Page 1

BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de escolas de idães MARÇO/2012

NEWSLETTER N.º 6

Pontos de interesse especiais:

Editorial É com todo gosto, que anunciamos a vinda de mais um escritor…. A escritora Mafalda Moutinho vai visitar a nossa escola no próximo dia 10 de Maio, para uma conversa com alunos do 3.º ciclo. Mafalda Moutinho é uma escritora portuguesa atualmente a viver em Itália, autora da conhecida coleção «Os Primos», entre os quais: O Caso do Último Dinossauro, O Segredo de Craven Street e O Tesouro do Veleiro Espanhol .

 Semana da Leitura.  Visita do escritor Tiago Gonçalves.  Hora do Conto  Exposições

Semana concelhia da leitura No encerramento da Semana Concelhia da Leitura, a Biblioteca Municipal de Felgueiras recebeu a visita do Comissário do PNL, o Dr. Fernando Pinto do Amaral.

Nesta edição:

Falou sobre a sua obra, prin- Poeta, ensaísta e tradutor, cipalmente sobre o livro A toda a sua obra gira em torMinha Primeira Sophia… e no da melancolia que rodeia

sobre a própria Sophia – vida as vivências finisseculares, e obra… modulada, neste final de século

em

concreto,

pela

noção de pós-modernidade, que marca de forma particular o discurso do autor.

Semana da Leitura

2

Visita do escritor

2

Hora do Conto

3

Aconteceu na BE...

4

Exposições

5

Opinião Leitora

6

Próximas Atividades

6

A Biblioteca Estou de novo a apaixonar-me pelos livros, pelas frases, pelas palavras, pela grafia e pelas letras. Mas, não só… as palavras movem sentimentos, ideias, pensamentos, momentos, vivências e estados de alma. Assim se escreve um livro, vários livros, percorrendo ao longo dos tempos o ser, o estar, o construir… homem. A biblioteca é o local onde encontramos a amálgama de estados, formas, escritas, ilustrações, desenhos e leituras. Nós somos uma biblioteca...


BIBLIOTECAS ESCOLARES

Página 2

Semana da Leitura A Manta das Histórias Esta atividade envolveu crianças, alunos, educadoras e professores de todo o Agrupamento, e consistia na leitura de contos e livros. Os alunos escolheram uma frase e ilustraram livremente um quadrado em tecido que permitiu a construção da manta. Agradecemos a colaboração da assistente operacional Maria José Mendes, que uniu todos os quadrados/histórias da manta. Hora do Conto - Ilustrações das crianças do JI de Idães.

A Poesia de Florbela Espanca trabalhos realizados pelos alunos do 10.º ano.

N ã o podíamos deixar de assinalar o “Dia Intern acional da Mulher”, comemorado no dia 8 de Março. De recordar aos mais novos, toda a luta que várias gerações de mulheres travaram para chegar a liberdade que temos hoje no mundo ocidental.

Visita do Escritor Tiago Gonçalves Durante a Semana da Leitura a Biblioteca do Agrupamento recebeu a visita do jovem escritor Tiago Gonçalves, que falou para os alunos do 8.º, 9.º e 10.º anos. Licenciando-se no ano de 2008, em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o seu sentido crítico e analítico é sinónimo de uma constante evolução ao longo de toda a sua vida, até ao ponto de chegada. Em Novembro de 2010, lançou o seu primeiro livro, um conto, intitulado "De Uma Só Sorte". O segundo livro, uma novela intitulada "Não Fomos Nós Dois", foi publicada em 19 de Novembro de 2011.


MARÇO/2012 BIBLIOTECAS ESCOLARES

Página 3 Biblioteca 1.º ciclo

Na Semana da Leitura, contamos novamente, com a participação dos encarregados de educação na leitura de contos para os alunos. Estes, acharam bastante positiva a atividade estando dispostos a repetir ou a participar num outro tipo de iniciativa voltada para a leitura de histórias. Histórias em 5 minutos. Durante a semana, antes do inicio das aulas os alunos do 4.º ano, leram pequenos contos para os alunos das outras turmas. Concurso “Pequeno Grande C” A biblioteca apoiou e colaborou com turma 4, da docente Helena Afonso, na elaboração do livro “A Ideia Errada”, que foi enviado para o concurso da Fundação Calouste Gulbenkian. O resultado sai no dia 1 de Maio. Vamos aguardar….

Hora do Conto Ao longo do 2º período realizou-se a Hora do Conto nas bibliotecas do Agrupamento, nas escolas do Primeiro Ciclo e nos jardins de Infância. A Hora do Conto teve a presença dos animadores de leitura da Biblioteca Municipal de Felgueiras na escolas de EB1/ JISernande e na EB1 de Unhão. Esta partilha de leitura foi diferente e bastante positiva. Nos restantes estabelecimentos de ensino, a hora do conto foi dinamizado pelas professoras bibliotecárias.


Página 4

BIBLIOTECAS ESCOLARES Aconteceu na BE…. Cantar os Reis - A Biblioteca do Agrupamento recebeu a visita das crianças do JI de Idães e dos alunos da Educação Especial que vieram nos alegrar com cantares dos Reis.

Dia dos Namorados -

DIA DO PAI - Celebrámos o

Para comemorar o dia dos

dia do Pai com a venda de car-

namorados, as

tões e postais alusivos à data.

Adelina

professoras

Araújo e Fernanda

Carvalho confecionaram uma

Para o dia da Mãe teremos mais novidades...Aguardem

variedade de caixas alusivas a data. Estas caixas, bem como outros objetos foram vendidos com o intuito de angariar fundos para a biblioteca. Palestra PES "No passado mês de Fevereiro, durante a semana dos afetos, deslocou-se à escola a enfermeira Conceição Sil para realizar um conjunto de palestras no âmbito da educação Sexual, direcionado às turmas de 7º e 8º ano. Esta iniciativa decorreu na Biblioteca". Concurso de Soletração Realizou-se no passado dia 23 de março na biblioteca da nossa escola. Os alunos participantes revelaram muito interesse pela atividade, com carácter lúdico e pedagógico, que incidiu na soletração de palavras em conformidade como Novo Acordo Ortográfico. Os discentes cumpriram na íntegra as regras estabelecidas, mostraram-se motivados e conhecedores das alterações ortográficas em vigor. Vencedores do concurso: 5ºano - Luís Macedo, nº 14, turma E 6ºano - Sónia Silva, nº19 , turma A 7ºano - Rita Barbosa, nº 18, turma B


Página 5

BIBLIOTECAS ESCOLARES

EXPOSIÇÕES Ao longo do período várias foram as exposições que estiveram presentes na Biblioteca, entre elas: Dia Mundial da Poesia e Dia da Floresta, da árvore

A exposição “o rosto” baseado no texto de Valter Hugo Mãe

A exposição “a mancha, a linha e o ponto”

"Qualquer livro é útil para leitura. Em qualquer livreco pode-se encontrar alguma coisa de válido. Tudo consiste em dar uma finalidade às próprias leituras e no saber tomar apontamentos" .

Dia Mundial do Teatro No último dia de aulas, no passado dia 23 de Março, realizámos uma pequena efeméride para assinalar o Dia Mundial do Teatro, intitulado" A máscara", com uma amostra de trabalhos realizados pelos alunos". Antecipámos o Dia Mundial do Teatro, que se assinala no dia 27 de Março.

Gramsci

Dia Internacional do Conto infantil No passado dia 2 de Abril de 2012 comemorou-se o dia Internacional do conto Infantil cuja mensagem se encontra no n o s s o b l o g u e : www.biblioidaesblogspot.com, mas no qual destacaria a seguinte mensagem: Quando lemos, contamos ou ouvimos contos, cultivamos a imaginação, como se fosse necessário dar-lhe treino para a mantermos em forma.


Página 6

BIBLIOTECAS ESCOLARES Opinião leitora

Liberdade A liberdade representa não só o respeito que nós temos pelos outros, mas também o respeito por nós mesmos, e a liberdade está ainda intimamente ligada aos nossos direitos e às leis pelas quais nos regemos. Assim, a liberdade pressupõe responsabilidade. Responsabilidade que deverá estar sempre presente nos nossos atos e pensamentos. Assim, a liberdade, na minha opinião, ainda que não seja algo palpável, é algo que todos possuímos ainda que por vezes só em pensamento e que devemos guardar como bem precioso que é. A liberdade é aquilo que nos permite ser quem somos, é através dela que nós criamos os nossos ideais e tomamos como adequados, ou não, determinados comportamentos ou ações, e é isso que nos torna diferentes dos outros. Mas ao falar em liberdade é imperativo falar também em limites. Não é possível viver em comunidade se eu não tiver consciência dos limites das minhas ações, e se o outro também não o fizer. Há então que viver em liberdade de acordo com a liberdade dos outros, não partindo do princípio que “se sou livre, posso fazer tudo o que quero”. Aliás, houve momentos na história em que a liberdade era apenas um sonho, não existia no vocabulário das pessoas e não passava do imaginável. Isto refletiu-se, por exemplo, durante o período da ditadura Salazarista, em que as pessoas não tinham sequer liberdade de pensar por si próprias, de dizerem o que pensavam e de se defenderem. Também temos como exemplo da importância da liberdade, o período de tempo em que qualquer livro, antes da sua publicação, era “revistado” para assegurar que nada era dito para prejudicar o regime. São exemplos como estes que nos mostram o quão importante é a liberdade no nosso dia, e o quão “dependentes dela somos”. Com mais liberdade vem mais responsabilidade, por isso, a liberdade pessoal termina com a liberdade coletiva. Paula Pereira, nº 19, 10ºA

Próximas atividades Concurso Nacional de Leitura No próximo dia 24 de de Abril de 2012 realiza-se a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a fase distrital, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, com a participação de alunos do 3.º ciclo e secundário. Os livros escolhidos para esta fase são estes.

Hora do Conto "Continuaremos com a parceria iniciada no 2º período, com a Biblioteca Municipal de Felgueiras para a Hora do Conto. Os animadores deslocar-seão às e sco la s do 1º Ciclo e dos Jardins do nosso Agrupamento."

Agradecimentos: - A prof.ª Fernanda Carvalho pela doação de uma impressora HP para biblioteca da escola. - A Associação de Pais e aos Encarregados de Educação do 9.º A pelo contributo monetário para a compra de livros.


Newsletter  

Atividades realizadasd ao longo do 2º período

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you