Issuu on Google+


Treze curtumes, um estilista e uma artista plástica. Uma combinação inédita pensada para inspirar. É com a intenção de ampliar a forma de olhar para o couro que o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) apresenta este livro conceito. Que não tem o objetivo de ditar tendências, mas servir como ponto de partida para a integração entre a excelência técnica e a diversidade criativa do país.

7

Com o Design na Pele, o couro ganha traços de moda e arte através de duas personalidades assumidamente brasileiras: Ronaldo Fraga e Heloísa Crocco.


8


9


RONALDO FRAGA

11


Um dos mais renomados estilistas brasileiros, Ronaldo Fraga viajou de norte a sul do paĂ­s para descobrir que a pele ĂŠ o mais perfeito canvas para traduzir as cores, texturas e a riqueza criativa desse imenso caldeirĂŁo multicultural chamado Brasil.


13


14


15


16


Curtume Couros Bom Retiro

Bolsa com couro Vacum

17


Curtume Couros Bom Retiro

Bolsa com couro Vacum

18


19


“Muito mais do que um vetor econômico, o couro é um vetor de apropriação cultural. Na região Sul do Brasil, a mágica é a abundância do plátano e a madeira, que está na alma do imigrante alemão. Que tal a gente fazer uma textura brasileira?”

20


Curtume Couros Bom Retiro

Bolsa com couro Vacum

21


22


Curtume Natur

Bolsa com couro Vacum

23


24


“Eu nunca tinha entrado no universo mágico dessa indústria da transformação. E o mais fascinante é entender o couro como uma matéria viva. Quanto mais você convive com ele, mais descobre sua versatilidade de escritas e aplicações. Com uma 25

diferença: ele traz a história da cultura local.”


“O chão e o céu de Cândido Portinari. Criar essa conexão de sua obra com um curtume do interior de São Paulo, eu acredito que pode humanizar a imagem que as pessoas têm de um trabalho em um primeiro momento árido.”

26


Curtume COMING

Bolsa com couro Vacum

27


28


Curtume Romeu Couros

Blusa e saia com couro Vacum

29


30 Curtume Soubach Special Leathers

Sapato com couro Vacum

Curtume Soubach Special Leathers

Sapato com couro Vacum

Curtume Moderno

Sapato com couro Caprino


Curtume COMING

SAPATO COM couro Vacum

31


32


33


34


“As marcas da caatinga, as ranhuras naturais do boi que para o mercado são consideradas defeito, viram marca de sofisticação. É a história do lugar.”

35


36


Curtume Moderno

Bolsa com couro Caprino

37


Curtume Moderno

Bolsa com couro Caprino

38


“No Nordeste estão as margens do São Francisco, o rio que desperta mais afeto nos brasileiros. A cultura desse país é essa: diversa, multi facetada, nos traz cartelas de cores e texturas várias.”

39


Curtume JBS Couros

Bolsa com couro Vacum

40


41


“O que as pessoas esperam de produtos feitos no Brasil é que eles levem o olhar de brasileiros. Como mimetizar a indústria com a arte popular, com o trabalho do artesão Espedito Seleiro. Se você colocar esse ofício para estabelecer um diálogo com a cultura local, aí você tem um produto mais rico, realmente original.”

42


Curtume JBS Couros

Bolsa com couro Vacum

43


44


45


46


HELOÍSA CROCCO

47


48

Móveis, acessórios, objetos de decoração. Grafismos, entrelaçados e mistura de materiais. Artista plástica intimamente ligada a processos e matérias primas naturais, Heloísa Crocco enxerga no couro um mundo de infinitas possibilidades.


49


50 Curtume Aplic Colour

Bandeja com couro Vacum


51

Curtume Aplic Colour

Cachep么 com couro Vacum


“A questão é saber traduzir da tendência para o produto, e assim explorar as potencialidades do couro. Como buscar inspiração nos discos de vinil, valorizando essa transparência que inspira mil utilizações.”

52


Curtume Schmechel Peles Ex贸ticas

Porta-retratos com pele de R茫 e Rumen

Curtume Aplic Colour

Aparador com couro Vacum

53


Curtume Schmechel Peles Exóticas

Luminárias com retículo Bovino

54


Curtume Aplic Colour

Caixa com couro Vacum

55


56


57


Tannery Schmechel Peles Ex贸ticas

Rumen and Frog Skin Leather Portraits

58


59


60 Curtume Tre Anytry Marine & Exotic Leathers

Avestruz

Acess贸rios para bicicleta com couro de


“Ao enxergar novos caminhos e possibilidades de aplicação, o couro ganha valor também em outros segmentos: casa, mobiliário, acessórios, decoração.”

61


62


63


64

Curtume Arte da Pele

Puxadores com couro de Cobra e Crocodilo


Curtume Arte da Pele

Puxadores com couro de Cobra e Crocodilo

65


“O que a natureza nos traz é por si só uma verdadeira joia. Então vamos enobrecer essa pele promovendo o exercício de mistura de materiais. Metal, madeira, o universo de combinação é enorme.”

66


Assento para pufe com couro Vacum Curtume IndĂşstria de Peles Minuano

67


68

Curtume IndĂşstria de Peles Minuano

Biombo com couro Vacum


Curtume IndĂşstria de Peles Minuano

Painel com couro Vacum

69


70


71


72


73


que esse material é couro, que ele é um material nobre. E ver no uso do couro in natura uma do óbvio.”

74

Curtume Tre Anytry Marine & Exotic Leathers

forma de trabalhar para sair

Cinto com couro de Cobra

Cinto com couro de Cobra

Curtume Tre Anytry Marine & Exotic Leathers

“As pessoas têm que perceber


Curtume Tre Anytry Marine & Exotic Leathers

Bracelete com couro de Cobra

75


76

Curtume Courovale

Bolsa com couro Vacum


77


“Seja a trama ou as formas geométricas, o segredo é buscar o desenvolvimento de novas texturas, novas apresentações do couro que possam ser aplicadas em qualquer produto.”

78


Curtume Courovale

Bolsa com couro Vacum

79


80


HELOÍSA CROCCO

RONALDO FRAGA

DESIGN NA PELE é uma ação realizada pelo CICB através do projeto Brazilian Leather, e em parceria com a Apex-Brasil. Seu objetivo é promover a inovação no setor coureiro a partir da moda e do design, dando aos curtumes a oportunidade de desenvolver coleções exclusivas sob o olhar de artistas consagrados. Em sua primeira edição, são Heloísa Crocco e Ronaldo Fraga os responsáveis por liderar a ação, realizando oficinas criativas em treze indústrias de diferentes regiões do país. Ao instigar este diálogo, o Design na Pele vislumbra um novo cenário, em que o repertório cultural do Brasil é fonte de inspiração para a criação de um couro com identidade e valor agregado. Um couro brasileiro.

81

É estilista. Formado pela UFMG, com pós graduação na Parson’s School of Design de Nova York e Saint Martins School de Londres, tem nome e imagem fortemente associados a um design em constante diálogo com a cultura brasileira, literatura e sustentabilidade. Já criou coleções inspiradas em Nara Leão e Carlos Drummond de Andrade, participou da Bienal Ibero-Americana de Design em Madrid, de exposição no Design Museu de Londres e recebeu a Comenda da Ordem Cultural Brasileira.

É um dos principais nomes da junção design e artesanato no país. Formada em desenho pela UFRGS, já participou de exposições e bienais na Alemanha, França e México, lecionou na Universidade de los Andes, na Colômbia, e tem paineis murais em locais como o Hilton de Dubai, nos Emirados Árabes. Desde 1986 dedica-se ao Projeto Topomorfose, que busca explorar as potencialidades estéticas de um material caracteristicamente brasileiro: a madeira.


82


CURTUMES PARTICIPANTES

Aplic Colour Novo Hamburgo/RS www.apliccolour.com.br

Moderno Petrolina/PE www.curtumemoderno.com.br

Arte da Pele Estância Velha/RS www.artedapele.com

Natur Portão/RS www.curtumenatur.com.br

Coming Franca/SP www.coming.com.br

Romeu Couros Franca/SP www.romeucouros.com.br

Couros Bom Retiro Teutônia/RS www.courosbomretiro.com.br

Schmechel Peles Exóticas Morro Redondo/RS www.schmecheldobrasil.com.br

Courovale Portão/RS www.courovale.com.br

Soubach Special Leathers Portão/RS www.soubach.com.br

Indústria de Peles Minuano Lindolfo Collor/RS www.pelesminuano.com.br

Tre Anytry Marine & Exotic Leathers Novo Hamburgo/RS www.treanytry.com.br

JBS Couros Cascavel/CE www.jbs.com.br

83


CICB Presidente Executivo José Fernando Bello Presidente Conselho Diretor Roberto Motta (JBS-SP/Sindicouro) 1o Vice-Presidente Conselho Diretor Gilmar Harth (Couros Bom Retiro / AICSul) 2o Vice-Presidente Conselho Diretor Emílio Carlos Bittar (Coming/Sindicurtume-GO)

www.cicb.org.br www.brazilianleather.com.br Idealização e Coordenação Design na Pele Mauricio Medeiros Realização

Livro Design na Pele Direção Criativa e de Conteúdo Oui Oui Projeto Gráfico Bruna Schuch Produção Gráfica Mára Alice de Azeredo Moehlecke

Promoção

Fotografia Waldomiro Aita Image Copan: Gabriel de Andrade Fernandes Image Espedito Seleiro: Rafael Vilarouca (Revista Cariri, Ed. 1) Images Portinari: Candido Portinari O Lavrador de Quadros (Ed. Projeto Portinari) Modelos Bruna Meneghini Caroline Saldanha

Apoio

Maquiagem Diogo Molinos Styling 84 Ana Paula Gularte Carolina Seeger Bortoluzzi


85


86


87


88


Design na Pele - Português