Page 1

Gugulipid® é um extrato padronizado de óleo resina da Commiphora mukul constituído por gulgusterona, o qual é responsável por manter os níveis de colesterol sanguíneo e reduzir os níveis de lipídeos na circulação, por inibir a síntese de colesterol, aumentar sua taxa de excreção e promover a sua degradação, também estimula a tireóide e alterara a biogênese das aminas.

Ação terapêutica: - Estimula a tireóide - Anticolesterolêmico; - Anticarcinogênico; - Controle da diabetes; - Antioxidante;

Propriedades: A Commiphora mukul é uma árvore típica de regiões semi-áridas da Índia, a sua óleo resina apresenta grande importância econômica devido as propriedades hipolipidemicas presentes nas gugulsteronas Z e E. ® O Gugulipid , extrato padronizado da Commiphora mukul, tem sido bastante utilizado na medicina Ayurveda,descrita as propriedades terapêuticas dos guguls nas escrituras sagradas, cujas ações anti-inflamatórias em fraturas ósseas, artrite, doenças cardiovasculares, obesidade e alterações nos níveis séricos de lipídeos na circulação foram descritas antes de Cristo.

Mecanismo de ação: Estudos sobre a goma de gugul demonstram atividade hipolipidêmica, a qual atribui mais de um mecanismo de ação. Inibição da biossíntese de colesterol O colesterol é sintetizado no fígado e intestino e transportado para os tecidos periféricos na forma de lipoproteínas. As lipoproteínas são as únicas substâncias que convertem em apolipoproteína B, as quais são responsáveis pelo transporte de colesterol LDL. Assim Gugulipid® inibi a reação da HMG-CoA em ácido mevalônico através da HMGCoA redutase. Aumenta a taxa de excreção de colesterol O colesterol reabsorvido no organismo é reaproveitado como colesterol livre que é convertido em sais biliares, esterificado e armazenado no fígado como éster colesterol, e incorporado no VLDL, LDL e secretado na circulação. ® Desse modo, Gugulipid aumenta a excreção de ácido biliar e colesterol. Promove a rápida degradação do colesterol Gugulipid® estimula a atividade do receptor LDL na membrana do fígado e sua atividade hipolipedêmica, devido ao catabolismo de LDL. O LDL colesterol se liga ao receptor específico, em seguida ocorre o processo de endocitose e o LDL sofre ação enzimática resultando no colesterol livre e aminoácidos. O colesterol livre inibe a atividade da HMG CoA redutase, que sintetiza colesterol, e também inibe a síntese de receptores LDL, diminuindo o armazenamento de colesterol. Além disso, ativa a colesterol acetiltranferase ACAT, a qual promove a formação de ésteres de colesterol. Estimula tireóide Gugulipid® aumenta a produção de hormônios da tireóide, os quais são responsáveis pelo controle metabólico do organismo. Os hormônios Tiroxina (T4) e Triiodotironina (T3) entram nas células por difusão e promovem funções essenciais, assim aumentam o metabolismo de carboidrato, estimulam a síntese de proteína e a lipólise. Altera a biogênese das aminas Gugulipid® afeta a biogênese das aminas, aumentando significamente os níveis de catecolaminas e dopamina hidroxilase, o que contribui para a síntese e a dminuição dos níveis de lipídeo, influenciando nos estados hipercolesterolêmicos. Gugulipid® aumenta os níveis de norepinefrina, dopamina e dopamina hidroxilase no cérebro e no tecido cardíaco. Reduz lipídeos peroxidase ® Gugulipid apresenta propriedades antioxidantes por reduzir os lipídeos peroxidases, xantinas oxidases e aumenta superóxidos desmutase.


Testes clínicos:

Indicações: ®

Estudos in vivo com Gugulipid apresentaram: diminuição do peso corporal, redução do nível sérico do colesterol, proteção à arterosclerose, estimula a função da tireóide e contribui para a normalizar a sua atividade. Estudo a fim de investigar a diminuição da atividade lipídica e efeitos ® relacionados do Gugulipid demonstrou a diminuição do LDL colesterol em paciente hiperlipidêmicos.

Indicado à pacientes hiperlipidêmicos, com alterações do colesterol, diabéticos, contra substâncias carcinogênicas e contra danos aos processos oxidativos. Reações adversas: Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas. Contra-indicações:

A atividade fibrinolítica (degradação de coágulo sanguíneo) e índice de agregação plaquetária (PAI) foram observados em estudos clínicos. Avaliou-se 20 pacientes com doenças coronarianas, um grupo recebeu 0,5 g de guggul por 30 dias e o outro grupo era o controle. A fração de guggul reduziu a atividade fibrinolítica e os níveis de PAI sendo benéfica aos indivíduos protegendo-os de ataques cardíacos e AVC durante o tratamento.

Não há contra indicações até o momento nas literaturas pesquisadas, mas é sempre aconselhável consultar um profissional especializado à prescrição. Posologia: Estudos sugerem a dose de 75 mg/dia. *Dosagem sugestiva. Esta dosagem pode ser alterada e deve ser avaliada por um profissional habilitado. Compatibilidades e farmacotécnica: Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas. Incompatibilidades: Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas. Toxicidade e mutagenicidade:

Referências: Gugulipid® material fornecido pelo fornecedor. Material proveniente do fabricante Sabinsa Corporation http://www.gugulipid.com Acesso em 20/08/2012 Restou alguma dúvida? Deseja mais informações? Então entre em contato com o CPDT (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico). Nosso e-mail é priscila.cpdt@idealfarma.com.br. Visite o nosso site: www.idealfarma.com.br Ligue para o CPDT! Tel.: 11 5592 6400 A literatura apresentada foi elaborada dentro do critério da boa fé e fundamentada em bibliografia conceituada. Estas informações têm como objetivo orientar o profissional de saúde e é sempre recomendável a pesquisa em outras bibliografias. Elaborado por: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico (CPDT) Revisado por: Diretoria Aprovado por: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico (CPDT)

Estudos clínicos avaliaram a toxicidade aguda, subaguda e crônica, além da teratogênise e mutagênise. O teste foi realizado durante 4 semanas, com 21 indivíduos, os quais tomaram 400mg de Gugulipid® , equivalente a 25 mg de gulgusterona administradas 3 vezes ao dia. Os resultados indicam que o Gugulipid® é seguro e eficaz para os tratamentos. Ficha técnica Nome Científico: Commiphora mukul Aspecto: pó. Cor: amarelo claro. Odor: característico. Conservação: Armazenar em temperatura ambiente.

Gufulipid  

catalogo_gugulipid

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you