Issuu on Google+


Olá Leitor, A primavera chegou e com ela mais uma edição da Revista Identidade, que mais uma vez preparou um conteúdo com a cara da nossa cidade. Aproveitamos o mês das crianças para abordar um tema polêmico: o abandono infantil, com destaque para as ações da instituição municipal Casa Lar. Recomendamos esta leitura como reflexão do que tem sido feito e o que deve ser feito por nossas crianças. Em parceria com a Oficina da Imagem, nosso grande parceiro, prestamos uma homenagem às nossas crianças, e o Identidade Kids traz várias fofurinhas! A loja Bambolê deu um colorido especial às nossas páginas, com um look diferenciado e com várias opções de presentes para os baixinhos. A Identidade esteve presente na inauguração da Supratour Agência de Viagens e da nova sede da FACIC Contabilidade. Nesta edição você confere ainda dicas valiosas de aplicação do artesanato produzido na cidade. O arquiteto e urbanista Gustavo Bomfim escreveu a respeito das obras de revitalização de nossa cidade. A moda feminina está um arraso, com os ensaios das lojas Exclusive Boutique e Closet Premium.

Anuncie na edição de dezembro Quem anuncia, vende mais! Envie sugestões de conteúdo, fotos, fatos e festas. Contato: redacao@revistaidentidade.com.br Página Facebook: www.facebook.com.br/revistaidentidade Diretor João Bosco Rezende Gerente Comercial Rodrigo Dutra

rodrigodutra@revistaidentidade.com.br Consultor de mídia Pedro Henrique

anuncie@revistaidentidade.com.br Redação Camila Balbi

redacao@revistaidentidade.com.br Edição de Arte e Adriano Andrade, David Jordan, Lucíola Conteúdo Montovani, Tatiane Teodoro, Wellington

Chocolate e Wagner Pires Versão Online DavinTi • Douglas Eduardo e Júlio Pires Fotógrafos Alexandra Maria Nunes Fotografias, colaboradores Oficina da Imagem e Studio S Impressão Gráfica Brasil Pré-impressão Xpress Digital Anúncios anuncie@revistaidentidade.com.br

34 3661 3456 Os anúncios, artigos e imagens publicadas e assinados são de responsabilidade de seus autores.

Preparamos com muito carinho mais uma edição e nossa equipe está cada dia mais incentivada a produzir um conteúdo inteligente, com uma qualidade visual incomparável. Firmamos nosso compromisso com a qualidade, pontualidade e imparcialidade, e vamos continuar neste caminho, afinal, você

Capa Modelos Diego e Ana Carolina

leitor e anunciante merece nosso respeito.

Fotos e locação Oficina da Imagem

Equipe Identidade

Cliente Bambolê

Parceiros:


Inovação por experiências No último 20 de agosto, Araxá foi presenteada com o lançamento da Supra Tour, a mais nova agência de turismo que nasceu da vontade de inovar no mercado através das experiências vividas por seus sócios. Tatiane Silva e Marco Bertoni receberam seus convidados em um coquetel realizado na moderna e simpática sede e ainda apresentaram aos presentes as novidades que colocarão nossa cidade na pauta dos acontecimentos do turismo brasileiro.

Tatiane Silva e Marco Bertoni - sócios-proprietários


Cruzeiro Marítimo, realize este sonho

Já há alguns anos observo como as pessoas tem escolhido para seus roteiros de viagem a alternativa dos cruzeiros marítimos. Antes o que era para poucos, hoje fica claro que as possibilidades e facilidades tem crescido. O mercado brasileiro de cruzeiros marítimos vive um glorioso momento de expansão. Segundo informações do Ministério do Turismo, o segmento tem crescido 40% ao ano. Na última temporada, 2011 – 2012, finalizada em Maio, mais de 760 mil viagens vendidas em todo pais, com 220 mil passageiros a mais do que o computado na temporada 20102011. Hoje, o Brasil é o sexto mercado de cruzeiros do mundo e deve alcançar a quinta posição em breve. A realização da Copa do Mundo, em 2014, deve contribuir para o crescimento do setor, ainda recente no país. As alternativas não faltam. Do litoral brasileiro ou aos sete mares a fora, viajar em um confortável navio, com tudo de direito para seu conforto e diversão; espaço kids, jantares dançantes, shows e ainda aproveitar o sol e mar. Outra grande vantagem para cruzeiros é que você sabe que a acomodação é e sempre será de qualidade, as empresas se orgulham de oferecer aos clientes a melhor qualidade

possível e dependem de reputação e de boca em boca para futuros negócios. Uma opção super bacana é passar o réveillon ou o carnaval em alto mar. Imagine assistir ao carnaval de Salvador de um navio ancorado em uma das orlas mais bonitas do Brasil ? E para quem quer mesmo tranquilidade e descansar, massagens e outras terapias estão disponíveis, inclusas ou não no pacote de viagem, deixando-o livre para escolher o que pagar. Para aquelas férias mais tradicionais imagine-se uma manhã acordando na Espanha e no próximo, na Grécia; a oportunidade de ver países diferentes e passar tempo suficiente para apreciá-los. Pois bem, estas são apenas algumas das vantagens de cruzeiros de férias, que realmente vai mostrar apenas porque este tipo de férias se tornou o mais popular nos últimos anos.

A Supra Tour oferece para você pacotes de 4 dias a partir de 10x de R$ 70,00, são mais de 10 tipos de roteiros para você escolher.

(34) 3664 6009 Av Getúlio Vargas, 385


A Revista Identidade e a Oficina da Imagem prestam uma homenagem às crianças nesse mês de outubro. Viva a alegria que eles nos transmitem e a sua inocência a cada olhar ou sorriso. Cuidemos de nossas crianças, e garantiremos um futuro melhor!

O estúdio oficial do Identidade Kids

Alícia

Ana Laura

Carlos Eduardo

Amanda

Anally

Cauã

Ana Cecília

Ana Luiza

Danielle

Ana Clara

Bianca

Diego


Elisa

Felipe

Emanuelly

Geovana

Isabela

João Vitor

Guilherme Henrique

Gabriel

Guilherme Araujo

Geovana

João Gabriel

Isabela Cristine

José Pedro

Guilherme Augusto

Isabella

Julia Castro


Júlia Gonçalves

Júlia

Leandro

Luis Felipe

Luis Carlos

Luiz Miguel

Luiz

Maria Laura Mariana Arante

Lavínia

Lara

Luis Otávio

Maria Fernanda

Maria Clara

Matheus Henrique

Milena


Pedro Henrique

Rayane

Pedro Isaac

Vinícius Monteiro

Thiago Augusto

Sophia

Yasmin

Samir

Wallace

Alicia Mauí

Davi

Gabriel Thayla

Florença

Felipe


Moda infantil verão. Nova coleção para todas as idades

Tudo para deixar seu filho sempre na moda!


Conheça nossa loja e confira todas as novidades! Rua Almeida Campos, 190 38183-222 • Araxá MG


14

Identidade


Identidade 15


Identidade 17


Artesanato é cultura! A Fundação Cultural Calmon Barreto,

mais genuínas de nossa terra, o tear

instituição responsável pela construção

traz uma mistura interessante de cores

da memória de Araxá que gerencia os

em um acabamento perfeito. São 25

museus locais e a escola de música, está

anos de experiência em nossa cidade, e

sempre acolhendo os araxaenses e turistas

muitos turistas vão até a oficina, na sede

através de ações de cunho cultural. Um

da Fundação, para aprender um pouco

dos trabalhos que a Fundação promove é

mais sobre o artesanato e levar uma peça

o artesanato em tecidos, cuja finalidade

para decorar seus ambientes. Hoje a

é a de preservar o hábito da produção de

oficina conta com 6 artesãs, que também

colchas, tapetes, jogos de mesa, toalhas

ministram cursos gratuitos a quem deseja

e outros, no tear. Uma das tradições

aprender sobre a técnica.

18

Identidade


Pensando na aplicação dessas peças na decoração do nosso lar, convidamos a designer de interiores, Elayne Pedrosa, para nos ajudar com dicas de onde podemos usar as peças de artesanato, que são lindas e de custo bem acessível.

Ela

“Na montagem dos ambientes as peças foram usadas conforme a finalidade planejada quando confeccionadas. Também em propostas inusitadas. Uma das colchas foi colocada como painel na cabeceira da cama fazendo composé com a outra da cama. O cachecol foi amarrado em uma das almofadas fazendo um laço. Um puff foi confeccionado com tecido de tear, é possível cobrir vários outros tipos de sofás ou poltronas, a largura do tecido é razoável. É uma tendência contemporânea mixar linhas retas e limpas com detalhes artesanais para dar charme, exclusividade e um toque de identidade ao ambiente” ressalta Elayne.

Elayne Pedrosa Designer de Interiores (34) 3662 5650 R. Pres. Olegário Maciel, 750

Identidade 19


Mergulho Sport comemora 21 Anos em grande estilo No dia 14 de setembro aconteceu a festa de comemoração dos 21 anos da Mergulho Sport Center, no Gran Hall em Araxá. A festa foi um grande sucesso de público e crítica, reunindo muito gente bonita e animada. O buffet ficou por conta do Urubas e a animação foi da Banda Gênese, que fez um show inesquecível de 4horas seguidas. São 21 anos de trabalho árduo na transformação da vida de seus clientes, fazendo parte importante na formação dos valores das crianças através da prática esportiva. Como não poderia deixar de ser, o que não faltou na comemoração foi energia. Ano que vem tem mais !!!


Confira cobertura completa da Festa de 21 anos da Mergulho: MergulhoSportCenter Mergulho www.mergulhosportcenter.com.br


Tradição e Qualidade A pizzaria Pizzaiolo teve seu início há

onde o mais novo tem 15 anos de casa.

48 anos, no mesmo local que é hoje,

Além disso, a empresa é uma das

na avenida Imbiara. Naquele tempo, a

poucas que trabalha com participação

pizzaria tinha o nome de Tio Haníbal.

de lucro mensal, refletindo assim a

Tradicional em nossa cidade e região,

grande preocupação social de seus

desde então a pizzaria passou por

administradores.

algumas mudanças, e está sob a administração da mesma família araxaense há 26 anos. Famosa pela qualidade de sabores que oferece, a pizzaria tem reinventado sempre seu cardápio,

Visando atender

COM UM AMBIENTE FAMILIAR, OS PRIMEIROS CLIENTES, QUE ANTES IAM COM SEUS RESPECTIVOS NAMORADOS, HOJE LEVAM SEUS NETOS AO RESTAURANTE, O QUE É MOTIVO DE MUITO ORGULHO PARA OS PROPRIETÁRIOS.

adicionando

os clientes de forma satisfatória, trabalha com entrega de refeições e pizzas aos sábados, domingos e feriados também na hora do almoço, além do horário normal durante a semana. O cardápio é variado: você encontra pizzas, pratos executivos,

outros pratos e outras combinações de

calzones, massas, carnes, peixes, cremes

recheios nas pizzas. Com um ambiente

e caldos e saladas.

familiar, os primeiros clientes, que

Várias são as histórias curiosas que

antes iam com seus respectivos

passaram por ali, afinal trata-se de um

namorados, hoje levam seus netos ao

lugar muito tradicional em nossa cidade.

restaurante, o que é motivo de muito orgulho para os proprietários. A receita da pizza é própria e faz sucesso! A tradição da casa estende-se também ao quadro de funcionários,

22

Identidade

(34) 3662 4288 Av. Imbiara, 1735


Identidade 23


24

Identidade


A Exclusive Boutique está levando ainda mais beleza à primavera araxaense com os lindos modelos das marcas recém chegadas Morena Rosa, Indigo e Coca Cola Clothing! Conheça os looks que fazem você se vestir bem a qualquer hora do dia ou da noite. Identidade 25


Beleza e ousadia na moda primavera ver達o. 26

Identidade


R. Olegário Maciel, 394 • Centro 34 3661

1994

Fotos • Oficina da Imagem Modelos • Gabriela Afonso, Ruth França, Jéssica Veríssimo e Franciely Teixeira Cenário • Residência Dr. Marcelo Saito Produção • Larissa Castellá, Lucíola Montovani e Tatiane Teodoro Identidade 27 Hair & Make-up • Guto Possan


Banda de Garagem O grupo foi formado em 1991 quando Germano Soraggi comprou seu primeiro baixo e convidou Nazir Feres Júnior (guitarra), Flávio Andrade (bateria) e Marcão (vocal) para os ensaios iniciais. “Germano me convidou inicialmente para montar um Creedence cover, topei na hora” - afirma Marcão.

Jorge Jesus

Dias depois aos primeiros encontros, os integrantes sentiram a necessidade de mais um guitarrista para encorpar o som e então Marcão indicou Claudinho que já tocava na noite araxaense. “Meu pai se deslumbrava com o Claudinho fazendo o solo de Sultans of swing (Dire Straits)” – afirma Germano. Inicialmente o repertório era composto por músicas do Creedence depois com o tempo, foi tomando outro rumo, e cada vez mais o set list era feito de clássicos do rock (Deep Purple, Titãs, Beatles, Stones). Quem exercia uma grande influência em relação à escolha das músicas era o Gerê Alves (tio de Germano), que com um conhecimento gigante de música, principalmente em rock’n roll, sempre dava algumas sugestões. “Gerê deu uma força enorme no começo” – afirma Cláudio. Naquela época uma grande dificuldade para as bandas era o local do ensaio, mas Pedro Augusto do Amaral e sua família emprestavam sua casa no bairro Dona Beija e toda

28

Identidade

aparelhagem de som. Os integrantes da banda são gratos até hoje. “Imagina; eles emprestavam sua casa e os seus equipamentos de som sem cobrar nada, os ensaios eram no sábado o dia inteiro” – conta Germano A primeira apresentação foi 16 de agosto de 91, na boate do clube Araxá com ingressos esgotados. Foram três anos de muito sucesso entre o público jovem da cidade, inúmeros shows e festas e clubes sempre cheios de gente empolgada e sintonizada com a banda. “A banda Metrópole tinha me convidado para tocar bateria, como tinha apenas um ano tocando e muito senso critico não aceitei, quando o Germano me convidou já tava mais preparado.” – afirma Flávio. Uma historia engraçada da banda foi quando eles foram tocar em São Gotardo e no meio do caminho Germano percebe que esqueceu o baixo, ligaram para o pai dele, e ele providenciou um modo de levar o baixo. “Meu pai pegou um taxi de Araxá a São Gotardo para levar o baixo para mim, o valor cobrado pelo taxista foi o dobro do meu cachê” - diz Germano. Como é muito comum acontecer, com a banda de Garagem não foi diferente: a relação entre os integrantes se desgastou, conflitos surgiram e os choques de personalidade falaram mais alto; o fim do grupo aconteceu em 1993 e cada um seguiu o seu caminho. “Foi uma das melhores fases da minha vida” – afirma Nazir.


Show para relembrar na Boate Anturius Após 20 anos da separação a BANDA DE GARAGEM se reuniu para uma única apresentação no dia 10 de agosto de 2012. O público que lotou a casa, formado basicamente por fãs daqueles idos de 91, 92 e 93, foi a loucura. O show começa com Sultans of Swing e a partir daí, seguem rocks de 60 a 90 e, a cada música, a boate explode em palmas, gritos e assovios intensos. O show, liderado pelo

Fotos: www.agitoaraxa.com.br Fotos: www.clicaraxa.com

vocalista Marcão, um grande performer e dono absoluto da galera, cria um clima de pura energia rocker. Difícil de explicar aqui, quem estava lá sabe como foi incrível. Ficou pra história do rock local, um grupo de músicos que começavam suas carreiras e no auge do entusiasmo de suas juventudes, contagiaram e marcaram a vida de uma geração.

Guitarra: Claudio Ricardo (Claudinho) Bateria: Flávio Andrade Baixo: Germano Soraggi Vocal: Marco Antonio Fontes Jr. (Marcão) Guitarra: Nazir Feres Jr.

Identidade 29


Revitalização do centro de Araxá

Fotos: Sérgio Gomes

Gustavo Bomfim

Prós e Contras Não existem soluções, principalmente se tratando de obras desta escala e com este impacto, que tenham total aprovação por parte dos usuários, neste caso nós, moradores. O que talvez tenha sido o motivo de tanta polêmica foi a maneira como a obra foi conduzida. O projeto poderia ter sido apresentado para população com mais detalhes e informações específicas a respeito da mudança no seu funcionamento, sobretudo para os comerciantes instalados nessas vias. Acho o projeto espetacular, uma referência no que diz respeito a projetos urbanos contemporâneos, e certamente será um ícone para nossa cidade. Porém questiono o planejamento. A interrupção parcial ao invés da total no decorrer da obra, poderia ter atenuado os transtornos de deslocamento. Unificar a empreiteira que ficou responsável pelas aberturas subterrâneas para passagem de galeria pluvial, fiação da rede elétrica e telefonia, poderia ter ajudado nos prazos e logicamente não repetir as escavações. Sei que questões como essas acabam esbarrando em entraves burocráticos, mas para um bom funcionamento e aceitação seriam imprescindíveis. Avenida Antônio Carlos O que mais me agrada na Avenida Antônio Carlos e nas junções com as vias vizinhas é que o pedestre agora é prioridade no trânsito e recebeu o devido privilégio com as passagens feitas no mesmo nível, inclusive facilitando o deslocamento de deficientes físicos. Nestes pontos, fica evidente para o motorista que o tráfego deve ser feito de maneira lenta, embora eu critique o ângulo muito agudo de entrada e saída em várias rampas. O granito sem polimento, escolhido como revestimento para os pisos foi uma boa opção, logicamente não é escorregadio e possui uma cor clara, amenizando a absorção de calor e mantendo uma vista agradável. Inquestionável optar-se por fiação subterrânea aliada ao aumento das áreas permeáveis, a espécie pau-mulato ou mulateiro. Logicamente não irão crescer e formar sombras em menos de 2, 3 anos, algumas inclusive vão morrer e terão que ser replantadas, normal. Mas o que poucos sabem nessa nossa cidade tipicamente interiorana e conservadora, é que o pau-mulato é reconhecido como uma árvoreexemplo em questões de segurança pública. Muito simples, como sua copa se forma mais 30

Identidade

alta do que outras espécies, ele não “esconde” os marginais de noite, além de ser muito bonita e dar continuidade às existentes da Av. Imbiara. É preciso o quanto antes definir onde os carros poderão estacionar. Nossa região central não comporta a quantidade atual de automóveis, ainda temos o agravante dos comerciantes que priorizam sua própria vaga ao invés de deixá-la para seu cliente. Calçadão Atualmente as calçadas da Rua Olegário Maciel não suportam o volume de pedestres, e o intenso fluxo de carros acaba dificultando estes de mudarem de lado. A solução de interrupção parcial de automóveis é uma boa alternativa, novamente privilegiando o pedestre. Nossa cidade e sua rotina mudaram ao longo dos anos, temos que absorver isso e mudar nossas posturas também. A primeira delas é sermos menos dependentes do automóvel, sobretudo no centro da cidade e evitar que o tráfego pesado afete seu funcionamento. Abandonar o carro completamente é utopia. Pelo que sei, o projeto ainda prevê bancos, floreiras e lixeiras. Inclusive acho que toda essa mudança tende a impulsionar um uso após o tradicional horário comercial, que traria vida também no período noturno com barzinhos para fazer um happy-hour, cafés, artistas de rua, músicos, artesãos, etc. Praça Coronel Adolpho Quanto à implantação do Teatro Municipal no lugar da antiga rodoviária, acho que nenhum cidadão em sã consciência discorda que foi um ganho imenso para o entorno e um grande passo de democratização cultural. A sensação que tinha, a medida que ele foi se erguendo, é semelhante a de quando estive no MON (Museu Oscar Niemeyer). Fiquei alguns minutos em silêncio, boquiaberto, com reações lentas, olhar fixo, deslumbrado e fascinado pela beleza da arquitetura. Espero que um dia Araxá valorize isso, pois poucas cidades têm esse privilégio! Opinião do colunista totalmente isenta de interesse político ou partidário.

Gustavo Bomfim Arquiteto e Urbanista gustavofbomfim@gmail.com


PROERD • 10 anos do programa O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. É uma inciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles/EUA, em 1983, e atualmente presente em mais de 58 países. O PROERD é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Ao final do Programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade,

Que resultados podem ser alcançados?

Sargento Cláudio e alunos da E. E. Delfim Moreira

oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência. Em Araxá no ano de 2012 serão alcançados aproximadamente 15000 (quinze mil) crianças que desde o ano de 2003 participaram do PROERD em todas as escolas do perímetro urbano, sejam elas particulares, estaduais e municipais, que possuem o 5º ano do ensino fundamental, sendo que neste ano foram alcançadas duas escolas da zona rural, a Escola Municipal José Bento, da comunidade de Itaipu e a Escola Municipal Antônio Augusto, na comunidade de Mourão Rachado. Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro por órgãos de renome comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem nãos às drogas e à violência.

Identidade 31


Amplie seu desempenho com uma aprendizagem ativa Desenvolvimento e desempenho são dois processos que devem caminhar juntos, mas como promovê-los em um mundo em constantes mudanças?

Geovania C. Moura

Vivemos em um cenário globalizado, com crescente competitividade entre empresas e pessoas que buscam diferentes estratégias para atrair e conquistar o cliente cada vez mais informado e exigente. Nesse sentido, ações específicas com finalidade de adaptar os profissionais a constantes transformações do mercado, são de fundamental importância e não existe fórmula mágica. O segredo é capacitar, capacitar, capacitar. Se faz necessário um conjunto de fatores, que parte de uma das premissas da educação: o sujeito “aprendiz” precisa querer aprender, ou saber aprender! Outros fatores são importantes, mas se o aprendiz não tiver atitude para ser o protagonista, tudo será em vão! Para o sucesso de um treinamento, a estrutura deve seguir basicamente quatro passos, além é claro, dos aspectos supracitados. São eles: o diagnóstico das carências existentes; a definição dos objetivos que se quer alcançar; o escopo de conteúdos e a metodologia aplicada, que deve sempre levar em consideração a forma como o adulto aprende. Isso nos leva a seguinte reflexão: as pessoas sabem ser agentes protagonistas do seu processo de desenvolvimento e aproveitar as ferramentas disponibilizadas? Será que ao final de uma palestra, seminário ou curso, as pessoas colocam em prática aquilo que vivenciaram? A verdade é que a maioria das pessoas tem uma tendência a continuar reproduzindo as velhas práticas. Para que isso não aconteça é necessário que o aprendiz tenha uma postura de aprendiz e para isso se fazem necessário algumas atitudes: 1. Antes do treinamento • Familiarize-se com o conteúdo que será abordado, investigue sobre os temas. • Busque informações 32

Identidade

sobre o palestrante/facilitador. • Verifique se a metodologia preconiza a prática, ou ação do aprendiz sobre o objeto de estudo. • Tenha uma ideia precisa do que você quer obter com esse curso. 2. Durante o treinamento • Fique desarmado para o novo, mas ao mesmo tempo não hesite em expor suas opiniões e de questionar, ou até discordar. • Faça anotações do que achar pertinente, não confie só na memória, principalmente se alguma ideia criativa surgir. • No fim de cada dia de treinamento, faça um resumo dos pontos- chaves e sublinhe as possíveis aplicações imediatas de conhecimentos. 3. Após o curso • Munido de suas anotações e pontoschaves monte uma aula para multiplicar seu aprendizado entre os seus colegas de trabalho, através de um grupo de estudo. • De acordo com os gaps existentes em sua empresa, construa, com a colaboração dos outros componentes da equipe, um plano de ação/ implantação utilizando o que foi aprendido, mesmo que seja algo modesto. O processo de desenvolvimento e de desempenho caminharão juntos, e tanto o aluno colaborador, quanto a empresa, terão bons e significativos resultados. Geovania Carla de Moura Pedagoga/Supervisora de Desenvolvimento de Pessoas Universidade Corporativa • UNIZEMA supervisao.unizema@zema.com


Identidade 33


Abandono

infantil

O abandono infantil no Brasil acontece desde a época da colônia portuguesa. Hoje em dia esse número cresce rapidamente, na mesma proporção de casos de gravidez na adolescência, problemas de drogas e violência sexual doméstica. A irresponsabilidade de pais imaturos e inconsequentes é também o principal fator para essa triste realidade. Afinal, por que abandonar um inocente? Muitos foram os casos que chocaram o Brasil e o Mundo. Bebês recém-nascidos abandonados em sacos plásticos, em beira de estradas, lixões e outros. Tem também o abandono de crianças maiores, que ficam a mercê da própria sorte, muitas vezes sem água e comida em casa, pois os pais provavelmente estão usando drogas, se prostituindo ou enveredando pelo caminho do crime. O problema geralmente está na desestruturação da família. Os números nacionais são alarmantes, e em nossa cidade não poderia ser diferente. E você, no conforto de seu lar, acha que não tem nada haver com isso? Pois a sociedade tem a obrigação de cuidar dessas crianças, denunciando, acompanhando e se envolvendo, investindo no futuro desses menores. Adotando também, por que não? Em Araxá ainda há

34

Identidade

Eles não têm culpa!

muito trabalho em prol das crianças a ser realizado. A cada dia aumenta o número de denúncias de maus tratos pelos pais, violência sexual doméstica e abandono domiciliar.

CASA LAR – INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO EM ARAXÁ A Revista Identidade fez uma visita à instituição Casa Lar, em Araxá, que abriga crianças de 0 a 12 anos. A casa existe há 15 anos e hoje abriga em torno de 22 crianças, sendo a mais nova com três anos de idade. “Tem crianças que chegam aqui e nunca souberam o que é ter comida em casa, cama e roupas. Todas chegam muito fragilizadas, com todos os direitos violados” – explica Gabriela Pinheiro, psicóloga da Casa. A Casa Lar recebe as crianças através de ações do Conselho Tutelar e intervenções de juízes. O conselho Tutelar vai até as famílias com problemas, geralmente através de denúncias, e tomam as medidas necessárias, avaliando a situação. Os casos mais comuns são de uso de drogas pelos responsáveis e uso das crianças no tráfico, espancamento e violência sexual. A Casa é comandada pelo PCA, Programa


Por mais que os pais sejam negligentes, existe um laço afetivo grande. Todas as crianças que chegam aqui são muito carentes. Elas sofrem muito com essa separação. O abrigo é no ultimo caso mesmo, sou contra a criança vir ao abrigo por qualquer motivo. Devemos tentar tudo com a família primeiro Maria Auxiliadora de Rezende Carvalho.

da Criança e do Adolescente, através da administração municipal.

A CHEGADA E A INTEGRAÇÃO DA CRIANÇA À INSTITUIÇÃO A instituição conta com cerca de 20 funcionários diretos sendo: Doze educadores: pais e mães sociais, que acolhem as crianças como filhos, educando e dando carinho e limites. Dois motoristas: contratados, eles levam as crianças às escolas e atividades de lazer que elas exercem fora da casa. Assistente Social: acompanha a chegada da criança e a família dela, para a tentativa de reintegração familiar. Psicóloga: acompanhamento psicológico da criança diariamente. Instrutora de ensino: acompanha o desenvolvimento educacional delas. Duas cozinheiras: seguem orientações de uma nutricionista Auxiliar de serviços: ajuda na limpeza da casa A criança, assim que chega à Casa Lar, é submetida ao acompanhamento psicológico e familiar, para uma possível reintegração. A assistente social faz a

integração com a criança à instituição e vai atrás da sua história e de seu núcleo familiar. É feita a avaliação com a família, tentando ajudar no que é possível, e feito isso, é realizado um estudo em rede, que determina se a criança será abrigada ou se voltará para o convívio familiar. Existe um prazo determinado para esse processo. As drogas estão presentes na maioria desses casos, e os profissionais da Casa buscam sempre encaminhar os pais para algum tipo de tratamento. O mais complicado é que a maioria não aceita esse tratamento, e continua na mesma posição de conforto, não se importando com seu filho. Se depois de muitas tentativas, a criança não conseguir ser reintegrada ao núcleo familiar, ela é disponibilizada para adoção, através de determinação judicial. A Casa que estipula a visita da família, de acordo com as peculiaridades de cada um e em conjunto com as técnicas do judiciário. Outro problema muito comum é o acomodamento de famílias, que acham melhor a criança estar no abrigo para poder continuar na erraticidade, sem assumirem a responsabilidade de criar um filho.

Identidade 35


ESTRUTURA A própria equipe técnica corre atrás de médicos, dentistas, escolas e atividades de lazer, como judô. E elas garantem que esses profissionais respondem bem às solicitações. Uma dificuldade relatada é a aceitação das escolas locais com relação a essas crianças. Como são crianças com históricos problemáticos, algumas escolas araxaenses as discriminam. E não pense que essa discriminação vem dos coleguinhas, pois ela vem dos próprios funcionários dessas instituições de ensino municipais e estaduais. Inclusive algumas crianças da instituição não gostam da escola por sofrerem algum tipo de ‘bullyng’ por lá. “Já teve casos de diretoras ligarem aqui e pedirem para alguém ir buscar tal criança, porque ela não estava mais ‘dando conta’ dela. Aqui dentro nós cuidamos, mas na escola não conseguimos acompanhar, na minha opinião é um tipo de preconceito, pois garanto que eles não chamam os pais de outras crianças que também fazem bagunça por exemplo. Falta boa vontade e amor ao próximo” – ressalta Maria Isabel Alves, coordenadora da Casa. Maria Isabel também ressalta que a imprensa araxaense infelizmente não tem contribuído para a divulgação das necessidades da casa, e que desde que proibiram fotos das crianças, nenhum órgão se interessou em dar um destaque para o trabalho que eles realizam. “A sociedade araxaense podia se envolver mais com o nosso trabalho, ajudar mais as crianças. Seja com um pedaço de bolo e um cachorro quente pra cada. O número de doações está muito deficiente.” Hoje a Casa Lar conta com seis famílias que colaboram com a instituição.

VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESSA REALIDADE Participe, doe e ajude o próximo! A Casa Lar fica na Rua Capitão José Porfírio, n° 187 (em frente a Hering). O telefone da casa é: 3691-7105. Participe você também com doações, amor e carinho. As crianças contam com a sua ajuda! 36

Identidade


Direitos fundamentais No último dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 22 (vinte e dois) anos. O diploma legal, recepcionando o disposto no art. 227 da Constituição da República, trouxe como grande avanço a doutrina da proteção integral e o princípio da prioridade absoluta: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Em que pese o brilhantismo da lei e sua vigência, o índice de violação de direitos de crianças e adolescentes ainda é grande em todo país. Em Araxá, a situação não é diferente. No município, são várias as crian��as e adolescentes institucionalizados em razão do alcoolismo e drogadição dos pais, abuso dos meios de correção e ofensa sexual no próprio lar. Quase a totalidade dos casos inclui famílias em situação de extrema vulnerabilidade social que não conseguem exercer a paternidade. É importante esclarecer que o Estatuto trouxe a municipalização do atendimento. Assim, compete ao Município assegurar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, bem como criar e manter instituições para acolhimento daqueles que, por decisão judicial, foram afastados das famílias. Em Araxá, as instituições que acolhem esses infantes – todas municipais - não cumprem com os requisitos mínimos exigidos por lei para a prestação do serviço. Faltam profissionais e espaço físico adequado. Embora imbuídos de boa vontade, os profissionais carecem de qualificação, obrigação do Poder Público Municipal. Essa precariedade é gravíssima na medida em que compromete todo o trabalho de resgate dos vínculos familiares ou o encaminhamento do infante para família substituta (guarda, adoção). A preocupação não é só com a população dos abrigos. Há dezenas e dezenas de crianças e adolescentes que vivem com as famílias, mas, sofrem com a violência e a omissão dos pais. Outros não têm família ou romperam o vínculo e foram “adotados” pela rua, tornandose vítimas do tráfico e da exploração sexual. Estes também sofrem com a ausência de uma rede municipal de proteção. Os equipamentos,

programas e serviços municipais trabalham de forma desarticulada e sem a necessária capacitação. A sistemática estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para plena efetivação dos direitos infantojuvenis importa na intervenção de diversos órgãos e autoridades, que embora possuam atribuições específicas a desempenhar, têm igual responsabilidade na apuração e integral solução dos problemas existentes. É o chamado Sistema de Garantia de Direitos (composto por Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (integrado por representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte, Lazer etc.), Conselho Tutelar, Juiz da Infância e da Juventude, Promotor da Infância e da Juventude, professores e diretores de escolas, responsáveis pelas entidades não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias etc.) sendo o papel de cada um de seus integrantes igualmente importante para que a “proteção integral” de todas as crianças e adolescentes, prometida pelo Estatuto, seja alcançada. O sistema de garantia de direitos araxaense ainda é deficiente. A atenção à criança e ao adolescente não está no foco das políticas públicas municipais, havendo grave ofensa ao princípio constitucional da prioridade absoluta. Não há articulação dos setores componentes do sistema de garantia no sentido de implementar uma rede de proteção à criança e ao adolescente e suas famílias. Falta capacitação dos atores. Se o futuro de nossa cidade depende da formação de crianças e adolescentes é preciso que o Administrador Público trabalhe com eficiência na materialização do previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Quanto à sociedade, nunca é demais lembrar que assegurar direitos de crianças e adolescentes é dever de todos. Afastada toda forma de preconceito, o cidadão deve buscar conhecer a realidade de meninos e meninas do seu Município e exercer o controle social, exigindo dos Poderes legalmente constituídos o cumprimento da lei.

Identidade 37

Dra. Mara Dourado

Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Araxá


Depressão Infantil

Ellen Alves

da depressão infantil, vista por algumas O Transtorno Depressivo Infantil é um pessoas como depressão, resultado de transtorno do humor, uma doença grave com tristeza; lembrando que este sentimento alterações na forma de agir, ser e pensar. isolado faz-se necessário e é inevitável na As manifestações da depressão infantil nas vida da criança. Pesquisas ressaltam que crianças e nos adultos apresentam-se de a ocorrência de depressão é praticamente maneiras bem distintas. Adultos apresentam igual nos dois sexos diferenciando na fase da facilidade para se expressar, facilitando um adolescência. diagnóstico mais preciso e eficaz. Crianças E importante citar que depressão tendem a somatizar alguns sintomas por infantil pode ser também avaliada por não saber expressá-los ou identifica-los, vários sintomas físicos como rejeição ou seja; crianças, não conseguem nomear ou diminuição de interesse nas sentimentos de: angústia atividades lúdicas como correr, tristeza, ansiedade, Ao primeiro sinal de pular e etc, e dores inespecíficas dificultando aos pais e depressão, os pais como cefaléia, vômitos, náuseas médicos o diagnóstico de devem compreender e tonteiras. Percebe-se também um processo depressivo e respeitar a criança, comprometimento ao que se refere instalado. Crianças não e encaminhá-la para aos contatos sociais e familiares compreendem que estes avaliação de um com tendências de isolamento e sintomas podem ser apatia. tratados e aliviados, e os profissional. O apoio Alguns sintomas, que podem transformam em sintomas da família é o primeiro evidenciar indícios de depressão físicos. A depressão passo dado para um infantil: baixa auto estima infantil acomete muitas tratamento de sucesso. gitação e ansiedade, dificuldade crianças, e é capaz de afastar da figura materna, de comprometer todo angústia, instabilidade emocional processo de maturidade e agressividade, apatia e Isolamento social; e desenvolvimento psicológico, social, afetivo dificuldade de concentração, insônia ou sono e familiar de uma criança. Este diagnóstico excessivo, dores freqüentes, inapetência, pode se manifestar devido a situações choro sem motivo aparente. traumáticas como separações dos pais, É bom lembrar que e estes sintomas perda de pessoas próximas ou também pode contribuem para um melhor diagnostico estar associado aos aspectos referentes médico, já que o Transtorno Depressivo à personalidade dos pais, componentes Infantil é bastante variável, não necessitando hereditários, genéticos, baixa auto estima e que complete todos estes itens para fazer auto confiança e etc. Observam-se indícios de tal diagnóstico. Faz-se necessário também depressão em condutas de aborrecimento ao avaliar a situação familiar, o nível de se relacionar e diante de atividades lúdicas, maturidade, sua auto-estima, agregando aos apatia, e em algumas situações, tristeza, conceitos relacionados à família, escola e isolamento, fatos indiferentes e aversivos a amigos. situações anteriores. Outro fator importante para ressaltar e os pais observarem é o sono, Ellen Alves é Psicóloga que apresenta mudança na sua qualidade. ellenfabiano1@hotmail.com Especialistas alertam os pais sobre sintomas

38

Identidade


Identidade 39


Clicks TENDÊNCIAS

John Romualdo

Os penteados nunca saem de moda, mesmo no verão eles vêm com tudo. Nesta época de muito calor os cabelos cacheados continuam em alta, podendo ser explorados para criar penteados presos, clássicos ou simplesmente deixá-los ao vento. E não podemos deixar de lado os cabelos mais lisos, com o charme de um penteado retrô e também os moderninhos. O importante é estar feliz e fazer um penteado que combina com você!

40

Identidade


3661 1080 johnromualdo@terra.com.br www.johnromualdo.com.br RUA 1ยบ DE MAIO Identidade 41


Os melhores momentos “Em um momento tão memorável como o casamento, os melhores registros de cada detalhe são essenciais. É por isso que o Studio S possui uma equipe preparada e apta a captar cada um destes momentos, criando assim lances únicos e marcantes.”

42

Identidade


Identidade 43


solution

Perder o passeio, nem pensar. Já pensou em alugar um carro? Na Localiza dá. Diárias a partir de

+ R$ 0,46 por km rodado

Pagamento à vista ou em até sem juros no cartão.**

Em Araxá: Aeroporto e Rua Francelino Cardoso, 25 Tel.: (34) 3661-2611 *Não estão inclusas taxas (5% dependendo da agência de retirada e/ou de devolução do carro), coberturas de risco e extras. Consulte as condições 44ou 10%, Identidade no www.localiza.com. **Cartões de crédito American Express, Visa, Mastercard, Diners Club International e Elo emitidos no Brasil, exceto cartões Corporate.

Consulte opção com GPS.

Reservas 24h: 0800 979 2000 www.localiza.com


UM ROSTO BONITO Maquiagem definitiva (Micropigmentação) O procedimento não é somente uma forma de praticidade para o dia a dia. Quando bem executada levanta o semblante, melhora a auto estima, torna a aparência mais jovem e o olhar mais sensual. A técnica realça o que já é bonito em você e disfarça os traços que não lhe favorecem.

antes

Sueli J. Martins Menezes Fisioterapeuta e Esteticista

depois

A micropigmentação das sobrancelhas corrige falhas, cicatrizes, minimiza a ausência de pelos. Ainda pode corrigir trabalhos anteriores que não ficaram satisfatórios ou que já estão desbotados. São as técnicas: Esfumaçada, fio a fio, e tridimensional.

antes

depois

Nos olhos o procedimento é feito rente aos cílios com traços precisos, finos ou levemente mais largo de acordo com o formato dos olhos e gosto pessoal de cada cliente, proporcionando um lindo efeito delineador.

Desconto especial no mês de outubro e novembro para maquiagem definitiva AVALIAÇÃO GRÁTIS AGENDE SEU HORÁRIO 3662.7733

Realce sua beleza com harmonia, equilíbrio e segurança! antes

depois

Nos lábios define a linha natural, corrige diferença entre os lábios inferior e superior e ainda aumenta os lábios se desejar, deixando-os mais atraentes e sedutores.

Roberto Rocha

Dermatologia I Estética I Laser

Identidade 45


46

Identidade


O LUXO AO SEU ALCANCE A loja Closet Premium atua em Araxá desde dezembro de 2011, trazendo muito luxo e exclusividade à nossa cidade. Inicialmente, a loja trabalhava somente com moda masculina, fato este que está mudando, para a alegria da mulherada araxaense, a Closet passou a comercializar peças femininas. O proprietário Rodrigo Barbosa conversou um pouco com a Revista Identidade e conta que vem muita novidade por aí. Inclusive, em breve ele deve abrir uma filial Closet Premium em Uberlândia, no Shopping Fashion Boulevard. Por que a loja leva o nome Premium? Em Araxá havia uma demanda, uma brecha nesse mercado premium, que abrange roupas de qualidade e exclusivas, e marcas de renome no Mundo inteiro. Muitos dos produtos que trabalhamos, exemplo marcas como a Diesel que é italiana, raramente eram encontrados no interior do país. A Closet Premium Araxá tem o orgulho de ser uma das selecionadas para trabalhar com a Diesel, eles nos escolheram, tal qual a marca La Martina (argentina), que veste a família real britânica, e as outras que representamos hoje. A modalidade premium tem uma qualidade resolvida, tem marcas que as peças são feitas à mão.

Além de roupas, com quais outros produtos vocês trabalham? Temos óculos de marcas conceituadas, acessórios femininos e masculinos de prata da Santara, por exemplo, relógios, carteiras, sapatos e recentemente estamos comercializando também malas para viagem, da Victorinox que tem garantia vitalícia. Vale a pena conferir. Quais as marcas que vocês trabalham? Entre masculinas e femininas temos marcas de vanguarda, que realmente já tem nome há muitos anos, e outras que estão começando agora mas vêm com uma proposta diferente, são elas: Penguin, Marc Jacobs, Camila Salles, Diesel, Victorinox, Scotch & Soda, Ralph Lauren, Two Denim, La Martina, Jorgito Donadelli, Santara, Carrera, Armani e Pop Up Store.

Porque decidiram trabalhar com moda feminina? A pedido dos clientes. Acontecia que esposas vinham comprar para os maridos e ficavam maravilhadas com a qualidade das peças que recebíamos. Decidimos então suprir a necessidade desse mercado local, já que as marcas que trabalhamos hoje em Araxá e região são trabalhadas somente por nós. Outro ponto forte é a exclusividade das peças, algo que nos motiva. Como é feita a compra das roupas? Muitos acham que vamos até os EUA para fazer a aquisição das coleções. Porém não é assim, não trabalhamos com ‘outlet’ (fora de coleção), somos representantes oficiais das marcas que trabalhamos. A mesma coleção que está na Inglaterra e Alemanha, por exemplo, é a mesma que temos aqui, salvo a diferença de estações de um país para o outro. Nós vamos até São Paulo, fazemos o pedido no show room, e cada pedido é enviado ao país de origem. Para se ter ideia, nossas peças são vistas compondo looks de atores famosos de Hollywood como Brad Pitt e Johnny Depp.

Graciela e Rodrigo Barbosa

Praça Dom Bosco, 17 • Centro 3662 3042 Identidade 47


o n i n i m e Closet f

inina A moda fem chega na loja mais luxuosa de Araxรก.


dra M. Nunes Fotos:Alexan hães riella Magal Modelo: Gab ium em Pr et Cenário: Clos an ss Po o ut G Maquiagem: á rr na An s: Acessório sa bo ar B a el raci Produção: G oe tiane Teodor Ta e, qu ri Pedro Hen es hã al ag M Ítala


Tri Ciclo Espetáculos Universo de dança, música, teatro e circo com atrações gratuitas em vários pontos da cidade

Show, arte e aprendizado nos espetáculos e oficinas realizadas nesta segunda edição do projeto. Fomentar a cultura e formar público para futuras apresentações são objetivos do TRI CICLO ESPETÁCULOS. Realizado em ruas e praças, com apresentações gratuitas, a segunda edição promete. As atrações são todas gratuitas e com classificação livre. Na abertura dessa segunda edição, dança. O flamenco da Cia Baile de Fátima Carretero lotou o teatro municipal de Araxá no dia 21 de setembro, com um show de tirar o fôlego. Treze bailarinos demonstraram com o corpo, e principalmente com os pés, que a arte vem de dentro pra fora. “Eu sonho em ser dançarina, ver uma dança que mostra além do ritmo, e o sapateado, figurino incrível. Fiquei o tempo todo vidrada”, disse Amanda Cleide Martins.


Na primeira edição, em 2011, 12.000 pessoas assistiram aos espetáculos em Araxá e Uberaba. Tendo como proponente e realizadora a artista plástica Cynthia Verçosa, o projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo, e patrocinado pela empresa CBMM e Valmont de Uberaba. Desde quando foi criado, o objetivo é difundir a cultura. “O Tri Ciclo pra mim é um projeto de espetáculos de rua, criado pra toda comunidade, de forma gratuita, levando a arte em todos os seguimentos”, ressalta Cynthia. Preparadas por profissionais experientes, as atrações agradam variado público. Para a professora aposentada Ivania Braga Souza a oportunidade é de ensinamento também “Eu assisti um espetáculo, achei fantástico. Um momento único, eu me encantei. Sempre que tenho oportunidade de assistir a algum espetáculo eu assisto”, disse. E as crianças são as que mais se encantam, a apresentação do Palhaço Viralata foi uma das atrações, com Rodrigo Robleño. “Eu achei legal, engraçado e divertido. Ele trouxe muita alegria, com o palhaço eu me diverti muito e com o malabaris ele trouxe um pouco do circo pra gente”, conta Thalita Maria, de dez anos, que assistiu ao espetáculo no bairro Santo Antônio.

Fotos: Carla Mesquita

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS MESES: 16 OFICINAS DIVERSAS COM GRUPO RASGACÊRO OUTUBRO

17 APRESENTAÇÃO DO GRUPO RASGACÊRO

ESPETÁCULO RASGACÊRO • EM OUTUBRO

PALHAÇO FURRECA

PALHAÇO FURRECA

ESPETÁCULO RASGACÊRO • EM OUTUBRO

26 GRUPO FURRECA 03 SHOW COM MARCEL POWER NOVEMBRO

09 ROBERTO DE FREITAS (contação de histórias) 16 E 17 GRUPO FORA DE SÉRIE

DEZEMBRO

14 GRUPO DE DANÇA NO TEATRO MUNICIPAL DE ARAXÁ 16 GRUPO SARANDEIROS

Para mais informações acesse ainda www.tricicloespetaculos.com.br ESPETÁCULO RASGACÊRO • EM OUTUBRO


Por mais que o sexo contribua para aumentar a expectativa de vida, a maior parte das pessoas ainda não associou sua prática à manutenção da saúde. Hoje já é consenso, no entanto, que sexo e qualidade de vida andam juntos, tanto que a divisão de saúde mental da Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a considerar o exercício da sexualidade como um parâmetro para medir a qualidade de vida. São comprovados os diversos efeitos benéficos que o exercício mais prazeroso do Mundo (!) nos proporciona. Entre eles listamos alguns: MELHORA DA ATIVIDADE CARDÍACA Os hormônios liberados durante o ato sexual ajudem a proteger o coração. AUMENTO DA RESISTÊNCIA À DOR Durante o clímax feminino são ativados os centros analgésicos do cérebro médio capazes de atenuar dores de cabeça e na coluna ou as provocadas por artrite. FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO A atividade sexual regular contribui para a produção de certos anticorpos e imunoglobinas que ajudam a combater as infecções. EFEITO ANTIDEPRESSIVO Pessoas satisfeitas com a vida sexual são menos vulneráveis a sofrer depressão. PERDA DE PESO O ato sexual é um exercício anaeróbio que consome 200 calorias, a mesma quantidade que se queima em meia hora de academia. Além dos benefícios listados, o sexo contribui para o bom humor, a disposição, combate o estresse e muito mais. É tudo muito bom, mas deve ser praticado com segurança. Use camisinha, ela previne uma gravidez indesejada e as (terríveis) doenças sexualmente transmissíveis. Fique ligado!

52

Identidade

OS MAIORES MEDOS

O que preocupa os brasileiros quando o assunto é sexo.*

HOMENS

MULHERES

56%: Não satisfazer o(a) parceiro(a)

45%: Não satisfazer o(a) parceiro(a)

44%: Contaminar-se com DST

44%: Contaminar-se com DST

41%: Gravidez

42%: Gravidez

37%: Ejaculação precoce

32%: Não ter orgasmo

31%: Perda de ereção

20%: Não ter excitação pelo(a) parceiro(a)

25%: Não conseguir repetir a relação

19%: Ejaculação precoce

16%: Não ter excitação pelo(a) parceiro(a)

14%: Não saber fazer algo

15%: Não ter orgasmo

11%: Não ser aceito pelo(a) parceiro(a)

11%: Não ser aceito pelo(a) parceiro(a)

7%: Não conseguir repetir a relação

8%: Não saber fazer algo

4%: Perda de ereção

2%: Outros

2%: Outros

*Respostas com alternativas múltiplas Fonte: Projeto Sexualidade/Universidade de São Paulo (USP)


GDAE

Inteligência para decisões do município Foi criado em junho de 2011, um grupo que reúne empresários e lideranças da sociedade, para discutir e contribuir com as decisões do município, projetos e ações de melhorias. Através do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado o GDAE, Grupo de Desenvolvimento de Ações Estratégicas. O Sebrae tem um projeto denominado “Araxá – Cidade do Bem Estar” e o surgimento do grupo GDAE foi uma consequência desse projeto que tem a intenção de criar um cenário propício ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas e comércio de Araxá. Para isso foram realizadas diversas pesquisas para o levantamento de relatórios que apontariam quais as melhores decisões a serem tomadas para otimizar esse setor. Foi constatado então, através de laudos técnicos, que Araxá deveria investir em melhorias urbanas para que o comércio fosse alavancado, através principalmente do turismo. A partir dessa identificação, Otávio Gomes de Menezes Neto, consultor técnico da micro região de Araxá no Sebrae, teve a iniciativa de convidar líderes de entidades de importância, e empresários, para integrar o GDAE e participar ativamente com ideias, planos, sugestões e críticas ao governo municipal.

Pensar em Araxá estrategicamente para que ações de governança do município não sejam vítimas e reféns de uma gestão. Em uma gestão pública, as ações são desenvolvidas em 4 a 8 anos, e o objetivo do grupo é que, independente de gestão municipal, Araxá tenha um plano de desenvolvimento contínuo, com foco independente de partido político. Ressalta Otávio Gomes de Menezes Neto, consultor técnico da micro região de Araxá no Sebrae e integrante do GDAE.

O GDAE seria então um setor de inteligência de Araxá, visando antecipar problemas, e que propõe ações efetivas de melhoramento da cidade baseados em laudos técnicos. A estratégia de crescimento do município não pode ser perdida, e o grupo atingiu uma maturidade suficiente para abranger decisões relacionadas ao município inteiro. O grupo analisa e entrega uma solução técnica pro Eleito municipal executar, a base do desenvolvimento araxaense, e cabe ao pleito municipal lapidar e articular para que aconteça tais ações de desenvolvimento. E realmente não tem como o gestor recusar um auxílio de tantas entidades, embasadas tecnicamente. Dentre os projetos em desenvolvimento no grupo, a possível parceria com a cidade de Vichy, na França, é o principal. Outro projeto em que estão trabalhando é com o planejamento urbano da cidade, laudos técnicos já estão sendo produzidos para apontar quais as outras áreas de nossa cidade precisarão de revitalização. O grupo também vem trabalhando para que aconteça a coleta seletiva rural e a coleta de resíduos da construção civil, através do Sebrae.

54

Identidade


Líderes que integram o GDAE

Alberto Adhemar do Valle Jr. Pres. da Capal e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais

Alda Sandra Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico

Alexandre Matizonkas 1º Tesoureiro Acia

Antônio Ferreira Barbosa 1° Secretário Sindicato do Comércio Varejista de Araxá

Carlos Alberto Delfino Pereira Superintendente IPDSA

Djalma Pereira Guimarães Diretor Comercial Capal e Diretor Arap

Emilio Ludovico Neumann Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá

Fausto de Ávila Produtor Rural

Francisco Amando A.de Melo Inspetor-chefe do Crea e presidente do Compur

Jeová Moreira da Costa Prefeito Municipal

Márcio Farid Presidente da Acia

Pedro da Mata Vice Presidente CDL

Parceria Vichy Vichy é uma cidade francesa com estância termal e cerca de 60mil habitantes. Bem parecido com Araxá, o município frânces soube explorar as riquezas desse espaço de forma consciente, e hoje a cidade é sinônimo de beleza, pois conta com uma linha de cosméticos famosa no mundo inteiro. O grupo GDAE está articulando para que os administradores de Vichy invistam em Araxá como uma cidade parceira, promovendo assim o desenvolvimento turístico de nossa cidade. Técnicos de Vichy já estiveram em visita a Araxá em fevereiro desse ano e demonstraram interesse em nossa cidade. Essa parceria está em primeiro processo de conhecimento, solidificação e viabilização técnica, e seria muito importante acontecer para divulgar Araxá em âmbito nacional e internacional. Além disso, nossa cidade ganharia em termos de desenvolvimento,

pois empresários de Vichy apontam que quatro aspectos são necessários para que ocorra de fato esse desenvolvimento turístico: capacidade hoteleira, qualidade das águas, transporte e lazer.

Durante os dias em que estivemos aqui ficamos impressionados pelo potencial que o complexo do Barreiro oferece. Araxá tem uma história de mais de 50 anos no termalismo, mas foi esquecendo o seu potencial e pioneirismo. É preciso resgatar essa grande potência que poderá ser a solução para o fomento do turismo na cidade. Destacou Jérôme Phelipeau o presidente-geral da empresa Vichy. Existem diferentes formas de alavancar o turismo termal, trabalhando com uma base sólida que envolva saúde, beleza, esporte e nutrição.

Identidade 55


Parapente

Modalidade radical de voo livre O Parapente (Paraglider em inglês) surgiu na França, inventado por alpinistas que após escalarem as montanhas, depois de horas e horas até chegar ao cume, tinham que respeitar aquela velha frase lógica “tudo que sobe tem que descer”. Até que alguns tiveram a ideia de trabalhar aerodinamicamente sobre paraquedas, dando-lhes uma taxa de planeio permitindo que estes alpinistas decolassem do alto de suas montanhas, se afastassem e planassem até o chão, encurtando assim o tempo de descida. Talvez a ideia de um paraquedas que planasse também haja “pairado” ao redor do mundo e foi captada, executada e desenvolvida por diversas pessoas em várias regiões. Com o passar dos anos, o crescimento tecnológico fez com que estes equipamentos ganhassem melhores formas. O parapente é uma das modalidades de voo livre, que tem também asa delta. No parapente o praticante realmente VOA, ou seja, ele decola de um ponto alto, voa e depois pousa. Os voos dependem, principalmente, das condições meteorológicas da região onde está voando e esta condição dirá por quanto tempo, quão alto e longe o piloto irá voar, objetivo principal do voo livre. É considerado um esporte radical, pois há riscos de acidentes mais graves, porém nada que impeça a sua prática. A segurança do esporte está principalmente depositada nas atitudes do praticante que utiliza as forças da natureza em seu benefício.

56

Identidade

Desafios dos praticantes do esporte: A Decolagem: Se o vento estiver com velocidade muito superior a sua capacidade de voo horizontal, o voo fica prejudicado e mais arriscado. O voo: No parapente voa-se sentado, às vezes deitado com a parte da frente do corpo virada para cima, porém apenas pilotos de competição se utilizam desta técnica. Performance: São duas as modalidades no parapente – A Cross Country que tem como objetivo voar a maior distância no menor espaço de tempo possível. E a Acrobacia, onde o piloto executa manobras no ar. No parapente o atleta pode chegar a uma velocidade de até 60 km/h. Pouso: O parapente por ter uma estrutura flexível de tecido e velocidade menor, consegue se aproximar e pousar em pequenos espaços. Os Riscos: No Parapente, uma decolagem mal feita, um voo sem técnica, pode lhe dar algumas dores de cabeça que tem que ser resolvidas num curto espaço de tempo, evitando assim um acidente.


17º Open Araxá

2ª Etapa Brasileiro de Parapente Nossa cidade tem um dos poucos lugares no Brasil para a prática do esporte, no Horizonte Perdido, onde aconteceu a última etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente. Foram sete dias de pura magia no céu, que estava literalmente enfeitado. A organização do evento também mandou muito bem, oferecendo uma ótima estrutura CATEGORIA OPEN

aos visitantes, e música ao vivo todos os dias, prestigiando nossos artistas locais. Confira como ficou o ranking do Brasileiro 2012, definido em Araxá. Essa classificação compõe a equipe que vai representar o Brasil no campeonato Mundial 2013:

CATEGORIA SERIAL

CATEGORIA SPORT

CATEGORIA FEMININO

1º Frank Brown

6º Maurinho Arruda

1º Rogerio Felix

1º Carlos Werneck

1º Domenica Tcacenco

2º Alfio Jr

7º Richard Pethigal

2º Carlos Werneck

2º Bruno Neumann

2º Ana Glécia Chaves

3º Luciano Horn

8º Luciano Tcacenco

3º Pablo Rodarte

3º Alessandro Heringer

3º Leila Salvador

4º Donizete Lemos

9º Erico Oliveira

5º Gustavo de O. Ferreira

10º Ronnie Koerich

Identidade 57


Photoshop

O editor de imagens que virou verbo A ferramenta que virou febre no Mundo inteiro tem aproximadamente 22 anos de existência. Foi criada a partir de uma necessidade simples: visualizar escalas de cinza num Apple Macintosh Plus. Thomas Knoll, o necessitado, estava escrevendo sua tese de doutorado sobre processamento de imagens digitais quando se deparou com este problema. Ao invés de esperar por uma solução, resolveu criar a solução.

ANTES

58

DEPOIS

DEPOIS

ANTES Identidade

O êxito foi tão grande que chamou a atenção de seu irmão, John Knoll. John, funcionário da Industrial Light and Magic, empresa reconhecida por criar efeitos especiais para filmes, e fundada por ninguém menos que George Lucas, ficou encantando e logo o convenceu a desenvolver um aplicativo para editar imagens que pudesse ser comercializado.

Em Setembro de 1988, a equipe da Adobe testou o aplicativo e resolveu comprar a licença de distribuição. Após 10 meses em desenvolvimento, a primeira versão do Photoshop foi lançada em Fevereiro de 1990. Desta forma, começou uma grande revolução nos tratamentos de imagens digitais. Hoje em dia, quem trabalha com essa ferramenta tem seu espaço garantido no mercado de trabalho. E o programa foi popularizado a ponto de muitos, em casa mesmo, conseguirem dar uma “ajeitadinha” nas suas fotos pessoais. As mais diversas áreas de atuação usam a ferramenta, como o exemplo da medicina, que precisa do tratamento de imagens para pesquisas, ou até mesmo a história, com a necessidade de restauração de imagens antigas. Os efeitos que podem ser aplicados são vários: filtros, retirar imperfeições, clareamentos nos dentes e olhos, brilho e contraste e restauração de imagens, entre outros.


PHOTOSHOP DEPOIS

ANTES

Lucélia Ferreira Studio S

Atenção aos excessos! As mil e uma opções da ferramenta às vezes pode empolgar o editor, que acaba cometendo algumas gafes. Mulheres sem umbigo, pernas e braços distorcidos, paisagem com erros visuais são alguns dos erros que lideram essa lista.

Exemplo de montagem

1º PASSO: remover fundo.

Utilizamos os recursos do Photoshop na diagramação de álbuns, mudança de tons das imagens e correções. Ferramentas essas que se inseridas de forma correta proporcionam resultados incríveis. Isso nos permite soltar a imaginação criando álbuns únicos e tornando nossas fotografias ainda mais marcantes. Inovando sempre a cada dia para surpreender nossos clientes.

Wagner Pires

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

DaVinci Propaganda

Posso dizer que o Photoshop é meu braço direito no dia a dia! Já são 5 anos trabalhando profissionalmente com o software, e não deixo de ressaltar e dar crédito à importância de ter iniciado meus trabalhos na prática do desenho artístico, onde aprendi muito sobre projeção de luz e sombra, perspectiva, proporção, etc. O editor vai encontrar disponível na internet vários tutoriais ensinando como executar determinado efeito; vai encontrar plug-ins, além de diversas dicas e truques . Contudo, o ideal seria o estudo diário, a curiosidade diante de cada ferramenta. A gama de opções é enorme e existem inúmeros caminhos alternativos pra chegar a determinado resultado. Em poucas palavras, a intimidade com o software é que vai fazer toda a diferença.

2º PASSO: aplicar cabelo.

Leonardo Chaves Oficina da Imagem

3º PASSO: aplicar fundo e beija-flor

Photoshop facilitou a vida dos fotógrafos no dia-dia, pois as ferramentas do aplicativo mantiveram os mesmos nomes dos termos usados na fotografia, como ISO, balanceamento de branco, entre outros. Com este programa nossos editores conseguem organizar, manipular e diagramar as imagens de maneira clínica e direta, tendo um resultado preciso na fotografia digital. Proporcionando assim, a satisfação dos nossos clientes e amantes de um trabalho perfeito.

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS

DEPOIS

ANTES IMAGEM FINAL

Daniela Moura Atrês Comunicação

O Photoshop é uma das ferramentas indispensáveis no trabalho de uma agência de publicidade, pois nos permite editar imagens, criar ambientes e efeitos que valorizam as peças publicitárias tornando-as mais atrativas aos olhos do consumidor. O profissional capacitado que trabalha com Photoshop consegue transformar simples imagens em verdadeiras obras de arte.

Identidade 59


RÁDIO VOLT

Proposta diferente para ouvintes inteligentes! A geração nascida na era da internet praticamente já havia abolido de seus apetrechos hi-tech a rádio FM. Com as novas mídias, como o mp3 player, mp4, celular, Ipod, Ipad, etc, parecia inevitável o fim deste aparelho que seduziu os brasileiros por 90 anos. A aculturação imposta pelas gravadoras e mídias rádio televisavas, ensina que bastava 2 acordes para se fabricar um artista. “Fica muito mais fácil enfiar ‘guela’ abaixo” a compreensão exata do conhecimento musical do indivíduo. Assim sendo, sem este conhecimento, qualquer “coisa” serve de produto pra vender. A rádio VOLT surge com uma proposta na contra mão das rádios comerciais. Pop, Mpb e Rock de boa qualidade é o seguimento definido pela a emissora. Uma proposta de renovação, baseada numa frase de uma canção de Rita Lee, nos anos 70: “ai ai, meu Deus o que foi que aconteceu..com a música popular Brasileira”.

Vimos que tudo começou a mudar, a audiência explodiu! A geração antenada “nos descobriu”, vestiu a camisa contribuindo e compartilhando seus arquivos musicais, ideias e tudo mais. Hoje, já há 3 anos no ar, a VOLT - 87,9 FM, idealizada por Guingo, é uma emissora homologada pelo Ministério das Comunicações e a única emissora de Araxá a transmitir som e imagem ao vivo pela internet, conquistando ouvintes por todo o planeta. Outros projetos inovadores serão apresentados em breve aos ouvintes da VOLT – FM. Dentro de uma proposta moderna e inovadora a rádio pode ser ouvida pelos aplicativos que estão no site. Entre e confira:

radiovolt.com.br/downloads.html

A Rádio Volt está cada vez mais preocupada com a qualidade da informação de música. Faça parte você também desse movimento!

@radiovoltfm radiovoltfm@gmail.com www.radiovolt.com.br

Identidade 61


Dicas que valem ouro

Três profissionais dão dicas de livros para você. O grande responsável por muitos dos avanços do rádio e Tv de 1960 pra cá e principalmente uma das 5 pessoas responsáveis por tornar a Rede Globo no que ela é. Em sua autobiografia nos deliciamos com centenas de páginas com histórias curiosas e relatos surpreendentes. Leitura obrigatória pra quem é da área e pra quem gosta de TV. Gabriel Scarpellini

Sócio-Diretor na GAS Marketing Belo Horizonte

Dentre os vários livros que já li, existe um que ficou para sempre. Engraçado que li quando eu ainda era uma adolescente e que até hoje me encanta e me faz pensar e, muita vezes, tentar ser um pouco melhor. Estou falando do “Pequeno príncipe” de Saint Exupery. A leitura nos faz viajar sem rumo, nos engrandece a mente e o espírito e que só é conhecida por quem a experimenta.

Indico o Livro ‘O Mundo é Plano’ do Autor Thomas L. Friedman, jornalista americano, que faz uma abordagem interessante sobre o conhecimento que passou a ser universal. Mesmo em lugares longínquos, cada um de nós podemos fazer a diferença. As grandes empresas estão em busca de pessoas que tenham uma atitude contrária a inércia. Indico, porque fez muita diferença em minha vida.

Ivana Guimarães Lodi

Dr. Ricardo Mendes Lafetá

Professora Universitária

Médico Cardiologista,Sócio Proprietário da Cardioclínica Araxá

Na telona do Cine Teatro Brasil Busca Implacável 2

Após salvar sua filha Kim (Maggie Grace) dos sequestradores, o agente aposentado da CIA Bryan Mills (Liam Neeson) resolveu tirar férias ao lado da esposa Lenore (Famke Janssen) em Istambul, na Turquia. O que ele não esperava era que o pai de um dos sequestradores resolvesse se vingar pelo que aconteceu com o filho, sequestrando Bryan e Lenore durante a viagem. Agora ele precisa contar com a ajuda de Kim para que possa escapar.

62

Identidade

Próximos lançamentos

OPERAÇÃO SKYFALL Assista os traillers no facebook da Revista Identidade e acompanhe a programação completa do Cine Teatro Brasil.

www.cineteatrobrasil.blogspot.com.br

3664 1414


Identidade 63


Poucas e boas ACIA FestNatal 2012

A 4ª edição do Festival de Cultura e Artes de Araxá, o ACIA FESTNATAL 2012 está em pleno vapor com a preparação de um mês de atrações em nossa cidade. O evento é um dos mais aguardados do ano, pois garante a oportunidade para diversos artistas locais de mostrarem seus talentos. O evento é uma realização da Fundação Acia, liderada pela competente empresária Valda.

CONDOR é Top of Mind 2012

A Condor Sonorização e Eventos do empresário Sérgio Abreu, foi reconhecida no Top of Mind 2012. Sérgio Abreu também é produtor do evento anual Acia Fest Natal que promete grandes novidades. A Condor é uma empresa séria que há tempos promove cultura e entretenimento nos melhores eventos por todo Brasil.

64

Identidade

Vinicius Gz lança CD em BH

A Revista Identidade foi presenteada com o CD do talentoso araxaense Vinicius Gz. Ele fez o lançamento de sua obra em Belo Horizonte, onde reside hoje em dia. Vinicius é filho do também talentoso Tarcisio Cardoso. Um CD será sorteado na página do facebook da Revista, fique ligado!

ZEMA entre as melhores

A Zema está novamente entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, através do Instituto Great Place to work, em parceria com a Revista Época. O selo das Melhores Empresas para Trabalhar é um atrativo para que profissionais qualificados sintam-se satisfeitos em trabalhar na empresa, acentuando a capacidade de inovação e a produtividade. Parabéns!

Culinária japonesa

Mário Cruz

No dia 29 de setembro teve fim o primeiro Curso de Culinária Japonesa, ministrado pelo instrutor Leonardo Matias de Oliveira, de Belo Horizonte. Participaram do curso cerca de 20 pessoas de Araxá e região. O curso foi promovido pelo SENAC Araxá.

O parceiro da Revista Identidade e proprietário da Formatto Decorações, Mário Cruz, viajou recentemente pela Europa. Em seu tour Mário passou por Portugal, Espanha, Itália e França. Em seus passeios, Mário aproveitou para atualizar seus conhecimentos em decoração e paisagismo.


Identidade 65


66

Identidade


Superando expectativas, construindo alternativas. No dia 28 de setembro o escritório de contabilidade Facic inaugurou seu espaço em novo endereço e atende agora na: Rua Olegário Maciel 720 (em frente ao Colégio Atena). Na inauguração estiveram presentes cerca de 50 pessoas, clientes e amigos que prestigiaram esse novo começo do escritório. A proprietária Cacilda Aparecida Dias Damico estava muito feliz e ressaltou a tradição do estabelecimento em nossa cidade. São quase 23 anos de histórias e bons serviços prestados. O buffet da inauguração ficou por conta do Zé Gaspar, que montou uma mesa super decorada e linda. Como lembrança, os convidados levaram para casa um cupcake e um pão de mel personalizado. O escritório está muito bem decorado com quadros e adornos que casaram muito bem com o ambiente, vale a pena fazer uma visita e tomar um cafezinho com a equipe.

A proprietária Cacilda e equipe Facic

Cacilda e sua família

Pastor Emerson e sua esposa Daniela

Fotos: Oficina da Imagem

Identidade 67


68

Identidade


Poltrona Roberto Sandro

Um homem de sorte

Ato de Coragem

Contrabando

Flores do Oriente

Conta a história do sargento da Marinha norte-americana Logan, que retorna após servir no Iraque pela terceira vez, trazendo uma fotografia que ele encontrou de uma mulher desconhecida. Após descobrir que seu nome é Beth, ele vai até sua casa e acaba aceitando um emprego no canil. Eles iniciam um romance, fazendo com que Logan espere que Beth possa ser muito mais do que seu amuleto da sorte.

Basta ler o título, ver o cartaz e uma ou duas imagens do filme para saber que esta produção não pretende ser imparcial ao tratar dos militares da marinha americana. Ato de Coragem é abertamente patriótico, belicista, republicano, conservador. Criticar sua postura ideológica implicaria entrar em uma discussão puramente pessoal, e deixar de refletir sobre o filme em si.

Chris Farraday já tinha largado a vida de contrabandista, mas Andy, o irmão de sua esposa Kate, se meteu numa jogada e perdeu a mercadoria. Agora ele precisa voltar à ativa para recuperar o prejuízo. Começa então um forte pressão e Chris vai precisar de toda a sua experiência e contatos para vencer essa corrida contra o relógio e pagar uma dívida de milhões de dólares.

Durante a segunda guerra entre China e Japão, em 1937, o agente funerário John Miller chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. Miller se revela um sujeito egoísta e desinteressado, mas com o passar do tempo assume a responsabilidade de proteger os dois grupos. Ele terá que lidar ainda com o pânico provocado pelos constantes ataques do exército japonês, enquanto pensa numa forma de fugir de lá.

Identidade 69


Uma emocionante cerimônia realizada às 11h, na bela manhã do dia 28 de julho. Foi dessa maneira que aconteceu o casamento de Rodolfo Scalon, publicitário, filho de Alexandre Scalon e Zuleica Montandon Scalon, e Vanessa Souza Barbosa, advogada, filha de Jadir Donizetti Alves Barbosa e Marli Maria de Souza Barbosa. A cerimônia religiosa foi realizada na Capela do Lar Santa Terezinha. A noiva entrou ao som de Let it be, interpretado pelos músicos Jaime Nascimento e Leonídio Cruz. Desejamos muitas felicidades ao casal!

Decoração: Momentos • Ronaldo Paiva Produção Noiva: John Romualdo Vestido: Celeida Fotógrafo: Washington Telly

70

Identidade



Revista Identidade Edição 41