Page 1

infonews INVERNO 2017 | edição 181

7 décadas de vida Náutica


cl u bes conveniados

Clubes conveniados no mundo

expediente CONSELHO DELIBERATIVO

Mônaco

Uruguai

Portugal

Argentina

Suiça

Portugal

Luxemburgo

Clubes conveniados no Brasil

Itália

Anguilla

Efetivos Alberto Foroni Arthur Zwoelfer de Farias Berardino Antônio Fanganiello Carlos Eduardo Calza Claudio Roberto Daud David Olympio Vieira Alhadeff Fabio Fanganiello Hamilton Dias de Souza Isaac Jacob Misan Jaider Cruz Gama João Carlos Teixeira Posses João Roberto Lerosa Filho Jonas de Barros Penteado Jorge Jeraissati Filho José Silvio Ferreira Bretas Klaus Hinrich Tessen Von Heydebreck Mario José Alves de Mello Mario Sergio de Mello Ferreira Mario Wallace Simonsen Neto Odoardo Heitor Angêlo Lantieri Paolo Cutrona Paulo Alves Esteves Raul Carlos Pereira Barretto Roberto Nemer Roberto Tonetti Filho Ruy Marco Antônio Salomão Schwartzman Sergio Cruz Chiarizzi Vincenzo Di Gennaro Suplentes Antônio Mattiello Augusto de Bueno Vidigal Carlos Alberto Ergas Cesar Novaes Vieira Joseph Michael Couri Luis Gustavo de Crescenzo Maercio Tadeu Jorge de Abreu Sampaio Rosana de Cassia Faro e Mello Ferreira Rubens Gimenes Filho nossas sedes São Paulo – Av. Higienópolis, 18 Higienópolis Guarujá – R. Funchal, 1.140 Vila Funchal Angra dos Reis – R. Projetada, 1 Porto Frade - 2º Distrito Ilhabela – Av. Luiz Massa, 201 Ilhabela – SP Revista Iate Clube Carlos Eduardo Calza Diretoria de Marketing - Dpto. de Comunicações Isabela Campos - Editora - MTB 65181 Lais Meireles - Assistente de Comunicação Capa Sede Guarujá década de 50 Foto: Acervo ICS comunique@icsantos.com.br 11 3155-4400 www.icsantos.com.br Projeto Gráfico Coolpix Design Estúdio www.coolpix.com.br

2

revista IATE clube de santos


M embros da diretoria conselho deliberativo

PRESIDENTE Raul Carlos Pereira Barretto

VICE-PRESIDENTE João Roberto Lerosa Filho

COMODORO Berardino Antônio Fanganiello

VICE-COMODORO FINANC. e ADM. Jonas de Barros Penteado

VICE-COMODORO JURÍDICO Paulo Alves Esteves

edição 181

diretoria

Carlos Eduardo Calza Marketing e Rel. Internacionais

David O. V. Alhadeff Pesca

Klaus Heydebreck Sede Paraty e Manutenção

Luis Gustavo de Crescenzo Serviços

Mario Sérgio M. Ferreira Social

Mario W. Simonsen Neto Obras

Pierre Dhainaut Hechfellner Relações com o Principado de Mônaco

Rosana Faro M. Ferreira Social

Rudi Aguiar Eventos

Sergio Cruz Chiarizzi Restauro Sede São Paulo

3


nest a edição 16

ESTRUTURA Nova plataforma reforça trabalhos no Guarujá.

34

6

70 ANOS resgatamos as principais memórias nessas sete décadas do ICS.

22

Programa do bem Clube é um dos principais apoiadores do Projeto Navega São Paulo – Praia Grande

Na palma da mão Serviços Náuticos ICS ganha página exclusiva nas redes sociais 4

revista IATE clube de santos


Transforme seu ambiente em uma experiência única

Persianas

Rolos

Romanas

Painéis

Cortinas

Xales

Fábrica: Rua João Massaia, 294 - Caieiras Escritórios: São Paulo/SP - 11 3051-8470 Guarujá/SP - 13 3371-7614 Angra dos Reis/RJ - 24 3365-1812 edição 181

5


Ao completar 70 anos de fundação, o Iate Clube de Santos carrega uma notável e competente trajetória de dedicação ao mar e a você, associado e entusiasta do universo náutico. São tantas memórias, tantos feitos - alguns contados aqui, por mais de uma vez -, que se perdem na emoção e no acervo do clube. Histórias como a da primeira sede Guarujá: a casa feita com caixotes de madeira se transformou em um requintado espaço climatizado, emoldurado por grandes janelas de vidro. Os anos de expansão da Área Náutica, hoje, ocupa mais de 10 mil metros quadrados oferecendo, para sócios e não sócios, uma das estruturas mais completas da região.

Leila e Alberto em evento na sede paulistana, em 2013.

“O Iate Clube de Santos tem feito parte de nossos encontros semanais, ora nas sedes, ora em reunião com os amigos; trazendo sempre momentos de alegria e satisfação. No decorrer dessas sete décadas o Iate Clube tem se destacado no universo náutico e em seus eventos sociais. Sentimos orgulho de fazer parte deste grupo tão acolhedor e amigo.

Outras felizes memórias relembram a expansão territorial, a conquista de novas fronteiras: a compra da sede Angra dos Reis, desde 1986, oferece segurança, luxo e conforto em uma das regiões mais paradisíacas do Brasil; a sede Ilhabela, refúgio predileto para os fãs de esportes náuticos e, a mais recente, a clássica sede paulistana, cenário principal da fundação do clube, na noite de 4 de junho de 1947, que destacasse pela imponência de sua arquitetura e a beleza do centenário jardim. Um legado que teve início com Jorge da Silva Padro e se afirma até os dias de hoje, com Bera Fanganiello, Comodoro em exercício desde 2001.

Vera e Moacir no réveillon da sede Angra, em 1999.

Parabéns pelo 70º aniversário”

“É muito gratificante acompanhar ao longo dos anos a evolução de um clube a qual você faz parte. Quando poderia imaginar que um dia chegaria a ser deste tamanho e projeção? Lembro da inauguração da piscina da sede do Guarujá, logo virou o ponto de encontro dos sócios que voltando do mar, era chegada a hora de contar sobre o tamanho e quantidade de peixes pescados por linha, mergulho, espinhel . Setenta anos de sucesso, tornando nosso clube uma referência. Parabéns”

Alberto e Leila Foroni Sócios desde 14 de dezembro de 1999

Vera Lucia Concilio Sócios desde 5 de outubro de 1965

6

revista IATE clube de santos


Década de 70

Fachada da sede nos dias de hoje: expansão e modernidade

As primeiras obras da sede Angra, em 1985

Angra hoje: paraíso exclusivo

Sede Ilhabela, em 2005

Ampliação do píer foi uma das transformações da sede nestes 12 anos. Comprada em 2008, o casarão protagonizou a reunião que fundou o clube, em 1947.

Uma das salas da atual sede SP, em Higienópolis. A biblioteca da antiga sede SP, no Ibirapuera

edição 181

7


7 0 anos

Instalação da sala rádio

1962 É eleito o Comodoro Eduardo André Matarazzo

1947

1950

Construção da piscina e consolidação da sede

Início das instalações náuticas

Marco Antonio Vieira de Carvalho é escolhido como novo Comodoro

Assume Comodoro José Pereira Fernandes Surge a primeira casa da sede

Sede Guarujá é totalmente renovada

1956

Fundação e nomeação do Primeiro Comodoro Jorge da Silva Prado

8

1ª edição Regata Santos-Rio A competição foi criada para treinar as tripulações brasileiras que disputavam a Regata Buenos Aires-Rio (1946). Logo ela ganhou sua importância e, até hoje, é uma realização conjunta do ICS e do Iate Clube do Rio de Janeiro, sem interrupção. Neste ano, a 67ª Regata Santos-Rio, acontece em 28 de outubro.

1968

revista IATE clube de santos


1991 O clube promoveu a primeira edição da Fenágua Feira Náutica do Guarujá, evento que trouxe para a região um importante número de visitantes a oportunidade de conhecer estaleiros, fabricantes, fornecedores de serviços e estabelecimentos do comércio especializado no setor. Promovida em parceria com a Convec e com o apoio da Marinha do Brasil e da Prefeitura Municipal do Guarujá, a feira teve seis edições.

2006

1986 Inauguração da sede Angra dos Reis

2001 Berardino Fanganiello é o novo Comodoro

Construção e licença de funcionamento do heliponto de Angra dos Reis

Em 30 de maio de 2006, a Marinha do Brasil concedeu ao Iate Clube de Santos a Medalha da Ordem do Mérito Naval, “em reconhecimento aos assinalados serviços prestados”. O comodoro Berardino Fanganiello e o diretor Jonas de Barros Penteado representaram o ICS na cerimônia realizada em Brasília.

Inauguração da sede Ilhabela

2005

2000 Construção dos Flats

2007 Inauguração do hangar de serviços e modernização da área náutica

edição 181

9


2013

l

ICS: a Embaixada da La Belle Classe

2008 Incorporação do São Paulo Clube e aquisição da sede São Paulo

No dia primeiro de agosto de 2013, em Mônaco, o Comodoro do ICS Berardino Fanganiello recebeu a espada que simboliza sua entrada no seleto grupo de Embaixadores da Belle Classe. A distinção, criada pelo avô do atual príncipe Albert II, é um compromisso firmado entre navegadores apaixonados por veleiros clássicos e históricos para que preservem a etiqueta náutica assim como seus valores; que cuidem do meio ambiente marinho e transmitam esses conceitos às gerações futuras.

2015 Tradicional Regata Santos-Rio completa 65 anos

2014 1ªedição da Regata La Belle Classe no Brasil Disputa foi promovida pelo ICS, com patrocínio oficial da Panerari. Na raia montada em Angra dos Reis, o medalhista Olímpico Torben Grael foi o campeão, no comando do Lady Lou.

Sede Ilhabela recebe Certificado de Conformidade da Fundação Vanzolini

2011

edição 181

11


7 0 anos

JORGE DA SILVA PRADO Comodoro de 1947 a 1956 O homem que idealizou e fundou o clube, na noite de 4 de junho de 1947, em sua casa, na capital paulista, teve papel fundamental nos primeiros anos de agremiação. Ele cedeu seu terreno, na beira do Rio Santo Amaro, para atracar os primeiros barcos e foi o precursor da 1ª edição da Regata Santos-Rio. Pediu demissão do cargo em 22 de março de 1956.

JOSÉ PEREIRA FERNANDES Comodoro de 1956 a 1962 Como ex-diretor financeiro do clube, o Comodoro Zeca Fernandes priorizou a saúde financeira da instituição e começou uma Era de investimentos para aumentar o patrimônio. Foi na sua gestão que nasceu a primeira sede (casa), construída com madeiras dos containers usados no transporte das peças importadas pela Vemag, empresa que presidiu.

EDUARDO ANDRÉ MATARAZZO Comodoro de 1962 a 1968 O terceiro Comodoro transformou a jovem agremiação em um dos points mais badalados da cidade, com a construção da primeira piscina do clube.

MARCO ANTÔNIO VIEIRA DE CARVALHO Comodoro de 1968 a 2001 Foram 32 anos dedicados ao ICS. Famoso por sua elegância e seriedade, Caco – como gostava de ser chamado por seus amigos – levou o clube para um crescimento contínuo, sem muitos sobressaltos. Um de seus maiores feitos foi a ampliação da sede social, que aconteceu sem que interferisse no funcionamento da sede. Na década de 80, Caco aprovou a compra do terreno no Condomínio do Frade em Angra dos Reis. Uma operação que foi planejada e dirigida pelo então Vice-Comodoro Berardino Antonio Fanganiello, pelo associado Carlos Brancante, na época diretor-secretário do ICS, e o sócio Roberto Tonetti Filho. BERARDINO ANTONIO FANGANIELLO Comodoro desde 2001 Sócio do clube desde 1977, Bera foi o braço direito do Comodoro Caco. No entanto, as diferentes características e formas de empreender impulsionaram o clube para o futuro. Pelas mãos dele a flâmula do ICS passou a tremular além de Santos/Guarujá. Após a compra de Angra - onde, ainda como vice-comodoro, foi o principal negociador -, Bera expande o clube para Ilhabela e solidifica a sede paulistana, com a histórica compra do Palacete de Veridiana da Silva Prado. Outra importante benfeitoria leva a assinatura de Berardino Fanganiello: a construção da nova e moderna estrutura náutica da sede Guarujá, em 2007. A obra foi um marco nas comemorações de 60 anos do ICS. 10

revista IATE clube de santos


nossas sedes

Espaรงo I 12

revista IATE clube de santos


Iatatendie mento Vip Requisitado para casamentos, festas e eventos corporativos, o Espaço Iate quer ainda mais visibilidade. A casa de eventos do ICS está com o clima renovado. Como parte de um conjunto de ações para conservar o requinte inspirador da sede paulistana, o clube investiu no setor e reformou o espaço da antiga barbearia, transformando-o em uma sofisticada sala para a equipe de eventos receber clientes com o máximo conforto e exclusividade. Localizado ao lado do salão principal, os 31 metros quadrados ganharam nova pintura e uma clássica mobília que se conecta com a do interior da sede. A decoração leva assinatura das empresas Rubens Decorações, Rental Festas, FG Produções e Eurotech. Em funcionamento desde 2009, o Espaço Iate – casa de eventos do ICS – ocupa uma área de 150 metros quadrados e, dependendo do formato, recebe até 350 pessoas. No salão principal, o imponente lustre de cristal dá o tom do espaço, considerado um dos mais clássicos da região. Já na entrada do clube, um Coreto encanta por seu romantismo e é perfeito para casamentos estilo mini wedding.

edição 181

13


NOSSAS SEDES

MistuFirana fotos Aline Deptulsky

A clássica arquitetura da sede São Paulo protagonizou o primeiro ensaio fotográfico do Trio Gloss, grupo musical formado por Ana Luísa Ramos (voz), Marilia Lucati (flauta) e Suelem Sampaio (harpa). Estas foram as primeiras fotos produzidas para o material de divulgação da tríade. Apesar, da formação erudita das integrantes, as musicistas têm se destacado na cena paulistana com interpretações, quase angelicais, dos maiores sucessos Pops da atualidade, como The Beatles e Bruno Mars. O Trio Gloss é produzido pela Allegro Coral e Orquestra e entrou no mercado para atender os clientes adeptos do “mini weddings”. No entanto, a elegância das artistas e a delicadeza e feminilidade dos instrumentos, abriram as portas de todos os tipos de eventos, “nos surpreendemos muito quando divulgamos os primeiros clipes e apareceram muitas consultas para eventos corporativos, jantares, reuniões, eventos pelo interior afora”, afirma Renato Misiuk, Maestro e produtor musical do trio.

14

revista IATE clube de santos


Vol t a ao Clássico por Lais Meireles fotos Isabela Campos

No jardim da sede paulistana, um histórico chafariz ganha destaque e, desde junho, completa a paisagem do espelho d’água – lar de carpas, cisnes negros e tartarugas. A peça é mais uma herança da Família Prado – fundadora do palacete – e encanta pelos delicados contornos dos três meninos caçadores, com arcos e flechas e acompanhados por um cão.

edição 181

Para manter a originalidade, foi realizado um trabalho minucioso de restauro e reconstrução, que trouxe à vida, cada detalhe da fonte. O resgate da pinha e da bacia menor para saída da bica principal, valorizou ainda mais a obra, que depois de décadas desativada, retornou trazendo mais beleza ao centenário jardim.

15


N ossas sedes

Cenári o dos Sonhos por Lais Meireles

fotos Maycon Brotto

Neste ano, a sede Ilhabela foi eleita o cenário perfeito para o casamento dos jovens Karmel Liedmann e Herinque Wisniewski, velejador patrocinado pelo ICS e pelo Grupo GP – Guarda Patrimonial. O estilo rústico-chique da casa privilegiou a decoração elaborada com arranjos de flores do campo, em adoráveis tons de rosa. O Altar, montado no píer, foi emoldurado pela paradisíaca vista do Canal de São Sebastião e o fácil acesso por mar completou a singularidade e beleza do enlace; Karmel chegou à cerimônia no barco do clube. Famoso por seu charme, o local possui o clima e a estrutura ideal para eventos mais intimistas. Com capacidade para receber até 300 convidados, a sede beira-mar é uma das opções do Espaço Iate, casa de eventos do ICS.

16

revista IATE clube de santos


edição 181

17


N ossas sedes

Praticidade foto Douglas Moreira

Realizar os serviços de manutenção da sede Guarujá é um dos maiores desafios para a gerência operacional, que cuida, diariamente, de cada detalhe dos 105.380 metros quadrados. Há pouco tempo, a aquisição de uma plataforma elevatória descomplicou os trabalhos realizados em áreas mais altas, de difícil acesso, como limpeza e poda de árvores, troca de lâmpadas e manutenção de telhado, especialmente do Hangar de Serviços, “Comodoro Marco Antonio

18

Vieira de Carvalho”, o maior do ICS com 15 metros de vão livre. Para chegar na nova casa, o equipamento viajou 1.042 km - Bento Gonçalves, RS, a Guarujá, SP - e, em breve, deve seguir para uma temporada na sede Angra dos Reis. Para operar o equipamento semi-novo, que atinge 20 metros de altura, a diretoria do ICS investiu no treinamento de três colaboradores da sede, que receberam certificação após três dias de aulas teóricas e práticas.

revista IATE clube de santos


edição 181

19


vela

Comunhão Náutica por Lais Meireles fotos Douglas Moreira e Mauricio Brancco

É na raia da Baía de Santos que os garotos e garotas do Projeto Navega São Paulo – Praia Grande, mostram, na prática, o que estão apreendendo nas aulas de vela, remo e canoagem. Criado para desenvolver a inclusão social de alunos de escolas da rede pública de comunidades carentes, o projeto reúne atualmente 650 crianças, entre 5 a 12 anos, que aprendem a velejar, ganham noções básicas da marinharia, primeiros socorros, além de motivar a prática da cidadania, construção da consciência ecológica e conservação da cultura náutica. O Iate Clube de Santos está entre os parceiros deste projeto, que também conta com o apoio da Marinha do Brasil, Federação Paulista de remo e canoagem, Governo Estadual, Municipal e Federal e a Prefeitura da Praia Grande. Silvio Bello, coordenador do programa no Estado de São Paulo, destaca a importância da parceria com o ICS “há cinco anos fomos procurados e acolhidos pelo clube e, desde então, temos todo o suporte da sede Guarujá, para a guarda e manutenção dos veleiros Cooperação e União”. Presentes nas principais disputas do litoral paulista, os veleiros competem com a flâmula do ICS. Uma parceria que pratica o fortalecimento do esporte e da juventude brasileira. 20

revista IATE clube de santos


A parceria do ICS com o Navega São Paulo - Praia Grande levou 12 barcos para a raia da 3ª etapa da Copa Paulista 2017

Thiago Santana na 3ª etapa da Copa Paulista 2017

Velejadores que disputaram a 1ª etapa da Copa ICS: Yasmin Cardoso, Guilherme Menezes, Alfredo Boraschi, Thiago Santana, Sidney Francisco de Paula, Adagamos Sartini (veleiro Gaia III), Sidney Moura e Ellion Santana

edição 181

21


I N F O ne w s S O C I A L

Domingo Especial

Fotos Ricardo Bakker

Neste ano, mais de 150 pessoas comemoraram o Dia das Mães no famoso brunch do ICS. Para receber os convidados e as homenageadas do dia com conforto e tranquilidade, a equipe da Chofer de Cap cuidou da segurança dos veículos. A equipe da Rubens Decorações embelezou todo o espaço com mesas espelhadas e delicadas rosas, que ganharam destaque sob a iluminação especial da FG Produções, também responsável pelo som ambiente. No bufê, as especialidades do chef Zé Maria encantaram os olhos e o paladar dos convidados, que também degustaram os mais refinados vinhos da Winebrands Brasil. Todas as mães levaram um gift especial da clínica Mais Estética e Lazer: uma nécessaire e um voucher no valor de um mil reais, para a realização de tratamentos na clínica. Confira quem esteve por lá!

Comodoro Berardino Fanganiello recebeu o Major Mauricio Inchauspe com a família

Maria Helena Kolanian com o marido Daniel e os filhos, Minas e Daniella

22

Fernanda Fanganiello Daud com o marido Claudio e os filhos Bruno, André e Diego

revista IATE clube de santos


1

2 3

6

9

4

5 6

8 10

1 Liliane Andere compareceu com o marido Ronaldo, os filhos Isabella e Ronaldo Filho | 2 Elida, Lidia Becheri, Fernanda F. Daud e Manuela Fanganiello | 3 Dora Camasmie Jeraissati com as filhas Fernanda Dib, Gabriela Saba e os netos, Adriano Dib Filho, Pedro Dib, Eduarda Saba e Bernardo Saba | 4 Cristina Falcão e a filha Maria Luiza | 5 Janira Alhadeff com o neto Eduardo e a filha Thais | 6 Ruth Shenkman entre os filhos Debora e Rogerio | 7 Monitores da Só Alegria fizeram a festa das crianças | 8 Fernanda Simonsen e Heloisa Pereira com os homens da família: Arthur, Henrique e Mario | 9 Amaro e Fabiola Pereira com Berardino Fanganiello | 10 Família de Pierluigi e Marina Mango

edição 181

23


I N F O ne w s S O C I A L

1

2

3

5

4

6 8

7

9

1 Manuela Fanganiello com o filho Fábio | 2 Cristina Pelosini Mango venceu o sorteio da clínica Mais e ganhou um tratamento completo | 3 Camila e Miguel Leme Ferreira Zerbini | 4 Equipe da Chofer de Cap | 5 Fernanda Egydio com os filhos Maria Julia e Pedro Henrique | 6 Rose e Bruno Bedoschi | 7 Debora Preter Shenkman, a filha Daniela e a sobrinha Juliana Oizerovici | 8 Rosana Faro de Mello Ferreira com a família: Marcelo, Andrea e Valentina Ribas e Mario Sergio de Mello Ferreira | 9 Família de Mauro e Ruth Shenkman

24

revista IATE clube de santos


edição 181

anuncio_RUBENS.indd 162

25

4/11/15 11:37 AM


I N F O ne w s S O C I A L

EncontNáut ro ico Fotos Douglas Moreira

No feriado de 15 de junho, o navio-escola NRP Sagres, da Marinha de Portugal, atracou no Porto de Santos e recepcionou autoridades e convidados, em um clássico coquetel de boas-vindas. O veleiro, que pertenceu à Marinha do Brasil por 14 anos (1948-1962), foi uma das atrações do programa Experimenta Portugal 2017, criado pelo consulado geral português em São Paulo para festejar o Dia da Defesa Nacional de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e durante dois dias, recebeu a bordo, entusiastas e jovens luso-brasileiros, que participaram de diferentes atividades.

26

revista IATE clube de santos


1

2

3

4

5

6

1 Fernanda Simonsen, Mafalda Lourenço - esposa de Paulo Jorge Lopes Lourenço, Cônsul de Portugal em São Paulo - e Ligia Kogos | 2 – Izabel Guerreiro e Ana Brancante | 3 Mario Wallace Simonsen Neto, Vice- Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro, Comte. do 8º Distrito Naval e o associado e diretor da

SOAMAR – SP, Carlos Brancante | 4 General de Brigada Maurilio Miranda Netto Ribeiro, Vice- Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro, Capitão de Mar e Guerra Alberto José Pinheiro de Carvalho, Tenente Coronel Aviador Jailson Oliveira da Silva | 5 Antonio Manuel Gomes Moldão, Adido de Defesa da Embaixada de Portugal no Brasil e Odoardo Angelo Lantieri | 6 Rogerio Mandetta e o Capitão de Mar e Guerra Alberto José Pinheiro de Carvalho – Comte. da Capitania dos Portos de São Paulo

edição 181

27


C U R TA S

Novos Parceiros Foto Ricardo Bakker

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Presente no Brunch de Páscoa do ICS, a Vivo Desejo, empresa especializada em decoração de festas, impressionou com os detalhes do cenário criado para o evento. Na entrada do salão uma mini floresta, com árvore e plantas naturais, cascata, coelhões e coelhinhos, abriu caminho para a mesa de recepção que, com a mesma temática, foi complementada com bombons Di Siena. Na ocasião, a fábrica de chocolates finos sorteou um ovo de páscoa ao leite. 28

revista IATE clube de santos


S E U E V E N T O CORP ORAT I VO N O PONTO MA IS NOBRE DA CIDA D E

ALM O Ç O S | R E U N I ÕE S | S E MI NÁ R I OS | CO NV E NÇÕ E S | WO R KS HO PS | CO Q UE T É IS E S TAC I ON A ME NT O NO L O CA L

AV Eedição N I DA H181 I G I E N Ó P O LIS, 18 • 11 3155-4400 • I NSTAGRAM @ ESPACOI ATE • FACEBOOK/ESPACOI ATE 29


c u rtas

Náutica ICSem um clique Acompanhar as novidades, promoções e atividades dos Serviços Náuticos ICS, agora, está muito mais prático. O setor ganhou uma página exclusiva no Facebook e no Instagram, que apresentarão para seus seguidores o dia a dia de uma das mais completas e modernas estruturas náuticas da Baixada Santista.

@servicosnauticos_ics

Condecoração No Dia do Exército, 19 de abril, o Comodoro Berardino Fanganiello recebeu o Grau de Cavaleiro da Ordem do Mérito Militar. A entrega da medalha aconteceu durante solenidade comemorativa no QG do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo. Esta é a mais alta distinção concedida pelo Exército a um civil. Parabéns, comodoro!

30

revista IATE clube de santos


Paraty: novo momento Fotos Mauricio Cassano

Durante os últimos 14 anos, associados, sócios de clubes conveniados do Brasil e do mundo, desfrutaram dos benefícios da sede Paraty, uma parceria entre o Iate Clube de Santos e a Marina Porto Imperial. No mar, águas abrigadas garantiram a segurança das embarcações atracadas em vagas exclusivas; em terra, a estrutura dos bangalôs ofereceu o conforto – merecido - para seus visitantes, com a qualidade dos serviços ICS. Nos últimos tempos, contudo, a procura

edição 181

pelas vagas e serviços diminuiu de forma significativa, o que levou ao encerramento das atividades da sede em abril deste ano. Mas a diretoria do clube se preocupou em garantir o conforto dos associados: para quem não abre mão de ter Paraty como ponto de parada, a Marina Porto Imperial está oferecendo o mesmo suporte náutico e as mesmas condições exclusivas de pernoite, agora coordenadas com o apoio da gerência da sede Angra dos Reis.

31


c u rtas

Festdosa Sonhos Fotos arquivo pessoal

A clássica construção da sede São Paulo e a sofisticação do Espaço Iate – casa de eventos do ICS – foram escolhidos pela produção Paris Filmes para a gravação de algumas cenas do filme ‘Meus 15 Anos’, protagonizado pela atriz Larissa Manoela e participação especial da cantora Anitta. O filme é inspirada no livro “Meus 15 anos”, da autora Luly Trigo, e conta a história da jovem Bia (Larissa), uma adolescente não muito popular, que ganha uma super festa de debutante e vive o dilema de qual amigo convidar. Em evento VIP, filhos de sócios do ICS conferiram a pré-estreia ao lado do elenco, na noite de 12 de junho, no Shopping Paulista.

1

2

3

1 Gabriela Concilio Almeida, filha dos sócios Lucas e Carla Almeida, compareceu ao evento com as amigas e garantiu uma selfie com o ator Bruno Peixoto, que interpreta o Thiago, par romântico da Bia | 2 Ana Babenco Simonsen, sobrinha dos sócios Mario e Fernanda Simonsen, também conferiu à pré-estreia ao lado da mãe Myra | 3 Mais um registro de Gabi e amigas. Desta vez ao lado do ator Guilherme Seta

32

revista IATE clube de santos


Benevolência Foto Juliana Bragança

No final de abril, colaboradores da sede Guarujá resgataram uma coruja Suindara, embaixo do Píer do Cais I. A ação atraiu a atenção das crianças, filhos de associados, que de imediato foram conhecer o lindo animal. Aparentemente muito cansada e com comportamento atípico, a administração da sede solicitou o resgate para a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMP-BS), que encaminhou a coruja até o instituto do IBAMA, em Bertioga. Dias depois, o clube entrou em contato com o instituo, que informou sobre a saúde da coruja. Segundo a veterinária responsável pelo atendimento, o animal, que se alimenta principalmente de roedores, possivelmente comeu algum bicho envenenado, mas que o quadro foi revertido e que estava bem. A coruja voltou à natureza, com toda sua beleza e alegria, semanas depois.

Novos Sócios O Iate Clube de Santos tem o prazer de receber e apresentar os novos associados. Bem-vindo o engenheiro Mauro Castro Maccori que ingressa ao clube com a esposa Maria Cristina Facchini Maccori. Bem-vinda a empresária Camila Facchini Maccori Di Domenico, que chega à agremiação com o esposo Jair Di Domenico e a filha Anna Larissa. Bem-vinda a família de Giuliano Borlenghi; sua esposa Ana Paula Maia Borlenghi e os filhos Giovanna e Matheus. Bem-vindo o empresário Glaucio Borlenghi, sua cônjuge Ângela da Fonseca Borlenghi e os filhos Sophia e Alexandre. Boas-vindas a Marcel Borlenghi, Gisele Batzli Borlenghi e os filhos Elise, Enrico e Lorenzo.

edição 181

Magno Cesar Cunha é empresário entra para a tripulação do ICS com a esposa Sivoneide Alencar Cunha e a filha Carolina. 33


O DESEMPENHO DOS SEUS NEGÓCIOS E O BEM ESTAR DA SUA FAMÍLIA NÃO PERMITEM IMPROVISOS

Contrate os nossos serviços Segurança Patrimonial | Segurança Pessoal | Serviços | Segurança Eletrônica Somente quem está no mercado há 44 anos pode oferecer as soluções mais compatíveis com a realidade da sua empresa, seja relacionada ao risco, patrimônio ou natureza de sua atividade. Conte conosco para um serviço de recepção sempre simpático e um ambiente de trabalho sempre limpo e seguro. Além de um cafézinho sempre quente.

34

SEGURANÇA E SERVIÇOS

www.grupogp.com • (11) 3059-7000

revista IATE clube de santos

Iate 181