Page 1


Sumรกrio 1. Geral

04

2. Como adquirir os medicamentos

08

3. Como usar os medicamentos

16

4. Como guardar os medicamentos

24

5. Como descartar

75

6. Conheรงa os nebulizadores

81


4


Conheça os medicamentos e seu uso

Os medicamentos são utilizados para curar ou prevenir doenças e aliviar seus sintomas. Porém, quando utilizados de forma incorreta, podem prejudicar a saúde e até causar intoxicações. Por isso, é muito importante conhecer mais os medicamentos e seu uso adequado. Esta cartilha traz várias informações úteis para você sobre o que são esses produtos, como ter acesso a eles, como usá-los, guardá-los e também os cuidados para sua utilização. Boa leitura!

5


Remédio ou medicamento? O que é alopatia? O que é homeopatia? Conheça como obter seu medicamento Conheça os medicamentos

9 10 11 15 18

}


1. Geral


8


Remédio ou Medicamento?

Você sabia que remédio e medicamento não são sinônimos?! Remédio é tudo que pode ser feito ou usado para curar ou aliviar sintomas. Pode ser um chazinho caseiro, uma compressa quente, repouso, prática de atividade física e também medicamentos para curar doenças. Já os medicamentos são preparações elaboradas em farmácias (medicamento manipulado) ou indústrias (medicamento industrializado), a partir de conhecimentos científicos e padrões rígidos de qualidade definidos pelo ministério da saúde. Então...

{

Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento!

}

9


O que é Alopatia?

Um medicamento fitoterápico é um tipo de Medicamento Alopático que é feito com substâncias de origem vegetal.

A Alopatia é um tratamento médico com medicamentos que tentam diminuir ou acabar com os sintomas das doenças, capaz de provocar no organismo o efeito contrário ao causado pela doença que se deseja combater. A Alopatia é mais utilizada na medicina tradicional. Por exemplo, quando usamos um analgésico contra dor, um anti-inflamatório contra uma inflamação, um antitérmico para abaixar a febre, estamos tratando os sintomas com medicamentos de alopatia, ou medicamentos alopáticos. Esses medicamentos são produzidos em indústrias ou farmácias. A desvantagem da alopatia é que esse tipo de medicamento pode provocar efeitos indesejáveis, podendo ser inclusive tóxicos para o nosso corpo. Por isso, só devem ser tomados com a orientação de médicos ou farmacêuticos. As bulas dos medicamentos alopáticos devem ser lidas para auxiliar a tirar dúvidas sobre seu uso e efeitos indesejáveis.

10


O que é Homeopatia?

A Homeopatia é uma maneira de tratar e prevenir doenças diferente da Alopatia. Os Medicamentos Homeopáticos possuem substâncias que ajudam o corpo a reagir contra as doenças. São menos agressivos e praticamente não provocam efeitos indesejáveis no corpo. São produzidos em Farmácias Homeopáticas ou Indústrias Homeopáticas e podem ser usados com segurança em qualquer idade, desde que o tratamento seja acompanhado por um Médico Homeopata.

{

‘A homeopatia trata o doente e não a doença!’

}

11


Remédio ou medicamento? O que é alopatia? O que é homeopatia? Conheça como obter seu medicamento Conheça os medicamentos

9 10 11 15 18

}


2. Como Adquirir os Medicamentos 13


14


Conheça como obter seu medicamento

Dependendo do medicamento, ele pode ser obtido com ou sem receita médica.

SEM RECEITA MÉDICA: MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO (MIP) São medicamentos que não precisam de prescrição médica. Também são chamados de Sem Tarja ou Não Tarjados, pois não possuem tarja na embalagem. Porém, só devem ser utilizados com orientação de um farmacêutico para garantir que está adquirindo o medicamento adequado.

15


O QUE SIGNIFICAM AS TARJAS DOS MEDICAMENTOS? Os Medicamentos são classificados por tarjas, para informar como podem ser prescritos. Elas representam os riscos que o consumo do medicamento pode trazer a sua saúde.

16


COM RECEITA MÉDICA: MEDICAMENTOS DE VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA São medicamentos que só podem ser obtidos com uma prescrição de um profissional de saúde, como o Médico e o Dentista. São também chamados de Medicamentos Tarjados, pois possuem tarja em sua embalagem. São divididos em dois grupos: • Sem Retenção de Receita Médica: são os medicamentos que precisam de receita, mas ela não fica na farmácia no momento da compra. A receita fica com o usuário. Possuem uma Tarja Vermelha na embalagem com os dizeres ‘VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA’ • Com Retenção de Receita Médica: são os medicamentos que precisam de receita, que fica na farmácia no momento da aquisição do medicamento. Possuem uma Tarja Vermelha ou Preta na embalagem. Todos os medicamentos tarjados cuja receita fica retida na farmácia possuem controle especial feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por isso, no momento da compra, também será necessário fornecer dados de identificação do COMPRADOR, que não precisa necessariamente ser quem vai utilizar o medicamento.

17


Conheça os medicamentos

O QUE É MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA? MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA É o Medicamento Inovador, que foi registrado primeiro no país, com estudos CIENTÍFICOS (clínicos) de eficácia, segurança e qualidade, apresentados no momento do registro na ANVISA. Possui uma marca e um nome ´fantasia´. Quando são descobertos e lançados no mercado, ficam protegidos por uma Lei de Patente, que pode durar de 10 à 20 anos. Nesse período, esse medicamento não poderá ser copiado. SUBSTÂNCIA ATIVA de um medicamento é um ou mais componentes que são responsáveis pelo seu efeito terapêutico.

18

O QUE É MEDICAMENTO GENÉRICO? Após o fim da patente, pode ser produzido o Medicamento Genérico, que é uma cópia do Medicamento de Referência. A diferença é que o Genérico não possui marca e deve ser nomeado pelo nome da Substância Ativa.


Ele deve apresentar os mesmos estudos de eficácia, segurança e qualidade, comprovando que apresenta a mesma biodisponibilidade que o medicamento referência (serem bioequivalentes). Além disso, deverá ter o preço 35% menor e conter uma tarja amarela na embalagem, onde deve estar escrito "Medicamento Genérico“. Como eles são equivalentes, o seu farmacêutico poderá seguramente substituir o medicamento referência pelo genérico, sem prejudicar o seu tratamento!

BIODISPONIBILIDADE indica o caminho que o medicamento percorre quando é ingerido até chegar no lugar do corpo em que vai fazer o efeito e o tempo que ele demora para isso

}

}

O QUE É MEDICAMENTO SIMILAR? Medicamento Similar também é uma cópia que pode ser produzida após o fim da Lei de Patente do Medicamento Referência. No entanto, NÃO PODE ser oferecido no lugar no Medicamento Referência.

O QUE É MEDICAMENTO MANIPULADO? É aquele preparado em uma Farmácia, supervisionado por um Farmacêutico habilitado, com uma composição detalhada prescrita por um profissional de saúde. Ele criará um medicamento único, feito especialmente para você de acordo com suas necessidades.

BIOEQUIVALÊNCIA é o teste realizado para demonstrar que um Medicamento é equivalente a outro, verificando se eles possuem a mesma Biodisponibilidade. Isso comprova que eles possuem a mesma eficácia clínica e segurança.

19

Cartilha farmacia  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you