Page 1

Boletim Bibliográfico Bibliotecas Escolares FEVEREIRO 2013

BOLETIM N.º 9

Próximas Atividades Durante a próxima semana e até ao dia 14 de Março irá decorrer a Feira do Livro Infantil na Biblioteca do 1.º ciclo na escola Básica de Idães. Teremos livros para a venda a partir de 1,00€. Apareçam!

Fique a par das novidades e das atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, consultando o blogue:

www.biblioidaesblogspot.com

Aquisições - Novidades “Viagem sem regresso” de Katy Gardner Seis anos passaram sobre a morte de Gemma. Seis anos de dúvidas e angústias, durante os quais a vida de Esther foi um inferno permanente. Quando as duas amigas decidem fazer uma viagem juntas, nada faria prever que apenas uma delas regressaria. Esther era bela, sofisticada e destemida, Gemma o seu oposto. Ávidas de novas experiências, partem para a Índia em busca de aventura. “Três vivas aos sete” de Enid Blyton Vem conhecer o Pedro, a Joana, o Jaime, o Jorge, o Carlos, a Paulina e a Bárbara. Eles são o Clube dos Sete e estão prontos para resolver qualquer mistério, a qualquer hora! Quando o Pedro e o Jaime vão à procura do pequeno avião que perderam numa casa abandonada, encontram um aquecedor aceso numa das divisões. Quem vive ali e porquê? Parece que o Clube dos Sete tem mais um interessante caso para resolver... “Terceiro ano no colégio de Santa Clara” de Enid Blyton No terceiro período, vão entrar cinco novas alunas para a escola de Santa Clara. Se vão entrar mais alunas para a escola, é claro que vai haver mais sarilhos. Os seus nomes são: Prudência, Carlota, Sara, Penélope e Antónia. A Carlota guarda com ela um grande segredo, que não quer que ninguém saiba.


PÁGINA 2

Aquisições - Novidades “A ilha dos gatossauros” de Álvaro Mgalhães

O aparecimento de um gatirodáctilo, uma ave do tempo dos gatossauros, abre uma investigação do C.A.T. que leva Lucas Scarpone até Gataparis, a casa do misterioso Dr. Gatô, em busca do manuscrito que chegou numa garrafa e dá provas da existência de uma ilha entre dimensões, onde a vida voltou a gerar todas as espécies conhecidas (e desconhecidas) de gatossauros.

“Mistério no Pavilhão de Portugal” de Maria Inês Almeida Duarte e Marta encontram-se à saída de um concerto noturno de rock, próximo do Pavilhão de Portugal, e, quando reparam num vulto masculino que se movimenta sobre a cobertura do edifício, decidem investigar o que se passa. Começam assim uma movimentada aventura, e há um mistério que têm de resolver em menos de 24 horas. Será que vão conseguir?

“Os herdeiros da Lua de Joana” de Maria Teresa Gonzalez Os Herdeiros da Lua de Joana é uma peça de teatro na qual Maria Teresa Maia Gonzalez retoma as personagens de A Lua de Joana no momento do seu luto pela perda irreparável que sofreram. Nesta peça as personagens confrontam-se entre si, transmitindo uma advertência contra o uso de drogas que é cada vez mais importante nos tempos que correm.

“ O violino da noite “ de Jojo Moyes Isabel Delancey, uma mulher frágil e ainda jovem, alheada das vicissitudes do dia a dia, vivia para a música - era violinista numa orquestra sinfónica.O que a prendia à realidade era o amor que sentia por Laurent, o seu marido. Quando este morre num brutal acidente, Isabel vêse obrigada a confrontar-se com a terrível situação financeira em que o marido deixou a família e a assumir o papel de mãe que sempre tinha sido desempenhado por uma ama.

“ A maior flor do Mundo”, de José Saramago Começa, assim, o autor: “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender e tenho pena. Além de ser preciso escolher as palavras, faz falta um certo jeito de contar…”


FEVEREIRO 2013

PÁGINA 3

Repositório Digital Iniciámos a construção de um repositório digital, isto é, uma colecção de informação digital, construída tendo em atenção os diversos tipos de saber que existem na Biblioteca nas respectivas estantes. Este repositório tem como prioridade os leitores/alunos da Biblioteca do Agrupamento.

Um conto de Olinda P. Gil escrito em finais de 2003, e que foi 3.º prémio de prosa no concurso literário “Lisboa à Letra” em 2004. Foi publicado numa brochura da Câmara Municipal de Lisboa.

O livro propõe vinte e ideias e sugestões sobre o ambiente na cidade. Convida a melhorar o planeta Terra por ocasião da 3.ª presidência portuguesa da União Europeia, em 2007.

Foi lançado o livro ” O Retrato de Portugal – Factos e Acontecimentos”, coordenado por António Reis, numa edição conjunta do Instituto Camões, Círculo de Leitores e Temas & Debate.

“A cidade depois” de Pedro Paixão reúne 13 textos escritos em Nova Iorque depois de 11 de Setembro e um poema de Walt Whitma.

Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do património cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrónica e objetiva, obtida de dentro do continente.

Revistas e Jornais


PÁGINA 4

Novidades - Biblioteca 1.º ciclo O Bando das Cavernas - Aventuras Radicais o Bando das Cavernas! As crianças vão divertir-se com as suas peripécias, enquanto eles viajam no mamute escolar, têm uma aula louca com o professor Pi, jogam futebol da Pré-História e vivem uma aventura alucinantes e radicais no Vale dos Rochedos, com pinturas rupestres e muitas vespas-falcão à mistura.

João Porcalhão - Lama Apresentamos-te o João Porcalhão, um rapaz com o hábito nojento de meter os dedos no nariz! Está cheio de planos desmiolados e ideias malucas e se o que te dá gozo é sarilhos, não vás mais longe – o João está sempre metido neles até às orelhas!

O Meu Cãozinho Traquinas - O Novo Lar do Quinas «O cãozinho da Bé é tão traquinas, mas também tão fofinho, que tu ias adorar se fosse teu… A família Tomás vai ter, finalmente, um cãozinho. Ninguém consegue estar mais excitado do que a Bé: ela há mui to que sonha com o seu pequeno amigo, fofinho, que irá dormir na sua cama e ao qual irá chamar Quinas. Mas a sua irmã malandreca e o seu mano mais velho, que é muito mandão, têm outras ideias… Irá a Bé ter o cãozinho que deseja?»

Bat Pat - O Vampiro Bailarino Chegou à Casa das Sombras um novo inquilino no mínimo muito esquisito e extravagante: tem sempre as janelas trancadas e nunca se deixa ver à luz do Sol. Bah, eu e os irmãos Silver ficámos de imediato desconfiados e decidimos investigar… Ai que medo!

Phineas & Ferb - Inverão Os irmãos mais fixes do universo chegam com 2 novas e divertidas aventuras. É o dia mais quente do verão e, portanto, o Phineas e o Ferb arrefecem o ambiente com uma máquina de gelados. Em pouco tempo, o jardim de sua casa transforma-se num paraíso de inverno, com esqui, snowboarding e trenós! Quem vencerá os primeiros jogos de inverno?

Arrepios - Sarrilhos Serpentinos Boone e Heather mal esperar Legenda quepodem descreve a ima- pelo acampamento de verão. As lendas sobregem cobras comedoras de homens e crianças desaparecidas ou gráfico. são de maissss! Sim, é estranho que o protetor solar do acampamento faça a pele escamar, mas deve haver uma boa explicação, certo? Certo?!


Boletim Bibliográfico  

novidades literárias, atividades, livros, repositório digital

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you