Issuu on Google+


APRESENTAÇÃO E DIFERENCIAIS DA IBE E DA FGV Fundada em 1944, a FGV reúne escolas de excelência e importantes centros de pesquisa e documentação focados na economia, na administração e no direito, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do país. São mais de 60 anos dedicados à geração e transmissão de conhecimentos, impactando positivamente para um Brasil sustentável e competitivo no cenário internacional. A IBE Business Education é uma das grandes parceiras da FGV para o desenvolvimento de programas de MBA e Pós-Graduação. Esta parceria entre a IBE e a FGV vai muito além da prestação de serviços. Através da iniciativa da IBE, a Fundação Getulio Vargas passou a oferecer os programas internacionais MBA Pleno e FGV CEO Internacional, que têm convênios com as mais prestigiadas escolas de negócios do mundo, como Ohio University (EUA), Columbia Business School (EUA) e IMD (Suíça). A IBE tem unidades em Araras, Americana, Campinas, Jundiaí, Limeira, Paulínia, Piracicaba, Vinhedo e Rio Claro. Trabalhando sempre pela Inovação, Conhecimento e Empreendedorismo.

Líder na formação de Líderes, não por acaso  A FGV foi eleita a melhor business school brasileira, segundo ranking 2009 da América Economia Intelligence – instituto de pesquisa da revista América Economia.  A consultoria inglesa QS, que anualmente classifica as melhores escolas de negócios do mundo, apontou a FGV como a melhor business school brasileira na opinião das grandes empresas (2009).

 A FGV é a instituição preferida dos presidentes de empresas, quando o assunto é Pós-Graduação e MBAs (Pesquisas da Revista Você S/A, 2008).  Segundo o MEC, das quatro melhores instituições de ensino do Brasil, três são da FGV (MEC, 2007).  A FGV conquistou o conceito máximo em todos os cursos avaliados no Enade (MEC, 2006).  A FGV tem ampla produção editorial, com mais de 200 títulos de autores brasileiros e estrangeiros que debatem economia, administração, história, direito e negócios (Editora FGV).  Os ex-alunos FGV têm alta empregabilidade nas melhores empresas do país e do exterior.  Professores com sólida formação acadêmica e relevante experiência profissional.


GERENCIAMENTO DE PROJETOS SOBRE O CADEMP Há quase 40 anos, o programa CADEMP - Cursos de Administração de Empresas – oferece cursos de extensão com duração de 8 a 40 horas/aula nas áreas de Contabilidade e Finanças, Logística, Marketing e Vendas, Operações e Recursos Humanos, tendo formado, até hoje, mais de 170 mil alunos. Seu programa é estruturado em 5 ciclos anuais, que ocorrem, aproximadamente, a cada 2 meses. Como não há pré-requisitos, o aluno pode se programar e planejar as datas de acordo com sua agenda, seus interesses e objetivos. METODOLOGIA - Conceituação: Aulas expositivas, baseadas em slides, filmes e estudo de casos. - Crítica: A ênfase é dada na discussão em sala dos conceitos apresentados, de forma a garantir o debate, a liberdade de criação e a postura crítica do participante. - Vivência: Através de dinâmicas de grupos, baseadas em exercícios distribuídos pelo professor e/ou situações trazidas pelos próprios participantes; - Ação: A simultaneidade entre teoria e prática, visando à compreensão do aluno. EMENTA - 24h/aula Características do ambiente de projetos, diferentes abordagens de gerenciamento de projetos, técnicas de cronogramação e priorização de atividades de projetos. Ambientes multiprojeto e compartilhamento de recursos. Administração de risco. Gerenciamento do fator humano e negociação no contexto do projeto. Orçamento e custos de projetos. OBJETIVOS Transmitir aos participantes as técnicas e ferramentas para o gerenciamento de projetos, utilizando o melhor do PMBOK e da filosofia “Critical Chain”.


GERENCIAMENTO DE PROJETOS PÚBLICO ALVO Destinado a profissionais que buscam técnicas e ferramentas práticas que possibilitam a atuação direta, e ou indireta em quaisquer projetos de pequeno á grande porte. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 – Projetos: O que são e como nascem. 2 - Programas e Portfólios - A decisão da Empresa. 3 - Termo de abertura e identificação dos interessados. 4 - Gestão do Plano do Projeto - aplicando e esclarecendo as nove áreas do conhecimento. 5 - Executar o que foi planejado 6 - Acompanhamento, monitoração e controle do trabalho executado conforme o planejamento. 7 - Entrega dos resultados do projeto - encerramento.


GERENCIAMENTO DE PROJETOS CARGA HORÁRIA Carga horária total: 24 horas/aula DATA E INÍCIO PREVISTOS 2ª quinzena de Junho. Aulas aos sabádos 08h às 17h20min. INFORMAÇÕES ADICIONAIS Certificação Será emitido um certificado de participação pela Fundação Getulio Vargas em nível atualização aos alunos que atingirem no mínimo 75% de presença. Documentos e Condições

Ficha de Inscrição preenchida, assinada e datada; Cópia de RG e CPF, ou CNH; Pagamento da primeira parcela antes do início do curso. IMPORTANTE -O candidato deverá comparecer às instalações da IBE FGV, em período anterior à data de inicio do curso para entrega da documentação, ou enviar via correio. *sem a documentação não será permitida a entrada do aluno em sala de aula.

-O nº de vagas é limitado, não havendo a possibilidade de reservas. -Na falta de quorum na opção escolhida, o participante poderá optar por outros cursos disponíveis no mesmo semestre.



CADEMP - Gerenciamento de Projetos