Issuu on Google+


novembro/dezembro 2011

KSR

2


Dicas de Leitura edição

especial

Em 2010, realizamos nas dependências da IDE Editora o 2º Feirão do Livro em Araras - Espírita, Espiritualista e Autoajuda, com a presença de 40 editoras e descontos nos livros de até 70%.

Em 2011, tendo em vista o sucesso anterior, preparamos com muito mais carinho o 3º Feirão, onde uma das novidades é a ampliação do salão de exposição, proporcionando maior conforto e comodidade, firmando, cada vez mais, o Feirão do Livro Espírita, Espiritualista e Autoajuda em Araras, como um centro de cultura e lazer. 100

Boa leitura.

novembro/dezembro 2011

Esse evento ofereceu ao público leitor confortável estrutura, muita variedade, estacionamento, cantina, espaço infantil, sanitários, caixas com cartões de crédito e débito e equipe de apoio constituída por trabalhadores de oito Centros Espíritas da cidade.

95 75

25 5 0

3


mensagem | Baduy

Antônio Baduy Filho André Luiz

Lei Divina novembro/dezembro 2011

Perante a

Você tem recursos. E o que faz pelos outros?

Tem família. E protege os órfãos?

Tem cultura. E ensina os ignorantes?

Tem amigos. E visita os solitários?

Tem fortuna. E auxilia os miseráveis?

Tem alegria. E ampara os tristes?

Tem roupa. E veste os maltrapilhos?

Tem equilíbrio. E orienta os incautos?

Tem mesa farta. E favorece os pedintes?

Tem fé. E atende os descrentes?

Tem saúde. E socorre os enfermos?

Tem esperança. E conforta os aflitos?

Tem privilégios. E ajuda os deserdados?

Diante do mundo, conquistando glórias e vantagens, você é aplaudido como vencedor. Entretanto, insulado no egoísmo e distante da caridade para com o próximo, perante a Lei Divina é apenas um vencido.

Tem poder. E pensa nos desvalidos?

(Mensagem extraída do livro Vivendo o Evangelho - Vol. II, IDE Editora).

4


5

novembro/dezembro 2011


matéria | O Endereço de Deus “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” Lucas 15:20

estima que respondem por essa dolorosa sensação humana de desvalor e inutilidade.

O endereço de Deus

Hoje, contra nós, temos milênios de hábitos consolidados em caprichos e interesses pessoais que formam uma programação mental de vaidade e orgulho, expressões emocionais que nos afastam de sentir Deus em nós.

A

Editora Dufaux, lançou no mês de julho o livro “Para Sentir Deus”,”, da autoria espiritual de Ermance Dufaux. É mais um volume contendo pequenas mensagens consoladoras e de autoconhecimento similar a “Receitas Receitas para a Alma” e “Lições Lições para o autoamor”.

Tarefas e conhecimento são caminhos, ferramentas de trabalho importantíssimas, todavia, Deus é uma descoberta, uma investigação em nossa intimidade profunda onde se encontram os tesouros capazes de nos fazer sentir fortes, íntegros, lúcidos e em paz.

novembro/dezembro 2011

Nessa nova obra a autora reflete sobre a necessidade humana de Deus, essa força superior que supre a nossa sensação de inferioridade e impotência diante da vida. Em uma análise psicológica, Deus dentro de nós é a parte nobre. Talvez possamos nomeá-lo como “essência” ou como “experiência divina”. Deus significa nossa capacidade de contato com o melhor que existe dentro de nós. O contato com essa força superior gera paz, serenidade, coragem, otimismo e muitos outros estados interiores que nos fazem avançar com equilíbrio e saúde. Ermance, em seu livro, assevera que a maioria das criaturas na Terra ainda procuram O Criador nos conceitos e nas práticas, e Deus precisa ser sentido para O compreender. O livro é muito oportuno porque vivemos um momento singular de definições no planeta. O homem mais que nunca procura o endereço de Deus sem saber como encontrá-lo.

6

O livro de Ermance é muito oportuno considerando essa necessidade que me parece ser muito ampla na comunidade espírita de, além do movimento exterior em obras sociais e atividades doutrinárias, nos movimentarmo-nos de forma mais lúcida em direção ao nosso mundo sombrio que, inegavelmente, não se ilumina somente a poder de ações no bem alheio e/ou na arregimentação de conhecimento espiritual.

Deus é uma experiência, e como tal é para ser sentida e não calculada.

No campo religioso em que nos encontramos como espíritas, é necessário pensar que o movimento que fazemos para fora de nós, através de tarefas e da aquisição de conhecimento, não basta para erguer uma vivência interna de lucidez e harmonia íntima. Para nós, espíritas, tanto quanto para os demais religiosos, sentir nosso Pai Maior ainda é um desafio. Estamos naquela condição do Filho Pródigo da parábola narrada em Lucas, 15: 11 a 32. Esbanjamos por meio de comportamentos egoísticos toda a nossa herança luminosa, aprisionando-nos em grades mentais de baixa auto-

Que as mensagens da nossa querida Ermance possam nos ajudar a continuar nossa caminhada em direção ao Pai, nesse moroso e lento caminho de retorno a Ele. Que essas páginas abençoadas nos auxiliem a perceber que a despeito de nossos desatinos o Pai lá longe já se encontra com os braços abertos nos aguardando na caminhada de aprimoramento.

www.editoradufaux.com.br


7

novembro/dezembro 2011


matéria | Cairbar Schutel

Patrimônio

Imortal

novembro/dezembro 2011

Cairbar Schutel Considerado o Bandeirante do Espiritismo

8

Imagine ser espírita no início do século XX. Como divulgar a ideia da imortalidade da alma diante de uma sociedade quase totalmente dominada pela Igreja Católica? O jornal espírita “O Clarim” nasceu em 1905, sete anos após a fundação da cidade de Matão, na região central do Estado de São Paulo. Materializou-se nas mãos de um forasteiro, que, com espírito empreendedor e coração ávido em fazer o bem, trouxe uma nova proposta de vida e a aquisição de valores para o ser humano, baseados no paradigma da reencarnação. O periódico atravessou as fronteiras municipais, estaduais, e hoje o Jornal O Clarim segue um caminho sólido e seguro, sendo distribuído para mais de 30 países. O criador de “O Clarim”, Cairbar de Souza Schutel, carioca da cidade do Rio de Janeiro, nascido em 22 de setembro de 1868, perdeu os pais muito cedo. Ainda jovem, e acostumado com as duras marcas que a vida lhe impôs, tornou-se competente farmacêutico e resolveu tentar a vida em outras plagas. Em 1896 se estabeleceu em Matão e foi o primeiro intendente da cidade – cargo equivalente ao de prefeito – tendo realizado muito em favor do município. Antes de se tornar espírita, Schutel procurava compreender os sonhos inexplicáveis que tinha com seus pais, até que conheceu Quintiliano José Alves e Calixto Prado, com quem iniciou reuniões envolvendo comunicação com espíritos. Não demorou muito para que ele tivesse acesso ao Espiritismo e se tornasse um dos seus mais fervorosos divulgadores.

Esta mudança custou-lhe um alto preço: perdeu amizades e ganhou perseguidores implacáveis. A convicção de Cairbar Schutel sobre a imortalidade da alma era tanta, que ele fundou o jornal – cujo nome é o de um instrumento de sopro feito de metal, com timbre claro e estridente. “O Clarim” foi criado para defender as ideias espíritas, e o fez com muita propriedade. Nos dias de finados, a edição do jornal chegava a 40 mil exemplares, que eram distribuídos nas portas dos cemitérios, não somente de Matão, mas também de cidades adjacentes e até em São Paulo. A ideia da imortalidade era levada para aqueles que ainda não acreditavam na vida espiritual. Por ser um farmacêutico idôneo e de muita influência, sem contar o seu caráter caridoso, Cairbar receitava e doava medicamentos para os pobres sem pedir nada em troca. Com esses gestos de solidariedade, ele ganhou o respeito da sociedade local, inclusive dos padres. Na década de 1920 o jornal já era distribuído para todo o país através de amigos, também idealistas, que promoviam assinaturas anuais do periódico. Em 1925 Cairbar Schutel lançou a Revista Internacional de Espiritismo (RIE), contendo matérias internacionais de personalidades como Arthur Conan Doyle (Inglaterra), Ernesto Bozzano (Itália) e Charles Richet (França). Em janeiro de 1938, com 69 anos, acometido de uma rápida enfermidade, desencarna Cairbar Schutel. É sabido que algumas horas depois de sua desencarna-


ção, durante o velório, o Espírito de Cairbar Schutel se comunicou através de um médium. Nesta comunicação, Cairbar chamou seus amigos mais íntimos e transmitiu valiosas orientações para o prosseguimento do trabalho. Uma delas era de que não queria nenhum tipo de homenagem ou enfeite em seu túmulo, fazendo questão apenas que se colocasse uma placa com a seguinte frase “Vivi, vivo e viverei, porque sou imortal”. E assim foi feito. Atendendo ao seu pedido, ainda, Cairbar foi velado num caixão branco, e seus amigos vestiram roupas de cores claras, contrariando a tradição de utilizar a cor preta como homenagem fúnebre. Desde a desencarnação de Cairbar Schutel, a editora e o centro espírita são administrados por voluntários que ali trabalham por idealismo. Estas obras permanecem como referências históricas da cidade. Quando se fala na cidade de Matão lembra-se de laranja, cana, agroindústria, da festa de Corpus Christi e até da música sertaneja de Tonico e Tinoco, “Saudades de Matão”, que é cantada todos os dias na Câmara Municipal da cidade e tornou-se o hino do município. Mas, o jornal “O Clarim”, aclamado pelos espíritas do Brasil e do mundo, é filho da cidade de Matão, cujo fundador dá o nome a centenas de instituições espíritas espalhadas pelo Brasil. Este patrimônio, que já dura 106 anos, nasceu para ser imortal – igual ao seu idealizador.

Cairbar Shutel entregando jornais - dia de finados no ano 1913

O Clarim em 1928 - a serviço da divulgação do Espiritismo

“Vivi, vivo e viverei, porque sou imortal” - Lápide encomendada pelo próprio Cairbar

novembro/dezembro 2011

Enterro de Cairbar - Caixão branco e roupas claras

9


10 dicas para incentivar seu filho a ler

Conheça atividades simples - e baratas! - que podem transformar seu filho em um pequeno grande leitor

novembro/dezembro 2011

1. Respeite o ritmo do seu filho Não se preocupe se o livro escolhido pelo seu filho parecer infantil demais. Cada criança tem um ritmo diferente. O importante é que o livro esteja sempre presente. A criança costuma dar sinais quando se sente preparada para passar para um próximo nível de leitura. “É preciso estudar o outro, entender o que ele gosta e respeitar as preferências”, afirma Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Uesb

por exemplo, torna-se muito mais interessante depois que a criança leu um livro sobre o reino animal. E vice-versa: uma leitura sobre animais é mais bacana depois que a criança teve a oportunidade de ver de perto os bichinhos. E, assim como essa, há muitas outras maneiras de juntar passeios de fim de semana com a leitura: livro de experiências + visita a museu de ciências, livro de história + passeio em local histórico, visita a museu de arte + livro infantil sobre arte... As possibilidades são inúmeras!

2. Siga o gosto do seu filho

4. Incentive a leitura antes de dormir

Talvez o que o seu filho gosta de ler não seja exatamente o que você gostaria que ele lesse. Mas, para adquirir o hábito da leitura, é preciso sentir prazer. Então, se o seu filho prefere ler livros de super-heróis aos clássicos contos de fada, por exemplo, não se preocupe (e nem pense em proibi-lo!). “É importante entender a criança e lhe proporcionar leituras que atendam aos seus desejos”, diz Rosane Lunardelli, da UEL.

Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte histórias para ele antes de dormir. Por isso, é importante que ele tenha uma fonte de iluminação direta ao lado da cama, como um abajur. Uma ideia bacana é dar um presente para a criança nos fins de semana: permita que ela fique acordada até um pouco mais tarde para ler na cama antes de dormir. A professora Maria Afonsina Matos, da Uesb, relata que costumava contar histórias para os seus filhos todas as noites. “Hoje eles são adultos que leem muito”, conta.

3. Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano “Os pais precisam dar possibilidades para que as crianças se sintam envolvidas pela leitura”, recomenda Lucinea Rezende, da UEL. Por isso, no seu tempo livre, procure fazer atividades com o seu filho que você possa relacionar com um livro. Uma ida ao zoológico,

10

5. Improvise representações dos livros “Concluída a leitura de um livro, os pais podem organizar peças de teatro baseadas na obra”, sugere Lucinea Rezende, da UEL. Uma boa ideia é convidar


isso pode ser feito durante uma tarde de sábado ou domingo, com direito a guloseimas que as crianças adoram, como cachorro-quente e chocolate quente (no fim de semana, pode!). “Na infância, a leitura tem de estar ligada a uma atividade divertida”, afirma Rosane Lunardelli, da UEL. 8. Ajude-o a ler melhor Muitas crianças ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se é o caso do seu filho, você pode ajudálo fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto ou o trecho de um livro em voz alta. A atividade pode ser repetida várias vezes em dias diferentes e, assim, a criança vai poder comprovar o próprio desenvolvimento. Para aprimorar a atividade, peça que ele faça vozes diferentes para cara personagem da história. “A sonoridade fascina as crianças”, explica Lucinea Rezende, da UEL. 9. Não pare de ler para ele

6. “Publique” o livro do seu filho Proponha para o seu filho que ele faça o próprio livro. “As crianças gostam de criar histórias, viver personagens, imaginar paisagens”, diz Maria Afonsina Matos, da Uesb. Primeiro, peça que ele tire fotos (e imprima-as) ou recorte figuras de revistas antigas. Depois, a partir das imagens, peça que ele escreva uma história. Ajude-o a criar uma capa para o livro e, por fim, coloque-o na estante, junto com outros livros. Que criança não adoraria ter um livro de sua autoria na biblioteca de casa? 7. Organize um clube do livro Convide amigos e colegas de escola do seu filho para uma espécie de festa da leitura. No início, cada criança lê o trecho de um livro que pode até ser escolhido por eles (mas com orientação dos adultos). Depois de lida a obra, organize um debate sobre a história. Tudo

10. Frequente livrarias e bibliotecas “Para adquirir o gosto pela leitura, a criança precisa se familiarizar com o ambiente de leitura”, diz Rosane Lunardelli, da UEL. E, enquanto o acervo literário de casa é limitado, nas livrarias e nas bibliotecas a criança pode ter contato com uma infinidade de obras diferentes. Transforme as idas a livrarias, bibliotecas e feiras do livro em um programa de fim de semana. Hoje, nas grandes cidades, muitas livrarias e bibliotecas públicas oferecem atividades específicas para as crianças. E esse programa ainda é de graça. Algumas livrarias, inclusive, têm espaços para leitura (sem que os livros precisem ser comprados!). Saiba Mais: No site www.educarparacrescer.abril.com. br - Dicas, idéias, soluções e estratégias para melhorar a qualidade da educação, do aprendizado e da escola pública no Brasil.

novembro/dezembro 2011

outras crianças para participar da atividade. Os adultos podem ajudá-las a elaborar uma espécie de roteiro e pensar nas vestimentas e nos cenários a serem criados. Depois dos ensaios, a peça pode ser apresentada para um grupo de pais ou para toda a família. Também é interessante gravar com o celular ou uma filmadora a encenação da peça, para que depois a criança possa ver o próprio desempenho.

Após a alfabetização, é importante incentivar que a criança leia sozinha, mas isso não significa que você deva parar de ler para ela. Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil, a criança é capaz de compreendê-lo, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha. Abuse das vozes diferentes, dos sons, das entonações. Assim, a história fica muito mais emocionante. Parlendas e músicas, por exemplo, são ideais para serem lidas em voz alta. “Histórias lidas em voz alta e com emoção deixam as crianças mais leves, mais soltas”, afirma Maria Afonsina Matos, da Uesb.

_____________ Texto Marina Azaredo Fonte: www.educarparacrescer.abril.com.br

11


novembro/dezembro 2011

matĂŠria | Boa Nova

12


“Nascer, renascer e progredir sempre, tal é a lei.”

FORMATO: 16 X 23 cm PÁGINAS: 528 ISBN: 9788579430336

FORMATO: 16 X 23 cm PÁGINAS: 272 ISBN: 9788579430305

FORMATO: 14 X 21 cm PÁGINAS: 360 ISBN: 9788587430601

FORMATO: 16 X 23 cm PÁGINAS: 384 ISBN: 9788579430329

FORMATO: 14 X 21 cm PÁGINAS: 240 ISBN: 9788579430251

FORMATO: 14 X 21 cm PÁGINAS: 152 ISBN: 9788579430244

novembro/dezembro 2011

Allan Kardec

Ligue: (11)2979-2157

pedidos@editoramundomaior.com.br

www.mundomaior.com.br 13


novembro/dezembro 2011

superdicas

superdicas

Espiritismo e Ecologia André Trigueiro | 148 pág. | FEB

Flávia Sonhos e Regressões Ricardo Di Bernardi | 288 pág. | INTELÍTERA

Pinga Fogo com Chico Xavier Saulo Gomes | 272 pág. | INTERVIDAS

O que o espiritismo e a ecologia têm em comum? São surpreendentes as afinidades entre essas duas áreas do conhecimento que surgiram na mesma região há aproximadamente 150 anos, e que hoje despertam interesse e curiosidade crescentes.

Uma história real e um romance imperdível, que traz um amor impossível do passado, que floresce na vida atual e nos faz entender as leis de causa e efeito, os encontros e desencontros do passado e do presente de uma maneira leve, emocionante e romanceada.

Reencarnação, mediunidade, família, educação, umbanda, homossexualismo, divórcio e muitos outros assuntos são abordados por Chico Xavier nos dois históricos programas “Pinga-Fogo”. Apresenta as entrevistas na íntegra e conteúdo inédito.

Saúde e Ectoplasma Matthieu Tubino | 224 pág. | ASTIPALEA

Eles Continuam Entre Nós - Vol. 2 Zíbia Gasparetto | 198 pg | VIDE&CONSCIÊNCIA

A Virgem de Vesta Léa Caruso | 384 pág. | IDE

Uma correlação entre o ectoplasma e a vida, a saúde e as doenças. A matéria escura teria a função estruturadora de corpos estelares, a mesma que o ectoplasma tem no corpo humano. Entender o ectoplasma é compreender os mecanismos da vida.

Mais pesquisas feitas por Zibia Gasparetto com os ouvintes da Rádio Mundial. Por meio de novos depoimentos, ouvintes contam experiências de familiares que partiram, provando que a morte é apenas uma mudança de plano...

Em um cenário de poder, riqueza e sedução, que os personagens desta obra vivem avassaladora história, de intrigas e paixões, que teve seu princípio muitos anos antes, na Grécia, época do Império Romano, onde alguns desses Espíritos ali viveram, envolvidos com uma das virgens do Templo de Vesta, guardiã do fogo sagrado.

Vinte Dias Em Coma Wilson Frungilo Jr. | 336 pág. | IDE Não Tenha Medo dos Espíritos Raul Teixeira | 36 pág. | FRÁTER Se todos são Espíritos, no corpo físico ou fora dele, por que, então, têm medo uns dos outros? Rosângela escreve aos jovens com o intuito de esclarecê-los e despertá-los para o sentido espiritual da vida que se leva na Terra.

14

“Uma surpreendente descoberta na reconquista dos valores mais caros da existência.” O leitor em muito se emocionará com as tocantes surpresas no desenrolar deste livro, onde a temática do intercâmbio entre os dois planos da vida é tratada sob cativante prisma. Enfim, uma obra que nos traz a certeza de que poderemos ser felizes desde que implantemos a felicidade ao nosso redor.


Lindas Mensagens de Meimei Mirtes Carvalho Bonna | 120 pág. | PETIT

Encontre Deus na Cabana Randal Rauser | 176 pág. | PLANETA

Cura e Libertação José Carlos De Lucca | 240 pág. | INTELÍTERA

As páginas deste livro assemelham-se a pétalas de rosas. A essência de suas mensagens nos envolve e inspira a refletir sobre nosso dia a dia. Apaixonada pela vida e iluminada pela razão, Meimei, “o amor perfeito” em idioma chinês, renova esperanças em nosso coração e nos presenteia com um lindo buquê de mensagens que devemos partilhar com todos aqueles a quem amamos.

Uma obra que abre e proporciona oportunidades de entender o trabalho de Deus. O autor e teólogo Randal Rauser nos leva a uma fantástica jornada através das páginas dessa emocionante história em Encontre Deus na Cabana e convida o leitor incrédulo entre na Cabana, seja bem-vindo e abra seu coração para as palavras de Deus...

Palavras que curam a nossa maneira de lidar com os problemas e que nos libertam do círculo vicioso do sofrimento. É um autêntico tônico espiritual que trará ao leitor novas forças para escalar a montanha dos seus desafios até chegar ao sol de uma vida feliz e prazerosa.

Sândalo Sergito S. Cavalcanti | 240 pág. | PETIT

O Reduto dos Infiéis Álvaro Brasil Portughesi | 224 pág. | EBM

Ecos na Eternidade Christina Nunes | 264 pág. | LÚMEN

Inspirado pelo sândalo, Sergito de Souza Cavalcanti nos oferece lições de espiritualidade, cuja essência reconforta e perfuma a alma. “Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o fere.” Foi nesta recomendação, atribuída a Buda, que o autor encontrou e desenvolveu, neste livro, excelentes referências ao amor e à esperança...

Ao compulsar as páginas desta monumental obra, o leitor encontrará momentos de humor, romance, mistério, aventura e suspense.

Esther conheceu algumas de suas encarnações. Em uma delas, sua família pertenceu a povos bárbaros germânicos, que, no combate contra o Império Romano, torturaram e trucidaram muita gente. Em outra vida, no Brasil Colônia, por conta de ciúme e egoísmo desmedidos, ela foi responsável pela disseminação da infelicidade entre seus familiares...

Vivendo a Magia do Amor Lourdes Carolina Gagete | 160 pág. | IDE De maneira clara, agradável, elucidativa e sincera, a conhecida e consagrada autora, nos remete, através desta obra, aos mais variados temas do cotidiano. Sob a ótica simples, mas precisa, da Doutrina dos Espíritos, oferece-nos orientadoras reflexões e diretrizes para encontrarmos a calma, a paz e a felicidade. E na simplicidade de suas fórmulas, lenitivas doses medicamentosas nos envolve numa verdadeira magia do amor.

Gabriel, Esperança Além da Vida Nilton Cesar Stuqui | 224 pg. | INTELÍTERA

novembro/dezembro 2011

superdicas

Uma história real e emocionante. Gabriel, um jovem que desencarnou aos 20 anos, vítima de um acidente automobilístico, traz conforto e esperança às famílias que passaram ou estão passando pela dor da separação e nos dá a certeza do reencontro, pois Deus jamais separa aqueles que se amam.

15


novembro/dezembro 2011

superdicas

Paulo - Um homem em Cristo Ruy Kremer | 304 pág. | FEB

Insensatos Corações Marlene Saes | 224 pág. | INTELÍTERA

Mulheres inteligentes, relações saudáveis Augusto Cury | 176 pág. | PLANETA

Fonte de pesquisa para estudiosos da história da antiguidade. Ultrapassa o interesse do movimento espírita e do meio religioso em geral. Inspirado em trabalhos literários de vários historiadores de renome, além da obra “Paulo e Estêvão”.

Um romance altamente apaixonante que envolve em sua trama a grande jornada vivida por um grupo de pessoas interligadas em várias reencarnações, entrelaçadas pelo destino, vivenciando o amor, a paixão, o ódio, a traição, a vingança e o perdão.

O livro aborda tipos de mulheres, as observadoras, as analíticas, as mulheres casulos dentre outras, trazendo o lado positivo e negativo de cada comportamento. O autor afirma que é necessária a identificação do tipo de mulher que cada uma é, permitindo uma reflexão ponderada e um trabalho de mudança...

Transição Planetária Divaldo Franco | 248 pág. | EBM

Entrega-te a Deus Divaldo Franco | 208 pág. | INTERVIDAS

De Frente Com a Verdade Mônica Castro | 352 pág. | VIDE&CONSCIÊNCIA

Os mecanismos e as razões da ordem superior da Transição Planetária, em favor das mudanças urgentes e necessárias que promovam o respeito às leis, à ética e a Natureza, transformando o homem num ser integral, consciente dos seus deveres para com Deus, consigo próprio e o próximo.

Perguntas eternas, problemas atuais, desafios vindouros são abordados e elucidados com mestria. Dezenas de temas, acompanhados por mais de 470 notas e mais de 860 entradas no índice, tudo num livro com padrão gráfico superior.

Sem o amor de Luciana, Marcela pensa que não vale a pena viver, até encontrar em Flávio o verdadeiro amor. O que fazer para ocultar a verdade sobre si mesma? Por caminhos tortuosos, Marcela descobrirá que a vida não compactua com a mentira e a verdade sempre prevalece.

Enquanto Houver Amor Fátima Arnolde | 304 pág. | LÚMEN Neste romance Enquanto Houver Amor, o espírito Alexandre Villas, pela psicografia de Fátima Arnolde, mais uma vez nos ensina que o verdadeiro amor supera todas as dificuldades, vence os obstáculos mais difíceis e cria vínculos eternos com as pessoas que amamos.

16

Encontro de Paz Chico Xavier | 160 pág. | IDE “Este livro é um encontro de paz. Saibamos suprimir de sentimentos, ideias, atitudes, palavras e ações, tudo o que relacione com ressentimento, perturbação, ódio, azedume, amargura ou violência e, trabalhando e servindo no bem de todos, procuremos agir e pensar em paz, doando paz aos que nos compartilham a vida.” Emmanuel


A Obsessão e o Movimento Espírita Divaldo Franco | 280 pág. | EBM

Paixão de Primavera Célia Xavier de Camargo | 360 pág. | PETIT

Viivendo o Evangelho Vol. I Antônio Baduy Filho | 320 pág. | IDE

Este livro é uma compilação das obras de Manoel Philomeno de Miranda: Nas Fronteiras da Loucura; Painéis da Obsessão; Trilhas de Libertação; Tormentos da Obsessão; Sexo e Obsessão; Entre Dois Mundos.

Na Rússia dos czares, no início da primavera, um bando de cossacos acampa numa aldeia dos Monteis Urais. Ludmila, uma linda camponesa, apaixona-se por Yuri, o líder dos guerreiros. Seduzido, ele a arrebata, contra sua vontade, e faz dela sua mulher. Dimitri, inconformado com o rapto, quer resgatar a amada, vingar-se derramando sangue...

Importante trabalho do conceituado médium Antônio Baduy Filho que, desde 1969, vem psicografando mensagens do Espírito André Luiz, inclusive em sessões públicas na Comunhão Espírita Cristã, junto ao saudoso médium Chico Xavier.

Minha Família, O Mundo E Eu Raul Teixeira | 276 pág. | FRÁTER

A Lâmpada Mágica Mara Caruso | 32 pág. | IDE

Vem Ser William Sanches | 160 pág. | EBM

Profundidade e simplicidade em algumas das mais usuais situações–problema do lar, que exigem sérias e delicadas considerações: número de filhos, educação escolar, filhos homossexuais, casal e sua sexualidade, separações conjugais.

Você, alguma vez, já pensou em fazer só o que quiser? Comer só o que quiser? Dormir ou acordar só a hora que quiser? Ajudar só quando tiver vontade? Esse era o sonho do gênio da lâmpada mágica, cansado de só realizar o desejo dos outros. Sentia-se preso dentro da lâmpada!

O autor William Sanches consegue tocar delicadamente em assuntos do nosso próprio cotidiano. O texto convida o leitor à reflexão, ajudando-o a redescobrir sua própria essência, enriquecendo seu relacionamento interpessoal e favorecendo sua evolução moral e espiritual.

Divaldo Franco Responde Divaldo Franco | 208 pág. | INTELÍTERA Neste maravilhoso livro Divaldo responde de forma clara, lógica e didática sobre as desencarnações repentinas de crianças e jovens, Tsunamis, Terremotos, provações coletivas, Sonhos, Anjo da Guarda, Depressão e Mediunidade em adulto e infantil.

Tempo de Esperas Pe. Fábio de Melo | 168 pág. | EDITORA

novembro/dezembro 2011

superdicas

Amor, rejeição, felicidade, ego e o valor do sucesso são questões que se colocam sobre todas as pessoas. Ao procurar o professor Abner em busca de alívio para a dor da perda de um amor, o jovem Alfredo inicia com ele uma caminhada de descoberta e reflexão.

17


novembro/dezembro 2011

superdicas

18

Mel-mel e Sem-mel Etna Oliveira Lacerda | 32 pág. | IDE

O Próximo Passo Marcelo Cezar | 320 pág. | VIDE&CONSCIÊNCIA

Respostas ao Coração José Maria de Medeiros Souza| 224 pág. | EBM

Mel-mel e Sem-mel são duas abelinhas lindas e espertas. Muito espertas! Uma adora trabalhar. Outra adora zanzar. Qual das duas você acha mais esperta? Mas, atenção! Muita atenção! Uma de nossas amigas corre perigo! Você pode ajudá-la?

O próximo passo conta a história de amor de Olívia e Frederico, dois jovens cujas vidas foram marcadas pela rejeição. Em uma narrativa apaixonante, somos levados ao passado dos personagens para compreender esse sentimento que os domina e a forma como eles aprendem, ao longo do tempo, a superar os traumas e caminhar para uma vida com menos drama e mais felicidade.

Esta obra é composta por 365 mensagens de encorajamento e estímulo, de conteúdo evangélico-doutrinário, com propostas de renovação e mudanças íntimas, principalmente, na forma de pensar e enxergar a vida.

Crianças Que Se Lembram de Vidas Passadas Ian Stevenson | 546 pág. | VIDE&CONSCIÊNCIA

Mais Forte do Que Nunca Eliana Machado Coelho | 440 pág. | LÚMEN

Salmos de Redenção Gilvanize Balbino Pereira | 376 pág. | PETIT

No terceiro livro da trilogia, Ian Stevenson, renomado psiquiatra e pesquisador, traz relatos de crianças que se recordam de outras vidas. Os casos são sugestivos e considerados como possíveis reencarnações, baseados em descrições, aparições e sonhos telepáticos.

Abner, arquiteto bem resolvido, 35 anos, bonito e forte, decide assumir a sua homossexualidade e a sua relação com Davi, seu companheiro. Mas ele não esperava que fosse encontrar contrariedades dentro de sua própria casa, principalmente por parte de seu pai, senhor Salvador, que o agride verbal e fisicamente.

Na Judeia, há dois mil anos, Jesus de Nazaré, descendente do rei David, se revela o Filho de Deus – o Messias salvador da Humanidade. Caminhando entre os homens, curando, afastando espíritos malignos, iluminando consciências, o Divino Rabi da Galileia desperta o ódio daqueles que exploram a religião, dos poderosos que temem perder o poder absoluto para o Rei dos Judeus...

O Amor Me Salvou Telma Magalhães | 288 pág. | IDE Um súdito de Pilatos e uma linda jovem. Um equivocado amor, o sentimento de rejeição, o orgulho ferido levando às raias da dor. Ódio e amor lado a lado. Uma comovente história que nos faz refletir que, sem seguir os passos de Jesus, nada nos é possível. Somente através da renúncia, do despojar de nossas imperfeições morais e pela fé na misericórdia de Deus, é que alcançaremos a verdadeira felicidade.

Pai, Perdoa-lhes Carlos A. Baccelli | 224 pág. | LEEPP Reflexões sobre o tema do perdão, com as suas aplicações práticas, para que o “amai-vos uns aos outros”, da sublime lição de Jesus, possa ser vivenciado por todos os que compreendem a necessidade de melhor relacionamento com o próximo.


O Encontro dos Oito Antonio Lúcio | 224 pág. | IDE

Por Trás do Véu de Ísis Marcel Souto Maior | 252 pág. | PLANETA

Ratinhos Brancos Laszlo Josef Matrai | 256 pág. | LÚMEN

Oito Espíritos que, quando encarnados, em particulares momentos de extremo desespero, perdem o controle de suas emoções, atentando contra a própria existência, sem acreditarem na continuidade da vida e nas consequências de tal ato. E após árduo período de recuperação, um proveitoso encontro e a esperança de novas oportunidades.

Em sessões públicas, diante de multidões atormentadas pela perda de entes queridos, o médium fecha os olhos e põe no papel mensagens dos mortos para suas famílias. Como explicar este fenômeno? Por trás do véu de Ísis é um mergulho neste universo marcado por dor, saudade, esperança e desconfiança...

Por várias encarnações Petrus e Liandra se amaram de forma intensa. Agora se conhecem na França, no início do século XX, e se apaixonam. Depois de anos vivendo juntos, Petrus, médico, é convocado para assistir feridos e doentes, durante a Primeira Guerra Mundial, em um hospital de campanha próximo ao front de batalha...

A Vida Sabe o Que Faz Zíbia Gasparetto | 320 pág. | VIDE&CONSCIÊNCIA

Quando Chapeuzinho Vermelho Obedeceu | Kate Portela | 32 pág. | IDE

Vozes do Cativeiro Maria Nazareth Dória | 328 pág. | LÚMEN

Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, contudo não desistiu. Inconformado com a nova realidade, utilizou a raiva para recuperar todos os anos que a guerra havia roubado...

O que será que aconteceu com “chapeuzinho vermelho” depois da confusão com o lobo mau? Prepare-se para se divertir com novos desafios no mais novo passeio de “Chapeuzinho Vermelho”, e aprenda com a nossa heroína a grande força do amor ao próximo.

O período da escravidão no Brasil marcou nossa História com sangue. Castigos, dor e sofrimento fizeram parte do cotidiano da colônia por séculos. Negros foram separados de suas famílias, crianças cresceram em meio à realidade dura do trabalho forçado...

O Semeador de Ideias Augusto Cury | 272 pág. | PLANETA

Entrevistas Com Os Espíritos Vera L. M. Carvalho | 272 pág. | PETIT

Que atitudes tomaria se o mundo desabasse sobre você? Um poderoso homem sofre perdas irreparáveis e torna-se um colecionador de lágrimas. Despedaçado, sai em busca dos porões da sua mente e da sociedade dos seus sonhos. “Não é possível”, pensei. Em vez de se prostrar diante de Deus, ele O chamou para um debate...

Diretamente do outro lado da vida, Antônio Carlos, entrevista os espíritos e deles obtém valiosas informações. Com a intenção de nos ajudar a entender a causa de nossas aflições e viver melhor, Antônio Carlos investiga a natureza do Mal de Alzheimer, da obsessão, da violência e da dependência química...

novembro/dezembro 2011

superdicas

19


20

novembro/dezembro 2011


21

novembro/dezembro 2011


bem-estar

vinte regras do bem viver

novembro/dezembro 2011

1. Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes. 2. Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

12. Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trava do movimento e da busca.

3. Planeje seu dia, sim, mas deixe um bom espaço para o imprevisto, consciente de que nem tudo depende de você.

13. É preciso se ter sempre alguém em quem se possa confiar abertamente num raio de no máximo 100 kms; não adianta estar mais longe.

4. Concentre-se apenas em uma tarefa de cada vez. Por mais ágil que seja a sua mente, você se exaure.

14. Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se, de deixar o palco. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

5. Esqueça de uma vez por todas, que é imprescindível. No trabalho, em casa, com os amigos. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

15. Não queira saber se falaram mal de voce e nem se atormente com esse lixo mental, escute o que falaram bem, sem convencimento.

6. Abra mão de ser responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos. 7. Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom-senso de pedir às pessoas certas. 8. Diferencie problemas reais de imaginários e elimine-os, são pura perda de tempo e ocupam espaço mental precioso. 9. Tente descobrir o prazer em fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

22

16. Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo… para quem quer ficar esgotado e perder o melhor da vida. 17. A rigidez é boa para a pedra, não no homem. A ele cabe a firmeza, que é bem diferente. 18. Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se. 19. Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.

10. Evite se envolver com a ansiedade e tensões alheias. Os outros estão bem mais preparados para resolver seus próprios problemas.

20. Entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você é o que você fizer. Não culpe os outros pela sua infelicidade, pois só você poderá fazer você FELIZ!

11. Sua família não é você, ela está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade. Cada um é individual e diferente.

Gurdjeff, pensador russo; estas regras foram colocadas no Instituto Francês de Ansiedade e Estresse, Paris.


A Editora que leva o Espiritismo a sério www.editoraeme.com.br vendas@editoraeme.com.br (19) 3491-7000

Mantém ainda estudos, palestras e trabalhos espirituais no Centro Espírita Mensagem de Esperança, instituição que distribui cestas básicas para famílias carentes da cidade. Ultrapassando a divulgação espírita e compreendendo de forma abrangente a sua responsabilidade social, a Editora EME apoia também uma série de ativi-

dades sociais em Capivari, destacando-se a ONG Casa da Criança de Capivari e a Comunidade Psicossomática Nova Consciência. Oferecendo tratamento intensivo em regime de internato para homens com dependência de álcool e drogas, por 4 a 6 meses, a Comunidade Psicossomática Nova Consciência (espírita) conta com atividades de conscientização, espiritualidade, desintoxicação e ressocialização, realizadas por uma equipe multiprofissional e especializada. O programa compreende ainda um trabalho de orientação e suporte terapêutico para os familiares. Mais informações no site www.comunidadenovaconsciencia.com.br ou pelos telefones (19) 3491-6597, 9112-3033 e 9844-9966. novembro/dezembro 2011

S

ituada na cidade de Capivari, no interior de São Paulo, a Editora EME tem mais de 29 anos de atividade em favor da divulgação da doutrina espírita, notadamente por meio do livro, entre romances, estudos, cursos, autoajuda, mensagens, infantis, infantojuvenis, agendas, contos, biografias e outros, além das traduções de obras de Allan Kardec.

23


Qual livro marcou sua vida? os autores do Feirão responderam 1. O Evangelho Segundo o Espiritismo (IDE) e Nosso Lar (FEB) - Quando criança, com sete ou oito anos, “O Evangelho”, era o único que tínhamos, sendo este o primeiro lido. “Nosso Lar” mostrou-me que as belezas do “outro lado da vida” superavam, e muito, as belezas do plano físico. Antonio Lúcio 2. O Livro dos Espíritos (IDE) e Nosso Lar (FEB) - Me fez enxergar a dimensão da Vida de maneira muito mais abrangente, concorrendo para a difícil empreitada do meu autoconhecimento, à luz da Fé Raciocinada. Carlos A. Baccelli 3. Na Esperança de Uma Nova Vida (RECANTO) - Fala dos problemas dos encarnados com as drogas. É um livro que deveria ser lido por todos os adolescentes, pois explica como são feitos os socorros e tratamentos na Terra e no Plano Espiritual. Danielle Carvalho 4. Paulo e Estevão (FEB) - A partir dessa leitura passei a acreditar nas potencialidades do ser humano. Todos podemos ser melhores, é só querer e acreditar. Etna Oliveira Lacerda

novembro/dezembro 2011

5. Boa Nova (FEB) - Eu conheci Jesus através dessa obra. Quando lia, me sentia na presença do Cristo. Suas palavras traziam respostas para minhas dúvidas e inquietações. Kate Lúcia Portela 6. Paulo e Estevão (FEB) - Cada vez que releio os romances do Chico fico como que em outra dimensão, a dimensão do puro amor. Lea Caruso 7. Paulo e Estevão, Há Dois Mil Anos, Cinquenta Anos Depois, Ave Cristo e Renúncia (FEB) - Romances espíritas que me trouxeram curiosidade em conhecer mais profundamente o Espiritismo. Eles, realmente, fizeram diferença na minha vida. Lourdes Carolina Gagete 8. Boa Nova (FEB) - É meu livro de cabeceira e quando alguns problemas sérios surgiram, esta obra conseguia reenergizar-me e

24

mudar minhas vibrações. Me fazia lembrar do porquê de estarmos aqui neste planeta e neste momento e como agir para ser feliz. Mara Caruso 9. O Grande Enigma (FEB) - Quando tinha onze anos, li e compreendi totalmente. Maria Gertrudes 10. Há Dois Mil Anos (FEB) - Foi um dos primeiros livros espíritas que li e me deu as primeiras noções e fundamentos da Doutrina. Um livro que me emocionou... Regina Timbó 11. O Drama de Bretanha, Porque Sofremos, Renúncia (FEB) e O Amor Me Salvou (IDE) - Vivi, anos atrás, um caso parecido com uma senhora amiga de minha mãe. Oramos muito por ela, mas o endurecimento de seu coração levou sua família à miséria, mas felizmente, ninguém se perdeu. Telma Magalhães 12. Há Dois Mil Anos (FEB) - O conteúdo da narrativa contida nesse livro marcou a minha passagem por este sofrido orbe. Alfredo Pardini 13. A Vingança do Judeu , Nosso Lar (FEB) e O Matuto (Vida & Consciência) - Foram os primeiros livros espíritas que li. Ariovaldo Cesar Júnior 14. Boa Nova (FEB) - Esse livro mostra uma proximidade incrível com Jesus e seus discípulos. Chico, uma vez, respondeu: O meu preferido é o Boa Nova do nosso Humberto. Alvaro Basile Portughesi 15. O Livro dos Espíritos (IDE) - Nele encontro, até hoje, respostas para muitas dúvidas e isso me auxilia na jornada evolutiva. Eliana Machado Coelho 16. Paulo e Estevão (FEB) - Vários livros me marcaram, mas eu destaco este. Saulo Gomes


25

novembro/dezembro 2011


mensagem | Chico Xavier

Francisco Cândido Xavier

S

enhor, ensina-nos: a orar sem esquecer o trabalho; a dar sem olhar a quem;

a servir sem perguntar até quando; a sofrer sem magoar seja a quem for;

Emmanuel

a progredir sem perder a simplicidade; a semear o bem sem pensar nos resultados; a desculpar sem condições; a marchar para a frente sem contar os obstáculos; a ver sem malícia; a escutar sem corromper os assuntos; a falar sem ferir; a compreender o próximo sem exigir entendimento; a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração; a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento.

Senhor, fortalece em nós a paciência para as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades.

Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo que não novembro/dezembro 2011

desejamos para nós.

N ossa

Auxilia-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

Oração

(Mensagem extraída do livro Passos da Vida, IDE Editora, 1985).

Ouça esta mensagem na voz de Chico Xavier. Acesse: www.ideeditora.com.br

26


GRĂ FICA ODEON  B4E082>< 2>=580=p0 E08AC4

Uma das maiores transportadoras do Brasil, presente no 3o Feirão do Livro de Araras. Se vai com RTE, vai bem. ¡ Estrutura adequada e colaboradores comprometidos. ¡ Conduta fundamentada nos valores: Família, Êtica, transparência, solidariedade, honestidade e perseverança. ¡ Cargas 100% seguradas.

novembro/dezembro 2011

A RTE Rodonaves participa da formação cultural dos brasileiros transportando livros com segurança, qualidade, agilidade, pontualidade, parceria e confiança.

UNIDADE ARARAS

Rua Av. Otto Barreto, 590 Tel.: (19) 3541.0390

rte.com.br

27



Dicas de Leitura 2011