Page 1

Inclusão social

Campo

Comemoração

Sesi lança sistema de comunicação para deficientes

Pesquisa do IBGE aponta alta no abate de bovinos, suínos e frangos em 2010

ECONOMIA | B1

Cotolengo ganha bolo de Aniversário NEGÓCIOS | B4

GERAL CURITIBA | A2

CURITIBA, SEXTA-FEIRA A DOMINGO, 01 A 03 DE ABRIL DE 2011 Ano XXXIV | Edição nº 8347 | R$ 1,50 | WWW.ICNEWS.COM.BR

Indústria &Comércio DIÁRIO. MAIS QUE NOTÍCIAS. INTELIGÊNCIA. CONHECIMENTO.

Fábio Campana Crise no PMDB do Paraná Nesta quarta-feira (30) o Diretório Estadual do PMDB se reuniu em Curitiba, a pretexto de reorganizar o partido na capital. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro.

Fecomércio e Sindotel dão capacitação para a Copa 2014 Projeto busca oferecer um atendimento de excelência ao turista no Brasil

Pedro W ashing ashingtt o n Aumento absurdo Os constantes aumentos que ocorrem em várias áreas, contribuem para que a inflação no Brasil recomece a preocupar.

Aroldo Murá AFFONSO, GÊNIO E "BRUXO", PREVIU LANCES DO REGIME Affonso Camargo Neto, que morreu há poucos dias, é lembrado na coluna por Dante Mendonça, associando seu nome à previsão do "Pacote de Abril", editado pelo regime militar, em 1978. Isso a partir de uma ampla entrevista que o "bruxo" concedeu ao então prestigiado e importante semanário católico "Voz do Paraná". Enfim, contribuição à história política do Paraná e à memória da imprensa paranaense. A sucessão do histórico pastor José Pimentel de Carvalho, na Assembléia de Deus da Av.Cândido de Abreu, ocorreu, mas houve disputa ."Habemus pastor", enfim,na poderosa congregação. PÁGINA A3

Declaração é ser feita em nome de um dos homoafetivos JUSTIÇA | A8

A

Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel) e Ministério do Turismo, vão desenvolver dois programas para a capacitação de profissionais para a Copa do Mundo de 2014. As entidades vinculadas ao sistema de hotelaria apresentaram ao secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, o programa “Profissional Bom de Copa”, do projeto Bem Receber, cujo objetivo é oferecer um atendimento de excelência ao turista.

Preço do etanol só deve cair em maio, segundo usineiros

O início da safra de cana-de-açúcar deve contribuir para a queda do preço do etanol nos postos de combustível do país.

ECONOMIA | B1

GERAL CURITIBA | A2

Crédito ao consumidor deve desacelerar, prevê Serasa

Integração de etapas da educação é desafio no Estado, afirma Flávio Arns JFOGURA

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 0,2% em fevereiro de 2011, a décima primeira queda mensal consecutiva. Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da concessão de crédito, este resultado sinaliza que o processo de desaceleração do crédito ao consumidordeverá se estender, pelo menos, até os primeiros meses do próximo semestre.

Terminou nesta quinta-feira (31), em Curitiba, o Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou da abertura na quarta-feira (30).

ECONOMIA | B1

GERAL | A5

EDITORIAL

A ATUALIDADE DE VOLTAIRE Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Este parágrafo é de Voltaire (1694-1778) e sintetiza o ideal liberal-libertário de tolerância. Transcrevemos o dito a pensar nas infelizes&tolas declarações do militar reformado e deputado federal Jair Bolsonaro à Preta Gil sobre casamento entre branco(a)-negro(o). Num país como o nosso, de democracia racial exaltada pelo Gilberto Freire, num de tão imenso número de mulatos, num país onde Machado de Assis foi presidente da Academia Brasileira de Letras, num país onde um negro é sem igual na Oropa, França e Bahia, num país de tantos negros&mulatos exemplares, modelares, vir alguém em pleno século XXI se opor ao milagre da miscigenação, esta sólida e benfazeja realidade, é ao mesmo tempo triste&idiota. O deputado declarou que sua resposta visava o casamento homossexual, não ao inter-racial; que se enganou – e pediu desculpas; desmentiu ser racista, ao contrário – e citou suas amizades negras&mulatas, mas fez questão de reafirmar sua oposição às pretensões de gays&lésbicas. Como casamento civil e adoção. Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Saúde&BemEstar

Cardiologistas paranaenses interrompem atendimento

No Dia Mundial da Saúde (07), os médicos do país realizam mobilização contra as operadoras de planos de saúde.

O evento contará com a apresentação de cases inéditos na área.

PÁGINA A4

PÁGINA A4

Indicadores CÂMBIO MAIORES ALTAS HABITASUL IGB S/A INDUSVAL TELEBRAS BRB BANCO

TECTOY TECTOY J B DUARTE FISET TUR B2W VAREJO

CENTRAL DE ATENDIMENTO: 41 3333.9800 CMYK

Oftalmologia terá congresso em Curitiba a partir do dia 15

COTAÇÃO 6,20 8,40 0,06 8,89 29,50

0,04 0,04 0,04 0,85 1,12

MAIORES ALTAS MMX MINER MARFRIG ITAUSA KLABIN S/A BRASKEM

USIMINAS CESP CCR SA LIGHT S/A TELEMAR

COTAÇÃO 10,25 14,51 12,79 6,60 21,72

28,00 31,00 47,50 28,20 28,00

E-MAIL: PAUTA@INDUSCOM.COM.BR

Moeda

Compra

Venda

Dólar turismo 1,5400

1,6800

Dólar comercial 1,6290

1,6310

Dólar paralelo 1,5900

1,7300

Euro

2,3126

2,3104

Ouro (Grama/R$): 182,46


GeralCuritiba

“A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época." Sócrates

Indústria&Comércio | Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | A2

Previsão do tempo

AB Notícias

fonte: www.simepar.br

abnoticias@abcom.com.br

Mín.: 20° Máx.: 29°

Nesta sexta-feira as temperaturas voltam a ficar mais elevadas em todo Estado, com condições para chuvas a partir da tarde. Contudo, as precipitações devem ser mais localizadas e rápidas e não contínuas. Entre o oeste e o sul a chance de chuvas é maior.

AVALIAÇÃO NA ESCOLA Alunos de 37 escolas de Apucarana, Norte do Estado, participam da avaliação Provinha Brasil, para alunos da segunda série do ensino fundamental. A prova acontece em todo o país e tem como objetivo fazer o diagnóstico interno do desempenho dos alunos. Também auxilia gestores e professores a monitorar a alfabetização oferecida nas escolas da rede pública. Mais de 1.300 alunos farão a prova agora e no final do ano.

NOVA TECNOLOGIA A Embrapa oferece diferentes variedades de trigo para a próxima safra, que começa a ser cultivada este mês no Sul do país. O Paraná é o maior produtor nacional e vai contar com cinco cultivares de sementes comercializadas pela empresa, pelo projeto Transferência de Tecnologia. O objetivo é que o campo tenha acesso a sementes mais resistentes as questões do clima, melhorando a produção.

COPA 2014

Fecomércio e Sindotel capacitam profissionais Entidades desenvolvem programas visando melhor atendimento A Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel) e Ministério do Turismo, vão desenvolver dois programas específicos para a capacitação de profissionais para a Copa do Mundo de 2014. As entidades vinculadas ao sistema de hotelaria apresentaram ao secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, Mario Celso Cunha, o programa “Profissional Bom de Copa”, que faz parte do projeto Bem Receber, cujo objetivo é oferecer um atendimento de excelência ao turista que visitar as cidades brasileiras escolhidas como sede do mundial. No Paraná, foram abertas 500 vagas para trabalhadores das redes de hotelaria e gastronomia, que receberão

CINEMA DE NOVO O Cine Clube Quatro Barras, na região de Curitiba, reabre as portas neste sábado, 2. O local foi fechado para reformas e começa a receber o público neste final de semana. A partir de agora, o local realiza uma sessão de cinema durante a noite em um dia da semana. O primeiro filme a ser exibido é “Caça às Bruxas”, com Nicolas Cage. Todas as sessões são gratuitas e a programação é constituída em sua maioria por filmes nacionais.

Guarapuava, Centro-Sul do Estado, está notificando os proprietários de terrenos baldios localizados nas áreas urbanas para limpeza dos locais até o dia 4. O objetivo é garantir a limpeza da cidade, além de mais segurança para quem passa por esses locais. Os que não realizarem o procedimento vão ser multados.

MEMÓRIA GUARDADA

Federação do Comércio e sistema hoteleiro farão capacitações para a Copa E/D: Secretário da Copa, Mario Celso Cunha (E) com o presidente da Fecomércio, Darci Pianna

cursos de qualificação, orientações e noção de idiomas. O presidente do Sistema Fecomercio, Darci Pianna, anunciou, durante a 122ª reunião de diretoria da entidade, que nos próximos meses será lançado um grande programa de capacitação

para profissionais do comércio, em apoio às ações da Copa do Mundo no Paraná. Durante o encontro, o secretário Mario Celso Cunha fez uma exposição da situação atual do projeto Copa do Mundo no Paraná e destacou a importância da participação do empresariado para-

naense neste processo. “O sistema Fecomercio poderá nos ajudar na capacitação dos trabalhadores e também dos voluntários para a Copa”, afirmou ele, lembrando que serão cadastrados 18 mil voluntários, cujo recrutamento será feito pelo Comitê Local da Fifa, em 2012.

Conama são fundamentais para a integração entre os estados e o Governo Federal, no que se refere ao desenvolvimento de uma política ambiental com sustentabilidade. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu o fortalecimento do Conselho. Foram empossados os novos conselheiros e apresentados os resultados da eleição pelo Cadastro Nacional de Entidades Ambientais (CNEA) – banco

de dados contendo o registro de entidades não governamentais que atuam em defesa do meio ambiente. Também participaram o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, o coordenador de recursos hídricos da Secretaria, Eduardo Gobbi, e a coordenadora de Biodiversidade e Florestas, Mariese Cargnin Muchailh. CONAMA - O Conselho é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional

do Meio Ambiente (Sisnama) - instituído pela Lei 6.938/81 - que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Integram o Conama representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil. LIVRO – Paralelamente a reunião do Conama, o secretário do Meio Ambiente participou do lançamento do livro Uma Trajetória Ambientalista, Diário de Paulo Nogueira-Neto.

Sesi lança sistema de comunicação para deficientes O Sesi e o Senai Paraná e a Editora Kaygangue, de Palmas, lançaram na noite de quarta-feira (30) o projeto Commnunis, um sistema de comunicação alternativa para inclusão social e no trabalho da pessoa com deficiência auditiva. O sistema consiste no uso de cartões impressos com figuras gráfi-

Os serviços de saúde de Maringá registram o aumento de internação de idosos vítimas de mais tratos na cidade. A secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania fez o diagnóstico em hospitais locais durante um ano. Foram registradas 370 notificações de violência. São 90,45 idosos agredidos para cada grupo de dez mil pessoas acima de 60 anos. O número é mais alto do que em outros grupos, como o de mulheres, que registram 23,63 a cada dez mil.

CIDADE LIMPA

Secretário paranaense participa de reunião do Conama O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, validou a diferenciação entre esgotos sanitário e industrial e promoveu a reclassificação dos resíduos de gesso para recicláveis. A 101.ª reunião ordinária foi feita nestas quarta (30) e quinta-feira (31). O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jonel Iurk, participou do encontro, em Brasília. Para ele, as reuniões do

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

cas adaptadas aos padrões culturais brasileiros, com um design de fácil identificação visual. Assim, a pessoa com deficiência utiliza os cartões para se comunicar. Além de ajudar na inclusão das PcD, o sistema será útil para as indústrias. Como haverá mais facilidade para comunicação com esses tra-

balhadores, as empresas poderão aumentar suas contratações de PcD. O kit básico, com 480 cartões impressos, já está disponível para as empresas de todo o Brasil e pode ser adquirido através do site www.kaygangue.com.br/ communis. Os cartões são divididos

em sete categorias: expressões sociais, pessoas, adjetivos, verbos, substantivos, expressões industriais e diversos. A eficácia do sistema de comunicação foi validada com 30 funcionários com e sem deficiência da empresa Risotolândia e com 30 pacientes do Pequeno Cotolengo.

Informe da Câmara Municipal de Curitiba Bancos que ignoram lei podem responder ação civil O vereador Paulo Frote (PSDB) tem audiência marcada com o procurador-geral da Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, nesta quinta-feira (31), às 10h, na sede da instituição, no Centro Cívico. O parlamentar vai em busca de apoio à aplicação da lei de biombos nas agências bancárias. Desde que a lei entrou em vigor, em junho de 2008, o vereador tucano vem cobrando a sua aplicação nas agências bancárias. “A colocação de biombos é para assegurar proteção visual para quem está sendo atendido nos caixas. Depois de várias blitze ainda tem agências descumprindo a legislação”, diz o parlamentar, comentando que a prefeitura no-

tificou mais de dez bancos. A maioria se adequou à lei, mas o Itau/Unibanco, Bradesco e Banrisul ignoram a lei. Diante desta situação, Frote anuncia que “com o relatório da prefeitura vamos buscar o Ministério Público e, dentro de suas atribuições legais, buscar formas de garantir a segurança dos clientes dos bancos”. O parlamentar deve pedir abertura de ação civil contra os bancos por descumprimento à lei. Outras cidades Frote destaca que Maringá e Londrina adotaram a mesma lei depois de entrar em vigor em Curitiba. Naqueles municípios a fiscalização conta com o reforço do Procon, diferente daqui de Curitiba.

O sítio da família Riello, em Cambira, Norte do Estado, guarda um museu com antiguidades. O local vem chamado a atenção de pesquisadores e de escolas. São 400 peças usadas por antigos agricultores, seja na atividade no campo ou dentro das casas. O objetivo é resgatar a história dos primeiros trabalhadores do campo e mostrar para as gerações futuras. Há no acervo roda, arado, carro de boi, pilão de triturar milho, entre outras relíquias.

MAIS TELEFONES O paranaense está utilizando mais o telefone celular, segundo uma pesquisa do Instituto nacional de Geografia e Estatística. Um em cada dez já possui dois aparelhos. A Agência Nacional de Telecomunicações registra 11.699 milhões de linhas para telefone móvel. Oitenta por cento são na modalidade pré-pago. Muitos optam por mais uma linha devido às ofertas das operadoras.

SAÚDE PÚBLICA A tuberculose é a terceira causa de morte por doenças infecciosas no Brasil, e a primeira entre os pacientes com AIDS. É o que mostra um levantamento do Ministério da Saúde. O número de mortes teve redução de cerca de 73 mil em 2008 para 70.061 casos em 2010. Porém, ainda é um dos principais problemas de saúde pública no país. O Brasil está na posição 19 das 22 nações que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo.

EXPEDIENTE

Diário

Indústria&Comércio Fundado em 2 de setembro de 1976 "Enquanto Deus nos dê um resto de alento, não há que desesperar-se da sorte do bem. A injustiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta porque é eterna. Quando praticamos uma ação boa, não sabemos se é para hoje ou para quando. O caso é que seus frutos podem ser tardios, mas são certos. Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã. Outros a semente do carvalho para o abrigo do futuro. Aqueles cavam para si mesmos. Estes lavram para seu país, para a felicidade dos seus descendentes e para o benefício do gênero humano." Ruy Barbosa Fundador e Presidente Odone Fortes Martins Reg.Prof. DRT/PR: 6993 (ofm@induscom.com.br) Administração Irene Morva Martins (diretoria@induscom.com.br) Diretor de Redação Eliseu Tisato Reg.Prof. DRT/PR: 7568 (editor@induscom.com.br) Redação: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fone: (41) 3333.9800 E-mail: pauta@induscom.com.br Publicidade Legal e Assinaturas: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3334.4665 e-mail: publegal@induscom.com.br

Parque Gráfico e Circulação: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3322.1012 Direção e Comercial: Rua Presidente Faria, 533 Centro - Curitiba - CEP: 80020-290 Fone: (41) 3322.1012 e-mail: diretoria@induscom.com.br comercial@induscom.com.br

NEW CAST PUBLICIDADE & MARKETING BRASÍLIA E RIO DE JANEIRO Atendimento : Flávio Trombieri Moreira – Cel.: (61) 8155 2020 Endereço: SRTVS Quadra 701 Bloco K Sala 624 – Edifício Embassy Tower – Brasília DF - Cep.: 70.340 – 908 Fone/Fax: (61) 3223 4081 E-mail: new.cast@uol.com.br / new.cast@hotmail.com

Os artigos assinados que publicamos não representam necessariamente a opinião do jornal.


GeralEstadual Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | A3 | Indústria&Comércio

Aroldo Murá G.Haygert

prpress@terra.com.br

Panorama Político Pedro Washington

Aumento absurdo AFFONSO, AQUELE QUE ANTEVIU O “PACOTE DE ABRIL DE 1978”, NAS PÁGINAS DA “VOZ DO PARANÁ” Dante Mendonça, recém entrado nos 60 anos de idade, e mais da metade como jornalista, deu, dias atrás, logo depois da morte de Affonso Camargo Neto, valiosa contribuição à história da imprensa paranaense, e, também da política brasileira. Publicou em O Estado do Paraná “on line” aquilo que testemunhou em janeiro de 1976.

Affonso Camargo Neto: “pacote” de abril

Foi quando Affonso Camargo, então presidente da Arena do Paraná, o partido de sustentação do regime militar, concedeu uma ampla entrevista à secção “Roda Viva”, de um pequeno e prestigiado semanário de orientação católica, “Voz do Paraná”, que então ousava enfrentar a censura do regime. Ficava na Rua Francisco Scremin, no Ahú. O inusitado, que deixou todos os entrevistadores boquiabertos: o “mago” Affonso avisou que, do jeito que as coisas iam, o Governo perdendo maioria no Congresso, a oposição se articulando fortemente, em breve haveria uma medida extrema do regime. Uma bomba institucional.

AFFONSO & PACOTE – 2

Academia Paranaense de Letras, era o cartunista do semanário. Saiu dali e produziu “o presidente da ARENA do jeito que eu também estava: de cabelo em pé”. E também “acentuei o estrabismo de Affonsinho, deixando-o absolutamente vesgos”. Resultado: quando saiu a edição do jornal, Dante foi convidado a deixar o emprego. Sem eufemismo, foi despedido. Deve ter encarado o bilhete azul com bom humor, pois continuou amigo de todo o pessoal da “Voz”.

AFFONSO & O PACOTE – 2 Na entrevista de 1976, Affonso admitira, com precisão, que as decisões de Geisel e Golbery – embora a perspectiva de uma abertura lenta e gradual do sistema – desembocariam num “pacote” com medidas de exceções. Tudo para garantir a maioria governista no Congresso. E assim a previsão do “bruxo” se consumou, em abril de 1978, com o chamado “Pacote de Abril”, criando os chamados senadores biônicos: um terço deles seria eleito pelo Congresso. Desta maneira “kegal” ficaria salvo o Governo militar no Congresso, casa que seria barreira contra ensaios democráticos. E mais, o surpreendente: Affonso foi, em 78, um dos que seriam eleitos senadores “biônicos”, uma alusão ao seriado de TV “Homem Biônico”. Assumiu o posto com a maior dignidade possível.

NEGÓCIOS “ESPECIAIS” NA UNIÃO ESTÁVEL Uma ONG de âmbito nacional, conhecida por infernizar a vida de homens públicos que trata como seu o dinheiro do povo, poderá em breve fazer uma indagação, pelo menos curiosa, ao Tribunal de Contas da União ou à Justiça. Quererá saber se um homem público, com grande orçamento nas mãos, e com maiores ambições políticas para breve, pode autorizar despesas que beiram os R$ 600 mil/mensais para empresa de publicidade propriedade de sua mulher. Com a “publicitária”,o político tem, há anos, relação estável. Dividem apartamento numa bucólica praçinha da Capital. O alerta é do leitor JHG, ligado à ONG da varrição ética.

Celso Nascimento: editor da “Voz”

“MA FIA” GEROU “MÁFIA”, SEGUNDO GAY TALESE

As declarações de Affonso deixaram todos os seus entrevistadores boquiabertos: o dono de “Voz do Paraná”, Roaldo Koehler e os jornalistas CelMaí Nascimento so do NasciMendonça: mento, editor; testemunha o diretor de Redação, Aroldo Murá Haygert; os repórteres Maí Nascimento Mendonça e José Benedito Pires Trindade. O jornalista Renato Schaitza era convidado especial para a entrevista. Resumo: todos ficaram de cabelo em pé, conjecturando sobre o que estaria para vir ( e veio), por parte do governo que vinha perdendo eleições, como as de governadores em 1974. Dante Mendonça, hoje ‘imortal’ da

“Honra teu pai” é uma excelente contribuição ao entendimento do mundo tortuoso da máfia norte-americano. Escrito pelo jornalista Gay Talese, 78, o nome mais representativo e também precursor do chamado ‘novo jornalismo’, o livro é testemunhal de vida do autor, que viveu infância, mocidade e parte da vida adulta naquela atmosfera de mafiosos, muitos dos quais seus amigos, em Nova York. Uma afirmativa de Talese: é possível que a palavra máfia tenha origem num dia do ano 1282, na Sicília. A ilha, naquele ano, estava sob domínio francês. Uma noiva local, com casamento marcado para o dia seguinte, foi estuprada por grupo de soldados. O fato gerou comoção geral, a partir dos gritos da mãe usando a expressão vocativa “Ma Fia...”, para chamar a atenção para o crime. Uma ampla expedição vingativa dos sicilianos matou, a seguir, centenas de soldados franceses.. Os poucos que so-

braram acabaram abandonando definitivamente o solo siciliano.

HUMANIZAÇÃO DA MEDICINA EM TEMPO DE PROTESTOS Certíssima está a classe médica do Brasil em decretar a paralisação do atendimento aos planos de saúde, no próximo dia 7. Impossível garantir um mínimo de atendimento de qualidade com as atuais remunerações pagas pelas operadoras de saúde. Até por isso, recomendo a leitura do artigo “Formação Humanística”, que o médico e professor Fernando Hintz Greca escreveu, amplamente fundamentado em extensa bibliografia e na sua experiência de profissional irrepreensível, neste Jornal Indústria e Comércio. Outro artigo de Greca, na mesma linha e também publicado neste I&C, é “O Calor Humano na Relação Médico-Paciente”. Quem tiver interesse nos artigos escreva para editor@induscom.com.br.

A INIMIZADE “DEDICADA” DE REQUIÃO A NEREU MOURA

No estilo

Nereu Moura: inimizade dedicada

O quase septuagenário Roberto Requião não admite ser considerado idoso. Muito menos que apontem sua idade provecta como suposto impeditivo para ocupar posições de comando na vida de seu partido (com ele concordo). Por isso, conforme Fabio Campana, Requião promete uma “inimizade dedicada” ao seu companheiro de PMDB e ex-amigo, deputado Nereu Moura, que o acha velho para assumir o diretório do PMDB de Curitiba. RR promete dura campanha contra Nereu, nas próximas eleições, para minar os caminhos de Moura, percorrendo o Estado nessa “catequese”. Nem a Catanduva, de onde é originário Moura, famosa no país por sua prisão federal de segurança máxima escapara do périplo punitório do exgovernador.

DO DIA: “A primeira obrigação do jornalista é com a manutenção do sigilo da fonte,com o que pode resguardar todo seu trabalho do profissional em torno do interesse público” (de um velho jornalista da praça curitibana).

TADEU GABI NO LUGAR DO PASTOR PIMENTEL Conforme a coluna previra, houve grande corrida para a substituição do pastor Pimentel de Carvalho, recentemente falecido. A congregação que o pastor Pimentel de Carvalho presidia, a Assembléia de Deus da Av. Cândido de Abreu,é poderosa, celeiro de políticos do meio evangélico. E grande receptora de muito dízimo e muitas ofertas. Até por isso, por ser forte, houve disputas, na sucessão de Carvalho. Nem sempre silenciosas, segundo garante-me uma fonte da AD. Venceu a parada, passando a pastor daquela congregação, o Pastor Vagner Tadeu Gabi. Tudo indica que “reina paz na Casa de Israel”.

Integração de etapas da educação é desafio Participaram do Fórum cerca de 200 secretários municipais de Educação Depois de dois dias de discussões sobre o ensino público no Paraná, terminou nesta quinta-feira (31), em Curitiba, o Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O vicegovernador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou da abertura na quarta-feira (30), onde falou sobre parcerias entre Estado e municípios. Arns ressaltou o comprometimento que todos os dirigentes, professores e funcionários devem ter com a educação. “A melhoria do ensino público depende de todos nós e a qualidade do ensino vai contribuir para o desenvolvimento do Brasil”.

Segundo Arns, o grande desafio no Estado é integrar a educação. “O sistema de ensino não pode ser pensado por etapas e sim na continuidade da criança no sistema educacional. Para isso o planejamento deve ter a participação de toda a sociedade”, disse. Para ele, as ações para a educação precisam ser pensadas junto com os municípios e universidades. “O aluno precisa do atendimento de forma contínua e de qualidade desde a educação infantil até a universidade”, afirmou o secretário. Além da articulação com os municípios e universidades, o secretário afirmou que a comunidade deve participar também dessa caminhada pela educação. “Em cada

Os constantes aumentos que ocorrem em várias áreas, contribuem para que a inflação no Brasil recomece a preocupar. Depois de ter chegado a incríveis 60, 70 ou 80%, até gente acostumada a lidar com informações é traída pela memória, imagine o povo, agora começa a dar sinais de vitalidade. Os órgãos públicos, a vários pretextos, inclusive pelo fato de aumentos terem sido contidos por conta das eleições, agora abrem as burras. A energia elétrica, mesmo com a Copel anunciando um lucro expressivo em 2010, o que fez com que o governo suplente de Orlando Pessuti desse uma bicadinha de R$ 80 milhões, segundo versões divulgadas agora, teve aumento substancial atribuído aos impostos, o que não muda nada. Afinal aumentos de impostos acabam saindo do mesmo bolso: o do povo. Aos governos cabe arrecadar, a qualquer pretexto e gastar. Como de hábito, mal. No de dona Dilma que substituiu ao do agora “doutor” Lula, os aumentos continuam a ocorrer: de arrecadação e de gastos. Ainda agora circulam as informações sobre o quanto se gasta para cobrir os gastos da Previdência com o serviço público, pouco mais de 900 mil aposentados, em contraposição aos muitos milhões atendidos na iniciativa privada. Uma diferença brutal. O que faz crer que no Brasil, além daquelas classes pior situadas, que graças a um “salário família” anunciase terem chegado à “classe média”, certamente uma falácia eleitoral, existem várias classes: os que, por ascensão educacional, muitas vezes com ensino gratuito, chegam ao topo nos vários poderes da República, e os que dão duro para sustentar essas classes. Especialmente empresários e empregados. Em Curitiba, um aumento absurdo determinado pela Urbs: 50% no preço dos cartões do Estar. Qual a explicação?

um dos 399 municípios do Paraná, vamos trabalhar para transformar a educação”, disse. O presidente da Undime nacional e secretário da Educação do município de Castro, Carlos Eduardo Sanches, destacou a importância da parceria do Estado com os municípios. Ele disse que o trabalho da Undime é justamente manter o diálogo com o Estado e estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências entre as secretarias de educação das cida-

des brasileiras. “Antes de assumir a Secretaria da Educação, Flávio Arns procurou a Undime para discutir questões emergenciais da educação. Isso gerou uma expectativa positiva em relação a assuntos que precisam ser resolvidos conjuntamente”, disse Sanches. Participaram do Fórum aproximadamente 200 secretários municipais de Educação, além das equipes da Undime nacional e estadual e do Conselho Estadual de Educação.

Para não fugir à regra, graças a seu estilo belicoso, o senador Roberto Requião qaue tantas vezes esnobou a Justiça em seus mandatos, recorre a ela: para questionar a decisão do governo Beto Richa em cortar as aposentadorias dos governadores (com mandato integral ou não) obtidos após a Constituição de 88.

Aposentadoria ou pensão! Com a “delicadeza” que lhe é peculiar Requião questiona: porque a aposentadoria do pai de Beto Richa, ex-governador José Richa, hoje recebida por sua viúva Arlete, continua sendo paga? Num detalhe, tem razão: se às viúvas de qualquer funcionário aposentado e falecido se corta parte dos vencimentos, transformando em “pensão” os menores recebimentos futuros, o mesmo deveria acontecer com viúvas de governadores.

Benefícios estranhos Sem falar nos que foram beneficiados com curtos exercícios do mandato de governador. Uma das muitas leis feitas na época em que a Assembleia era uma festa, como tenta hoje provar (com grande desgaste pessoal) a nova administração da Casa, composta por Valdir Rossoni, na presidência, Plauto Miró, na 1a. Secretaria e Reni Pereira, na 2a.

Postura desconhecida Um tema complicado que hoje está em discussão no STF: as aposentadorias anteriores à “Constituição Cidadã”, que para a coluna de “cidadã” tem muito pouco, já que construída à custa do Centrão, precursor do Mensalão, milhões pagos por empresas para garantir suas benesses. Em todo caso no Paraná, há pelo menos um caso em que o beneficiário abriu mão: como é obrigado a receber mensalmente o salário de governador, doa-o a uma instituição de caridade.

Opinião da coluna A coluna questionou durante a semana, para que serve mesmo a Controladoria Geral da União (CGU), depois que ela anunciou um desvio de R$ 650 milhões nas verbas destinadas à saúde nos últimos quatro anos. Outros desvios têm sido anunciados em várias frentes de ações governamentais. Se é para só anunciar desvios posteriormente, não existe razão para ter Controladoria.

Em choque Mineiro como Zé Alencar, o senador Aécio Neves é autor de frase “mineirável”: “Fico imaginando o encontro de Alencar com o Criador. Este dizendo: “Oi Zé. Achei que você não vinha!”.

Site oferece orientação técnica gratuita Muitos empresários desconhecem, mas soluções técnicas para as mais diversas questões sobre a implantação ou o desenvolvimento de negócios no Brasil estão disponíveis gratuitamente na internet. O Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT (www.respostatecnica. org.br) é mantido por uma rede de 12 instituições de renome nacional, entre as quais o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Quando uma questão não encontra resposta pronta, uma das instituições é designada para fazer o atendimento. O objetivo é fornecer informações que possam melhorar a qualidade de produtos ou processos produtivos. As instituições responsáveis pelo SBRT são referência em diversas áreas do conhecimento. O site tem um amplo banco de informações formado por respostas e dossiês técnicos relacionados a di-

versos segmentos do agronegócio, da indústria e de serviços. A rede é subsidiada pelo governo gederal, via Ministério da Ciência e Tecnologia – portanto, sem custos para o empresário. Entre as instituições que integram a rede estão, além do Tecpar, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade de Brasília (UnB), entre outras. ACESSO – O empresário que não encontra resposta para sua dúvida pode se cadastrar no site e receberá orientação de uma das instituições parceiras. O processo de consulta é bastante simples, e a explicação detalhada do procedimento encontra-se no site. Apesar da facilidade de acesso e do vasto conteúdo, diz a gerente da Divisão de Extensão Tecnológica do Tecpar, Ana Cristina Francisco, a frequência de consultas ainda é baixa.


Saúde&BemEstar Indústria&Comércio

Congresso Internacional de Odontologia no Paraná

reportagem@induscom.com.br Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | A4

PLANOS

Cardiologistas paranaenses interrompem atendimento N

paralisação é acabar com a interferência negativa das operadoras de planos de saúde no trabalho médico, melhorando assim a qualidade do atendimento prestado ao cidadão. “As principais dificuldades ao atender pelos planos de saúde são os obstáculos criados para a solicitação de exames e internações, além da pressão para a redução de custos, cobrando do profissional a redução do número

o Dia Mundial da Saúde (07), todos os médicos do país realizam uma mobilização contra as operadoras de planos de saúde. A paralisação tem o apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia que convocou todos os cardiologistas que atuam na saúde suplementar para não marcar consultas, exames ou procedimentos eletivos para pacientes dos planos de saúde nesta data. O principal objetivo da

de procedimentos realizados e a antecipação de alta dos pacientes.

“As principais dificuldades ao atender pelos planos de saúde são os obstáculos criados para a solicitação de exames e internações, além da pressão para a redução de custos...” Os contratos com os médicos também não respeitam as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Saúde (ANS)”, explica Manoel Cane-

sin, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia. O presidente ainda destaca que a população não será prejudicada. “Os atendimentos de urgência e emergência, internamentos, consultas do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimentos particulares serão realizados normalmente. Nosso objetivo é valorizar o trabalho dos médicos e garantir a qualidade do atendimento a toda população”, comenta.

VISÃO No período de 15 e 17 de abril Curitiba vai sediar o V Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria – SOBLEC. O evento que acontecerá no Estação Convention Center, contará com a apresentação de cases inéditos na área oftalmológica, retratando as especialidades de Córnea, Lentes de Contato e Refratometria dentro dos mais recentes lançamentos mundiais em recursos, aparelhos, técnicas, medicamentos e materiais. Segundo a presidente da SOBLEC, Tania Schaefer, dentre alguns dos temas específicos que serão discutidos no congresso estão os novos avanços no tratamento do ceratocone e de cirurgias

Divulgação

Oftalmologia terá congresso em Curitiba a partir do dia 15

“Um dos mais importantes eventos do setor oftalmológico brasileiro”

menos invasivas, além da realização de um Global Meeting Internacional, que contará com a presença dos mais renomados especialistas do

Brasil e do mundo. “Grandes nomes da Oftalmologia Mundial estarão por aqui, muitos deles dirigentes das mais importantes sociedades médicas de países como Suíça, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Argentina – o que irá abrilhantar a discussão de casos e apresentar aos oftalmologistas brasileiros o que há de mais recente e imprescindível em nossa área de atuação”, salienta. O V Congresso Brasileira da Soblec será palco também para um grande momento para a história Oftalmologia Brasileira, uma vez que culminará com a comemoração dos 40 anos de existência da SOBLEC. “Temos uma trajetória hercúlea em todo esse

tempo de atuação, tanto no que se refere à formação de especialistas como em nosso objetivo social, que é a defesa da saúde ocular da população”, enfatiza. “Nossa expectativa é que, à exemplo do que já ocorreu em edições anteriores, este encontro novamente se consagre como um dos mais importantes eventos do setor oftalmológico brasileiro”, revela a médica, que ressalta que o V Congresso Brasileiro da SOBLEC será uma excelente chance de, sem precisar sair do país, profissionais em início de carreira e também especialistas já atuantes no mercado de trabalho estarem em contato com as últimas tendências da área médicooftalmológica.

ESTÉTICA

Tratamentos prometem diminuir aspecto de cicatrizes Decorrentes de acidentes ou procedimentos cirúrgicos, as cicatrizes são resultado de uma lesão da derme e passam por quatro diferentes fases: limpeza, retração, tecido de granulação e reepitelização. Este processo, chamado de cicatrização, é fundamental para manter a integridade do corpo humano, uma vez que recupera o tecido que foi lesado. Se em alguns casos as cicatrizes não deixam vestígios, em outros elas são visíveis e geram problemas físicos ou estéticos ao paciente. Atualmente, existem trata-

mentos clínicos e cirúrgicos que apresentam bons resultados. Segundo a médica esteticista Elisabeth Correa Jacob, da Beltà Medicina & Estética, muitas técnicas podem minimizar uma cicatriz, porém nenhuma tem o poder de fazêla desaparecer por completo. “Existem, no entanto, alguns tratamentos disponíveis que devem ser indicados após avaliação criteriosa feita por especialista”, comenta. Entre os procedimentos estão a revisão cirúrgica da cicatriz (método de remoção e reparação adequado a cicatrizes largas ou longas, que

resulta em cicatrizes mais finas e curtas), a excisão em linhas quebradas (forma uma cicatriz quebrada, indicada a marcas em lugares menos favoráveis, como a linha do cabelo ou junções naturais) e a dermoabrasão (para tratar cicatrizes de acne, varicela, algumas cicatrizes cirúrgicas ou irregularidades da superfície da pele). Elisabeth fala ainda sobre a realização de peelings químicos (que suavizam as cicatrizes deprimidas e concedem um aspecto mais homogêneo à pele), preenchimento de tecido (com aplicação

de colágeno, ácido hialurônico ou injeção de gordura) ou injeções de corticosteróides (que amaciam quelóides por causar um achatamento dessas lesões). De acordo com ela, estudos têm apontado resultados muito promissores para tratamentos com luz pulsada e laser para cicatrizes atróficas. “Independente de qual método será utilizado, as cicatrizes cirúrgicas devem esperar no mínimo três meses para serem tratadas, e algumas melhoram espontaneamente entre 6 e 18 meses”, recomenda.

SAÚDE

Vegetarianismo na perspectiva dos tipos sanguíneos Os motivos que levam as pessoas a se tornar vegetarianas são os mais variados, é uma escolha pessoal e, como tal, merece ser respeitada. A dra Emília Pinheiro, terapeuta ortomolecular e especialista na Dieta do Tipo Sanguíneo defende a opção vegetariana, lacto-vegetariana ou, lactoovo-vegetariana, dependendo dos tipos de sangue, especialmente em indivíduos dos tipos sanguíneos “A” e “AB”. “Até mesmo aos do grupo “O” e “B”, ainda assim, este tipo de dieta não faz apologia à carne vermelha, sendo aconselhado não ingerir mais que 140gr no caso das mulheres e cerca de 175gr para os homens, por refeição”, explica. De acordo com a especialista, um dos aspectos mais rebatidos na Dieta do Tipo Sanguíneo é a afirmação de que os Tipos “O” e “B” necessitam de carne vermelha para ter a saúde ideal. “São de domínio público os males

CMYK

Ser vegetariano afasta doenças cardiovasculares, diabetes e câncer

alardeados à carne vermelha, responsável por inúmeras moléstias, como osteoporose, colesterol elevado e doenças cardiovasculares. Porém, tudo muda de figura, ao entrar em cena uma enzima extremamente importante, a fosfatase alcalina intestinal, cujo papel, entre outros, é o de facilitar a digestão das proteínas e gorduras de origem animal. É esta

enzima, exatamente, que consegue dar a devida proteção a estes dois tipos sanguíneos, eliminando-lhes os efeitos danosos de uma alimentação com alto teor protéico”, relata. Nos indivíduos do Tipo “A” e “AB”, ao contrário daqueles, a enzima fosfatase alcalina intestinal é praticamente inexistente e, até mesma as pequenas porções se-

cretadas, às vezes em níveis perigosamente baixos, ainda assim, tornam-se ineficientes, já que são desativadas pelos seus próprios antígenos “A”. “Esta é a razão da importância destes dois tipos sanguíneos se manterem longe de dietas protéicas de origem animal e por que lhes é proposta uma dieta vegetariana, apropriadamente planejada, mais à base de cereais, feijões e hortaliças”, conta Dra Emília. Segundo a terapeuta, também autora do livro “Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo”, muitas pessoas dos tipos “A” e “AB”, num primeiro momento, acham difícil mudar da carne vermelha para proteínas, como soja, grãos e vegetais. Devido à sua alta sensibilidade, ela recomenda que devem dar preferência, ainda, aos alimentos em seu estado mais natural possível, ou seja, puros, frescos e orgânicos.

A Associação Brasileira de Odontologia, seção do Paraná (ABOPR), prepara a XI edição do Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (Ciopar), nos dias 6, 7 e 8 de abril, no ExpoUnimed, em Curitiba. O presidente do XI Ciopar, Dr. Celso Russo, diz que as novidades previstas estão concentradas nas duas principais áreas do evento, a Científica e a Feira Comercial. “Alguns nomes já estão confirmados e estamos em fase de confirmação de outros”, adianta. Outras informações sobre o XI Ciopar podem ser obtidas pelo site www.ciopar.com.br.

4ª edição do Spa Week Para quem deseja dar um trato no corpo, mente e espírito prepare a agenda: a 4ª edição do Spa Week 2011 acontece entre os dias 2 e 16 de abril. A iniciativa da ABC Spas – Associação Brasileira de Clínicas e Spas tem provado que o mercado nacional de spas e serviços de bem-estar, tem potencial de crescimento além de constatar que o consumidor brasileiro atualmente está ávido por consumir serviços que proporcionam qualidade de vida. Assim como nas edições anteriores, no Spa Week 2011, cada spa apresenta um menu composto por três tratamentos a R$ 70 cada - independente de qual seja o valor original. Nesta edição, a novidade é a inclusão do estado de Santa Catarina entre os participantes, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Farmácias de manipulação Sabe aqueles truques que passam de geração para geração, geralmente contados pelas vovós e sempre dão certo? Essas receitinhas foram adaptadas cientificamente e já podem ser adquiridas em farmácias de manipulação. “Hoje sabemos que as velhas receitas caseiras da vovó correspondem a uma sabedoria empírica que foi traduzida cientificamente e tornaram-se mais eficientes e seguras”, conta a farmacêutica Eneida Janiscki Da Lozzo, Mestre e Doutora em Bioquímica, responsável pela Homeoterápica Farmácia de Manipulação.

Acreditação Hospitalar O Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu esta semana o certificado de Acreditação Hospitalar nível 3, o mais elevado mérito concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O HNSG foi avaliado pelo IPASS (Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde), no final do ano passado. Agora o HNSG está na exclusiva lista dos Hospitais de maior referência do país.

Curitiba na Hair Brasil 2011

A Hair Brasil 2011 – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, a realizar-se de 2 a 5 de abril, em São Paulo, é a segunda maior feira do mundo e primeira da América Latina. Em Curitiba, a equipe de profissionais (foto) do cabeleireiro e empresário Frank d’ Ferran já está de malas prontas. As maquiadoras Dekka Santos, Jessica Dias e Bia Mulder viajam na companhia dos hair stylists Isaque Blanke, Jennifer Lara, Alejandro Valente e Carlos Magal.

Locação de consultórios O Hospital Marcelino Champagnat (HMC) abriu as negociações de locação dos seus 72 consultórios médicos. A comercialização está a cargo da Galvão Locações. O empreendimento, localizado no bairro Cristo Rei, destinará três, dos seus 10 andares para os espaços privados. Na estrutura de atendimento, o médico vai contar com uma das mais modernas estruturas hospitalares do Brasil, além de facilidades de recepção e agendamento integrado nos serviços.


Geral Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | A5 | Indústria&Comércio

Fábio Campana

Contexto Político Crise no PMDB do Paraná Nesta quarta-feira (30) o Diretório Estadual do PMDB se reuniu em Curitiba, a pretexto de reorganizar o partido na capital. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro. Entre as lideranças, o vereador Algaci Túlio e o exgovernador Orlando Pessuti. Sem a presença do senador Roberto Requião, alguns assuntos vieram à tona, segundo o vereador Algaci Túlio. “Discutimos questões políticas do partido. Veio à tona essa situação do PMDB, que vem sofrendo imposições nos últimos tempos. Isto só fez o PMDB diminuir em Curitiba. Perdemos lideranças na capital. O partido não pode mais ficar à mercê destas imposições. Deve se abrir mais, discutir mais. Não podemos mais correr riscos de fracassar nas próximas eleições”. O PMDB paranaense está mesmo em crise. Além das constantes brigas internas, a última mancada da cúpula paranaense foi do departamento jurídico, que não encaminhou requerimento ao TRE e por isso perdeu seu espaço no programa eleitoral. O próprio Requião não acredita mais no partido em que sempre mandou e desmandou. Via twitter, se questiona se o PMDB não está em processo de extinção. “PMDB do Paraná perde horário de TV. Partido a

Cultura prepara nova lei de incentivo O grupo técnico da Secretaria de Estado da Cultura instituído pelo secretário Paulino Viapiana para a elaboração da minuta do projeto de Lei de Incentivo à Cultura esteve reunido quarta-feira (30) para analisar aspectos legais e orçamentários. “É importante esta análise detalhada da proposta antes das discussões com a sociedade civil”, destaca Paulino Viapiana. Maurício Cruz, coordenador de incentivo da secretaria, explica que esta foi a primeira de uma série de reuniões sobre o assunto. Na próxima semana, representantes do Fórum das Entidades Culturais passam a integrar o grupo. “Eles vão participar do processo desde o início e conhecer todos os aspectos técnicos que envolvem a elaboração do projeto de lei”, afirma. A secretaria pretende que este trabalho técnico esteja concluído até o início de maio, quando a proposta será apresentada para a sociedade civil. Estão previstas audiências públicas por todas as regiões do Estado e também será mantido um canal pela internet para que o público participe com sugestões. Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Toledo e Pato Branco estão entre as 14 cidades onde serão realizadas audiências. “A elaboração conjunta da proposta fortalece o diálogo e permite a criação de um projeto que atenda as necessidades de todos os segmentos. Queremos que a sociedade participe ativamente, fornecendo subsídios para que possamos criar uma lei que, de fato, beneficie a nossa cultura”, afirma Viapiana. O encontro também teve a participação da deputada estadual Marla Tureck; Luiza Simonelli, representando o deputado Luiz Eduardo Cheida; Ivan Selonke, técnico da área de modernização institucional da Secretaria de Planejamento; e Flavio Deffert, analista da área de arrecadação da Secretaria da Fazenda.

editor@fabiocampana.com.br

matroca? Já havia perdido as verbas do fundo. Em processo de extinção?”.

Convite Um dos assuntos discutidos na reunião do PMDB de quarta-feira (30) foi Gustavo Fruet, do PSDB. Alguns peemedebistas acreditam que Fruet deveria voltar ao seu partido de origem, o PMDB, e pretendem convidá-lo. Claro. Fruet é um dos nomes fortes para a disputa da prefeitura de Curitiba e com grande chance de vitória.

Defesa Requião alega que não teve o direito de defesa prévia na perda de sua aposentadoria como ex-governador. Mentira. O prazo para defesa venceu na quarta-feira (30) e ele entrou dentro do prazo, mas não contém nada que possa derrubar a decisão anterior. Os argumentos para tentar segurar a bufunfa mensal são pífios. Nesta quinta-feira (31), Requião recebe o último salário de aposentado, correspondente ao mês de março, no valor de R$ 24.117,62.

Precariedade A situação do IML mais uma vez mostra sua precariedade. Desta vez o veículo do instituto quebrou e um corpo chegou a ficar oito horas no local do crime até ser recolhido, nesta quar-

ta-feira (30) na Cidade Industrial de Curitiba. Um homem foi assassinado por volta das 13h, mas o corpo foi recolhido somente perto das 21h, já que o carro quebrou de manhã e só foi substituído no meio da tarde, por uma viatura do município de Paranaguá. No bairro Água Verde outro caso foi registrado em seguida, quando uma mulher foi atropelada por um biarticulado perto das 19h. O corpo dela só deu entrada no Instituto Médico Legal às 23h.

principais são a Band nacional e a Band daqui do empresário Joel Malucelli. Esse era o principal assunto nas rodas matinais de conversas palacianas. A data prevista para iniciar a circulação é 25 de abril. A tiragem será de 30 mil exemplares iniciais. A coordenação editorial está a cargo da competentíssima jornalista Marta Feldens, que dirigia a assessoria de imprensa do governo Requião.

Prestação de contas

Metrô

A Prefeitura de Curitiba entregou ontem (31) ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná a prestação de contas do Município referente ao exercício financeiro de 2010.

A prefeitura de Curitiba está empenhada em transformar o projeto do metrô em realidade. Nesta quinta-feira (31), o projeto foi protocolado no Ministério das Cidades. O prazo para inscrever a proposta para receber os recursos do PAC da Mobilidade expirava no próximo dia 3.

Bolo O senador Roberto Requião confessou ontem, via twitter, que levou bolo de um deputado. Apesar de não falar o nome do político, Requião deixou clara a sua insatisfação. “O deputado marcou almoço, ligou dizendo que estava em um ministério. Logo depois o encontrei almoçando com um ministro. Bazinga”.

Novo jornal Vem aí mais um rotativo diário. É o Metro, fórmula que deu certo mundialmente de jornal popular de distribuição gratuita. Os sócios

Mais ovelhas O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não perde tempo e a cada dia tenta arrebanhar mais ovelhas para seu novo partido. Prova disso é a lista de paranaenses que não para de crescer. Desta vez foram os deputados Sandro Alex e Marcelo Rangel, ambos do (PPS), os convidados. A promessa é de que um dos irmãos seja candidato à prefeitura de Ponta Grossa.

DEBATE

Integração de etapas da educação é desafio no Estado Flávio Arns ressaltou o comprometimento que todos devem ter com o ensino

D

epois de dois dias de discussões sobre o ensino público no Paraná, terminou nesta quinta-feira (31), em Curitiba, o Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O vicegovernador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou da abertura na quarta-feira (30), onde falou sobre parcerias entre Estado e municípios. Arns ressaltou o comprometimento que todos os dirigentes, professores e funcionários devem ter com a educação. “A melhoria do ensino público depende de todos nós e a qualidade do ensino vai contribuir para o desenvolvimento do Brasil”. Segundo Arns, o grande desafio no Estado é integrar a educação. “O sistema de ensino não pode ser pensado por etapas e sim na continuidade da criança no sistema educacional. Para isso o planejamento deve ter a participação de toda a sociedade”, disse. Para ele, as ações para a

Depois de dois dias de discussões sobre o ensino público no Paraná, terminou na quinta-feira (31), em Curitiba, o Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, participou da abertura na quarta-feira (30), onde falou sobre parcerias entre Estado e municípios.

educação precisam ser pensadas junto com os municípios e universidades. “O aluno precisa do atendimento de forma contínua e de qualidade des-

de a educação infantil até a universidade”, afirmou o secretário. Além da articulação com os municípios e universidades, o

secretário afirmou que a comunidade deve participar também dessa caminhada pela educação. “Em cada um dos 399 municípios do Para-

ná, vamos trabalhar para transformar a educação”, disse. O presidente da Undime nacional e secretário da Educação do município de Castro, Carlos Eduardo Sanches, destacou a importância da parceria do Estado com os municípios. Ele disse que o trabalho da Undime é justamente manter o diálogo com o Estado e estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências entre as secretarias de educação das cidades brasileiras. “Antes de assumir a Secretaria da Educação, Flávio Arns procurou a Undime para discutir questões emergenciais da educação. Isso gerou uma expectativa positiva em relação a assuntos que precisam ser resolvidos conjuntamente”, disse Sanches. Participaram do Fórum aproximadamente 200 secretários municipais de Educação, além das equipes da Undime nacional e estadual e do Conselho Estadual de Educação.

Paraná é recordista na participação nos financiamentos do BRDE O Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgou nesta quarta-feira (30), na sede da instituição, em Porto Alegre, o Balanço 2010, que dá conta de um volume total de aprovações de operações de crédito no valor de R$ 2,27 bilhões, com operações contratadas na ordem de R$ 1,83 bilhão. O Paraná foi o Estado que obteve maior participação nas contratações totais do BRDE (47,4%), num total de R$ 867,5 milhões, que devem gerar arrecadação anual adicional de R$ 76,1 milhões em ICMS, com geração de mais de 6 mil empregos diretos e 25 mil indiretos. A atividade desenvolvida pelo banco ao longo de 2010 viabilizou investimentos totais de R$ 2,2 bilhões. No fim do ano passado, o BRDE possuía 35.207 clientes ativos, cujos

empreendimentos financiados estão localizados em 1.047 municípios, abrangendo 88,1% dos municípios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O BRDE encerrou o ano ocupando a 11ª posição entre os 61 agentes financeiros credenciados que operaram com recursos do Sistema BNDES, com participação de 1,9% no total de desembolsos. No que diz respeito à região Sul, que é o espaço de abrangência do BRDE e onde atuaram 47 agentes financeiros, o Banco ficou em 4º lugar. Segundo o gerente de operações da agência do banco de fomento no Paraná, Paulo César Starke Junior, o BRDE está pronto para atender as demandas por crédito em 2011. “A meta é atingir um bilhão de reais neste ano em operações no Paraná e Mato Grosso do

Sul, estado onde o banco opera desde 2009. Temos linhas como o PSI - Programa de Sustentação do Investimento, que está garantida até o final do ano pelo BNDES, com juros fixos de 6,5% ao ano. Além disso, o BRDE vai intensificar as operações de investimentos em agroindústria, armazenagem e infraestrutura, incluindo o corredor de logística para exportação CuritibaParanaguá, redes de comércio varejista e energia. Financiar estes projetos é uma das especialidades do BRDE”, afirma.

Carteira O setor de maior destaque em 2010 foi o de comércio e serviços, que apresentou crescimento de 15,8% em relação ao ano anterior. Em termos de participação no volume total de liberações, a lide-

rança é do setor industrial, que recebeu 33,3% do total desembolsado pelo banco em 2010, seguido pelo setor de comércio e serviços, com (31,5%), pela agropecuária, com 24,5% e finalmente, pelo setor de infraestrutura, com 10,7% das liberações. Os micro, pequenos e médios empreendimentos rurais e urbanos foram responsáveis por 31% do valor contratado em 2010. Do total de clientes que firmaram contratos ao longo do ano, 87% são produtores rurais, sendo que 46% se enquadram nas categorias de mini e pequenos produtores. As micro e pequenas empresas responderam por 9% dos contratos, enquanto as médias e grandes empresas ficaram com 4%. Além do apoio direto, um grande contingente de produtores rurais foi também beneficiado

pelos financiamentos concedidos às cooperativas agropecuárias, nas quais são associados. Do total de recursos desembolsados pelo BRDE em 2010, 33,3% foram destinados a empreendimentos instalados em áreas economicamente deprimidas, abrangidas pelo Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (PROMESO), do Ministério da Integração Nacional, somando cerca de R$ 617,0 milhões. Esses recursos beneficiaram empresas e produtores rurais de 292 municípios nos três Estados do Sul.

Inadimplência O BRDE encerrou o ano de 2010 com a inadimplência em 2,3%, uma das mais baixas da história do banco. A taxa média, observada ao longo do ano, foi de 2,7% ao mês.


PublicidadeLegal Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | A7 | Indústria&Comércio PRSA PARTICIPAÇÕES S/A CNPJ/MF 00.893.451/0001-03 NIRE 41300013829

SÚMULA DE PEDIDO DE LICENÇA PRÉVIA JORGE AUGUSTO KRUGER, torna público que requereu ao IAP, Licença Prévia para extração e britagem de granito no local Iha do Sapo, zona rural, Município de Quatro Barras, PR.

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Ficam convocados os Srs. Acionistas da PRSA PARTICIPAÇÕESS/A, para se reunirem na Avenida Manoel Ribas, nº 505, Bairro Mercês, na Cidade de Curitiba, Paraná, no dia 15 de abril de 2011, às 10h00, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: (I) Em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA: (a) Tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras do exercício encerrado em 31/12/2010; (b) Deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício, a distribuição de dividendos, e a destinação da Reserva de Lucros. (II) Em ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA: (a) Deliberar e aprovar os cálculos e o pagamento de Juros sobre o Capital; (b) Deliberar sobre a proposta da Diretoria para aumento do Capital Social, mediante utilização da Reserva de Lucros e Lucros Acumulados, com a conseqüente alteração (Artigo 5º) e consolidação do Estatuto Social e, (c) Outros assuntos de interesse social.

ARAMADE INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA,TORNA PÚBLICO QUE REQUEREU AO IAP, A RENOVAÇÃO LICENÇA DE OPERAÇÃO ATÉ 14/04/2017, PARA INDUSTRIA DE MÓVEIS E EMBALAGENS DE MADEIRAS COM TRATAMENTO FITOSSANITARIO QUARENTENÁRIO SEM USO DE AGROTÓXICOS, , SITUADA NA AVENIDA DAS NAÇÕES, 2972 BAIRRO ESTAÇÃO, NO MUNICIPIO DE ARAUCÁRIA ESTADO DO PARANÁ.

Editais de Convocação O Presidente da Associação Paranaense de Administradores Escolares– APADE CONVOCA: A) Os membros do Conselho Diretor, para a reunião a ser realizada na Sala de Reuniões da Sede, R. Des. Ermelino de Leão, 15 – Cj. 81, em Curitiba/PR, com início às 08h30min do dia 16/04/2011, com a seguinte pauta: 01. Aprovar o Parecer do Conselho Fiscal, referente às contas do exercício financeiro de 2.010; 02. Aprovar o plano orçamentário anual de receitas e despesas; 03. Referendar os atos da Diretoria Geral quanto à construção de imóveis no terreno da Associação em Matinhos/PR; 04. Referendar proposta da Diretoria Geral sobre a criação do Representante Regional; 05. Constituição da Comissão Eleitoral. 06. Outros assuntos. B) Os sócios da Entidade, contemplados no caput do Art. 2º. do Estatuto, para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 16/04/11, no mesmo local acima citado, com início às 10h30min, em primeira convocação, e meia hora após, com qualquer número, para referendar, no que lhe couber, os encaminhamentos oriundos do Conselho Diretor, tratados na conformidade da pauta do Conselho Diretor, acima relacionada. Curitiba, 01 de abril de 2.011. Prof. Izaías Ogliari – Presidente.

Convocamos os senhores acionistas da Dominó Holdings S.A. a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária e Extrarodinaria, que se realizará no dia 27 de abril de 2011 às 9:30 horas na sede da Companhia na Avenida Silva Jardim 2042, 7° andar, Curitiba Paraná, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: Em Assembleia Geral Ordinária: a) Examinar, discutir e votar o Relatório da Administração as contas dos Administradores e as Demonstrações Financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010; b) Deliberar sobre a destinação do lucro líquido apurado no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010 e sobre a distribuição de dividendos; e c) Eleger e/ou reeleger os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Companhia. Em Assembleia Geral Extraordinária: a) Fixar a remuneração global anual dos administradores para o exercício de 2011. Curitiba 22 de março de 2011. Renato Torres de Faria Presidente do Conselho de Administração

CNPJ Nº 72.556.996/0001-27 Curitiba – PR

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 - (Valores em R$ mil)

BALANÇO PATRIMONIAL FINDO EM 31 DE DEZEMBRO ATIVO

PASSIVO

R$ mil 2010 2009 627 1.474 4 31

R$ mil 2010 2009 CIRCULANTE

55

400

55

400

18 33 4

342 53 5

572

1.526

300 272 0

300 1.226 0

OUTRAS OBRIGAÇÕES 1.411 1.411 31 29 2 1 1 1 1 1 451 451 0 264 365 (178) 1.926

Sociais e Estatutárias Fiscais e Previdenciárias Diversas PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital: De Domiciliados no País Reservas de Lucros Lucros ou Prejuízos Acumulados

TOTAL DO PASSIVO

627

1.926

(As notas explicativas integram o conjunto das demonstrações contábeis)

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (Método Indireto)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO R$ mil 2º Semestre Exercício Exercício 2010 2010 2009

Resultado de Operações c/Títulos e Valores Mobiliários e Instrumentos Financeiros Derivativos

78

78

117

RESULTADO BRUTO DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

27

78

117

OUTRAS DESPESAS/RECEITAS OPERACIONAIS

53

75

152

142 (23) (51) (0) (15)

265 (49) (110) (16) (15)

409 (47) (164) (46) (0)

80

153

269

0

155

0

Receita de Prestação de Serviços Despesas de Pessoal Outras Despesas Administrativas Despesas Tributárias Outras Despesas Operacionais RESULTADO ANTES DA TRIBUTAÇÃO SOBRE O LUCRO RESULTADO NÃO OPERACIONAL RESULTADO ANTES DA TRIBUTAÇÃO S/LUCRO E PARTICIPAÇÕES IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL Provisão para Imposto de Renda Provisão para Contribuição Social

80

308

269

4

(75)

(55)

7 (3)

(38) (38)

(27) (28)

LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO

84

233

214

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

(21)

(21)

(86)

0,28

0,78

0,71

Lucro por Quota

R$ mil 2º Semestre Exercício Exercício 2010 2010 2009 FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS:

117

27

Lucro Líquido do Período Ajustes para Reconciliar o Resultado às Disponibilidades Geradas pelas Atividades Operacionais: Depreciações e Amortizações

84

233

214

0

14

47

(Aumento) Redução dos Ativos Títulos e Valores Mobiliáriose Instrumentos Financeiros Derivativos - Carteira Própria Rendas a Receber Diversos

(79) 2 2

808 10 3

(338) 27 (3)

Aumento (Redução) dos Passivos Sociais e Estatutárias Fiscais e Previdenciárias Diversas

18 (6) (1)

(324) (20) (1)

73 (23) 1

20

723

129

0

437

1

0

437

(15)

0 (21)

(1.166) (21)

0 (86)

(21)

(1.187)

(86)

Caixa Líquido Proveniente das Atividades Operacionais FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO: Baixa de Ativo Imobilizado Caixa Líquido Usado nas Atividades de Investimento FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO: Distribuição de Lucros Juros sobre o Capital Próprio Caixa Líquido Usado nas Atividades de Financiamento (REDUÇÃO)/AUMENTO DO CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA Caixa e Equivalente de Caixa no Início do Exercício Caixa e Equivalente de Caixa no Fim do Exercício

(As notas explicativas integram o conjunto das demonstrações contábeis)

(1)

(27)

28

5

31

3

4

4

31

(As notas explicativas integram o conjunto das demonstrações contábeis)

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO EVENTOS

CAPITAL REALIZADO

SALDOS NO INÍCIO DO PERÍODO

RESERVAS DE LUCROS LEGAL

ESPECIAL

LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS

R$ MIL TOTAIS

2º Semestre 2010

Exercício 2010

Exercício 2009 1.430

300

60

149

0

509

1.526

1 - AJUSTES DE EXERCÍCIOS ANTERIORES

0

0

0

0

0

0

(32)

2 - LUCRO LÍQUIDO DO PERÍODO

0

0

0

84

84

233

214

0 0 0

0 0 0

0 63 0

(21) (63) 0

(21) 0 0

(21) 0 (1.166)

(86) 0 0

300

60

212

(0)

572

572

1.526

0

0

63

(0)

63

(954)

96

3 - DESTINAÇÕES Juros sobre Capital Próprio Reserva Especial Distribuição de Lucros SALDOS NO FINAL DO PERÍODO MUTAÇÕES DO PERÍODO

(As notas explicativas integram o conjunto das demonstrações contábeis)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SEMESTRE E EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 - (Valores em R$ mil) NOTA 1. CONTEXTO OPERACIONAL A instituição está habilitada à prática das atividades que lhe são atribuídas pela regulamentação aplicável, atuando na intermediação de operações, conforme autorização do Banco Central do Brasil. NOTA 2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS As demonstrações contábeis foram elaboradas e estão sendo apresentadas de acordo com as normas e instruções do Banco Central do Brasil em conformidade com o COSIF Plano Contábil das Instituições Financeiras, bem como com as práticas contábeis adotadas no Brasil, e com observância as disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações. Foram emitidos diversos pronunciamentos pelo CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis, relativos a convergência da Contabilidade brasileira aos padrões internacionais, dos quais somente alguns foram normatizados pelo BACEN e CMN, a saber: CPC 01 - redução do Valor Recuperável de Ativos, CPC 03 - Demonstração do Fluxo de Caixa, CPC 05 - Divulgação de Partes Relacionadas e CPC 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. NOTA 3. PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS Dentre os principais procedimentos adotados para a elaboração das demonstrações contábeis, ressaltamos: A) APURAÇÃO DO RESULTADO O resultado é apurado pelo regime de competência. B) CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA São classificados como caixa e equivalentes de caixa, numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis. C) ATIVO CIRCULANTE Demonstrado pelo valor de aplicação ou de aquisição, acrescido de rendimentos incorridos até a data do balanço. D) ATIVO PERMANENTE - Imobilizado Está demonstrado ao custo de aquisição, acrescido de correção monetária até 31/dez./95, ajustado por depreciações acumuladas,

F AÇO SABER QUE PRETENDEM SE CASAR : 01- TADEU MARCOS RAZERA E DENISE CICHON. SE ALGUÉM SOUBER (QUINZE ) DIAS .

DE ALGUM IMPEDIMENTO, OPONHA-O NA FORMA DA LEI NO PRAZO DE

15

CURITIBA, 31 DE MARÇO DE 2011

calculadas pelo método linear, a taxas estabelecidas em função do tempo de vida útil, fixado por espécie de bens, como segue: %ANUALDE DEPRECIAÇÃO

Edificações 4 % Instalações, Móveis e Equipamentos de Uso 10% Equipamentos de Segurança 0 % Equipamentos de Processamento de Dados 20%

CUSTO

DEPRECIAÇÃO 2010 ACUMULADA RESIDUAL

2009 RESIDUAL

0

0

0

240

0 0

0 0

0 0

193 2

0 0 0 --------- -------------- ----------0 0 0

16 ---------451

E) PASSIVO CIRCULANTE Demonstrado por valores conhecidos ou calculáveis, incluindo, quando aplicável, os encargos e as variações monetárias incorridos. Estão calculados levando-se em consideração a legislação fiscal em vigor. A provisão para o imposto de renda foi constituída à alíquota de 15% sobre os lucros tributáveis, acrescido de 10% acima de limites específicos. A provisão para contribuição social foi calculada à alíquota de 15% sobre o lucro tributável antes do imposto de renda, ajustado conforme legislação específica. F) LUCRO POR QUOTA Calculado com base no número de quotas, conforme Contrato Social. NOTA 4. TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS TÍTULOS DISPONÍVEIS

R$ mil Sem 31 a 181 a Acima de Total em Total em Vencimento 180 dias a 360 dias 360 dias 31/dez./10 31/dez./09

PARA VENDA CARTEIRA PRÓPRIA Certificado Depósitos Bancários - CDB Cotas Fundos Investimento - Cotas de Fundos de Investimento 275 0 0 -------------- ------------- -------------275 0 0

328 0 ----------0

275 ------------603

1.411 ------------1.411

ALLL3

ALL - América Latina Logística S.A. CNPJ/MF nº 02.387.241/0001-60 - NIRE nº 413 00 019886 Companhia Aberta - Categoria A Aviso aos Acionistas A Companhia informa que os documentos e informações referidos no artigo 133 da Lei 6.404/76 e nas Instruções CVM 480/09 e 481/09 se acham à disposição dos acionistas, na sede da Companhia e nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br), da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (www.bmfbovespa.com.br) e de relações com investidores da Companhia (www.all-logistica.com/ri). Curitiba, 29 de março de 2011 Rodrigo Barros de Moura Campos - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

GERMER PORCELANAS FINAS S. A. CNPJ nº 75.801.936/0001-10 ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Convocação Convidamos os senhores acionistas para a Assembléia Geral que será realizada, no próximo dia 14 de abril de 2011, às 10:00hrs, nas dependências da empresa, à Rodovia BR 277, Km 120, nº 3278, Bairro Guabiroba, em Campo Largo, Paraná, para deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: 1) Discussão e aprovação do Relatório da Diretoria e Demonstrações Financeiras do exercício findo em 31 de dezembro de 2010 e destinação do resultado. 2) Eleição da Diretoria e fixação dos honorários. Campo Largo(PR), 31 de março de 2011 Antônio Jurandir Girardi Diretor Presidente

ÍCARO CORRETORA DE CÂMBIO LTDA.

27

3º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E 15º TABELIONATO DE PESSOAS NATURAIS Município e Comarca de CURITIBA, Estado PARANÁ BEL. MÔNICA MARIA GUIMARÃES DE MACEDO DALLA VECCHIA Registradora Designada

Daniel Sledge Herbert Diretor Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINARIA E EXTRAORDINARIA

RECEITAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

“Pedir para Nossa Senhora 3 graças sendo uma impossível”. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Gloria ao Pai Rezar durante 3 dias e publicar no 3º dia. – A.R.

Curitiba, 30 de março de 2011

Dominó Holdings S.A. CNPJ Nº 02.358.947/0001-02 NIRE 4130001637-2

CIRCULANTE DISPONIBILIDADES TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E INSTRUMENTOS 603 FINANCEIROS DERIVATIVOS Carteira Própria 603 19 OUTROS CRÉDITOS Rendas a Receber 19 Diversos 0 1 OUTROS VALORES E BENS Despesas Antecipadas 1 0 REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 0 OUTROS CRÉDITOS Diversos 0 0 PERMANENTE 0 IMOBILIZADO DE USO Imobilizações em Curso 0 Imóveis de Uso 0 Outras Imobilizações 0 Depreciações Acumuladas 0 TOTAL DO ATIVO 627

Oração

NOTA 5. COMPOSIÇÃO DE SALDOS DO BALANÇO PATRIMONIAL 2010 2009 -------- -------A) ATIVO CIRCULANTE OUTROS CRÉDITOS 0 2 Diversos - Adiantamentos e Antecipações Salariais 0 2 B) ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO OUTROS CRÉDITOS Diversas 0 1 - Devedores por Depósitos em Garantia 0 1 C) PASSIVO CIRCULANTE OUTRAS OBRIGAÇÕES Diversas 4 5 - Provisões para Pagamentos a Efetuar 4 5 NOTA 6. IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL Apuração do imposto de renda e contribuição social em 31 de dezembro : 2010 2009 Lucro antes do imposto de renda e contribuição social 233 269 Alíquota aplicável 40% 40% Imposto de renda e contribuição social às alíquotas da legislação (93) (108) Efeito de juros sobre o capital próprio 7 29 Efeito de diferenças permanentes líquidas 11 24 Imposto de renda e contribuição social devidos sobre o resultado do período (75) (55) NOTA 7. PATRIMÔNIO LÍQUIDO Capital Social Pertencente inteiramente a quotistas domiciliados no país, está composto de 300.000 quotas, no valor nominal de R$ 1,00 cada. Reserva Legal No presente exercício, não houve constituição da Reserva Legal tendo em vista que a Reserva atingiu o limite de 20% (vinte por cento) do capital social. Reserva Especial Refere-se ao saldo de lucros acumulados até 31/dez./2010 e que deverá ter destinação aprovada em Ata de Reunião dos Sócios. Juros sobre o Capital Próprio De acordo com a faculdade prevista na Lei nº 9.249/95, a empresa calculou juros sobre o capital próprio com base na taxa de juros de longo prazo (TJLP) vigente no exercício, no montante de R$ 21 mil (R$ 85 mil em 2009), os quais foram contabilizados em outras despesas operacionais, conforme determinado pelo plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional. Para efeito dessas informações financeiras, conforme circular nº 2.739/ 97, do Banco Central do Brasil, esses juros foram eliminados do resultado do exercício, e estão apresentados na conta de Lucros acumulados. NOTA 8. TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS No período, não houve movimentação com transações com partes relacionadas, realizadas no contexto das atividades operacionais da corretora, inerente a serviços ou obrigações. NOTA 9. GERENCIAMENTO DE RISCOS A estrutura de gerenciamento de riscos da Ícaro Corretora de Câmbio Ltda., abrange: Gerenciamento de Risco Operacional Visa um gerenciamento mais efetivo dos recursos, eventos e produtos, permitindo uma visão mais clara dos objetivos e resultados do negócio, sendo estes benefícios decorrentes da identificação sistemática das possíveis deficiências organizacionais. Pela estrutura implementada, a Corretora atende à Resolução do CMN nº 3.380/2006, bem como garante maior compromisso e responsabilidade dos gestores, resultando numa organização melhor gerenciada. A descrição da estrutura do gerenciamento de riscos está disponível ao público, no site da corretora www.icarocorretora.com.br .

DIRETORIA

DIRETRIZ EMPREENDIMENTOS S/A. CNPJ/ 76.599.919/0001-05 EDITAL DE CONVOCAÇÃO São convidados os senhores acionistas desta empresa a se reunirem, em Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, no dia 29 de abril de 2011, às 10h00, em sua sede, nesta Capital, na Rua Grã Nicco, 113 bloco 4 - 4º andar, Edifício Ecobusiness Center., Mossungue, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: a) Relatório da Diretoria sobre o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Financeiras da Companhia, relativamente ao exercício encerrado em 31/12/10; b) Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos, Resultado do Exercício e Mutações Patrimoniais havidas; c) Eleição de nova diretoria d)Outros assuntos de interesse da Companhia. Curitiba, 25 de Março de 2011.

2º SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE CURITIBA EDITAL DE PROCLAMAS ============================= Cartório do 2º Serviço de Registro Civil e 14º Tabelionato da Comarca de Curitiba - PR Faz saber que pretendem casar-se neste Cartório os contraentes: 1 - ROBERTO CÉSAR ZARDIN RODRIGUES c/ LUCIA MARIA NICOLODI - autos 056/11; 2 - DIOGO CESAR BISCAIA DE MEDEIROS c/ DEBORA DE LARA MASSIGNAN - autos 057/11; 3 - VINCENT OLIVIER CÉCILE DETILLEUX c/ AMANDA DOS SANTOS GOMES autos 058/11; 4 - EVALDO BITTERBIR c/ CLEONICE APARECIDA FERNANDES TEIXEIRA autos 59/11. Caso alguém saiba de algum impedimento, oponha-o, na forma da lei no prazo de 15 (quinze) dias a contar deste Edital. Curitiba, 31 de Março de 2011 OTAVIO AUGUSTO DE ALBUQUERQUE RAUEN OFICIAL

Juízo de Direito da Vigésima Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba – PR. Av. Candido de Abreu, 10º andar- CEP. 80530-906- email: 20varacivel@gmail.com www.assejepar.com.br Edital de Citação – Prazo: trinta (30) dias. A Doutora Camila Santos de Souza Siqueira , Meritíssima Juíza de Direito da Vigésima Vara Cível de Curitiba, Paraná, por nomeação na forma da Lei , etc. Faz Saber a todos quantos virem o presente edital, ou dele conhecimento tiverem que, por este Juízo e Cartório da Vigésima Vara Cível se processam os termos da ação de usucapião nº 1395/2009, requerida por IDEVAL ANTONIO CONSOLI contra JOSE CLAUDINO MARTINS e OUTROS, e em atendimento ao que dos autos consta, ficam os possíveis interessados , incertos e desconhecidos, CITADOS, para os termos da ação, cuja peça inicial abaixo que se vê transcrita, em resumo, bem como para contestarem, querendo , no prazo de QUINZE (15) dias , contados da data do término do prazo do edital , sob pena de não o fazendo , presumir-se-ão aceitos, como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora (arts. 285 e 319 do CPC). Peça Inicial em Resumo: “ Os requerentes há mais de 15 anos, por si e seus antecessores, exercem posse mansa , pacífica e ininterrupta , sobre os imóveis assim constituídos: 1. Lote de terreno urbano , com 736,80 metros quadrados , situado na Vila São Pedro , nesta Capital , com 15,50 metros de frente para a Rua Jose Carlos de Macedo Soares; do lado direito de quem da Rua Jose Carlos de Macedo Soares olha o lote, mede 40,90 metros, confrontando com Banco Bamerindus s/a, do lado esquerdo de quem da Rua Jose Carlos de Macedo Soares olha o lote mede 40,00 metros confrontando com propriedade de Catarina de Oliveira Franco. 2.” Lote de terreno urbano com 817,00 metros quadrados , situado na Vila São Pedro , nesta capital , com 19,80 metros lineares para a BR 116, tendo como linha divisória do lado direito de quem da rodovia olha 40,00 metros lineares confrontando com a propriedade de Valter Schimidt, do lado esquerdo de quem da BR 116 olha, em uma extensão de 40,20 metros tendo uma linha de divisa com muro em alvenaria com terreno de propriedade do banco Bamerindus s/a. Na linha de fundos medindo 24,00 metros confronta-se com o lote de Catarina de Oliveira Franco. Os lotes usucapiendos, sito na Vila São Pedro , nesta Capital, possuem registro no 4º Registro de Imóveis, livro 3 , sob n. 388, tendo como proprietários os requeridos Jose Claudino Martins e Flavio de Oliveira Franco e sua mulher Catarina de Oliveira Franco. (resumo apresentado pela própria parte. Despacho: “ Cumpra-se a cota ministerial retro. Curitiba, 28 de janeiro de 2011. Eu, (a) escrevente juramentado , que o digitei, subscrevo e assino por determinação do MM. Juiz (Portaria 002/09). Eduardo Vieira Lopes – Empregado Juramentado

Agnaldo Candido dos Santos Nilvio Luiz Depiné T. Contábil - CRC/PR 16646/O-9-PR CPF 183.738.529-72

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Ilmos. Srs. DIRETORES e QUOTISTAS da ÍCARO CORRETORA DE CÂMBIO LTDA Curitiba - PR Examinamos as demonstrações contábeis individuais da ÍCARO CORRETORA DE CÂMBIO LTDA, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2010 e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas. RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS A Administração da ÍCARO CORRETORA DE CÂMBIO LTDA é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil - BACEN e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. RESPONSABILIDADE DOS AUDITORES INDEPENDENTES Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e a adequada apresentação das demonstrações financeira da Instituição para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para expressar uma opinião sobre a eficácia dos controles internos da Instituição. Uma auditoria inclui também a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela Administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião. OPINIÃO Em nossa opinião, as demonstrações contábeis referidas acima apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da ÍCARO CORRETORA DE CÂMBIO LTDA. em 31 de dezembro de 2010, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Curitiba, 31 de janeiro de 2011. MÜLLER AUDITORES INDEPENDENTES S/S CRC-PR Nº 005.694/O-5 CLOVIS EDECIO MÜLLER Contador CRC-RS Nº 25.016/O-0 T-PR

EDITAL DE CITAÇÃO – Prazo: 60 (Sessenta) dias A DOUTORA MAYRA ROCCO STAINSACK, MERITÍSSIMA JUÍZA DE DIREITO DA VIGÉSIMA VARA CÍVEL DE CURITIBA, PARANÁ, POR NOMEAÇÃO NA FORMA DA LEI, ETC... FAZ SABER a todos quantos virem o presente edital, ou dele conhecimento tiverem que, por este Juízo e Cartório da Vigésima Vara Cível se processam os termos da ação de execução nº. 1168/1997, requerida por LAURO ANTONIO FIRMAN SILVA contra BENJAMIN BITTERMAN e OUTRO, e em atendimento ao que dos autos consta, fica a parte devedora, BENJAMIN BITTERMAN, brasileiro, inscrito no CPF/MF sob nº. 476.836.947-20, CITADO para os termos da ação e despacho abaixo transcritos, bem como para, no prazo de TRÊS (03) DIAS, contados do término do prazo do edital, pagar o principal no valor de R$9.971,44 (nove mil, novecentos e setenta e um reais e quarenta e quatro centavos), em 16/02/ 2011, cujo valor deverá ser atualizado no ato do pagamento, acrescido das cominações legais, sendo que, no caso de pagamento no prazo estabelecido, a verba honorária será reduzida pela metade, sob pena. Decorrido o prazo supra mencionado, sem o pagamento do débito, será realizada a CONVERSÃO EM PENHORA do arresto incidente sobre a importância de R$1.603,26 (um mil, seiscentos e três reais e vinte e seis centavos) depositada em 21.06.2010, na conta judicial nº. 1.500.123.097.830, em nome das partes e a disposição deste Juiz, junto ao Banco do Brasil S/A., agência 3793-1 (fls. 175), lavrando-se o respectivo auto e de tais atos intimando a parte executada. O devedor pode, no prazo de 10 dias, após intimado da penhora, requerer a substituição do bem penhorado, desde que comprove cabalmente que a substituição não trará prejuízo algum ao exeqüente e será menos onerosa para ele devedor (Art. 668). OBSERVAÇÃO: O prazo para oferecimento de embargos é de QUINZE (15) DIAS, contados do término do prazo constante do presente edital de citação, independentemente de penhora, depósito ou caução (Art. 736 e 738 do CPC). No prazo para embargos, reconhecendo o crédito do exeqüente e comprovando o depósito de 30% (trinta por cento) do valor em execução, inclusive custas e honorários advocatícios, poderá o executado requerer seja admitido a pagar o restante em até 6 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% (um por cento) ao mês (Art. 745-A). O não pagamento de qualquer das prestações implicará, de pleno direito, o vencimento das subseqüentes e o prosseguimento do processo, com o imediato início dos atos executivos, imposta ao executado multa de 10% (dez por cento) sobre o valor das prestações não pagas e vedada a oposição de embargos. (Art. 745A, §2º). ADVERTÊNCIA: Decorrido o prazo legal sem a apresentação de embargos, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora. (artigos 285 e 319 do Código de Processo Civil). PEÇA INICIAL EM RESUMO: “Autos nº 1.168 / 1997, de ação de execução de título extrajudicial, proposta por Lauro Antônio Firman Silva, envolvendo aluguéis e encargos não quitados, para, querendo, no prazo legal de quinze dias efetuar o pagamento da importância de R$9.971,44 (nove mil novecentos e setenta e um reais e quarenta e quatro centavos), conforme cálculo apresentado, datado de 16/02/2011, acrescido de correção monetária, juros de mora, custas, despesas processuais e honorários advocatícios, ou nesse mesmo prazo nomeie bens à penhora suficientes para assegurar a totalidade do crédito, sob pena de não o fazendo serem penhorados e avaliados aqueles que forem encontrados, e INTIMADO do arresto da importância de R$1.603,26 (um mil, seiscentos e três reais e vinte e seis centavos) realizado às fls. 175.” (Resumo apresentado pela própria parte). DESPACHO: “Defiro a citação editalícia do executado Benjamin Bittermann. Expeça-se edital de citação e intimação do arresto, com o prazo de 60 (sessenta) dias, devendo, para tanto, a parte exeqüente observar a previsão contida no item 5.4.3.1. do Código de Normas Intime-se. - fica intimada a parte Credora para juntar aos autos o resumo da petição inicial (por escrito e em mídia removível) visando a extração do edital de citação. Em, 17 de dezembro de 2010. (a) Dr. Mayra Rocco Stainsack - Juíza de Direito”. E para que chegue ao conhecimento dos interessados e não possam de futuro alegar ignorância, mandou expedir o presente que será publicado e afixado na forma da lei. Curitiba, 21 de fevereiro de 2011. Eu, (a), empregado juramentado, que o digitei, subscrevo e assino por determinação do MM. Juiz (Portaria 002/2009). Eduardo Vieira Lopes Empregado Juramentado


Supremo muda rotina de coordenadorias Novas rotinas de trabalho têm acelerado a tramitação de processos no Supremo Tribunal Federal. Com elas, desde o mês de fevereiro a Coordenadoria de Recursos já baixaou 9.500 processos à origem. Na Secretaria Judiciária, onde os processos chegam e saem, os servidores, que antes trabalhavam de forma fragmentada, passaram a acompanhar todos os passos do processo. Segundo a secretária judiciária do STF, Luciana Pires Zavala o objetivo da mudança de rotina é a celeridade processual, conforme orientação do ministro Cezar Peluso. A reestruturação das rotinas de trabalho na Secretaria Judiciária foi iniciada em maio de 2010 pelas Coordenadoria de Processa-

mento Inicial e Coordenadoria Criminal, que foram remodeladas. Em 2011, a mudança começou na Coordenadoria de Recursos e na Coordenadoria de Apoio Técnico. Esta última é responsável pelas comunicações das decisões dos ministros, e com a implantação do Sistema de Expedientes Automatizados, agilizará o cumprimento de suas deliberações. Até o ano passado, os documentos sobre comunicações determinadas pelos relatores como ofícios, mandados de intimação e diligências eram feitos em formato word. Hoje, são elaborados pelo Sistema de Expedientes Automatizados, que padroniza e torna mais dinâmico o fluxo de comunicação da Corte com o jurisdicionado.

Declaração é feita em nome de um dos homoafetivos Aqueles que vivem em união homoafetiva tendo vida em comum por mais de cinco anos, ou por período menor se da união resultou filho, quando da declaração do Imposto de Renda queiram declarar o companheiro como dependente, para fins de dedutibilidade, deverão atentar ao posicionamento da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Para essa finalidade, é necessário possuir: a) cópia autenticada de instrumento particular de coabitação e outras avenças (sociedade entre conviventes); b) cópia da declaração anual de isento do companheiro; c) cópia de comprovantes de residência de ambos. O direito privado, ao regular, por exemplo, o direito a alimentos, à sucessão e à união estável como entidade familiar, fixou-o na relação entre "o homem e a mulher". Tendo em vista que a legislação tributária não regulamenta as opções sexuais dos contribuintes, a legislação infraconstitucional não pode obstar a fruição de direitos assegurados à união

heterossexual admitidos pela legislação tributária. Para a declaração do Imposto de Renda pessoa física, ano calendário 2010, exercício 2011, a Secretaria da Receita Federal já se pronunciou sobre a questão, conforme se verifica da resposta 73, a qual autoriza a inclusão de companheiro do mesmo sexo (união homoafetiva) como dependente para efeito de dedução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, desde que tenha vida comum por mais de cinco anos, ou por período menor se da união resultou filho. O companheiro, cujo conceito, consta da Lei 8.971/1994, poderá fazer a declaração em separado ou, opcionalmente, em conjunto com o companheiro, de modo que cada companheiro deverá incluir na sua declaração os rendimentos próprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens em condomínio, salvo se houver acordo, por escrito, que estabeleça o contrário, cuja consequência será adotar o respectivo percentual previsto.

Justiça&Direito

Indústria&Comércio | Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | A8

DECISÃO

Boleto bancário pode ser usado para propor ação Execução não poderia ser embasada em boleto bancário ou título virtua

Sentença penal pode desconstituir decisão trabalhista Sentença da justiça criminal pode desconstituir decisão dada na esfera trabalhista. Com este entendimento, a Subseção 2 Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho desconstituiu, em ação rescisória, decisão trabalhista que determinou a demissão por justa causa de um trabalhador que foi, posteriormente, absolvido criminalmente da suposta falta grave. O ministro João Oreste Dalazen, considerou justificada a prevalência da decisão criminal no âmbito trabalhista por entender que “no juízo penal há uma busca incessante pela verdade real em razão da natureza dos interesses em litígio, que envolvem a liberdade das pessoas”. A redação do item I da súmula 83 é a seguinte: “Não procede o pedido formulado na ação rescisória por violação literal de lei se a decisão rescindenda estiver baseada em texto legal infraconstitucional, de interpretação controvertida nos Tribunais”.

B

oletos de cobrança bancária e títulos vir tuais suprem a ausência física do título cambial e podem constituir títulos executivos extrajudiciais. Para isso, eles precisam estar acompanhados dos instrumentos de protesto por indicação (sem apresentação da duplicata) e dos comprovantes de entrega da mercadoria ou da prestação dos serviços. O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A tese foi debatida no julgamento de um recurso especial interposto pela Pawlowski e Pawlowski Ltda, contra acórdão que julgou válida a execução de título extrajudicial ajuizada pela Petrobrás Distribuidora S/A com vistas a receber R$ 202 mil pela venda de produtos lubrificantes devidamente entregues. A recorrente alega que o Tribunal de Justiça do Paraná não poderia ter aceitado a execução com base somente em boleto bancário acompanhado de notas fiscais e de comprovantes de entrega das mercadorias, sem indicar as duplicatas mercantis que tiveram origem no negócio celebrado entre as partes. Segundo o argumento da empresa, uma ação de execução não poderia ser embasada em boleto bancário ou título virtual, sendo indispensável a apresentação física do título. Isto porque boletos bancários seriam documentos atípicos e apó-

A ministra Nancy Andrighi (relatora) constatou a divergência e fez algumas considerações antes de analisar o mérito do recurso

crifos, que não constam do rol taxativo do artigo 585 do Código de Processo Civil, razão pela qual não serviriam para instruir uma execução de título extrajudicial. A empresa apontou no recurso ao STJ - responsável pela uniformização da jurisprudência no país acerca de lei federal - divergência entre o acórdão contestado e a jurisprudência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O Judiciário catarinense entende que boleto bancário, ainda que acompanhado dos instrumentos de protesto e dos comprovantes de entrega de mercadoria, não constitui documento hábil para a propositura de ação de execução de título extrajudicial.

Duplicatas virtuais A ministra Nancy Andrighi (relatora) constatou a divergência e fez algumas considerações antes de analisar

o mérito do recurso. Lembrou que “a Lei das Duplicatas Mercantis (Lei n. 5.474/ 68) foi editada numa época na qual a criação e posterior circulação eletrônica de títulos de crédito eram inconcebíveis”. Ela ressaltou que a admissibilidade das duplicatas virtuais ainda é um tema polêmico na doutrina. Com base no ensinamento do professor Paulo Salvador Frontini, a ministra afirmou que “a prática mercantil aliou-se ao desenvolvimento da tecnologia e desmaterializou a duplicata, transformando-a ‘em registros eletromagnéticos, transmitidos por computador pelo comerciante ao banco. O banco, por seu turno, faz a cobrança mediante expedição de simples aviso ao devedor – os chamados boletos, de tal sorte que o título em si, na sua expressão de cártula, surgir se o devedor se mostrar inadimplente’”.

Norma recomenda destruição de bens ilícitos em MG As Corregedorias-Gerais de Justiça e do Ministério Público em Minas Gerais editaram norma recomendando a juízes e promotores que autorizem a destruição de bens de origem ilícita apreendidos, já identificados no processo e com a presença de laudos, independentemente do trânsito em julgado das ações. São considerados bens de origem ilícita CDs e DVDs piratas, roupas e tênis falsificados, entre outros. O desembargador Antônio Marcos Alvim Soares,

corregedor-geral de Justiça, e o procurador de Justiça Márcio Heli, corregedor-geral do MP, assinaram na tarde de segunda-feira (28/3) a Recomendação Conjunta 8/ 2011, que dispõe sobre a destruição de bens de origem ilícita apreendidos. A norma diz ainda que, antes da destruição, uma amostra dos materiais apreendidos deve ser armazenada para servir de contraprova. Apesar de ser dirigida aos juízes de Direito da capital, a recomendação autoriza também os juízes e promo-

tores do interior a promover a destruição dos bens, observando os procedimentos descritos no documento.

Depósitos lotados A edição da recomendação considerou o grande volume de materiais apreendidos e armazenados nos depósitos forenses e a falta de espaço físico. “Com essa medida, observaremos uma melhoria nas condições dos depósitos, que vivem uma fase de esgotamento do espaço físico”, afirmou o juizauxiliar da Corregedoria e

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Ação pede que Viação Itapemirim reserve vagas para idosos em ônibus O Ministério Público Federal em Guarulhos impetrou Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que a Viação Itapemirim cumpra o artigo 40 do Estatuto do Idoso. O dispositivo garante duas vagas gratuitas e 50% de desconto no valor das demais vagas nos ônibus interestaduais para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. A ação foi distribuída para a 5ª Vara Federal de Guarulhos. O órgão também pede que a empresa pague R$ 1 milhão, revertido para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, por danos morais causados aos idosos. Segundo o procurador da República Matheus Baraldi Magnani, a Itapemirim impõe

uma série de exigências ilegais para fornecer a gratuidade ou o desconto aos idosos, “a ponto de muitos desistirem e acabarem adquirindo o bilhete pelo seu preço integral”. A ação foi proposta em Guarulhos por ser o município onde fica a sede da empresa.

Denúncias O MPF recebeu a primeira denúncia contra a empresa em 2006, quando uma usuária, acompanhada de pessoa portadora de deficiência, teve negado o pedido de gratuidade sob o argumento de que as duas passagens já estavam vendidas. De acordo com a ação, a denunciante verificou durante a viagem, ao conversar com os seis passageiros idosos no

veículo, que nenhum deles viajava gratuitamente ou com desconto. Na época, a Viação Itapemirim informou que cumpria liminar proferida no dia 30 de novembro de 2006 pelo Tribunal Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, que desobrigou as associadas da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) de cumprir o Estatuto do Idoso. Segundo o MPF, a liminar foi cassada pelo STF em janeiro de 2007. Como novas reclamações voltaram a ocorrer após essa data, Magnani afirmou que há “descaso da empresa em relação ao cumprimento das determinações legais e judiciais”.

diretor do Foro da capital, Renato César Jardim. “Além do problema do espaço físico, temos de lembrar os riscos de manter tantos objetos armazenados”, ressaltou o corregedor Alvim Soares. Já Heli afirmou que a solução adotada é “democrática, legal e transparente”. Também participaram da assinatura da recomendação os juízes-auxiliares da Corregedoria José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, Wilson Almeida Benevides, Gilson Soares Lemes e José Maurício Cantarino Villela.

Será mais simples obter Certidão Negativa de Débito A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Receita Federal do Brasil pretendem simplificar a obtenção de certidão de regularidade fiscal pela internet. A nova sistemática, que deve estar disponível no dia 30 de abril, deve beneficiar quem aderiu ao parcelamento e as empresas que discutem na Justiça os débitos. A previsão é que aproximadamente 100 mil empresas que sempre solicitam a certidão positiva com efeito de negativa sejam beneficiadas com a medida.


Economia Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | B1 | Indústria&Comércio

COMBUSTÍVEL

Preço do etanol deve cair só em maio, aponta setor Safra de cana-de-açúcar deve contribuir para a queda do preço José Gomercindo

Vinicius Konchinski

O

início da safra de cana-de-açúcar deve contribuir para a queda do preço do etanol nos postos de combustível do país. Segundo usineiros e distribuidores, só a partir de maio, porém, o preço do combustível deve voltar a ser competitivo ante a gasolina. A redução dos preços deve ocorrer apesar da queda da produção do combustível prevista para a próxima safra. Segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (31/03) pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), o Centro-Sul deve produzir 4,11% menos etanol hidratado nesta safra. Mesmo assim, serão postos no mercado 17,2 bilhões de litros do combustível. “O etanol vai ser produzido e vai precisar ser vendido. O preço na bomba vai ter que cair para que o consumidor volte a usar o etanol”, explicou o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues. O presidente da Unica, Marcos Jank, ratificou as previsões de Padua e disse que a queda dos preços deve ocorrer em cerca de 45 dias. “O etanol vai ter que voltar a ser competitivo”, afirmou Jank. “Ele deve voltar a custar menos que 70% da gasolina quando a oferta no mercado for suficiente. Isso deve acontecer em maio.”

Crédito ao consumidor deve desacelerar O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor caiu 0,2% em fevereiro de 2011, a décima primeira queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 99,5. Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da concessão de crédito, este resultado sinaliza que o processo de desaceleração do crédito ao consumidor, iniciado ao final de 2010, deverá se estender, pelo menos, até os primeiros meses do próximo semestre. O conjunto de medidas anti-inflacionárias já adotadas pelo governo, em especial as que atingem diretamente o mercado de crédito (aumento de compulsórios, medidas macroprudenciais, elevação da taxa básica de juros), combinado com um nível de endividamento mais elevado do consumidor, deverão continuar proporcionando uma trajetória menos acelerada do ritmo de concessões de crédito às pessoas físicas, ao longo dos próximos meses. Dado que não está descartado, por ora, o aprofundamento de tais medidas, as perspectivas são de que esta desaceleração do ritmo de concessões poderá se estender até os meses iniciais do próximo semestre, salientam os economistas da Serasa. CMYK

IBGE aponta alta no abate de bovinos, suínos e frangos Paulo Virgilio

O abate de bovinos fechou o ano de 2010 com uma alta de 4,3% em relação a 2009, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, 29,665 milhões de cabeças de bovinos foram abatidas. No último trimestre do ano, no entanto, ocorreu uma queda de 3,8% em relação ao mesmo período de 2009. De acordo com o IBGE, esse declínio nos últimos meses foi influenciado pelo menor consumo de carne bovina no mercado interno, em função das fortes altas de preços, e pela queda nos volumes de exportações de carne. A pesquisa do IBGE também mostra que em 2010 houve elevações nos abates de frango, de 4,5%, com 4,988 bilhões de unidades, e de suínos, de 5,1%, com 32,510 milhões de unidades abatidas. O Centro-Oeste é a região com maior volume de abate de bovinos (34,7%), seguida

do Sudeste, com 22,3%. Com relação aos estados, Mato Grosso continuou na liderança, com 14% do total, seguido de São Paulo (12,1%) e Mato Grosso do Sul (11,3%). Em relação ao abate de frangos, a principal região é a Sul, que detém 59,5% da produção nacional, sendo que o estado do Paraná contribui com 26,4% dos frangos abatidos. A região também lidera o abate de suínos (65,4%). Neste caso, os principais estados abatedores são Santa Catarina (26,9%) e o Rio Grande do Sul (21,9%). A pesquisa do IBGE também apresenta os resultados de 2010 das produções de leite e de ovos de galinha. No ano passado, foram adquiridos 20,966 bilhões de litros de leite, 7% a mais que em 2009, confirmando um crescimento contínuo que vem sendo observado desde 1997, quando a pesquisa começou a ser feita. A produção de ovos de galinha atingiu 2,460 bilhões de dúzias, 4,2% a mais do que ano anterior.

Redução dos preços deve ocorrer apesar da produção menor do combustível prevista para a próxima safra

O vice-presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alísio Vaz, também prevê etanol mais barato nos postos a partir de maio. Ele disse, porém, que o preço do combustível deve manter-se competitivo por um período mais curto do ano, devido a redução da oferta do produto. Essa redução preocupa a Unica. Segundo a entidade, que representa as usinas responsáveis por 60% do etanol destila-

do no país, a produção do combustível compensa cada vez menos para as usinas. Isso porque o álcool compete diretamente com a gasolina, a qual tem seu preço mantido artificialmente baixo pelo governo federal, segundo os usineiros. Jank disse que, devido a essa situação, as usinas estão investindo mais na produção de açúcar e reduzindo a de álcool. Previsões da Unica apontam, inclusive, o uso cada vez menor do etanol por carros bicombustível, devido a queda na oferta do

combustível prevista até 2020. Para inverter essa tendência, Jank disse que a Unica está negociando com o governo um plano de expansão da cultura da cana no país. Segundo ele, incentivos tributários, linhas de financiamento e outras medidas poderiam estimular os investimentos no setor, que praticamente cessaram após a crise financeira global de 2008. “Estamos conversando sobre um grande plano para isso (redução do uso do etanol) não acontecer”, afirmou Jank.

SUPERÁVIT

Governo economizou R$ 7,9 bi para pagamento dos juros da dívida Stênio Ribeiro

União, estados e municípios economizaram R$ 7,913 bilhões em fevereiro para abater os juros da dívida pública, de acordo com Relatório de Política Fiscal divulgado nesta quinta-feira (31/03) pelo Banco Central (BC). Foram R$ 2,530 bilhões do Governo Central (Tesouro Nacional, BC e Previdência), R$ 4,708 bilhões dos governos regionais e R$ 675 milhões das empresas estatais. Essa economia, conhecida como superávit fiscal consolidado, foi menor que os R$

17,748 bilhões registrados em janeiro. O acumulado do ano registra R$ 25,661 bilhões. Nos últimos 12 meses, o superávit primário chega a R$ 108,089 bilhões, ou 2,89% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país. A meta do governo é chegar ao fim de 2011 com superávit de R$ 117,9 bilhões. O relatório do BC destaca que os pagamentos com juros atingiram R$ 19,115 bilhões no mês (praticamente repetindo os R$ 19,281 bilhões de despesas com juros em janeiro). No ano, os desembolsos com juros somam

R$ 38,396 bilhões, contra R$ 28,392 bilhões em igual período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o total de gastos com juros soma R$ 205,373 bilhões, equivalentes a 5,50% do PIB. Descontando-se os gastos com juros do superávit primário, o país contabiliza déficit nominal de R$ 11,202 bilhões em fevereiro, que sobe para R$ 12,735 bilhões no bimestre. Nos últimos 12 meses, terminados em fevereiro, o déficit acumulado foi de R$ 97,274 bilhões, que corresponde a 2,60% do PIB, estimado pelo BC, de R$ 3,736 trilhões.

ACRÉSCIMO

Dívida pública aumentou R$ 15,3 bi e corresponde a 39,9% do PIB Stênio Ribeiro

A dívida líquida do setor público somou R$ 1,491 trilhão em fevereiro, com aumento de R$ 15,3 bilhões em relação à dívida de janeiro. Esse acréscimo decorre basicamente da valorização de 0,73% do real em relação ao dólar no mês passado, afirmou nesta quinta-feira (31/ 03) o chefe interino do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central (BC), Túlio Maciel. Ao apresentar o Relatório de Política Fiscal relativo a fevereiro, ele disse que “quando o real se valoriza, aumenta a percentagem da dívida em relação ao PIB (Produto Interno Bruto)”, soma das riquezas produzidas no país, estimadas pelo BC em R$ 3,376 bilhões nos últimos 12 meses, em va-

lores correntes. O crescimento nominal da dívida fez com que a relação dívida/PIB aumentasse 0,1 ponto percentual e passasse de 39,8%, em janeiro, para 39,9%, no mês passado. No bimestre, porém, houve queda em relação aos 40,2% de dezembro. Maciel ressaltou que a tendência é de redução, e a expectativa é que esse percentual caia para 37,8% no final deste ano. Segundo ele, a queda da relação dívida/PIB no bimestre é efeito do crescimento corrente do próprio PIB e do superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida), que somou R$ 25,661 bilhões no primeiro bimestre, ou 33,24% a mais que o superávit registrado em igual período do ano passado. Maciel considerou que o su-

perávit está em um nível confortável, o que reforça a confiança da equipe econômica quanto ao cumprimento da meta de R$ 117,9 bilhões no final do ano, equivalentes a 2,9% do PIB. Segundo suas contas, os R$ 25,661 bilhões equivalem a 21,8% da meta. Melhor, portanto, que as equivalências de 15,2% em 2010 e de 13,5% em 2009. O Relatório de Política Fiscal mostra que a dívida bruta do governo geral, incluindo estados e municípios, é bem mais alta e somou R$ 2,083 trilhões em fevereiro, equivalente a 55,8% do PIB. A dívida bruta cresceu R$ 24,5 bilhões no mês passado, por causa do aumento da dívida mobiliária (títulos públicos) em mercado. Maciel acredita que a relação com o PIB deve cair para 55,5% até o final do ano.

Confiança da indústria fica estável, diz FGV O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu a marca de 112,4 pontos, em março, ante 112,5 pontos, em fevereiro. A variação, de apenas 0,01 ponto percentual, significa que a percepção do setor sobre a economia não mudou muito nesse período. Essa foi a terceira queda seguida e o resultado é o menor já registrado na série histórica da pesquisa desde novembro de 2009, quando havia atingido 109,6 pontos. Em janeiro, foram 112,8 pontos e em dezembro do ano passado, 114,5 pontos. O resultado refere-se à pesquisa realizada no período de 2 a 25 de março com repre-

sentantes de 1.170 empresas que tiveram, em 2009, faturamento de R$ 615,2 bilhões. Na sondagem, os consultados disseram estar mais satisfeitos com o momento atual e menos otimistas com as negociações futuras no curto prazo. Após dois meses de estabilidade, o ISA aumentou em 0,8%, passando de 113 pontos e o Índice de Expectativas caiu 1%, baixando para 111,7 pontos, o menor desde novembro do ano passado (110,7 pontos). Para 26,9% dos entrevistados, a situação dos negócios é boa ante 26,5% da apuração anterior. Quando perguntados se avaliam a situação como fraca, 3,9% responderam que sim ante 7,6% que tiveram essa mesma percepção no mês anterior.

Supervisor garante 100% de segurança na declaração do IR Com o fim das declarações de papel, a Receita Federal avalia que haverá mais segurança para os contribuintes na hora de enviar as informações e menos erro. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o índice de segurança na operação entre o computador do contribuinte e os computadores da Receita chega a 100%. “A declaração, que chega à Receita pela internet, é 100% segura, pois ninguém tem acesso. Não é manipulada”, afirmou. Ele destaca que as declarações de papel, que não serão mais aceitas a partir deste ano, terminavam facilitando o acesso aos dados dos contribuintes por outras pes-

soas. O risco começava na entrega e ia até o processamento na própria Receita Federal, quando funcionários precisavam transcrever a declaração para os programas de computador do órgão. O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoas Física termina no dia 29 de abril. O programa gerador da declaração do imposto está disponível na internet no site da Receita Federal e pode ser instalado em praticamente todos os computadores. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada à Receita por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet, disponível no site.


Negócios Indústria&Comércio | Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | B2

Destaque

TECNOLOGIA

ZOTAC lança placa gráfica mais rápida do mundo

F-Secure e iG anunciam parceria

GTX 590 está entre a imagem perfeita e o melhor desempenho

Q

uando se trata de qua lidade a ZOTAC, fabri cante de placas-mãe, placas gráficas e mini-PCs, chega na frente no mercado de placas e miniPCs. A empresa acaba de anunciar o lançamento da placa gráfica mais rápida do mundo, a GeForce GTX 590. A placa permite mais clareza na imagem e excelente taxa de frame. A nova ZOTAC GeForce GTX 590 vem equipada com um par de processadores gráficos de alto desempenho para formar a placa gráfica final para os jogadores que ultrapassam as barreiras existentes da imagem perfeita e o melhor de-

sempenho dos jogos de última geração. Seu processador gráfico é baseado na arquitetura Fermi, respondendo com alto poder de processamento e suporte às novas tecnologias DirectX 11. A nova GeForce GTX 590 possui 1024 shaders unificados, capazes de superar qualquer expectativa dos fãs dos jogos mais atuais. Sua capacidade de memória é de 3GB, o que melhora em até 32x a qualidade de sua visualização, tornando as imagens dos jogos mais recentes muito próximas à realidade. Com tecnologia NVIDIA

Surround, a ZOTAC GeForce GTX 590, quando utilizada em monitores de televisão 3D Blu-ray, proporciona uma experiência inigualável, com efeitos incríveis na exibição dos jogos. "A nossa ZOTAC GeForce GTX 590 foi projetada para oferecer a melhor experiência possível de jogos no PC e com a nova placa os jogadores podem experimentar uma sensação totalmente imersiva ao conectar até três monitores ao mesmo tempo. Nenhuma outra placa chega perto da sua qualidade e estamos muito ansiosos com o lançamento. É a primeira vez

que chega uma placa desta qualidade no mercado", diz o gerente de operações da ZOTAC no Brasil, Orlando Sodré. A placa ainda disponibiliza um voucher para download de uma cópia completa do jogo Assassin´s Creed: Irmandade, lançado neste mês de março. O conteúdo leva os jogadores para uma aventura épica em Romae com um enredo cativante, o jogo combate a ganância de uma cidade cheia de tiranos corruptos.A nova placa ZOTAC GeForce GTX 590 chega ao Brasil em abril, e ainda não possui um preço definido.

Boticário inaugura quatro lojas Nativa SPA O Boticário, maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, está investindo R$ 8 milhões na abertura de quatro lojaspiloto Nativa SPA. Hoje (quinta-31/03) será inaugurada a unidade de Curitiba (PR), no Parque Shopping Barigui. Salvador (BA) e São José do Rio Preto (SP) também ganharam lojas Nativa

Spa nesta semana, no Shopping Barra (28/03) e no RioPreto Shopping Center (29/ 03), respectivamente. Nos próximos dias será inaugurada a unidade de São Paulo, no Shopping Ibirapuera. As lojas serão administradas pelos franqueados e vão oferecer aos consumidores somente produtos da linha Nativa SPA- 163 itens. As unidades de Salvador e São Paulo têm um diferencial: um espaço ambientado para fazer massagens facial e corporal com profissionais especializados. Vale destacar que preços e promoções nas lojas Nativa Spa seguirão o mesmo padrão das lojas O Boticário, que continuam vendendo produtos da linha. "Estamos trazendo ao mercado um espaço elaborado e diferente das lojas tradicionais, com serviços exclusivos. A ideia é que nosso consumidor vivencie a experiência de

todo, e que reúne, anualmente, cerca de 5 mil expositores", comenta Constatino Bäumle, diretor da Hannover Fairs do Brasil, subsidiária no País da Deutsche Messe AG, promotora da feira. É o caso da Mercobor, líder em tecnologia de peças técnicas de borracha, localizada na cidade de São Leopoldo-RS. A empresa possui mais de 16 anos de experiência em engenharia e design destinada à produção e comercialização de componentes para máquinas, motores,

estar num SPA de beleza, desde o momento em que entra na loja. Tudo isso por conta de um mix que reúne som, cores, cheiros, texturas, entre outras novidades", afirma Andrea Mota, diretora de Marketing e Vendas de O Boticário. Nativa SPA foi a linha de O Boticário que mais cresceu em vendas entre 2007 e 2009. Três vezes mais que o mercado de cuidados pessoais e o dobro do resultado geral da marca O Boticário no mesmo período"Nativa SPA é uma marca forte e madura para ter loja própria e refor-

çar sua atuação no mercado de bem-estar. Temos a nosso favor a experiência de 34 anos de atuação com a marca O Boticário, no setor de perfumaria e cosméticos. Além disso, contamos com uma rede estruturada com mais de 900 franqueados e mais de 3 mil lojas no Brasil para alavancar esse projeto", completa Andrea.O projeto, desenvolvido pela Kawahara & Takano Arquitetura, de São Paulo, prevê lojas amplas, confortáveis e com sonorização que remete ao relaxamento e à tranquilidade.

CURITIBA - PR. CNPJ Nº.07.717.475/0001-42

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009. ATIVO 31.12.2009 CIRCULANTE 500 DISPONIVEL 500 Banco conta movimento 500 NÃO CIRCULANTE Investimentos Imobilizado TOTAL DO ATIVO

31.12.2008 500 500 500

8.052.412 7.852.412 200.000 8.052.912

8.052.412 7.852.412 200.000 8.052.912

PASSIVO

31.12.2009

31.12.2008

NÃO CIRCULANTE Adiantamento p/Aumento de Capital

200.000

200.000

200.000

200.000

PATRIMÔNIO LIQUIDO Capital Social

7.852.912 7.852.912

7.852.912 7.852.912

8.052.912

8.052.912

TOTAL DO PASSIVO

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES PATRIMONIAIS RESERVA RESERVA RESERVAS CAPITAL CORR.MON. CORR..MON. LEGAIS E AÇÕES SOCIAL DO CAPITAL IPC/90 EM TESOURARIA

HISTORICO

Saldo em 31.12.08 Aumento de Capital Distribuição de Lucros Resultado do Exercício Saldo em 31.12.09

RESERVA DE SUBV. INC.FISCAIS

LUCRO E/OU PREJUIZO

7.852.912

PATRIMONIO LIQUIDO

7.852.912 (177.749) 177.749

7.852.912

(177.749) 177.749 7.852.912

NOTAS EXPLICATIVAS As Demonstrações Financeiras foram eleboradas conforme disposições contidas na Lei das Sociedades Anônimas e alterações posteriores; As Receitas e as Despesas foram escrituradas pelo regime de competência; O Capital Social está representado por 785.291.220 ações Ordinárias de valor nomimal de R$ 0,01 cada uma; Todos os valores aqui demonstrados estão expresso em R$ (Reais). GILBERTO CRIVELLARO Diretor Presidente

CMYK

processadores de cabos e fios, anéis de vedação, componentes de freio e eletroeletrônicos, bem como componentes para os mercados agrícola e automotivo. Gilberto Brocco, diretor da Mercobor, conta que o sistema moderno, integrado e enxuto de produção, proporciona maior flexibilidade, dinamismo e preços competitivos para seus clientes. Também com a intenção de consolidar o processo de internacionalização de sua

marca e soluções, a Treetech marca presença na Hannover Messe 2011, na Alemanha. "A participação na maior feira do setor na Europa é uma ótima oportunidade para difundir a nova linha de produtos e propor novas soluções ao mercado europeu e aos demais presentes", diz Rodrigo Silva, da área de engenharia de aplicação e comércio internacional informando que a empresa, desde 2003, tem a tradição de participar a cada dois anos do evento.

SENHORES ACIONISTAS: De acôrdo com as disposições legais e estatutárias, temos a satisfação de submeter a Vs.Sas. as Demonstrações Financeiras relativas ao Exercício Findo em 31.12.2009. - Colocamo-nos a disposição dos Senhores Acionistas para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários. "A DIRETORIA" - Curitiba, 15 de março de 2011.

CRIVELLARO PARTICIPAÇÕES S.A.

ALDA NATÁLIA GULIN CRIVELLARO Diretora Vice-Presidente

do novo Backup Empresarial do iG são a facilidade e agilidade, se comparada com os métodos de backup tradicionais, normalmente complexos e que exigem pesados investimentos em infraestrutura. Os destaques do Antivírus Empresarial do iG ficam por conta da interface de gerenciamento, que possibilita acompanhar em tempo real o status de informações de segurança das máquinas (ex.: vírus detectado, porta aberta no firewall e atualizações de software em dia), sem que o gestor da área de TI precise verificar individualmente cada equipamento, possibilitando uma visão macro do ambiente computacional da empresa como um todo. De acordo com recente estudo conduzido pela IBM (XForce 2010 Trend Report), 90% das empresas têm investido mais para proteger seus pontos de acesso, que incluem todos os dispositivos conectados à rede, como servidores, PCs e laptops.

Empresas se preocupam com o meio ambiente

Brasil está presente na Hannover Messe 2011 O Brasil estará representado na maior mostra mundial de tecnologias para indústrias, a Hannover Messe 2011, com a presença de expositores e de delegações de empresas apoiadas pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). "O Brasil tradicionalmente participa da feira, considerada o ponto de encontro de empresários, engenheiros, compradores e fornecedores do mundo

O iG e a F-Secure anunciam uma aliança no Brasil para o lançamento de serviços de proteção e armazenamento voltados a clientes corporativos: o Antivírus e o Backup Empresariais. As duas ferramentas estarão disponíveis já a partir de março deste ano. As novas soluções do iG têm como objetivo atender às pequenas e médias empresas, além de profissionais autônomos, que enfrentam dificuldades para encontrar ferramentas de segurança que se adaptem às suas necessidades. É comum que esse público utilize produtos gratuitos, ou desenhados para o mercado residencial, em função da falta de soluções voltadas para o seu porte de empresa ou negócio. Este cenário pode representar grande risco, deixando a empresa vulnerável contra ameaças de segurança - situação que o iG pretende combater com seus lançamentos. Os principais diferenciais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 31.12.2009 31.12.2008 Outras Receitas 177.749 134.171 LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 177.749 134.171 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 31.12.2009 31.12.2008 Fluxos de caixa das atividades operacionais Lucro Líquido do Exercício 177.749 134.171 Ajustes para a reconciliação do lucro líquido do exercício com a geração de caixa das atividades operacionais Redução (aumento) dos ativos Aumento (redução) dos passivos Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais Lucros Pagos (177.749) (134.171) Fluxos de caixa das atividades de investimento Caixa líquido gerado pelas atividades de investimento Fluxos de caixa das atividades de financiamento Caixa líquido gerado pelas atividades de financiamento Total dos Efeitos no caixa e equivalentes a caixa Saldo inicial de caixa e equivalentes a caixa 500 500 Saldo final de caixa e equivalentes a caixa 500 500 Variação no caixa e equivalentes a caixa -

LUIZ HENRIQUE VRIESMAN CONTADOR - CRC.-PR.- 32.386/O-7

Muito mais do que se preocupar com o meio ambiente, é desenvolver ações que contribuam com o futuro das próximas gerações. Pensando nisso, muitas empresas já buscam diferenciais e implantam estratégias e tecnologias para estarem sempre à frente no mercado. É o caso da paranaense Realgem's do Brasil - empresa que fabrica e comercializa cosméticos para hotelaria. A empresa, que tem fábrica em Colombo (PR), desenvolve e utiliza embalagens biodegradáveis para os cosméticos em parceria com a RES Brasil - empresa especializada em tecnologias inovadoras que tornam o plástico um produto compatível com a preservação do meio ambiente. A RES Brasil licencia empresas brasileiras fabricantes de embalagens para uso das tecnologias e distribuí as matérias primas. No Brasil, a Realgem's é pioneira no uso da tecnologia d2w para o mercado de amenities. A RES Brasil fornece o aditivo para que a empresa produza as embalagens. De acordo com o diretor superintendente da RES Brasil, Eduardo Van Roost, a importância da tecnologia se dá porque parte das embalagens plásticas é incorretamente descartada no meio ambiente. "Com o uso da tecnologia,

SENHORES ACIONISTAS: De acôrdo com as disposições legais e estatutárias, temos a satisfação de submeter a Vs.Sas. as Demonstrações Financeiras relativas ao Exercício Findo em 31.12.2010. - Colocamo-nos a disposição dos Senhores Acionistas para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários. "A DIRETORIA" - Curitiba, 15 de março de 2011.

CRIVELLARO PARTICIPAÇÕES S.A. CURITIBA - PR. CNPJ Nº.07.717.475/0001-42 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO

31.12.2010

31.12.2009

500 500 500

500 500 500

8.052.412 7.852.412 200.000 8.052.912

8.052.412 7.852.412 200.000 8.052.912

CIRCULANTE DISPONIVEL Banco conta movimento NÃO CIRCULANTE Investimentos Imobilizado TOTAL DO ATIVO

PASSIVO

31.12.2010

31.12.2009

200.000

200.000

NÃO CIRCULANTE Adiantamento p/Aumento de Capital PATRIMÔNIO LIQUIDO Capital Social TOTAL DO PASSIVO

200.000

200.000

7.852.912 7.852.912

7.852.912 7.852.912

8.052.912

8.052.912

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES PATRIMONIAIS RESERVA RESERVA RESERVAS CAPITAL CORR.MON. CORR..MON. LEGAIS E AÇÕES SOCIAL DO CAPITAL IPC/90 EM TESOURARIA

HISTORICO

Saldo em 31.12.09 Aumento de Capital Distribuição de Lucros Resultado do Exercício Saldo em 31.12.10

RESERVA DE SUBV. INC.FISCAIS

LUCRO E/OU PREJUIZO

7.852.912

PATRIMONIO LIQUIDO

7.852.912 (182.076) 182.076

7.852.912

(182.076) 182.076 7.852.912

NOTAS EXPLICATIVAS As Demonstrações Financeiras foram eleboradas conforme disposições contidas na Lei das Sociedades Anônimas e alterações posteriores; As Receitas e as Despesas foram escrituradas pelo regime de competência; O Capital Social está representado por 785.291.220 ações Ordinárias de valor nomimal de R$ 0,01 cada uma; Todos os valores aqui demonstrados estão expresso em R$ (Reais). GILBERTO CRIVELLARO Diretor Presidente

as embalagens que não forem corretamente descartadas e recicladas, vão degradar e biodegradar em um período de tempo menor e diminuir os impactos negativos no meio ambiente", afirma. Para se ter uma ideia, uma embalagem de shampoo e condicionador, por exemplo, que forem produzidas com a tecnologia d2w, degradam e biodegradam entre 100 e 200 vezes mais rápido do que as embalagens plásticas convencionais. "Além de não precisar mudar as máquinas e procedimentos, é possível garantir que se uma embalagem plástica d2w da Realgem's se perder no meio ambiente e não for coletada e reciclada, ficará menos tempo causando danos ao meio ambiente", explica Van Roost. De acordo com o diretor comercial da Realgem's, Mauro Carvalho, ter no mix de produtos da empresa produtos certificados a partir de rigorosos testes de biodegradabilidade, é motivo de muito orgulho. "Com certeza é uma grande conquista. Nossa parceria com a RES Brasil vai completar um ano e já podemos comemorar bons resultados. A certificação é um grande diferencial no mercado de amenities e isso, sem dúvida, foi um dos fatores que contribuíram para que a Realgem's fosse eleita, neste ano, como a melhor marca de amenities pela décima vez", destaca.

ALDA NATÁLIA GULIN CRIVELLARO Diretora Vice-Presidente

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 31.12.2010 31.12.2009 Outras Receitas 182.076 177.749 LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 182.076 177.749 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 31.12.2010 31.12.2009 Fluxos de caixa das atividades operacionais Lucro Líquido do Exercício 182.076 177.749 Ajustes para a reconciliação do lucro líquido do exercício com a geração de caixa das atividades operacionais Redução (aumento) dos ativos Aumento (redução) dos passivos Caixa líquido gerado pelas atividades operacionais Lucros Pagos (182.076) (177.749) Fluxos de caixa das atividades de investimento Caixa líquido gerado pelas atividades de investimento Fluxos de caixa das atividades de financiamento Caixa líquido gerado pelas atividades de financiamento Total dos Efeitos no caixa e equivalentes a caixa Saldo inicial de caixa e equivalentes a caixa 500 500 Saldo final de caixa e equivalentes a caixa 500 500 Variação no caixa e equivalentes a caixa -

LUIZ HENRIQUE VRIESMAN CONTADOR - CRC.-PR.- 32.386/O-7


3

margem

Indústria&Comércio | Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | B3

a

arte&atitude,

Nem te Conto Dia da Mentira tem carnaval?

moda&cia

Adélia Maria Lopes | adelia@novacombrasil.com.br

Paula Kossatz

Comédia Russa tem Escrava Isaura

“Há público, devido aos shows de stand up, que quer piada de dois em dois segundos. Mas há platéias que vão ao teatro para acompanhar uma história engraçada, sem precisar dar risada a cada minuto”, observa o diretor João Fonseca, a propósito da Comédia Russa, peça que a companhia carioca Fodidos e Privilegiados apresenta no 20.º Festival de Curitiba. É que o escrachado título do espetáculo preocupa, pois cria expectativas. Mas, sim, garante boas risadas. A peça, muito bem escrita por Pedro Bricio (indicação ao Prêmio Shell), que tem outro texto no festival (Me Salve,Musical), mistura a máfia russa com a novela Escrava Isaura, refugiados

Tem, sim, senhor, segundo o bloco carnavalesco Garibaldis e Sacis, o maior (e único?) de Curitiba. E a folia leva o nome de Baile de Máscaras, com sede na Sociedade Treze de Maio, às 22h desta sexta-feira. E ingressos a 15 reais. À frente da festa, estão o animador cultural Itaércio Rocha que em 1998 deu o primeiro grito e hoje preside a Associação Recreativa Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis, e a bonequeira Olga Romero, que batizou o bloco em alusão ao itinerário: do Saccy Bar à Praça Garibaldi. Além do cortejo pelo Largo da Ordem, dos sambas de mesa em bares e bailes de máscaras, o Garibaldis e Sacis faz outras duas festas populares: o Arraial da Anita, com temática junina (quadrilha, batuques e fandangos), fora de época, realizada de maneira comunitária e, o Sarau do Saci, em que artistas apresentam suas poesias, músicas e histórias, em frente ao Relógio das Flores.

Estréias nos cinemas

vos móveis que vão sendo transformados nos ambientes em frente ao público, criando movimentos coreográficos de grande beleza plástica. Olha só: João Fonseca foi funcionário público por vinte anos e há três pediu demissão. Qualquer semelhança da peça com a vida real é pura coincidência. Em cartaz nesta sexta e sábado, no Teatro Positivo, às 21h. Ingressos a 50 e 25 reais.

políticos e música pop, tendo por foco uma repartição pública. Ali “trabalham” exemplares típicos da burocracia brasileira, mas todos com nomes russos. A peça teve temporada no Rio de Janeiro e entra no repertório de comemoração dos vinte anos da companhia que já esteve no Festival de Curitiba com um de seus grandes sucessos, O Casamento, com Guta Stresser. Comédia Russa, com participação especial de Rodrigo Nogueira e Natália Lage, “tem um clima de suspense que virou quase uma paródia de Agatha Christie, em cujas histórias acontecem muitos assassinatos e chegam policiais para investigar”, conta o diretor, realçando que a trilha musical é de André Abujamra, “agora um curitibano, voltando a trabalhar com a gente depois de muito tempo”. Já o cenário criado por Nello Marrese, é feito de quatro arqui-

Uma Manhã Gloriosa, de Roger Michell, com Rachel McAdams, Harrison Ford e Diane Keaton no elenco, é a comédia da hora. O enredo é previsível e sem novidades e desprovido de emoção. O que Harrison Ford está fazendo aí? É a pergunta que não quer se calar. Mas se não fosse ele, quem iria ver o filme? Harrison Ford merece que a gente vá ao cinema.

Thais Stoklos Kignel

Denise Stoklos estréia Preferiria Não? O Teatro Essencial da iratiense Denise Stoklos não poderia faltar à vigésima edição do Festival de Curitiba. E vem com Preferiria Não?, baseada no conto Baterbly, o Escriturário, de Herman Melville, criador de Moby-Dick, a baleia branca (1851). Diante de uma história sobre um trabalhador que em determinado momento passa a responder tudo com um “não”, Denise Stoklos percebeu que o personagem assemelha-se aos nossos principais personagens de hoje, aqueles que não estão em ação. “Ele surta, se paralisa, vira um não absoluto. “É o

que vemos em todas as classes e situações: o ser humano preferindo não participar, não se colocar, não ter nenhum traço seu, nenhuma originalidade, nenhum pensamento próprio”. Há três anos Denise Stoklos vem deglutindo Baterbly, desde que sua irmã, Dayse Stoklos Malucelli, viu a montagem no exterior. “Ela chegou dizendo que tinha me visto fazendo aquele texto”, lembra. E ele tornou-se seu 27° espetáculo. Apresentações no Guairinha, nesta sexta e sábado, às 21h. Ingressos a 25 e 50 reais. Classificação: 14 anos

Manhãs Iluminadas pela sétima vez O Encontro Internacional de Tecnologia Teatral Manhãs Iluminadas está na sétima edição e traz para o Festival de Curitiba o diretor lírico italiano e ator Roberto Innocente, a representante brasileira na Quadrienal de Praga 2011, Aby Cohen, o diretor teatral Marcio Abreu, a diretora de arte Luciana Bueno, a diretora cênica Jacqueline Daher e o dramaturgo e diretor Ivam Cabral. Os profissionais das artes cênicas, especialistas e técnicos vão debater os conhecimentos sobre tecnologia nas áreas de teatro, música e dança e das mais diversas es-

pecialidades como iluminadores, cenógrafos, figurinistas, criadores, entre outros. Será abordada também a relação entre o diretor artístico e os profissionais de criação e expostos os detalhes da participação brasileira na Quadrienal de Praga de 2011. Patrocinado pela Caixa desde sua segunda edição, o encontro é organizado pelo núcleo Paraná da Associação Brasileira de Iluminação Cênica e pelo núcleo América Latina da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro, sediada no Brasil e ligada à Unesco, que promove o in-

cmyk

mais emoção, ao lado da trilha sonora fundamentada no folclore italiano. A peça tem 90 minutos. Ana Mary Fortes, coordenadora do grupo amador, de seis anos de vida, confessa: “Sempre nos apresentamos só para os sócios do clube, então o momento é mágico e estamos confiantes”. Dias 1, 2, 8, 9 às 21h e dias 3 e 10 às 20h, no auditório Alcides Munhoz do Clube Curitibano (Av. Getúlio Vargas, 2.857). Ingressos 28 e 14 reais. Sócios pagam seis reais.

Hold’em Country A programação do Hold’em Country desta sexta 1 começa com a dupla Paulinho e Leandro, segue com Pedro Neto e Marcelo encerrando com Sandro e Alex. No sábado, Everton e Fabiano esquentam a noite com as duplas Lucas & Luiz Barone e Rodrigo Rossi & Luan. É o esquenta do Festival Country, um dos principais festivais de música sertaneja do país. Para quem chegar no Hold’em até às 22h, a entrada é revertida em consumação. Homens pagam 40 e mulheres 25 reais.

Curiosidades do café

tercâmbio mundial de conhecimentos na área de tecnologia teatral. As palestras ocorrem de

terça dia 5 ao dia 7, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), das 9h30 às 12h. Entrada franca.

Arlecchino não poderia faltar Clássico da commédia del’arte, Arlecchino servitore di due padroni, de Carlo Goldoni, está no Fringe com o Teatro do Clube Curitibano. Dirigido por Enéas Lour, o elenco basicamente feminino viver as aventuras do famoso personagem que se apaixona por Colombina. A ambientação é baseada na cidade de Veneza do século XVI, com figurinos, cenários e adereços estilizados. O uso de máscaras e a expressão corporal visam passar

Uma melhor opção parece ser Cópia Fiel, que está em fase de pré-estréia no Unibanco Arteplex do Shopping Crystal (neste sábado 2 às 19h30). O filme deu à Juliette Binoche o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Ela completa com William Shimell o casal protagonista, com direção do iraniano Abbas Kiarostami. Cenário: a Toscana. Também entram em cartaz O Retrato de Dorian Gray, de Oliver Parker, e As Mães de Chico Xavier, com Nelson Xavier, Vanessa Gerbelli, Tainá Muller e Caio Blat vivendo o universo mediúnico de Chico Xavier.

Café pode ter um sabor azedinho, não deve ser bem quente, até deve ser mais pra frio do que pra quente, não precisa adoçar, o expresso realça tanto a qualidade quanto os defeitos do café, em Curitiba a água pode chegar ao ponto de fervura, já que está a 900m de altitude, mas no litoral não precisa ferver. Bem, as curiosidades a respeito são inúmeras e foram relacionadas na inauguração de novo espaço do Exprèx Caffè, na Praça Santos Andrade. A cafeteria gourmet contou com a primeira campeã brasileira em campeonato de baristas, Isabela Raposeiras, que comandou a degustação do raríssimo Maragogipe. Outra curiosidade revelada por Isabela: esse café tem notas aromáticas de pimenta da Jamaica.

Moda em palco No Mezanino do Memorial, o Festival de Curitiba abre alas para a desfiles relâmpagos de moda, nesta sexta, sábado e domingo, à tarde e à noite. Desfilam: Canalli, Club.Z, Renata Luciana, Novo Louvre, Soraya da Piedade, Hype, Babi Nogueira, Velvet.Underwear, Expressionize, Rennan Negrão com acessórios de Nessandra Cordeiro, Delicious & Tzolkin, Cocch, Miha, Chocolateria, Marry Spisla e Rubia Dallarmi.


Negócios Indústria&Comércio | Curitiba, sexta-feira a domingo, 01 a 03 de abril de 2011 | B4

Archote faz campanha para Fernandez Mera A Publicidade Archote está desenvolvendo um trabalho de construção de marca institucional para a empresa de intermediação imobiliária Fernandez Mera, que está entrando no mercado paranaense. Em janeiro último, a empresa adquiriu, por R$ 5

milhões, o controle acionário da imobiliária Curitiba Paraná Brokers. Segundo especialistas, a cidade de Curitiba será, em pouco tempo, o maior mercado imobiliário da região Sul do país. E, como não poderia ser diferente, vem atraindo a atenção de gigantes do setor.

A Fernandez Mera, uma das maiores empresas do setor no país está estreando no Paraná com uma campanha de construção de marca institucional, que resgata a vocação de Curitiba como "a cidade- sorriso". Por meio de um concurso cultural, os curitibanos podem participar

enviando uma foto via internet e respondendo a seguinte pergunta: "De que maneira Curitiba desperta seu sorriso?". Além de prêmios como TV de LCD de 40" para o primeiro lugar, IPad 16 Gg para o segundo lugar, e uma câmera digital para o terceiro lugar,

os participantes poderão se ver na campanha da Fernandez Mera, que será veiculada nos principais veículos. A campanha será baseada nas milhares de fotos enviadas, que vão compor mosaicos formando imagens-símbolo da cidade. Além da campanha publicitária, a Archote também desenvolveu para a Fernandez Mera um vídeo com imagens sorridentes dos corre-

tores da Paraná Brokers. Esse vídeo motivacional também terá uma versão para o público final. A ID 360, braço digital da Archote, foi responsável pela criação do site distribuasorrisos.com.br, onde informações sobre a campanha, premiação e como participar ajudarão a incrementar ainda mais a campanha da Fernandez Mera.

Destaque Cotolengo ganha bolo de Aniversário O Pequeno Cotolengo completa 46 anos de trabalho em prol de pessoas com necessidades especiais. Para comemorar a data, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná e o Moinho Anaconda presenteiam a instituição com um bolo de 46 metros, que será servido após o tradicional churrasco, no dia 03 de abril, a partir das 11h.Serviço:O Pequeno Cotolengo está localizado na Rua José Gonçalves Júnior, 140, Campo Comprido. Informações no telefone 41 33141900.

Logica contrata gerente de arquitetura de aplicações de negócio A Logica, provedora global de serviços de TI e gestão de negócios, anuncia a contratação de Valter Medina como gerente de arquitetura de aplicações de negócio para a América do Sul, a partir da operação brasileira. O executivo, que se reportará ao diretor de Consultoria e Integração de Sistemas Paulo Símon, retorna ao Brasil após um período de dois anos na África, onde acompanhou diversos projetos de infraestrutura de Telecomunicações e Tecnologia da Informação por todo o continente. Com 23 anos de experiência profissional, Valter Medina trabalhou nas empresas Alexander Proudfoot Consulting, Thomas International do Brasil, EDS e Alcatel-Lucent, onde exercia o cargo de Expert de Business Support Systems (BSS) antes de ser contratado pela Logica. O novo gerente da Logica é graduado Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

A magia da Páscoa Nesta sexta-feira, dia 01 de abril, o Centro Europeu de Curitiba vai apresentar uma edição especial da oficina gastronômica Club Gourmet. O evento, voltado para pessoas que tenham interesse em adquirir conhecimentos gastronômicos, terá como tema A Magia da Páscoa e será comandado pela a chef chocolatier, cake designer e pâtissier Andressa Schmidt. Nesta edição do Club Gourmet, Andressa Schmidt irá demonstrar, na prática, as técnicas de preparos de doces que agradam os mais variados paladares, entre eles a colomba pascal com recheio crocante, o ovo trufado tropical e a taça tentação. A oficina gastronômica terá início às 19h e será realizada na sede gourmet do Centro Europeu (Al. Princesa Isabel, 1.300), estrutura que engloba cozinhas didáticas construídas com os equipamentos mais avançados do mundo. Mais informações pelo telefone (41) 3324-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

BRAZTOA participa pela 1º vez do Salão Paranaense de Turismo A BRAZOA participa institucionalmente pela primeira vez do Salão Paranaense de Turismo, em sua 17ª edição, que acontece dias 1º e 2 de abril, em Curitiba. Em um estande cooperado, quatro associados estarão presentes: Abreutur, Flot, South Marketing e Tourlines. Na semana que vem, dias 6 a 7, acontece o 2º Encontro Comercial Porto Alegre Braztoa, que receberá 21 associados. Evento realizado em parceria com a UGART (União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo), reúne os principais profissionais de turismo do sul do país

MONKEYBUSINESS projeta faturamento de r$ 1,6 mi em 2011 Com previsão de fechar 2011 com faturamento de R$ 1,6 milhão, 50% superior ao do ano anterior, a MonkeyBusiness, agência de criação, design e planejamento de apresentações, anuncia que está sendo muito procurada por empresas na Europa, especialmente de Portugal e Alemanha. "No momento, a agência, que já foi apresentada a mais de uma dezenas de empresas de grande porte e multinacionais, está negociando com seis empresas européias", diz Marco Franzolim, sócio e diretor-executivo da agência.Há pouco mais de dois anos no mercado, a MonkeyBusiness registrou crescimento de 30% em 2010. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, o movimento da agência - financeiro e no total de apresentações elaboradas - foi quatro vezes maior que o do ano passado.

Anglo American entrega 1º metal em projeto de níquel A Anglo American anunciou a entrega do primeiro metal dentro do previsto para o Projeto Barro Alto, de US$ 1,9 bilhão, no Brasil. Barro Alto é o primeiro dos quatro grandes projetos de crescimento estratégico a ter suas operações iniciadas e um dos maiores contribuidores para o aumento de 50% no volume de crescimento da Anglo American até 2015.De acordo com Cynthia Carroll, presidente do Grupo Anglo American, a entrega do primeiro metal de Barro Alto é um grande marco no desenvolvimento de projetos de excelência da empresa .

CMYK


01-04-11 Indústria&Comércio  

jornal, curitiba, economia, parana

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you