Page 4

Bem-estar

Cuide-se Tenha cuidado com LER

Comunicação e suavidade Colaboração: Walmir Cedotti, psicanalista e consultor de pessoas do ICESP.

A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) não é uma doença, mas sim um conjunto de problemas nos ossos e músculos recorrentes de atividades repetitivas. Segundo a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo, as lesões são mais comuns nas pessoas que em sua rotina de trabalho digitam muito, usam telefone, fazem serviços domésticos entre outros. Reprodução

Evitar tendinite Para evitar esta lesão é preciso tomar alguns cuidados, como alongar os músculos antes de começar as rotinas de trabalho e fazer pausas para descansar durante o expediente.

Reprodução

Para aliviar a dor Para quem já tem inflamação recorrente de LER alguns passos são necessários para melhorar. Por exemplo, o repouso da área afetada, compressas de água fria e pomadas antiinflamatória no local.

A boa comunicação é a base para a construção de relacionamentos saudáveis. Nos exercitamos no falar e muito pouco no ouvir. Quando falamos demais, sem absorver os sinais emitidos por nosso interlocutor, desarmonizamos o binômio eu-outro. O apóstolo Tiago disse: “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! “ Há uma máxima no Taoísmo, fundado por Lao Tsé que diz: Aquele que sabe, não fala, aquele que fala, não sabe! Mestres do passado apontam para a nossa necessidade de silenciar quando valorizamos as interações interpessoais. Para melhorar a qualidade de vida, será preciso atenção e silêncio de nossa parte, o que permitirá o aprofundamento dos vínculos de afeto e amor.Saber ouvir é ao mesmo tempo exercitar a passividade criativa e a ação que nos leva ao descanso que transforma, cuida e restaura.

Rep

Divirta-se

Diretor: Mark Romanek País/Ano: UK / 2010

R e pro dução

ro d u ç ã o Rep

Bento Em uma noite infestada de magia, metade do mundo adormece e a população que ainda está desperta se vê mergulhada em acontecimentos que acabam fazendo com que as pessoas fujam das grandes cidades e passem a habitar centros abandonados.

ro d u ç ã o

Never let me go Baseado no romance do mesmo nome de Kazuo Ishiguro, Não me abandone jamais, o filme conta a história de três jovens que têm suas vidas entrelaçadas graças ao colégio Hailsham.

Night Bikers O que acha de andar de bicicleta durante as noites nas ruas de São Paulo? Os Night Bikers é um grupo de ciclistas que se reúnem para realizar percursos durante a noite na capital. Saídas todas as terças-feiras, às 20h45 Local: Rua Pacheco de Miranda – Jardim Paulista - Itaim

Autor: André Vianco Editora: Novo Século

Semanal ICESP | 4 |

Semanal ICESP (18 de março)  

Semanal ICESP (18 de março)

Advertisement