Issuu on Google+

CRIAMOS O FUTURO DESIGN ENGENHARIA COMPÓSITOS


“O processo criativo não é aleatório. Existe, claro, criatividade e irreverência, mas também dinâmica, aprendizagem, rigor. Com os olhos postos na inovação.“ JÚLIO MARTINS, CEO

INSTRUMENTOS MUSICAIS Cliente: AVA Guitars


Para organizações que necessitam de criar um novo produto ou serviço e procuram design, engenharia e novos materiais, o processo de design e desenvolvimento de produto da IDEIA.M concebe novos e emocionantes projetos, desde a primeira ideia ao protótipo final.

Design e desenvolvimento de produto Da primeira ideia ao produto final

A IDEIA.M inova através do design e da engenharia. A IDEIA.M (lê-se “ideia-ponto-éme”) é um gabinete de design e desenvolvimento de produto. Promovemos a inovação através de criação efetiva de novos produtos. Integramos, em simultâneo, as competências do design e da engenharia no nosso processo criativo, explorando as sinergias e reduzindo o tempo desde o primeiro esboço até ao produto final, considerando ainda a prototipagem. Neste processo enquadramos os interesses do cliente com os desejos potenciais do utilizador final (forma, função, usabilidade). Temos também competências e capacidade para projetar e executar componentes em materiais compósitos avançados, acompanhando a evolução a que se tem assistido, respondendo a desafios cada vez mais exigentes. Os nossos clientes são as organizações (empresas ou instituições, públicas ou privadas) que procuram algo semelhante: criatividade, rigor, concretização e uma diversidade de soluções.

Acreditamos que a criação de novos produtos e serviços é a melhor forma de contribuir para o avanço da Humanidade e para a melhoria da vida das pessoas. É nosso objetivo transformar ideias e materiais em ativos valiosos para os nossos clientes.

Mais informação: IDEIA.M, Lda A/c Júlio Martins T: (+351) 220 301 570 F: (+351) 220 301 571 E: martins@ideiam.com S: www.ideiam.com

Criamos o futuro


Criatividade e Inovação Criar para as pessoas, aliando criatividade e necessidade, forma e função, para estimular os sentidos e responder aos desejos.

Design

Rigor e concretização

Materiais e novas tecnologias

Converter a imaginação e o pensamento em algo real, segundo parâmetros de comportamento definidos e garantindo a viabilidade tecnológica e financeira.

O futuro passa pelo recurso aos materiais compósitos. A IDEIA.M possui competências para projetar e construir componentes nestes materiais.

Engenharia

Compósitos

A IDEIA.M disponibiliza soluções completas de desenvolvimento de produto, numa combinação de criatividade, lógica, tecnologia, futuro e paixão. A experiência em projetos de complexidades bastante diferente permite abordar cada um com confiança e consciência.

A multidisciplinaridade da equipa permite que o design esteja complementado pela engenharia. Quer a jusante, quer mesmo a montante do processo de design, os engenheiros da IDEIA.M introduzem no processo as suas competências e concretizam o produto.

Além da utilização dos materiais mais comuns, um aspeto muito particular da especialização da IDEIA.M é a sua atividade no ramo dos materiais compósitos (reforços fibrosos em matriz polimérica).

Apesar da natural vocação da IDEIA.M para a criação de novos produtos, estes devem também refletir a atitude, os valores e os interesses do cliente, existindo total abertura para que os nossos processos sejam sempre feitos em sintonia com o cliente.

A IDEIA.M desenvolve Investigação e Desenvolvimento, quer através de processos internos quer através de colaborações com entidades externas.

A experiência acumulada na utilização das fibras reflete-se na capacidade de desenvolver processos orientados para esses materiais. Esta área tem assistido a uma grande evolução e queremos acompanhar o progresso levando connosco os nossos clientes.

DESIGN DE PRODUTO DESENHO CONCEPTUAL DESENHO CAD SIMULAÇÃO VISUAL PROTOTIPAGEM ENGENHARIA INVERSA

PROJECTO MECÂNICO DINÂMICA CÁLCULO ESTRUTURAL I&D PRE-PRODUÇÃO PÓS-PRODUÇÃO

MATERIAIS PROCESSOS DE PRODUÇÃO PRODUÇÃO CUSTOMIZADA

Criamos o futuro


Integrando Design e Engenharia, podemos criar livremente, desafiar os limites e concretizar os desejos, tornando o impensável em realidade. ROBIS – ROBOT VIGILANTE Cliente: INESC + CleverHouse

EDUARDO GONÇALVES, DESIGNER


CRIATIVIDADE

O PROCESSO DE INOVAÇÃO CRIATIVA

O processo criativo poderá parecer um pouco aleatório, mas na verdade exige método. A IDEIA.M tem o seu próprio processo: Inovação criativa. Combina num caminho continuo e iterativo a geração da ideia, a solução e a concretização.

OBSERVAÇÃO

CONCEITO

DESIGN

ENGENHARIA

INVESTIGAÇÃO CRIATIVA ANÁLISES DE MERCADO ESTUDOS DE VIABILIDADE

DEFINIÇÃO DE CONCEITO MEMÓRIA DESCRITIVA

DESENHO MANUAL /DIGITAL RENDERING EXECUTABILIDADE PROTOTIPAGEM

CAD/CAE DEFINIÇÃO DE PROCESSOS LEGISLAÇÃO E RESTRIÇÕES

Explore o espaço. Olhe à sua volta mas pense "fora da caixa“. Porquê? Como? Para quê? Procure inspiração, reúna estímulos...

Descobrir fundamentos e compreender requisitos permite um processo bem sucedido, optimizando tempo e recursos.

Mais do que apenas desenhar design é prever o futuro, é fazê-lo acontecer...

A engenharia da ideia.m utiliza os materiais compósitos e as tecnologias mais avançadas.

O processo de definição do conceito conduz à definição de uma memória descritiva - a descrição do produto e deve incluir especificações físicas e experiências sensoriais, em palavras, tanto para a descrição técnica como para a sensorial, mas também imagens, aromas e sabores. Não existem cinco sentidos ?

A ideia começa com simples linhas de um lápis. Depois, todos os desenhos ganham vida com os desenhos digitais e os renders. Os protótipos auxiliam a equipa de desenvolvimento a aperceber-se da realidade das suas criações. Por fim, é importante saber se tudo é possível dentro dos parâmetros do conceito.

As competências passam pelo dimensionamento, cálculo analítico, simulação numérica por computador, desenho técnico, análise e selecção de métodos de produção ou projecto de acordo com normas de certificação de produtos.

Observação é mais do que um simples olhar. É procurar novas fronteiras para além das visuais e encontrar novas formas de escrever 'evolução‘.

Criamos o futuro


Este é o processo de Inovação Criativa da IDEIA.M. Consoante a solicitação do cliente, proporcionarmos um processo integrado de desenvolvimento de produto ou integramos equipas de desenvolvimento, participando em aspetos pontuais do processo. Este mecanismo permite a gestão do processo de design e desenvolvimento, garantindo uma evolução sistemática, integrando-se perfeitamente com as áreas principais de atividade da IDEIA.M.

PROTOTIPAGEM

VALIDAÇÃO

COMUNICAÇÃO

PRODUÇÃO

MODELOS FUNCIONAIS PROTOTIPAGEM RÁPIDA 3D

BENCHMARKING OPINIÃO DO CONSUMIDOR ENSAIOS MECÂNICOS

EMBALAGEM ROTULAGEM MANUAL DE UTILIZAÇÃO

AVALIAÇÃO DE CUSTOS FERRAMENTAS E MOLDES LINHA DE PRODUÇÃO CICLO DE VIDA

Prever o produto para melhorar as formas, obter informação e analisar os detalhes.

Após toda a dedicação e atenção durante o desenvolvimento do produto, o juiz final é o consumidor e o mercado .

Por trás de um grande produto, está sempre uma boa imagem.

A produção é o momento pelo qual estamos sempre à espera. Contudo, teremos sempre de prestar atenção.

Nesta fase executam-se modelos aproximados, à escala ou em tamanho real, dos futuros produtos. As técnicas de prototipagem são muito importantes para um acompanhamento mais palpável da fase de concepção e design. Recorremos a técnicas manuais ou automáticas (junto de parceiros e fornecedores), seleccionando as soluções mais indicadas para cada caso.

E é essencial garantir que a qualidade está acima de qualquer padrão. Para que o produto esteja de acordo com as exigências do mercado e dos consumidores, preparamse ensaios e testes para avaliar o rigor do produto.

A imagem do produto pode contemplar elementos visuais que complementam a forma e a função, alinhadas com os objetivos pretendidos e pode necessitar de complementos que enquadrem e potenciem a experiência. Além disso, a comunicação do produto deverá estar alinhada com os princípios conceptuais que lhe dão origem.

E uma vez atingido o final... O fim é um novo princípio

Criamos o futuro


“A criatividade e o conhecimento são o melhor aliado da engenharia na busca de soluções simples. Transformamos as restrições dos nossos clientes na nossa maior inspiração.” JOÃO PETIZ, CTO

MOBILIÁRIO Clientes: Boca do Lobo, SAAL e projectos internos


PORTFOLIO


AERONAVE ULTRALIGEIRA Cliente: Eurosport Aircraft

“O nosso presente é oferecer um futuro melhor às próximas gerações.” JÚLIO MARTINS, CEO


Aeronave ultraligeira Design, engenharia e compósitos

O desafio A IDEIA.M está envolvida no design e desenvolvimento de produto de uma nova aeronave ultraligeira. Iniciámos este projecto de raiz, desenhando e projectando a maioria dos componentes e sistemas. O caderno de especificações com os aspetos mais inovadores foi definido com

o cliente. Depois, combinámos os desafios de design com os da engenharia, ao nível das asas com variação de forma, hélices e trem de aterragem retrácteis, assentos mais acessíveis ao mesmo tempo que mantínhamos a atenção nos requisitos como o limite de peso, a velocidade e a razão de planeio.

O processo de desenvolvimento Para criar esta aeronave foi necessário mergulhar no mercado de aeronáutica ultra-ligeira. A primeira fase implicou estudar as marcas já estabelecidas, explorar as tendências de mercado, estudar os produtos existentes, visitar feiras e reunir toda a informação acerca da concorrência. O caderno de especificações previamente definido conduziu o processo de desenvolvimento. Para atingir os objectivos pre-definidos, foi largamente utilizado fibra de carbono em matriz polimérica.

A IDEIA.M respondeu eficazmente nas três áreas da sua actividade, reunindo a equipa de design com a engenharia e os materiais compósitos. Design conceptual | Rendering | Simulação estrutural | Engenharia mecânica | Materiais compósitos | Prototipagem | Moldes | Certificação

Criamos o futuro


Dispositivos mesofluídicos Para injecção sequencial em laboratórios

Os dispositivos, utilizados em sistemas de injecção sequencial foram desenvolvidos em colaboração com investigadores da Universidade do Porto (Faculdade de Farmácia) para a automação de protocolos de extracção para preparação de amostras antes da sua análise por cromatografia líquida.

O processo O processo baseia-se no design personalizado dos dispositivos, utilizando ferramentas de desenho assistido por computador, maquinação digital e ferramentas de produção de alta precisão. Esta junção de capacidades resulta em configurações particulares dos canais, com dimensões e orientações específicas, de acordo com os requisitos dos investigadores. Outro aspecto importante foi a selecção de materiais devido à

utilização de ácidos, bases e solventes orgânicos e aquosos durante à extracção, sendo necessário manter, em certos casos, a transparência e a visibilidade para o interior dos canais. Os materiais utilizados têm igualmente de ser duráveis e com a resistência mecânica apropriada para a produção e para a utilização diária. As soluções adoptadas mais comuns têm sido a polieterimida e o PEEK.

Criamos o futuro


Mobilidade Novos caminhos para a bicicleta

A mobilidade é um dos aspectos mais importantes dos tempos modernos. Necessitamos de meios de deslocação mais rápidaose simultâneamente mais baratos, eficientes, flexíveis e pessoais. Além disso, e apesar de toda a recente evolução, andar de bocicleta é ainda uma necessidade e um prazer. E as evoluções estão sempre a aparecer!

LineBIKE patent Através de uma parceria entre a IDEIA.M e a Universidade do Porto (UP - Faculdade de Engenharia) encontra-se em desenvolvimento uma nova forma de pedalar bicicletas, reduzindo o esforço necessário. A partir do registo de uma

patente pela UP, a IDEIA.M empenhou-se em reconfigurar o sistema inicial, optimiando o atravancamento e desenhou um quadro de bicicleta para integrar esse sistema, introduzindo aspectos de usabilidade e ergonomia..

Sistema de bikesharing O surgimento dos primeiros sistemas de partilha de bicicletas, trouxe consigo uma nova e interessante solução para o transporte individual urbano. Contudo, vários problemas logo surgiram durante os primeiros anos da sua aparição, resultando em subsequentes gerações de sistemas que, graças a novos modelos de negócio e tecnologias, aumentaram a viabilidade destes sistemas.

A IDEIA.M está a estudar alguns aspetos desta solução de mobilidade, através do redesenho da experiência pelo ponto de vista do utilizador, do impacto visual do sistema e da sua integração no ambiente urbano. Por último, a intervenção urbana é também considerada através da criação de ciclovias e outras melhorias da experiência.

Criamos o futuro


Elementos urbanos para a paisagem da cidade

A Tutifruta é uma marca de pontos de venda ‘saudáveis’, através da venda de sumos 100% naturaL, chás e águas, bem como fruta fatiada, iogurtes, cereais e gelatinas. Tratam-se de pontos de venda temporários e deverão ser instalados em locais propícios ao lazer e desporto ao ar livre, como praias, parques e centros históricos.

O brifieng O objectivo era desenhar e construir um módulo resistente e durável, operacional durante todo o ano e exposto a todo o tipo de condições climatéricas. Este módulo deveria ter espaço interior suficiente para o equipamento a instalar e

para duas pessoas a trabalhar, optimizando a área em planta e o volume interior. A imagem transmitida deveria sugerir e comunicar a ideia chave de ‘fruta natural’.

O módulo O módulo foi desenhado para ter um aspecto elegante. A fachada , com a forma de um quadrado perfeito permitiu uma maior superficie frontal , permitindo a existência de um painel com o logotipo, um painel de protecção inferior e uma grande portada em madeira natural ripada para transmitir o sentido natural e

tradicional do ambiente à beira mar. Os restantes painéis do módulo foram construídos numa peça única e de elevada resistência em paineis sandwich fibra de vidro/poliuretano. Nos painéis laterais e traseiro foram aplicadas logos da marca e imagens de fruta e sumo natural para completar a comunicação.

Criamos o futuro


Instrumentos Musicais Guitarras AVA Guitars e tecnologias em materiais compósitos

AVA é um novo e emocionante nome na indústria dos instrumentos musicais. Introduzindo uma nova abordagem, através da utilização de compósitos poliméricos reforçados com fibra de carbono, a AVA está elevando os limites e contribuindo para a experiência e para o sucesso dos músicos.

Guitarra eléctrica A madeira é um compósito natural pela sua composição à base de fibras de celulose numa matriz resinosa. O princípio para os compósitos à base de fibra de carbono é semelhante, mas com claras vantagens: peso, resistência à temperatura e humidade, estabilidade de afinação, ou personalização da configuração acústica. A

parte tecnológica da equação convive em harmonia com o design, permitindo criar guitarras elegantes, ergonómicas e com uma imagem excelente. A IDEIA.M é o berço das guitarras AVA, no que diz respeito ao design, engenharia e construção.

Criamos o futuro


Cápsula para Robot Encapsulando tecnologia

Trata-se de um robot de vigilância autónomo com diversos equipamentos de deteção e diferentes tipos de câmaras vídeo e tecnologias de reconhecimento de imagem. Um consórcio de empresas privadas e institutos de investigação desenvolveu a tecnologia eletrónica de ponta . A IDEIA.M desenhou e construiu a cápsula onde todo o sistema foi integrado.

Tudo em redor da tecnologia Desenvolvido por engenheiros eletrotécnicos, esta é uma plataforma com vários níveis, quer em termos tecnológicos quer no layout dos equipamentos. No interior, estão instalados os circuitos, as baterias e as unidades de processamento. Na superfície existem vários tipos de

sensores de proximidade, sensores infravermelhos , câmaras HD, térmica e 360º e um sonar to topo da estrutura. O desafio foi incluir tudo isto numa forma que se ajusta ao conteúdo interior enquanto apresenta um aspeto amigável, discreto e elegante.

Criamos o futuro


Complementos em cortiça Natureza e tecnologia

A cortiça é a matéria prima por excelência de Portugal. A IDEIA.M, na sequência da experiência e conhecimento acumulados pela equipa no processamento destes materiais, desenvolveu vários complementos para este material

Como só a cortiça é… Sustentabilidade, reciclagem infinita, natural, ecológico… poderíamos vaguear por um sem número de características que definem esta matéria prima. A IDEIA.M associou-se à cruzada de promover e usufruir da cortiça. Desenvolvemos as

mais diversas soluções: desde modelos conceptuais, utilidades e peças de mobiliário até componentes para engenharia com laminados em materiais compósitos e em cortiça.

Criamos o futuro


“A IDEIA.M está comprometida com o futuro. O futuro da empresa, o futuro das novas gerações, o futuro do planeta. É nesta perspetiva que desenvolve a sua atividade, quer na relação com as pessoas e instituições, quer na relação com o ambiente. A qualidade do nosso futuro depende deste compromisso. JÚLIO MARTINS, CEO

IDEIA.M, Lda UPTEC- Parque de Ciência e Tecnologia da Univ. do Porto Rua Actor Ferreira da Silva, nº 100 4200-298 Porto - PORTUGAL T: (+351) 220 301 570 F: (+351) 220 301 571 E: martins@ideiam.com S: www.ideiam.com 2012 . Design e direito de cópia IDEIA.M, Lda IDEIA.M e AVA são marcas registadas da IDEIA.M, Lda


IDEIA.M [pt]