Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais

Page 290

Jornalismo de Dados no Brasil Tendências e desafios

É um texto curto, com cinco parágrafos e três infográficos estáticos. A interatividade fica por conta dos links, por meio dos quais o usuário tem a oportunidade de acessar as fontes originais dos dados do Censo 2010 – Banco de Dados Agregados (SIDRA) –, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora os três gráficos presentes sejam bem explicativos e de fácil compreensão, os links disponibilizados nos gráficos garantem ao usuário tanto interatividade como informações complementares (Figura 1).

289

Figura 1. O projeto FolhaSPDados durou um ano e baseia-se em Jornalismo de Dados para mostrar assuntos de interesse público.

É válido destacar que a Folha de S. Paulo não deixou de utilizar dados em seu processo jornalístico após o término desse projeto. Em uma editoria específica em seu portal, referente às manifestações de 2016, os usuários têm acesso a informações sobre a política nacional, por meio da análise de fatos e gráficos interativos. Esse exemplo, inclusive, mostra como as mídias sociais podem contribuir para o desenvolvimento da narrativa jornalística. Um desses gráficos interativos foi elaborado pela Folha

Soraia Lima


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.