Page 1


*Imagem meramente ilustrativa

VOCĂŠ EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO


CLIC

PUBLICITÁRIO

Na 2ª edição da Revista Clic Publicitário você conhecerá mais sobre a produção de anúncios publicitários, um estudo sobre publicidade para o cinema, técnicas utilizadas em estúdios fotográficos, além de uma entrevista exclusiva com Carol Cruz, a coordenadora do curso de publicidade e propaganda da IBES. Todas as imagens desta edição foram registradas com uma câmera analógica.

Diretora de Redação: Gláucia Carvalho Diretor de Arte: Marcio Zachariadhes Impressão: Gráfica Catavento Visual Tiragem 50,000 exemplares Distribuição: Gratuita

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE AS TÉCNICAS DE OSTENTAÇÃO E ENCENAÇÃO

A FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA USADA PARA O CINEMA

MAKE OF DE UMA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA PARA PUBLICIDADE

ENTREVISTA COM CAROL CRUZ


PUBLICIDADE

EM UM Encenação

CLIC A fotografia publicitária tem o intuito de atrair, impressionar, gerar comoção e novas tendências para promover um determinado produto, serviço ou na propagação de uma idéia. Um fator importante para a comunicação visual é o público alvo que será direcionado o produto. O resultado disto só é possível através de pesquisas de mercado que traçam o perfil do consumidor delimitando suas necessidades e desejos através de dados como: faixa etária, situação sócio-econômica, sexo, cultura, etnia ou religião.

A fotografia de encenação consiste em cenários, histórias, personagens e dramatização em que o produto pode propiciar. Através desta imagem o consumidor pode se sentir ligado ao produto ao se colocar no lugar do personagem, porém esse método pode ser falho ao que em alguns anúncios o produto é pouco notado ou nada representa no cotidiano do consumidor visto que o enredo foge da sua realidade. Veja os exemplos dos anúncios da Adidas e Club Social.

O fotografo publicitário consegue transmitir valores conotativos inseridos nas imagens que associados ao produto geram praticidade, modernidade, sofisticação, originalidade, elegância etc. Diante disto o consumidor é induzido a acreditar que adquirindo tal produto ou serviço conseguirá alcançar valores que só serão possíveis através dos seus esforços pessoais e força de vontade.

Criação de Anúncios (encenação x ostentação na fotografia) Após delimitar o seu público alvo e montar um cenário que melhor se encaixa na comunicação visual do produto, é necessário escolher formas de como o produto será apresentado aos consumidores através da encenação ou ostentação da fotografia.

®

er clima. Em qualqu er condição. Em qualqu


Encenação

a aquelesq r a P u

o p m o te

efaz

em tudo ao mesm

Ostentação r bem

sta Bem e

Na fotografia de ostentação há ausência da profundidade de campo que isola o produto focando-o por completo. Veja os exemplos dos anúncios da Natura e Ovi Nikia:

http

://sto

5

re.o

vi.co

m


Capa

Cinema

A utilização da fotografia publicitária para divulgar a sétima arte

O cinema utiliza a fotografia para divulgação de suas peças e uma das principais certamente são os pôsteres, capas de DVDs, Blu-rays de filmes e seriados. Estas fotografias sempre têm a temática do filme em questão e normalmente são criativas e chamativas, assim como qualquer anúncio publicitário. Com raras exceções as imagens são sempre fotos dos personagens principais.

Obviamente, animações fogem a essa regra, pois não são produzidas fotos, e sim desenhos, mais ainda assim, como podemos perceber, seguem a uma fórmula na sua montagem. Um estudo realizado mostra que a maioria das fotografias para pôsteres segue um padrão segundo seu gênero .


Em comédia para adolescentes é comum apresentar uma mulher fazendo poses sensuais. Nos filmes de terror é clichê mostrar olhos bem abertos, na maioria das vezes assustados. Nos filmes de ação na maioria das vezes o protagonista mostra uma arma e parte do seu corpo.

Reproduzimos abaixo dois pôsteres, o primeiro para a web-série “Eles” (terror), que começará a ser produzida em junho, e o segundo pôster do filme “Solidão na Catedral” (drama), em que o cenário utilizado para a composição das fotos foi realizada na AV. ACM. Através destes pôsteres tentamos fugir do conceito de como determinadas fotos devem ser devido ao seu gênero, mostrando também que ousar pode dar certo.

Entre outros exemplos.

DO MESMO DIRETOR DE

«ELES«

Eles Eles WEB

UM FILME DE

MARCIO ZACHARIADHES

SOLIDÃO NA

CATEDRAL

FILMES PRODUÇÕES APRESENTA UMA PRODUÇÃO FILMES ESTUDIOS EM ASSOCIAÇÃO COM FILMES ETERNAMENTE UM FILME DE MARCIO ZACHARIADHES E GLÁUCIA CARVALHO «SOLIDÃO NA CATEDRAL» MUSICA MARCELO CRIVELA PRODUÇÃO EDIR MACEDO ESTREIA 1 DE ABRIL

5 7


Making-of de um

Ensaio Fotográfico Técnicas utilizadas em estúdio

Quem fotografar É necessário escolher de antemão o modelo a ser fotografado e quais seriam as características que o fotógrafo gostaria de registrar. Fotografar modelos profissionais costuma ser mas agradável do que parentes ou amigos, pois o mesmo já está habituado ao cotidiano do estúdio, como tirar a mesma foto várias vezes ou quando há a troca de lentes. Pequenos detalhes podem produzir grandes resultados, focar nas expressões faciais dos modelos pode transmitir sentimentos como euforia ou tristeza.

8

Tipos de retratos O fotografo pode manipular as poses do modelo, iluminação, cenários etc. este tipo de fotografia caberia em um conceito de retrato formal, em que há uma encenação por trás da “espontaneidade” retratada. No retrato informal o modelo consegue transmitir naturalidade em poses espontâneas.


Passo-a-Passo

1º Criação de um raff O raff é um desenho do objeto ou pessoa que gostaríamos de fotografar, ele pode ser criado à mão ou com softwares como coreldraw e photoshop, este procedimento ajuda muito na elaboração das fotos.

Est a re vist a fo i fo tog r com afada ess aN

ikon

2º Cenário Nesta edição utilizamos cenários internos, externos e pouquíssimas fotos foram registradas em estúdio.

3º Revelação Após a revelação e digitalização das fotos, foram utilizados softwares para tratamento das imagens, manipulação dos cenários e criação de efeitos visuais. E por fim o anúncio finalizado.

7

9


Carol Cruz

Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da IBES - Em qual área da publicidade você atua e há quanto tempo atua no mercado? Criação. Estou há 12 anos no mercado.

- Faltam profissionais capacitados no mercado atual? Como disse, a profissão exige que o profissional esteja sempre atualizado sobre as evoluções de mercado, para oferecer ao cliente soluções eficientes e adequadas ao perfil das relações mercadológicas. Desta forma é necessário que o profissional tenha esta clareza e busque uma atualização constante. As ações oferecidas há 10 anos atrás, embora tenham sido eficientes na época, com certeza já não são tão eficazes nos dias de hoje. Infelizmente nem todos os profissionais têm a noção real desta necessidade e acabam por não atualizar-se para capacitar-se às mudanças.

- Qual conselho você daria para quem está começando a estudar publicidade? Acredito que o primeiro e importante conselho seria para que o estudante dê valor a oportunidade que a vida está lhe dando, de poder cursar uma faculdade enquanto muitos gostariam de estar ali em seu lugar. O segundo grande conselho seria: não se acomode nunca! Nossa profissão exige atualização constante de conteúdo e investimento profissional. Para um estudante, acredito que o sentido da expressão "não se acomode" seja enxergar a faculdade como agente facilitador de conhecimentos e futuros relacionamentos profissionais (professores / colegas) e compreender que o conhecimento extrapola o âmbito acadêmico, devendo ele buscar o quanto antes um estágio na área de atuação para exercitar o aprendizado na prática e investir em atividades de extensão com cursos, eventos e palestras. Ou seja, aproveitar o seu tempo para investir em sua carreira. - Muitos publicitários não possuem formação acadêmica, qual é a sua opinião em relação a esse assunto? Acredito que esta seja uma realidade que se propagará a curto prazo, pois foi uma consequência dos padrões históricos da carreira e da baixa oferta de profissionais com formação neste período. Acredito que, a longo prazo, com a maior oferta de cursos acadêmicos voltados para esta área, teremos um perfil de profissionais diferenciado. - Qual é a maior satisfação em atuar no mercado publicitário? A maior satisfação é poder atuar em um mercado de trabalho dinâmico, que nos possibilita exercitar as mais diversas habilidades do conhecimento em prol de desenvolver soluções para os nossos clientes. Além disto, a profissão nos exige estar sempre atualizados sobre as evoluções mundiais em todos os quesitos, sejam eles sociais, profissionais ou mercadológicos. - A publicidade cria necessidades aos consumidores, porém há alguns produtos que não possuem espaço nas mídias de maiores circulações (ex TV e revistas) e ainda assim consegue atingir o seu público-alvo, como isso é possível? (Ex Apple) Estratégia correta! O esforço de comunicação deve-se adequar ao perfil do cliente e do público que ele almeja alcançar. Cabe a equipe responsável pela comunicação fazer as escolhas certas das ferramentas, mídias, etc.

10

8

Carol Cruz é Coordenadora do curso de Comunicação Social da faculdade Ibes. Formada em Design e Publicidade.

- Você já realizou algum trabalho em que toda a equipe aprovou menos o cliente? Como você reagiu em relação a isso? SIM. Acredito que todo publicitário já tenha passado por isto, independente da área que atue. A reação da gente na verdade é proporcional ao motivo que tenha causado a reprovação. É importantíssimo avaliar a causa que levou à perda de tempo e trabalho: se as requisições e informações dadas pelo cliente não foram transmitidas para a equipe de maneira correta pelo profissional que as recolheu dele ou se a equipe não está em sintonia com as expectativas do mesmo, a reação deverá ser avaliar onde ocorreu o erro e evitar que o cliente sinta-se frustrado em uma próxima investida. Porém, se o cliente avaliou que o trabalho não atendia os seus objetivos por motivos outros, d esap rovo u p o r go sto p esso al o u o u tras circunstâncias, claro que acontece uma certa frustração da nossa parte, já que acreditamos no trabalho que fazemos. Porém, faz parte do negócio! Tem que esclarecer os pontos, identificar o que pode melhorar e tentar acertar da próxima vez!

- Os publicitários são bem remunerados em Salvador? Depende da expectativa estabelecida para isto. Criou-se um rótulo para o publicitário de um salário astronômico, consequente das estimativa das altas contas e verbas investidas pelo cliente. Porém não se pode esquecer que estes valores são em sua maioria destinados à produção e viabilização das ações de comunicação. Porém não podemos esquecer que o tamanho do investimento em publicidade e do poder econômico dos clientes de uma região interferem no patamar salarial dos profissionais. Isto faz com que o sudeste, ainda tenha os salários mais atrativos. Por outro lado, com a globalização e diversificação da comunicação, atrelar-se a uma região não será mais um determinante, uma vez que uma agência de Salvador, por exemplo, poderá atender a um cliente em outro país. Com isto acredito que a realidade atual de todas as praças sofrerá sensível nivelamento. - Algumas agências perdem trabalhos para gráficas especializadas, as gráficas podem ser consideradas concorrentes? Diante de tudo que já foi falado nesta entrevista, acho que ficou claro a importância de um profissional capacitado de verdade a cuidar da comunicação do cliente. Partindo do pressuposto que um plano de comunicação extrapola produções gráficas, e que estas devem estar de acordo com a identidade e unidade de propósito desenvolvida para o cliente, me recuso a enxergar uma gráfica como concorrente de uma agência. - E pra finalizar, qual seria a sua agência bancária? Poderia disponibilizar a senha como incentivo para quem está começando a estudar? Oh, claro que sim! A agência eu acredito que vocês possam descobrir sozinhos, então, pra facilitar, anotem a senha: T-R-A-B-A-L-H-O.


Esta revista foi fotografada com essa Nikon


Click Publicitário Vol.2  

Segundo Volume do layout da revista CLIK Publicitário elaborada pelos alunos do 3º semestre do Curso e Publicidade e Propaganda da Faculdad...

Advertisement