Semana Santa

Page 1


acompanhe por: matrizsaoluisgonzaga matrizsaoluisgonzaga Paróquia São Luís Gonzaga – Brusque - SC Transmissão online pelo nosso link para IPTV para todo o Brasil e do mundo. + é só clicar onde desejar +

Transmissão em Brusque pelo canal 08 VIACABO TV NET/ CLARO, canal 06 BLUETV/ canal 21 Transmissão em Blumenau pelo canal 13 VIACABO NET.


Vivendo a Semana Santa Não foi como sonhamos e preparamos, mas é o melhor que podemos oferecer a você, que deseja celebrar a Semana Santa em nossa Paróquia. Estamos organizando com muito empenho e carinho maneiras de chegarmos à sua casa e conduzir você e sua família para uma profunda experiência de fé nesta Semana Santa 2020. Queremos possibilitar momentos intensos de espiritualidade, inspirados pelo que vivemos juntos como o Papa Francisco, no inesquecível dia 27/03 passado, quando, desde a Praça São Pedro vazia, ele fez o mundo rezar com profunda piedade!

Para darmos uma Semana Santa de espiritualidade e com qualidade, preparamos este material de orientação e oração, imagens e vídeos que serão publicados durante estes dias e investimos em transmissão para melhorar a qualidade do som e da imagem, bem como no uso de câmeras para focar em momentos específicos da oração. Convido você a seguir e compartilhar as redes sociais da paróquia a fim de que mais pessoas tenham acesso a todo este material de evangelização e também às transmissões e, assim, rezem e vivam conosco estes dias. Prepare o ambiente da sua casa para ser Igreja, sintonize um dos canais de transmissão que teremos à nossa disposição e tenha uma diferente e piedosa Semana Santa. Deus abençoe você, sua família, nossa Paróquia, cidade e toda a humanidade.

PA D R E D I O M A R R O M A N I V, S C J


10 conselhos para uma ativa participacao na missa transmitida

1 2 3 4 5

Reúna sua família alguns minutos antes da missa começar em um lugar confortável. Prepare sua casa e o ambiente de oração. Há uma sugestão em cada dia para que você possa rezar do melhor modo possível. Desative as notificações do seu celular ou, se possível, mantenha-o desligado. Arrume-se. Vista-se dignamente. Mesmo virtualmente você não está assistindo qualquer coisa: é a Santa Missa. Faça um momento de silêncio e oração antes do início da missa. Mantenha o seu coração voltado para Deus.

6 7 8 9 10

Sinta-se verdadeiramente na presença de Deus. Evite distrações; concentre-se firmemente na celebração. Acompanhe os textos da Liturgia da Palavra na Bíblia. Selecione-os antes conforme estão indicados em cada dia. Abra os ouvidos para o que Deus tem a dizer. Coloque-se humildemente na presença de Deus. Ele habita em sua casa e seu coração. Acolha-o. Participe ativamente com os cantos, gestos, respostas e orações. Apresente sua intenção para cada celebração e coloque-a no altar de Deus. Faça sua comunhão espiritual. Deseje receber Jesus no seu coração. Reze a ele para que, espiritualmente, habite em teu coração.


Se nao encontras um sacerdote para confessar... O Sacramento da Reconciliação é um lugar privilegiado onde Deus sara nossa feridas abertas pelo pecado e nos dá vida nova. Nos levanta e nos faz recuperar a filiação recebida no Batismo. Em nossa paróquia, de terça a sábado, em diversos momentos e durante todo o ano, temos sacerdotes à disposição como verdadeiros instrumentos da misericórdia de Deus para nos perdoar e santificar. É certo que muitos de nós temos o belíssimo costume de nos reconciliarmos com Deus pelo Sacramento da Confissão por ocasião da páscoa. Contudo, isso não tem sido possível

em razão dos problemas atuais que estamos enfrentando. Diante disso o Papa Francisco, no dia 20 de março desse ano, em homilia na Capela Santa Marta, tratou sobre o assunto e, aqui, fazemos questão de transcrever o que disse o Santo Padre. Ainda assim, fazemos uma profunda recomendação: quando possível, ao final desse momento de pandemia, procure a confissão, reconcilie-se com Deus e com os irmãos e tenha vida nova.

Sei que muitos de vocês, na Páscoa, vão se confessar para se encontrarem com Deus. Mas muitos me diriam hoje: “Mas padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, por que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que ele me abrace, que meu pai me abrace … Como posso fazer se não encontro sacerdotes?”. Faz o que o diz Catecismo. É muito claro: se não encontras um sacerdote para confessar, fale com Deus, Ele é teu pai, e diga a Ele a verdade: “Senhor, aprontei isso, isso, isso … Perdoa-me”, e peça perdão a Ele de todo coração, com o Ato de Contrição e prometa a Ele: “Depois vou me confessar, mas me perdoe agora”. E imediatamente voltarás à graça de Deus. Tu mesmo podes aproximar-te – como nos ensina o Catecismo – ao perdão de Deus, se não tem à mão um sacerdote. Mas pensem: é o momento! E este é o momento correto, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito, e assim nossa alma se tornará branca como a neve. Seria belo se hoje ecoasse em nossos ouvidos esta frase: “Volta para o teu pai, volta para o teu pai”. Ele te espera e fará festa para ti. PA PA F R A N C I S C O


Domingo de Ramos da Paixao do Senhor 05 DE ABRIL – 19H

Ambientação em casa: cruz, vela, ramos Hoje, com toda a Igreja, iniciamos os dias santos da Paixão e Morte do Senhor. Caminhando com Ele, também alcançaremos a Ressurreição. Uma multidão acolhe Jesus em Jerusalém, se alegra com o filho de Davi e o reverencia com ardor. Ele entra na cidade montado num jumentinho, a montaria dos pobres, dos humildes. É preciso reconhecer hoje também o Cristo como nosso Senhor e Redentor, e caminhar com ele para a vida e para a Ressurreição.

Liturgia da Palavra

Evangelho Mt 21,1-11 Primeira Leitura Is 50,4-7 Salmo 21 Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Segunda Leitura Fl 2,6-11 Evangelho Mt 27,11-54 Lembre-se de colocar um ramo com um pano na frente de sua casa. É um modo de demonstrar nossa fé em Jesus que é Rei e Senhor de nossa vida, de nossa família e de nossa casa.


TRÍDUO PASCAL | QUINTA FEIRA SANTA

Celebracao da Ceia do Senhor - Lava-pes e Instituicao da Eucaristia 09 DE ABRIL – 19H30MIN

Ambientação em casa: em torno da mesa, colocar uma vela, cruz e pão. Esta é a noite santa do Senhor e nós somos chamados a mergulhar no mistério redentor de Cristo. Os gestos de Jesus, carregados de amor e de misericórdia, vêm nos ensinar a fazer da vida uma oferenda ao Senhor. Eles nos abrem a uma visão para um horizonte de plenitude de vida e nos deixam marcados para sempre. Mas ainda estamos muito longe de sermos chamados verdadeiramente de cristãos. Porém, o que vamos celebrar deve nos impulsionar para sermos cristãos e missionários do Reino, aqui e agora.

Liturgia da Palavra

Primeira Leitura Ex 12, 1-8.11-14 Salmo 115 O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor. Segunda Leitura 1Cor 11,23-26 Evangelho Jo 13,1-15 Ao final da celebração faça um momento de partilha, do pão que está sobre a mesa, com sua família. Cristo é quem conosco parte o pão da sua vida conosco. Ele nos abençoa, nos alimenta e caminha conosco.


TRÍDUO PASCAL | SEXTA FEIRA SANTA

Celebracao da Paixao e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo 10 DE ABRIL – 15H

Ambientação em casa: cruz, vela e pano vermelho. Eia a doação perfeita do amor: O Redentor aniquilou-se a si mesmo, humilhando-se na morte de cruz, para que tivéssemos a vida e a salvação. Os poderosos a serviço do pecado julgaram e condenaram o inocente. Em Cristo, a mentira e a ganância, a distinção e o prestígio não tem lugar. Nele somente são possíveis o amor e a misericórdia. Quem quiser segui-lo, é isso que ele propõe.

Liturgia da Palavra

Primeira Leitura Is 52,13-53,12 Salmo 30 Ó Pai, em tuas mãos eu entrego meu espírito. Segunda Leitura Hb 4,14-16; 5,7-9 Evangelho Jo 18,1-19,42

#eucarregominhacruz

Ao final da celebração faça um momento de oração diante da cruz com sua família, poste uma foto da sua cruz e use #eucarregominhacruz para colocarmos nas redes sociais de nossa paróquia em sinal de unidade mesmo fisicamente distantes.


TRÍDUO PASCAL | SÁBADO SANTO

Solene Vigilia Pascal 11 DE ABRIL – 19H

Ambientação em casa: velas para todos os presentes; uma vela acesa; flor, Bíblia, água, vista-se de camisa branca em sinal de vida nova. Noite da Vida e da Paz. Noite da Luz! As trevas foram dissipadas pela Luz que jamais se apaga. Nesta noite santa da Páscoa do Senhor reconheçamos o amor ao extremo que venceu as trevas do egoísmo, do orgulho e da violência. No poder de seu amor gratuito e transformador somos também ressuscitados com Ele. Agradeçamos ao Pai nesta noite, pois Ele ressuscitou seu Filho, Redentor do mundo.

Liturgia da Palavra

Primeira Leitura Gn 1,1-2,2 Salmo 103 Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai. Segunda Leitura Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18 Salmo 15 Guardai-me, Ó Deus, porque em vós me refugio! Terceira Leitura Ex 14,15-15,1 Ex 15,1-6.17-18 Cantemos ao Senhor que fez brilhar a sua glória! Leitura do Novo Testamento Rm 6,3-11 Evangelho Mt 28,1-10


TRÍDUO PASCAL | SÁBADO SANTO

Solene Vigilia Pascal 11 DE ABRIL – 19H

#aleluiaPSLG #FelizPascoaPSLG

Ao final da celebração faça uma foto com sua família usando roupa branca e use #aleluiaPSLG e #FelizPascoaPSLG para colocarmos nas redes sociais de nossa paróquia em sinal de unidade mesmo fisicamente distantes.


DOMINGO DE PÁSCOA

Celebracao da Ressurreicao do Senhor 12 DE ABRIL DE 2020 – 8H30MIN

Ambientação em casa: velas para todos os presentes; uma vela acesa; flor, Bíblia, água. Aleluia! Este é o Dia do Senhor, dia de alegria, de exultação e de festa da vida. O Senhor ressuscitou! Feliz Páscoa! Aquele que foi humilhado e ultrajado venceu a morte e a infâmia com sua ressurreição. Feliz quem nele fundamenta a sua vida, pois terá vida em plenitude. Recusar essa verdade é perder a própria vida. A eternidade penetrou o mundo e o coração humano. Deixemo-nos, pois, nos conduzir com a força do Senhor ressuscitado e presente entre nós.

Liturgia da Palavra

Primeira Leitura At 10,34a.37-43 Salmo 117 Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos! Segunda Leitura Cl 3,1-4 Evangelho Jo 20,1-9 Símbolo Niceno-Constantinopolitano (próxima página)


DOMINGO DE PÁSCOA

Celebracao da Ressurreicao do Senhor 12 DE ABRIL DE 2020 – 8H30MIN

Credo Niceno-Constantinopolitano Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.


Oracao para a Comunhao Espiritual PARA TODOS OS DIAS

“Oh Jesus meu, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento, Te amo sobre todas as coisas e desejo receber-Te em minha alma. Já que agora não posso fazê-lo sacramentalmente, Venha ao menos espiritualmente a meu coração. Como se já tivesse recebido, Te abraço e me uno todo a Ti, Não permitais, Senhor, que volte jamais a abandonar-Te. Amém”. (Santo Afonso Maria) “Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no vosso e na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, desejo receber-vos na pobre morada que meu coração vos oferece. À espera da felicidade da comunhão sacramental, quero possuir-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja”. (Papa Francisco)