uma criança normal, que gosta de brincar, desenhar e interagir com as pessoas. Mas explica

que a vontade da filha em escrever livros a alegrou bastante: “percebi quando ela deu os primeiros sinais (desde pequena) e dei total incentivo. É um desejo dela, a Nina gosta e se esforça para dar conta de tudo. Eu não impus nada, o interesse da minha filha por esse seguimento surgiu em um dos meus lançamentos e de lá pra cá ela investiu nesse sonho. Acompanho minha filha para todo canto. Estou sempre atenta e faço a mediação das pessoas e empresas que entram em contato, assim como foi o contato do portal Nice for Kids”.

Além de ser escritora e colunista, Nina é resenhista. A menina escreve em seu blog na internet (ninakrivochein.blogspot.com. br) e para o site da Editora Cosac Naify. Além disso, ela também avalia originais infantis para editoras. “Eu gosto muito de escrever. Minha mãe sempre fala que tenho que investir naquilo que gosto e, se em algum momento eu não quiser mais escrever, não teria nenhum problema por parte dela. Mas eu não penso em abandonar, pelo contrário, quero escrever muito mais histórias”, comenta.

30

Kart 6,5 e 9hp* / Simuladores F1 Kart infantil / Bar / Lanchonete

E MAIS... ESPAÇO PARA FESTAS E EVENTOS EMPRESARIAIS.

Reservas: 2303-4545

Reservas: 2484-4545


Design de interiores

INOVAÇÃO, criatividade e muita beleza Flávia Coelho e Juliana Massotti Designers de interiores www.por3interiores.com.br

D

32

epois de se conhecerem em uma mostra de arquitetura, as designers de interiores Flávia Coelho e Juliana Massotti formaram uma parceria que vem dando resultados há bastante tempo. Há seis anos trabalhando juntas, a dupla já participou de grandes mostras de design como “Morar Mais” e “Ilha de

Caras”. Hoje, Flávia e Juliana atuam, principalmente, na Barra e Recreio. O apartamento apresentado por Flávia e Juliana para a Casa Barra desta edição fica em um condomínio na orla da praia da Barra da Tijuca. O apartamento de 400 metros quadrados é de um casal

maduro que tem um filho adulto prestes a sair de casa. O objetivo era integrar os espaços para receber amigos e familiares. Com um cliente amante de bons vinhos, alguns dos destaques do apartamento são: uma adega, desenhada pela dupla, com capacidade para aproximadamente 300


Rio de Janeiro...(21) 3399-5539 | (21) 3157-9452 Maricá.......................(21) 2637-5578 Paraty/Angra..............(21) 3221-3985 Macaé/Buzios...........(22) 7834-2236 Petrópolis................(24) 2235-9073


Design de interiores

garrafas, e um lounge para degustação dos vinhos. O projeto, com uma proposta diferenciada, inovou ao separar a área íntima da família dos cômodos comuns. Dessa forma, foi criado um escritório integrado à sala, onde é possível receber amigos e fazer reuniões, inclusive de trabalho.

34

O quarto do filho tornou-se um quarto de hóspedes e, ao lado, o quarto destinado aos netos, que estavam para chegar, eram suítes canadenses, ou seja, tinham banheiros compartilhados. Mas Flávia e Juliana modernizaram e desmembraram as suítes em estilo canadense e criaram dois banheiros completos; ou seja, o apartamento ganhou mais duas suítes totalmente independentes.

Cuidadores de Pessoas e Enfermagem Domiciliar

Cuidamos com carinho, tratamos com respeito. ☑ Mantemos rigorosa supervisão dos nossos profissionais e serviços. ☑ Oferecemos a melhor relação custo-benefício do mercado. ☑ Cuidamos da criança ao idoso.

SOMOS REFERÊNCIA EM ALZHEIMER, PARKINSON, DOENÇAS SENIS, AVC E PÓS-OPERATÓRIO.

www.amigoscuidadores.com.br

(21) 2424-1068 | (21) 98559-5042


SERVIÇOS ESPECIAIS EM AÇO Know how no manuseio de materiais como aço com pintura eletrostática, aço inox e alumínio. Sofisticação, qualidade e segurança. • Esquadrias em alumínio • Corrimão em inox • Guarda-corpo em inox e alumínio • Coifas • Churrasqueiras • Portões • Escadas metálicas • Lareiras • Pergolado• Brise • Atendemos a projetos especiais

Janela de Alumínio com automação e controle Remoto

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur Tel.:aut fugit, sed quia consequuntur aut odit magni dolores eos qui ratione voluptatem das Américas, sequi nesciunt. 7.899 | bl. 2, sala

Agende uma visita ao Show Room na Barra

(21)

Av.

3923-5428 Cel.: (21) 99426-0396 401 - Edifício Platinum - Barra da Tijuca

www.nobrecorrimão.com.br

/NobreCorrimãoRio


Design de interiores

O projeto, com uma proposta diferenciada, inovou ao separar a área íntima da família dos cômodos comuns. Sendo assim, foi criado um escritório integrado à sala, onde é possível receber amigos e fazer reuniões, inclusive de trabalho.”

36

Além das suítes, a dupla deu atenção especial também para as três varandas do apartamento, transformando-as em ambientes que pudessem ser melhor aproveitados pela família. Uma delas virou área de relaxamento e ganhou uma jacuzzi, também contando com um espaço para refeições. Esse ambiente foi vencedor do prêmio “CasaShopping leva você à Milão 2012”. As outras duas foram divididas entre um espaço para trabalhos manuais da moradora e uma varanda para o quarto de hóspedes.


Design de interiores

37

Brinquedos Educativos? AGORA NA

BARRA

“

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt.

Rio Design Barra • Botafogo

(21) 3082-0374

www.alakhazan.com.br


Pet

CARNAVAL animal O

Carnaval já deu adeus, (agora, só em 2016) mas não podemos deixar de registrar aqui um baile pra lá de inusitado: “Samba Blocão da Barra”. Nessa festa, os protagonistas foram os cachorros. Isso mesmo, o melhor amigo do homem também caiu na folia e a Praça do Ó foi o palco dessa grande brincadeira que reuniu centenas de cães.

A folia foi tão diferente que a mídia internacional também marcou presença. Jornalistas da Alemanha, Suécia e da Indonésia registraram tudo o que rolou nessa festança. Esse baile, diga-se de passagem, foi “bom pra cachorro”, teve até samba-enredo. Júlio Alves e Marquinhos Beija Flor fizeram a música que foi um

sucesso: “Au au au, o Blocão é animal/Au au au, o Blocão é animal/A farra é boa, vem curtir a cachorrada/É Carnaval, a brincadeira é animada”. Embalados pelo batuque da bateria, os cachorros não perderam a pose. Vestidos de Mulher Maravilha, palhacinhos e até de princesas da Disney, eles desfilaram pela praça e curtiram a folia.

38

“Montei a minha cachorrinha, a Bebel, e as da minha amiga Marcia Aguiar, a Luna e a Lara. Eu gosto de me vestir igual a minha ‘filha’. Montei até uma grife com as roupinhas dela”, destaca Luiza Coutinho.

Marco Antônio Totó, conhecido por seu carinho pelos animais e por manter um clube voltado para cães no Recreio dos Bandeirantes, é o responsável pelo Blocão. “Nosso intuito é conscientizar as pessoas de que os animais devem ser amados e respeitados. Organizamos essa festa só pra eles”, conta Marco Antônio.

Moradores de várias partes do Rio vieram para a Barra com as suas mascotes. Rose Fagury saiu de Brás de Pina para trazer a sua golden retriever para a folia. “Amo o Carnaval e acho a ideia incrível. Deveriam ter mais blocos como esse pelo Rio de Janeiro, pois os animais também merecem essa farra toda”, conta Rose.


Pet

Daniela Beier, dona de Maggie, curtiu pela primeira vez um bloco para cachorros ao lado do marido, Martim Francisco, e do, filho Guilherme (12 anos). “Achei ótima a ideia! A princípio, fiquei na dúvida se daria certo, até porque estava ameaçando chover, mas quando meu marido desceu para caminhar e viu que não parava de chegar gente, resolvemos descer e não nos arrependemos; pelo contrário, gostamos muito”, destaca Daniela.

Lorena Durante fantasiou seus dois cachorros, Frederico e Sophie, para o Carnaval. “É muito bom poder curtir o Carnaval ao lado deles. Acho importante eventos como esse, porque alguns cachorros, assim como os meus, têm problema de socialização, e em oportunidades como essa podemos melhorar essa questão”, explica Lorena.

Maria Costa e Silva também aproveitou o sábado de Carnaval ao lado de sua cachorra. Ela levou a pequena Paz vestida de Minnie para o bloco. “Eu amei, com certeza virei outras vezes”, conta Maria. 39

Nome e Sobrenome Site Profissão


Pet

Marcia Lisboa Rosa não quis ficar de fora da festa e foi com o amigo Joaquim Ferrara e a prima Camila Raposa para o Blocão. “Resolvi trazer minhas duas cachorrinhas, a Clara e a Julie, para curtir o bloco aqui na Barra. Pelo visto, elas curtiram o programa de Carnaval que escolhi para elas”, destacou Márcia.

Darcy Porto, Gisela e Marcelo Fassarela comemoravam, no meio do Carnaval, o aniversário de Tutty, o cãozinho da família. “Nada melhor do que trazê-lo para uma festa como essa para comemorar mais um ano de vida. Nós o amamos muito e sempre o levamos para eventos desse tipo”, ressalta Darcy Porto.

Jaqueline Capitanio levou não só os cachorros da família para a folia, mas também as suas tias, todas vestidas de noiva. “Curtimos muito tudo isso. A brincadeira é essa, todas nós nos fantasiamos e aproveitamos cada momento desse Carnaval”, explicou Jaqueline.

Elaine de Mello veio da Tijuca especialmente para o Blocão. Seus cachorros Elisa (Mulher Maravilha) e Frede (Superman) curtiram a folia pela primeira vez. “Tudo é novo para eles, mas o importante é que podemos nos divertir todos juntos. Vou começar a me organizar logo, para que, ano que vem, eu possa trazê-los de novo”, conta Elaine.

40


MatĂŠria


Pet

42

Rodrigo e Valeria Melo levaram Django (pug) para a folia e não se arrependeram. “A festa está muito bacana, mas acho que poderia ter enchido mais. Porém, com o calor que está fazendo, às vezes os donos não gostam de sair com seus cachorros de casa”, destaca Vera.

Raquel Santos (Vila Penha) foi com a amiga Hereana Fortes para o Blocão da Barra da Tijuca. “Trouxemos a Zoé, que está vestida de princesa, para a folia. É a primeira vez que participo de um bloco como esse. Achamos muito bem organizado, com um astral bem legal”, destaca Raquel.

Anderson Senna já é figurinha carimbada na Barra da Tijuca. Ele e o seu bulldog Eros andam de skate e surfam juntos na praia. É claro que Anderson não iria ficar de fora da folia! “É a segunda vez que venho para o Blocão. Achei que este ano ficou mais organizado, e creio também que o público aderiu à ideia. Eu e o Eros curtimos bastante juntos”, destaca Anderson.

Bianca Gandine, moradora da Taquara, foi acompanhada da filha Luisa (1 ano e 3 meses) e da gata Lindinha, que estava vestida de marinheira. “Ela está acostumada com cachorros, é calma e está curtindo tudo isso. Aproveitar esse momento em família e poder ensinar a minha filha a respeitar os animais é muito importante”, aponta Bianca.

Verônica Alves levou seu cachorrinho Lupi para a brincadeira. “Achei o máximo essa ideia do bloco. Adorei a iniciativa! Eu e o Lupi aproveitamos muito”, aponta Verônica.


Pet

os na C ã e s a g re d id a B a r ra d a T ij u c

Entre os participantes da festa, dois em especial atraíram mais olhares: Gucci e Victoria. A duas cadelas que foram agredidas pelo empresário Rafael Hermida. O caso ganhou a mídia nacional depois que Nina Mandim, ex-noiva dele e dona dos animais, publicou um vídeo na internet. Desconfiada, ela instalou câmeras pela apartamento após perceber que os animais estavam se comportando de forma estranha, e isso aconteceu depois que Rafael passou a morar em sua casa. “Eu as trouxe até aqui hoje para mostrar que está tudo bem com as minhas pequenas; só espero que a justiça seja feita. Ele (Rafael) não pode ficar impune. Minha luta agora é no desenvolvimento de um projeto de lei que diz respeito aos maus-tratos de animais”, explicou Nina.

43

FALAR É SUPERFICIAL, POR MAIS PROFUNDA QUE SEJA A FALA. TOCAR É PROFUNDO, POR MAIS SUPERFICIAL QUE SEJA O TOQUE! Somos um espaço especializado nas mais diversas técnicas de massagens: Relaxante, Desportiva, Shiatsu, Ayurvédica, Drenagem Linfática, Massagem Modeladora, Tantra Massagem. Nossa meta é tratar cada ser humano como único, através de muita intuição, delicadeza, respeito e carinho.

Experimente, você vai ficar fã!

UNIDADE RECREIO Av Alfredo Baltazar da Silveira Nº 1875, sala 204 Recreio dos Bandeirantes t. 21 3186 8250 21 99520 3240

UNIDADE BARRA Av das Américas Nº 4790, sala 307 Barra da Tijuca t. 21 3909 7641 21 97684 9563

http://www.recreiomassagens.com • recreiomassagens@globo.com Funcionamos de segunda a sexta, das 9h às 21h e sábados das 10h às 18h.


PAISAGISMO | MANUTENÇÃO DE JARDINS | PODA DE ÁRVORES Licenciamento ambiental | Inventários florestais | Transplantio | Limpeza de terrenos Mudas de reflorestamento | Plantio de árvores frutíferas e ornamentais

PODA DE EUCALIPTO

MEDIDA COMPENSATÓRIA

SUPRESSÃO

LIMPEZA DE PALMEIRA

TRANSPLANTE DE PALMEIRA

MANUTENÇÃO DE JARDINS

21 3627-0397 | 7846-4718 | 7831-8014 | 96483-6556

mapodaspaisagisticas@hotmail.com | www.podaspaisagisticas.com.br Rua Cônego Felipe, 246 - Taquara


Killins Stripe em

R$

promoção por:

435

,00 por m 2

Venha conhecer

a nova loja!

No Casa Shopping Pavimento zero, bloco o, loja j

F

OF % 0 5 à % de 30 o ã ç a d i u Liq IR! R E F N O VENHA C

3048-3232 |2495-0866 | 2494-4440 (21) 7836-8802 |7894-2034 | 7836-8803 (21)

Armando Lombardi, nº 350 – lj 218 - Barra da Tijuca - Shopping Barra Point

www.tapeteshamadan.com.br | contato@tapeteshamadan.com.br


Profile for Grupo Coruja

Revista Casa Barra  

Edição 24

Revista Casa Barra  

Edição 24

Advertisement