Page 1

Equipe Pastoral: Julio Borges de Macedo Filho (presidente), Noé Stanley Gonçalves (emérito), Nilson Pereira de Moura (1º vice-presidente) e José Carlos de Souza Santos (2º vice-presidente)

Ano XXIII – 04 de março de 2011 – nº 18 Pastoral

Julio Borges Filho

Brasil perde um grande teólogo, humanista, defensor dos direitos humanos e da justiça social Por Cassia Brechara, Recife, jornal Brasil de Fato, 28 de fevereiro de 2012 Neste domingo (26/2/2012) o bispo anglicano Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti foi barbaramente assassinado em sua casa, no bairro dos Bultrins, município de Olinda, Pernambuco, por seu filho adotivo, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. A esposa de Dom Robinson, Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, ainda foi levada com vida ao hospital, mas não resistiu. Após os assassinatos, Eduardo tentou se matar, tomando veneno e se esfaqueando. Ele morava nos Estados Unidos desde os 17 anos de idade e tinha chegado há três dias. Ainda não se sabe o que motivou o assassinato. Dom Robinson, era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana, Amigo do MST, que por vários ocasiões colaborou com analise de conjuntura, um grande defensor das causas sociais, Dom Robinson Cavalcanti foi o criador da Comissão de Direitos Humanos da Diocese do Recife, que foi o embrião da atual Secretaria Diocesana de Defesa dos Direitos Humanos, que organiza ações de apoio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no qual foi um dos que apoiaram a fundação do MTST em Pernambuco, as comunidades carentes e a sociedade civil. Foi um dos idealizadores e fundadores do Movimento Evangélico Progressista – MEP. Nascido no Recife, Pernambuco, passou a infância na cidade alagoana de União dos Palmares. Cursou Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco e Direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde participou ativamente do movimento estudantil. Foi candidato a Deputado Estadual, em 1982, pela oposição ao Regime Militar (e membro do Diretório Municipal do PMDB do Recife), e participou das campanhas pela Anistia e pelas ‘Diretas Já’. Coordenou, entre as igrejas evangélicas, a nível nacional, as campanhas presidenciais de Lula, de 1989 e 1994. Militou no Partido dos Trabalhadores, onde foi membro do Diretório Municipal e candidato a vice-prefeito de Olinda (1996). Filiado a duas Seções Sindicais da ANDES – Sindicato Nacional (dos Professores Universitários) foi candidato a uma das vice-presidências da entidade, na


chapa encabeçada pela professora e ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenelle. Dom Robinson definia-se defensor de uma Sociedade Solidária e de uma Economia pósCapitalista, inspirada nos valores judaico-cristãos. Participou de um sem número de movimentos em defesa da Justiça Social, sempre encarando tal participação como expressão de um ministério profético. É Membro da Academia Pernambucana de Educação e Cultura, Academia Pernambucana de Ciências Jurídicas e Morais e Cidadão Honorário da Cidade de Olinda-PE. Participou da fundação (1970) da Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL), onde integrou, por sete anos, a sua Comissão Executiva. Integrou, também, a Comissão de Convocação do Congresso de Lausanne (1974), e a Comissão de Lausanne para a Evangelização Mundial (LCWE), por quatro anos, bem como a Comissão Teológica da Aliança Evangélica Mundial (LCWE), na Unidade “Ética e Sociedade”. Filiou-se aos Gideões Internacionais e ao Rotary Club. Passou a colaborar como articulista na imprensa escrita. Por 10 anos escreveu a coluna dominical “Evangelismo” no Jornal do Commércio, e, por dois anos a coluna “Panorama Evangélico”, do Diário da Noite. Escreveu, por cinco anos, para a revista Kerygma (São Paulo), e é o mais antigo colaborador da revista Ultimato (Viçosa-MG.) Ao todo são mais de 1.000 artigos sobre Teologia e Ciência Política, publicados no Brasil e no Exterior. Atuou, também, na rádio e na televisão, em programas religiosos e políticos, passando a dar conferências no país e no exterior, principalmente na área de Ética Social. Como convidado do Governo, pregou no Culto Semanal dos Deputados, na Capela do Parlamento da Suécia.. Entre outras obras deixa como herança: Cristo na Universidade Brasileira, O Cristão, Esse Chato, Uma Benção Chamada Sexo, As Origens do Coronelismo, Igreja – Agência de Transformação Histórica, Igreja – Comunidade da Liberdade, Libertação e Sexualidade, Cristianismo e Política, A Utopia Possível, A Igreja, o País e o Mundo, Igreja – Multidão Madura. Alem de toda uma vida dedicada a causa da justiça social e a luta de classe. Morreu, tragicamente, mas com o dever de Cristão e cidadão político cumprido.

INFORMES ICB *Aniversariantes de marçoo – Dia 06, Camille; dia 10, Pr. Pedra; Dia 23, Luiza e Aline. Nossos parabéns a tão queridos irmãos!... *Nosso calendário de março – Domingo 4, Celebração da Ceia do Senhor; Domingo 11, Dia Internacional da Mulher; Sábado 24, Seresta; Domingo 25, lançamento da 2ª edição do Hinário ICB. *A sugestão para nossa previsão orçamentária é de R$ 1.500,00 – Só temos uma receita: as nossas contribuições. Daí a importância de todos participarem com o que puder. O ofertório de hoje demonstrará se queremos executar nosso planejamento para 2012. *Próximo domingo: Dia Internacional da Mulher – Teremos programação especial com a participação de uma representante da Secretaria da Mulher do Governo Federal. Convidemos outros para que nosso sala esteja repleta.


*Agenda de oração – 1) A finalização do processo de aposentadoria do Pastor Julio (há pessoas agindo no Ministério da Previdência, e no Ministério Público; 2) pela saúde do pai da irmão Ana Célia; 4) pelas duas filhas do Bispo Robinson Cavalcanti; 5) Por Erivan, esposa de Alzemira, que fez cateterismo na quarta passada e não vai precisar de cirurgia; 6) pelos nossos desafios neste ano. *Agenda da cidade – 1) Nos meses de abril a junho teremos o curso sobre Ministério Urbano; 2) Aprovado na Câmara o Fundo de Previdência do Servidor Público; 3) Lei da Ficha Limpa já está em vigor fazendo uma grande limpeza em Brasília; 4) Gov. Agnelo Queiroz lança Pacote de contenção de despesas diminuindo salários do governador, vice e secretários; 5) O assassinado do bispo Robinson e esposa, pelo filho adotivo, mostra os efeitos malignos das drogas. CULTO DE HOJE: 18:30 HORAS Celebração da Ceia do Senhor Dirigente: Pr. José Carlos Santos – Pregador: Pr. Julio Borges Filho Coordenadora do louvor e crianças: Gislene Macedo Sermão: “C o r a ç õ s a b e r t o s” - Tiago 2:1-13 CÂNTICOS 1. Glória pra sempre ao Cordeiro de Deus, A Jesus, o senhor, ao Leão de Judá, A Raiz de Davi, que venceu e o livro abrirá. O céu, a terra e o mar, e tudo que neles há O adorarão, e confessarão: Jesus Cristo é o Senhor. Ele é o Senhor! Ele é o Senhor! Ressurreto dentre os mortos, Ele é o Senhor. Todo joelho se dobrará, toda língua confessará, que Jesus Cristo é o Senhor 2. ADORAI em majestade Toda glória seja dada a Cristo Jesus. Adorai em santidade Ele morreu, Ele venceu, é o Rei dos reis. Adorai, bem alto erguei o seu santo nome! Exaltai, glorificai Jesus Cristo e Rei Adorai em majestade Vinde louvai, vinde adorai, ao Rei dos reis.


03. ELE ME ENSINOU Ele me ensinou a brilhar na escuridão Ele me ensinou a estender a minha mão Ele me ensinou a ter amor e compaixão Ele me ensinou a enfrentar a mulidão. Sou aluno dEle e de mais ninguém (bis) Ele me ensinou a nunca marginalizar Ele me ensinou que aos inimigos devo amar Ele me ensinou que as tradições devem pasar Ele me ensinou que as lições devem ficar Ele me ensinou a jamais me acomodar. Ele me ensinou as estruturas renovar Ele me ensinou aos desafíos enfrentar Ele me ensinou que a coragem é pra se usar Ele me ensinou a contestar o fariseu Ele me ensinou que o mau cristão é um ateu Ele me ensinou que o que é meu não é só meu Ele me ensinou que o que é meu também é seu. 04. SE VOCÊ NÃO TEM AMOR Se você não tem amor, como é que pode amar? Se você guarda rancor o que é pode dar? Se você não tem amor só sabe agradir Se você não tem amor aos outros vai ferir. Só pode dar amor quem tem amor para dar Se você não o tem, pretende dar o que? A quem? Se você não tem amor não pode ajudar Se você guarda rancor, vive a ironizar Se você não tem amor não pode construir Se você não tem amor às vezes vai fingir. Se você não tem amor, quão pobre é seu viver Se você não tem amor, inútil a Deus vai ser. 05. DEUS ESTÁ PRESENTE A TUA GRAÇA Deus está presente, Deus está presente entre pecadores como nós. Deus está presente, Deus está presente, Deus está presente pronto perdoar. Deus irá ouvir nosso oração, nosso fardo vai sobre si levar, Pois Deus está presente, pronto para salvar, Pronto para ajudar, Deus está presente. SEJAM TODOS BEM-VINDOS! Eu e a minha casa serviremos ao Senhor Nosso site: www.igrejacristadebrasilia.com.br

a

BOLETIM DA ICB, ANO 23, NÚMERO 18  

BOLETIM DA ICB, ANO 23, NÚMERO 18

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you