Issuu on Google+

A g e n d a Se te mbro

02

D O M I N GO

10h00 Celebração com Ceia Memorial

11

TERÇA

14h00 Reunião da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Homens

03

20h30 Encontro para líderes de PG

12

Q UA RTA

04

14h00 Reunião da 3ª IBAB

13

05

Q U ARTA

14h00 Mãos e Coração

S Á B A DO

10

17

S E GU N D A

20h30 Fórum Cristão de Profissionais

CELEBRAÇÃO IBAB J OVEM

CASAIS J OV E N S

No dia 25 de Agosto, o IBAB Jovem vivenciou uma celebração com boa música e um bate-papo  sobre o tema: Cristianismo, ideologia ou utopia?

O casal Mauricio e Priscila Diacov foram os convidados dos Casais Jovens, no encontro que teve como tema “A história de nós dois”, dia 11 de Agosto. Os casais também tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de sua própria história uns com os outros.

10h00 Celebração

TERÇA

10h00 Encontro da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Homens

26

Q UA RTA

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

DO M I NG O

10h00 Celebração

27

Q UI NTA

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

Novas pessoas estão chegando e participando dos Encontros de Pequenos Grupos do IBAB MAI, ministério para adultos solteiros, descasados e viúvos. No dia 18/08 o Pastor Levi Araújo trouxe a quinta reflexão do tema do ano - “Doer não é pecado” – que  teve ótimas ressonâncias nos pequenos grupos.

SESSÃO D E CINEMA IBAB J OVEM

ENCONTRO D E PA I S D E AD OLESC E N TE S

SEXTA TEEN

Informativo nº 24 - Setembro 2012 Ser um sinal histórico do Reino de Deus, levando o evangelho todo para o homem todo, priorizando relacionamentos,

S E G UNDA

20h30 Celebração de Mulheres

10h00 Celebração

18

PEQUENOS GRUPOS IBAB MAI

O trabalho voluntário é um valor IBAB. A Bíblia ensina que a saúde de uma comunidade cristã depende da mobilização de todos os seus participantes para o bem comum e o cumprimento de sua missão no mundo. Os pastores da igreja são responsáveis por viabilizar o ministério pastoral da igreja, que é realizado na dinâmica dos relacionamentos pessoais e das múltiplas diaconias, que chamamos ministérios: “Deus designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. [Efésios 4:11-16]

Celebrando a Recuperação promoveu, na noite de 29 de Agosto, mais uma Quarta Super, na qual fomos encorajados por meio da reflexão do pastor Osmar Ludovico sobre o tema “Qual o papel da espiritualidade em minha recuperação?”

DO M I NG O

20h30 Reunião de Oração para Mulheres

19h00 IBAB Jovem

18h30 Celebração

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

18h30 Celebração

23

QU ARTA SU PER - CELEBRAND O A RECU PERAÇÃO

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

20h00 Pequenos Grupos do IBAB MAI

Q U I N TA

D O M I N GO

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

20h00 Casais Jovens

16

09

Q UI NTA

IBAB PEQU ENOS GRU POS

No dia, 4 de Agosto, tivemos o segundo encontro do semestre com líderes de pequenos grupos da Ibab. Foi um tempo de comunhão, reflexão e direção.

18h30 Celebração

20h30 Celebrando a Recuperação

06

20

25 15

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

Q UI NTA

20h30 Reunião de Oração para Mulheres 20h30 Reunião de Oração para Homens

Q UA RTA

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

T E RÇ A

19

20h30 Reunião de Oração para Mulheres

18h30 Celebração com Ceia Memorial

S E GU N D A

COR AÇ ÃO VOLUNTÁRIO

A c o nt e c e u

29

S Á B A DO

19h00 IBAB Jovem

TERÇA

14h00 Reunião da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Mulheres 20h30 Reunião de Oração para Homens

30

DO M I NG O

10h00 Celebração 18h30 Celebração

D e s t a q ue s

Bazar de Natal

Dia 15 de setembro, sábado, às 19h30, o pastor Samuel Xavier participará de encontro aberto a todos os casais jovens – casados, noivos e namorados - da IBAB para uma conversa sobre “A prática do Amor”. Uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de amizades espirituais com outros casais jovens da igreja.

O Bazar de Natal é uma das ações da Campanha de Natal IBAB. Oferece artesanato natalino confeccionado pelas voluntárias do ministério Mãos e Coração e está aberto a todas as interessadas em participar voluntáriamente. Informações e inscrições: espacomaosecoracao@yahoo.com.br

Inscrições: http://bit.ly/acampakids2012

No último dia 03 de agosto aconteceu mais uma Sexta Teen. A música ficou por conta de Alexandre Magnani & Banda. Neste encontro, além do tempo de confraternização, conversamos sobre nossa paixão pelo Deus Filho.

No dia 18 de Agosto o IBAB Jovem promoveu uma sessão de cinema exclusiva no cine da Livraria Cultura com a exibição do filme alemão “A Onda”.

FÓRU M D E PAIS

No dia 17 de agosto, o Ministério IBAB Criança realizou a primeira edição do “Fórum de Pais”, ocasião em que David Urbat apresentou o tema “Educação financeira para pais e filhos”. O Fórum é uma iniciativa que visa oferecer aos pais subsídios para a educação integral da criança.

FÓRU M CRISTÃO D E PROFISSIONAIS - O PROFISSIONAL ESPIRITU AL A última edição do Fórum Cristão de Profissionais aconteceu no dia 13 de Agosto na IBAB, com a presença do Pastor Ed René Kivitz, que falou sobre  “O PROFISSIONAL ESPIRITUAL”. Para obter o e-Book e assistir à gravação do encontro, acesse: http://www.forumcristaoprofissionais.com/

envolvendo todos os seus frequentadores, além dos limites culto-clero-domingo-templo. No sábado dia 18 de agosto o ministério IBAB Adolas promoveu mais um Encontro de Pais de Adolescentes com a psicóloga Fátima Fontes. Nesta ocasião o tema tratado foi “As trajetórias pessoais dos pais, seus anseios e sonhos”.

OFICINA DE P E R C U S S Ã O

Rua Robert Bosch, 116 Barra Funda/SP - 01141-010 Tel: (11) 3618-3030 ibab@ibab.com.br www.ibab.com.br twitter.com/ibab facebook.com/oficialibab vimeo.com/ibab flickr.com/ibab

O Ministério IBAB Adoração promoveu, no dia 11 de agosto, uma oficina musical para os integrantes do grupo Batucas. O professor e percussionista Ari Colares envolveu todos os participantes numa tarde repleta de ritmos brasileiros, entre eles, Maracatu e Baião. As novas aprendizagens no manuseio dos instrumentos e modos de expressão musical ficaram por conta do dinamismo presente no grupo.

baixe o leitor de QR code em seu celular e aproxime o telefone do código acima. Se prefirir acesse: http://bit.ly/ibabsetembro2012

Valorizamos o trabalho voluntário em suas diversas formas de atividades, organizadas ou não, inclusive os diversos serviços eventuais e esporádicos. Mas, essencialmente, compreendemos a atuação voluntária como “serviço não remunerado no contexto de um ministério específico”. Chamamos de ministério todo serviço (1) organizado e coordenado: implica a participação em um grupo que se submete a uma liderança; (2) prestado mediante padrões definidos: implica critérios para avaliação das atividades e projetos, dos produtos ou serviços fornecidos, da forma de atuação e compromisso dos envolvidos; (3) prestado com regularidade: implica compromisso; ministério não é coisa que alguém faz “quando dá” ou “quando pode”; e (4) que visa a satisfazer necessidades específicas de um público definido: implica senso de missão, isto é, todos sabem o que fazem, para quem fazem, e o que se espera que seja feito. A atuação voluntária, portanto, não é mera ajuda ocasional, mas compromisso de serviço permanente, com elevados padrões de excelência. A igreja de Jesus Cristo pode ser compreendida como ekklesia e diáspora. A ekklesia é a igreja congregada; a diáspora é a igreja espalhada; a ekklesia é a comunidade cristã intra-muros; a diáspora é a comunidade cristã fora dos seus portões, espalhada no mundo, na sociedade; a ekklesia é a cidade edificada sobre o monte; a diáspora é o sal da terra (Mateus 5.13-16). O trabalho voluntário acontece tanto na ekklesia quanto na diáspora. Os voluntários do IBAB Criança, os professores na alfabetização de adultos, os líderes de Pequenos Grupos, e os músicos que atuam nas celebrações dominicais são alguns exemplos de ministérios na ekklesia, isto é, serviços prestados no contexto interno da comunidade. Os voluntários que atuam nas ONGs parceiras da IBAB ou que estão envolvidas em organizações cristãs ou não da sociedade em geral, como por exemplo a capelania hospitalar, são tipos de ministérios na diáspora, isto é, serviços prestados independentemente da estrutura organizacional da comunidade cristã. A atuação voluntária possui pelo menos três objetivos: (1) suprir as necessidades da comunidade cristã, por meio dos diversos serviços que viabilizam o desenvolvimento dos projetos eventuais e as atividades permanentes da comunidade; (2) atender a demanda de necessidades humanas em geral, pois a comunidade cristã é uma das atoras sociais que cuida do bem estar coletivo da população; e (3) testemunhar o amor de Deus, o que estabelece a distinção entre uma comunidade cristã e uma ONG. Como disse René Padilla, explicando o conceito da missão integral da igreja, “missão é ação que exige explicação”, e a explicação é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A IBAB existe, se sustenta e se expande mediante a atuação de centenas de voluntários. São homens e mulheres, idosos, jovens e crianças que experimentam a cada dia a grandeza de Deus e a generosidade do servir, gente que tem um coração voluntário!

Ed René Kivitz @edrenekivitz


E d i to r i al

P ro gra m a Vo l unt a r i a do

Contato Ministerial

O Progra ma Volunta r ia d o Minister ia l IBA B pr ior iza e reconh e ce os v ol untários co mo p rota g o n istas d a a t ua ção m in isteria l I BAB , a p a rt ir d e sua v o ca ção e d o ns no co rp o d e Cristo.

Rede IBAB Solidária

IBAB Ed René Kivitz ibab@ibab.com.br

IBAB Adolas Joabe Santos adolas@ibab.com.br

IBAB Missão Silvia Kivitz missao@ibab.com.br

IBAB Jovem jovem@ibab.com.br

IBAB Pastoral Cláudio Manhães pastoral@ibab.com.br

IBAB MAI Levi Araújo mai@ibab.com.br

IBAB Adoração Adriana Oliveira adoracao@ibab.com.br

IBAB Gestão Álvaro B. Corrêa Jr. alvaro.junior@ibab.com.br

A Rede IBAB Solidária é um espaço de mobilização e cooperação entre a Igreja Batista de Água Branca e projetos e organizações do terceiro setor e agências missionárias. Conheça as organizações e projetos parceiros e saiba como participar. Acesse www.redeibabsolidaria.com.br

Contribuições Faça seu cheque nominal à Igreja Batista de Água Branca. Você também pode contribuir por meio de depósito bancário, em qualquer uma das contas abaixo: Banco

IBAB Pequenos Grupos Andrey Mendonça pg@ibab.com.br

IBAB Administração Ismael Facion ibab@ibab.com.br

IBAB Criança José Mário crianca@ibab.com.br

IBAB Comunicação Thiago Crucciti thiago.crucciti@ibab.com.br

Agência

Local

Conta

0111-2

Anastácio

91403-7

0328

Barra Funda

07480-72

6645

Emissários

12867-6

CNPJ da IBAB: 43.281.625/0001-81 Após efetuar o depósito você pode colocar o comprovante em um envelope de contribuição e entregá-lo nos momentos de oferta.

OBJETIVOS DO PROGRAMA: Q Q U E É T R A B A L H O V O L U N TÁ R I O N A I B A B :

INFORMAR sobre os programas ministeriais IBAB, e

apresentar o roteiro de descrição da atuação voluntária para cada função.

Atividade não remunerada, exercida em benefício da edificação do corpo de Cristo, sob supervisão de um líder, em contexto de equipe, a partir de critérios definidos, com estrutura e apoio para a excelência do serviço prestado.

MOTIVAR a comunidade IBAB a servir nos seus diversos ministérios, valorizando a igreja como ambiente de realização pessoal. RECRU TAR convocando a comunidade IBAB a se enga-

jar no trabalho voluntário, atendendo as demandas e desafios dos ministérios e oferecendo oportunidade aos que querem servir por meio do voluntariado.

Servir a Cristo

Ser v i nd o Pess o as

INCLU IR os voluntários para que experimentem sen-

D e s t a q ue s Cul turai s LIVRO

LIVRO

so de pertencimento e percebam-se como parte de um corpo, e, mutuamente, experimentem encorajamento e suporte.

D E U S N Ã O É C R I S TÃ O

TREMENDAS TRIVIALIDADES

Desmond Tutu | Thomas Nelson Brasil

G.K. Chesterton | Editora Ecclesiae

Organizado pelo jornalista sul-africano John Allen, o livro reúne discursos e mensagens em que Desmond Tutu reflete sobre os movimentos sociais no mundo e questiona o direito de qualquer grupo religioso de reivindicar a exclusividade de Deus.

‘Tremendas Trivialidades’ reúne 39 crônicas de G. K. Chesterton que buscam mostrar ao leitor que não existem coisas desprovidas de interesse, triviais, mas apenas pessoas que não se interessam suficientemente por elas. O livro procura ser um convite para o leitor ver nas pequenas coisas não a sua beleza, mas a sua grandeza.

ALINH AR oferecendo alinhamento visionário, contri-

buindo para que o voluntário conheça e se comprometa com a visão IBAB. CAPACITAR os voluntários para que exerçam com ex-

celência seu ministério. PA S TO R E A R os voluntários por meio de cuidado pastoral

e incentivar o pastoreio mútuo. ACOMPANH AR identificando e suprindo as necessida-

des do voluntariado e avaliando à luz dos objetivos e condições existentes.

Dica do Ed René Kivitz

Dica do Andrey Mendonça

Para a Gl ó r i a de D eus

PARA S E R V O L U N TÁRI O N A I BAB: Apresentar experiência de conversão, caráter e maturidade. Experiência e compromisso exclusivo com a IBAB. Apresentar perfil, capacidades, habilidades e dons espirituais para o exercício da função. Assumir compromisso de aperfeiçoamento para o exercício da função, participando dos encontros de capacitação. Assinar o termo de adesão ao trabalho voluntário.


A g e n d a Se te mbro

02

D O M I N GO

10h00 Celebração com Ceia Memorial

11

TERÇA

14h00 Reunião da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Homens

03

20h30 Encontro para líderes de PG

12

Q UA RTA

04

14h00 Reunião da 3ª IBAB

13

05

Q U ARTA

14h00 Mãos e Coração

S Á B A DO

10

17

S E GU N D A

20h30 Fórum Cristão de Profissionais

CELEBRAÇÃO IBAB J OVEM

CASAIS J OV E N S

No dia 25 de Agosto, o IBAB Jovem vivenciou uma celebração com boa música e um bate-papo  sobre o tema: Cristianismo, ideologia ou utopia?

O casal Mauricio e Priscila Diacov foram os convidados dos Casais Jovens, no encontro que teve como tema “A história de nós dois”, dia 11 de Agosto. Os casais também tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de sua própria história uns com os outros.

10h00 Celebração

TERÇA

10h00 Encontro da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Homens

26

Q UA RTA

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

DO M I NG O

10h00 Celebração

27

Q UI NTA

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

Novas pessoas estão chegando e participando dos Encontros de Pequenos Grupos do IBAB MAI, ministério para adultos solteiros, descasados e viúvos. No dia 18/08 o Pastor Levi Araújo trouxe a quinta reflexão do tema do ano - “Doer não é pecado” – que  teve ótimas ressonâncias nos pequenos grupos.

SESSÃO D E CINEMA IBAB J OVEM

ENCONTRO D E PA I S D E AD OLESC E N TE S

SEXTA TEEN

Informativo nº 24 - Setembro 2012 Ser um sinal histórico do Reino de Deus, levando o evangelho todo para o homem todo, priorizando relacionamentos,

S E G UNDA

20h30 Celebração de Mulheres

10h00 Celebração

18

PEQUENOS GRUPOS IBAB MAI

O trabalho voluntário é um valor IBAB. A Bíblia ensina que a saúde de uma comunidade cristã depende da mobilização de todos os seus participantes para o bem comum e o cumprimento de sua missão no mundo. Os pastores da igreja são responsáveis por viabilizar o ministério pastoral da igreja, que é realizado na dinâmica dos relacionamentos pessoais e das múltiplas diaconias, que chamamos ministérios: “Deus designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. [Efésios 4:11-16]

Celebrando a Recuperação promoveu, na noite de 29 de Agosto, mais uma Quarta Super, na qual fomos encorajados por meio da reflexão do pastor Osmar Ludovico sobre o tema “Qual o papel da espiritualidade em minha recuperação?”

DO M I NG O

20h30 Reunião de Oração para Mulheres

19h00 IBAB Jovem

18h30 Celebração

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

18h30 Celebração

23

QU ARTA SU PER - CELEBRAND O A RECU PERAÇÃO

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

20h00 Pequenos Grupos do IBAB MAI

Q U I N TA

D O M I N GO

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

20h00 Casais Jovens

16

09

Q UI NTA

IBAB PEQU ENOS GRU POS

No dia, 4 de Agosto, tivemos o segundo encontro do semestre com líderes de pequenos grupos da Ibab. Foi um tempo de comunhão, reflexão e direção.

18h30 Celebração

20h30 Celebrando a Recuperação

06

20

25 15

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

Q UI NTA

20h30 Reunião de Oração para Mulheres 20h30 Reunião de Oração para Homens

Q UA RTA

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

T E RÇ A

19

20h30 Reunião de Oração para Mulheres

18h30 Celebração com Ceia Memorial

S E GU N D A

COR AÇ ÃO VOLUNTÁRIO

A c o nt e c e u

29

S Á B A DO

19h00 IBAB Jovem

TERÇA

14h00 Reunião da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Mulheres 20h30 Reunião de Oração para Homens

30

DO M I NG O

10h00 Celebração 18h30 Celebração

D e s t a q ue s

Bazar de Natal

Dia 15 de setembro, sábado, às 19h30, o pastor Samuel Xavier participará de encontro aberto a todos os casais jovens – casados, noivos e namorados - da IBAB para uma conversa sobre “A prática do Amor”. Uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de amizades espirituais com outros casais jovens da igreja.

O Bazar de Natal é uma das ações da Campanha de Natal IBAB. Oferece artesanato natalino confeccionado pelas voluntárias do ministério Mãos e Coração e está aberto a todas as interessadas em participar voluntáriamente. Informações e inscrições: espacomaosecoracao@yahoo.com.br

Inscrições: http://bit.ly/acampakids2012

No último dia 03 de agosto aconteceu mais uma Sexta Teen. A música ficou por conta de Alexandre Magnani & Banda. Neste encontro, além do tempo de confraternização, conversamos sobre nossa paixão pelo Deus Filho.

No dia 18 de Agosto o IBAB Jovem promoveu uma sessão de cinema exclusiva no cine da Livraria Cultura com a exibição do filme alemão “A Onda”.

FÓRU M D E PAIS

No dia 17 de agosto, o Ministério IBAB Criança realizou a primeira edição do “Fórum de Pais”, ocasião em que David Urbat apresentou o tema “Educação financeira para pais e filhos”. O Fórum é uma iniciativa que visa oferecer aos pais subsídios para a educação integral da criança.

FÓRU M CRISTÃO D E PROFISSIONAIS - O PROFISSIONAL ESPIRITU AL A última edição do Fórum Cristão de Profissionais aconteceu no dia 13 de Agosto na IBAB, com a presença do Pastor Ed René Kivitz, que falou sobre  “O PROFISSIONAL ESPIRITUAL”. Para obter o e-Book e assistir à gravação do encontro, acesse: http://www.forumcristaoprofissionais.com/

envolvendo todos os seus frequentadores, além dos limites culto-clero-domingo-templo. No sábado dia 18 de agosto o ministério IBAB Adolas promoveu mais um Encontro de Pais de Adolescentes com a psicóloga Fátima Fontes. Nesta ocasião o tema tratado foi “As trajetórias pessoais dos pais, seus anseios e sonhos”.

OFICINA DE P E R C U S S Ã O

Rua Robert Bosch, 116 Barra Funda/SP - 01141-010 Tel: (11) 3618-3030 ibab@ibab.com.br www.ibab.com.br twitter.com/ibab facebook.com/oficialibab vimeo.com/ibab flickr.com/ibab

O Ministério IBAB Adoração promoveu, no dia 11 de agosto, uma oficina musical para os integrantes do grupo Batucas. O professor e percussionista Ari Colares envolveu todos os participantes numa tarde repleta de ritmos brasileiros, entre eles, Maracatu e Baião. As novas aprendizagens no manuseio dos instrumentos e modos de expressão musical ficaram por conta do dinamismo presente no grupo.

baixe o leitor de QR code em seu celular e aproxime o telefone do código acima. Se prefirir acesse: http://bit.ly/ibabsetembro2012

Valorizamos o trabalho voluntário em suas diversas formas de atividades, organizadas ou não, inclusive os diversos serviços eventuais e esporádicos. Mas, essencialmente, compreendemos a atuação voluntária como “serviço não remunerado no contexto de um ministério específico”. Chamamos de ministério todo serviço (1) organizado e coordenado: implica a participação em um grupo que se submete a uma liderança; (2) prestado mediante padrões definidos: implica critérios para avaliação das atividades e projetos, dos produtos ou serviços fornecidos, da forma de atuação e compromisso dos envolvidos; (3) prestado com regularidade: implica compromisso; ministério não é coisa que alguém faz “quando dá” ou “quando pode”; e (4) que visa a satisfazer necessidades específicas de um público definido: implica senso de missão, isto é, todos sabem o que fazem, para quem fazem, e o que se espera que seja feito. A atuação voluntária, portanto, não é mera ajuda ocasional, mas compromisso de serviço permanente, com elevados padrões de excelência. A igreja de Jesus Cristo pode ser compreendida como ekklesia e diáspora. A ekklesia é a igreja congregada; a diáspora é a igreja espalhada; a ekklesia é a comunidade cristã intra-muros; a diáspora é a comunidade cristã fora dos seus portões, espalhada no mundo, na sociedade; a ekklesia é a cidade edificada sobre o monte; a diáspora é o sal da terra (Mateus 5.13-16). O trabalho voluntário acontece tanto na ekklesia quanto na diáspora. Os voluntários do IBAB Criança, os professores na alfabetização de adultos, os líderes de Pequenos Grupos, e os músicos que atuam nas celebrações dominicais são alguns exemplos de ministérios na ekklesia, isto é, serviços prestados no contexto interno da comunidade. Os voluntários que atuam nas ONGs parceiras da IBAB ou que estão envolvidas em organizações cristãs ou não da sociedade em geral, como por exemplo a capelania hospitalar, são tipos de ministérios na diáspora, isto é, serviços prestados independentemente da estrutura organizacional da comunidade cristã. A atuação voluntária possui pelo menos três objetivos: (1) suprir as necessidades da comunidade cristã, por meio dos diversos serviços que viabilizam o desenvolvimento dos projetos eventuais e as atividades permanentes da comunidade; (2) atender a demanda de necessidades humanas em geral, pois a comunidade cristã é uma das atoras sociais que cuida do bem estar coletivo da população; e (3) testemunhar o amor de Deus, o que estabelece a distinção entre uma comunidade cristã e uma ONG. Como disse René Padilla, explicando o conceito da missão integral da igreja, “missão é ação que exige explicação”, e a explicação é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A IBAB existe, se sustenta e se expande mediante a atuação de centenas de voluntários. São homens e mulheres, idosos, jovens e crianças que experimentam a cada dia a grandeza de Deus e a generosidade do servir, gente que tem um coração voluntário!

Ed René Kivitz @edrenekivitz


E d i to r i al

P ro gra m a Vo l unt a r i a do

Contato Ministerial

O Progra ma Volunta r ia d o Minister ia l IBA B pr ior iza e reconh e ce os v ol untários co mo p rota g o n istas d a a t ua ção m in isteria l I BAB , a p a rt ir d e sua v o ca ção e d o ns no co rp o d e Cristo.

Rede IBAB Solidária

IBAB Ed René Kivitz ibab@ibab.com.br

IBAB Adolas Joabe Santos adolas@ibab.com.br

IBAB Missão Silvia Kivitz missao@ibab.com.br

IBAB Jovem jovem@ibab.com.br

IBAB Pastoral Cláudio Manhães pastoral@ibab.com.br

IBAB MAI Levi Araújo mai@ibab.com.br

IBAB Adoração Adriana Oliveira adoracao@ibab.com.br

IBAB Gestão Álvaro B. Corrêa Jr. alvaro.junior@ibab.com.br

A Rede IBAB Solidária é um espaço de mobilização e cooperação entre a Igreja Batista de Água Branca e projetos e organizações do terceiro setor e agências missionárias. Conheça as organizações e projetos parceiros e saiba como participar. Acesse www.redeibabsolidaria.com.br

Contribuições Faça seu cheque nominal à Igreja Batista de Água Branca. Você também pode contribuir por meio de depósito bancário, em qualquer uma das contas abaixo: Banco

IBAB Pequenos Grupos Andrey Mendonça pg@ibab.com.br

IBAB Administração Ismael Facion ibab@ibab.com.br

IBAB Criança José Mário crianca@ibab.com.br

IBAB Comunicação Thiago Crucciti thiago.crucciti@ibab.com.br

Agência

Local

Conta

0111-2

Anastácio

91403-7

0328

Barra Funda

07480-72

6645

Emissários

12867-6

CNPJ da IBAB: 43.281.625/0001-81 Após efetuar o depósito você pode colocar o comprovante em um envelope de contribuição e entregá-lo nos momentos de oferta.

OBJETIVOS DO PROGRAMA: Q Q U E É T R A B A L H O V O L U N TÁ R I O N A I B A B :

INFORMAR sobre os programas ministeriais IBAB, e

apresentar o roteiro de descrição da atuação voluntária para cada função.

Atividade não remunerada, exercida em benefício da edificação do corpo de Cristo, sob supervisão de um líder, em contexto de equipe, a partir de critérios definidos, com estrutura e apoio para a excelência do serviço prestado.

MOTIVAR a comunidade IBAB a servir nos seus diversos ministérios, valorizando a igreja como ambiente de realização pessoal. RECRU TAR convocando a comunidade IBAB a se enga-

jar no trabalho voluntário, atendendo as demandas e desafios dos ministérios e oferecendo oportunidade aos que querem servir por meio do voluntariado.

Servir a Cristo

Ser v i nd o Pess o as

INCLU IR os voluntários para que experimentem sen-

D e s t a q ue s Cul turai s LIVRO

LIVRO

so de pertencimento e percebam-se como parte de um corpo, e, mutuamente, experimentem encorajamento e suporte.

D E U S N Ã O É C R I S TÃ O

TREMENDAS TRIVIALIDADES

Desmond Tutu | Thomas Nelson Brasil

G.K. Chesterton | Editora Ecclesiae

Organizado pelo jornalista sul-africano John Allen, o livro reúne discursos e mensagens em que Desmond Tutu reflete sobre os movimentos sociais no mundo e questiona o direito de qualquer grupo religioso de reivindicar a exclusividade de Deus.

‘Tremendas Trivialidades’ reúne 39 crônicas de G. K. Chesterton que buscam mostrar ao leitor que não existem coisas desprovidas de interesse, triviais, mas apenas pessoas que não se interessam suficientemente por elas. O livro procura ser um convite para o leitor ver nas pequenas coisas não a sua beleza, mas a sua grandeza.

ALINH AR oferecendo alinhamento visionário, contri-

buindo para que o voluntário conheça e se comprometa com a visão IBAB. CAPACITAR os voluntários para que exerçam com ex-

celência seu ministério. PA S TO R E A R os voluntários por meio de cuidado pastoral

e incentivar o pastoreio mútuo. ACOMPANH AR identificando e suprindo as necessida-

des do voluntariado e avaliando à luz dos objetivos e condições existentes.

Dica do Ed René Kivitz

Dica do Andrey Mendonça

Para a Gl ó r i a de D eus

PARA S E R V O L U N TÁRI O N A I BAB: Apresentar experiência de conversão, caráter e maturidade. Experiência e compromisso exclusivo com a IBAB. Apresentar perfil, capacidades, habilidades e dons espirituais para o exercício da função. Assumir compromisso de aperfeiçoamento para o exercício da função, participando dos encontros de capacitação. Assinar o termo de adesão ao trabalho voluntário.


E d i to r i al

P ro gra m a Vo l unt a r i a do

Contato Ministerial

O Progra ma Volunta r ia d o Minister ia l IBA B pr ior iza e reconh e ce os v ol untários co mo p rota g o n istas d a a t ua ção m in isteria l I BAB , a p a rt ir d e sua v o ca ção e d o ns no co rp o d e Cristo.

Rede IBAB Solidária

IBAB Ed René Kivitz ibab@ibab.com.br

IBAB Adolas Joabe Santos adolas@ibab.com.br

IBAB Missão Silvia Kivitz missao@ibab.com.br

IBAB Jovem jovem@ibab.com.br

IBAB Pastoral Cláudio Manhães pastoral@ibab.com.br

IBAB MAI Levi Araújo mai@ibab.com.br

IBAB Adoração Adriana Oliveira adoracao@ibab.com.br

IBAB Gestão Álvaro B. Corrêa Jr. alvaro.junior@ibab.com.br

A Rede IBAB Solidária é um espaço de mobilização e cooperação entre a Igreja Batista de Água Branca e projetos e organizações do terceiro setor e agências missionárias. Conheça as organizações e projetos parceiros e saiba como participar. Acesse www.redeibabsolidaria.com.br

Contribuições Faça seu cheque nominal à Igreja Batista de Água Branca. Você também pode contribuir por meio de depósito bancário, em qualquer uma das contas abaixo: Banco

IBAB Pequenos Grupos Andrey Mendonça pg@ibab.com.br

IBAB Administração Ismael Facion ibab@ibab.com.br

IBAB Criança José Mário crianca@ibab.com.br

IBAB Comunicação Thiago Crucciti thiago.crucciti@ibab.com.br

Agência

Local

Conta

0111-2

Anastácio

91403-7

0328

Barra Funda

07480-72

6645

Emissários

12867-6

CNPJ da IBAB: 43.281.625/0001-81 Após efetuar o depósito você pode colocar o comprovante em um envelope de contribuição e entregá-lo nos momentos de oferta.

OBJETIVOS DO PROGRAMA: Q Q U E É T R A B A L H O V O L U N TÁ R I O N A I B A B :

INFORMAR sobre os programas ministeriais IBAB, e

apresentar o roteiro de descrição da atuação voluntária para cada função.

Atividade não remunerada, exercida em benefício da edificação do corpo de Cristo, sob supervisão de um líder, em contexto de equipe, a partir de critérios definidos, com estrutura e apoio para a excelência do serviço prestado.

MOTIVAR a comunidade IBAB a servir nos seus diversos ministérios, valorizando a igreja como ambiente de realização pessoal. RECRU TAR convocando a comunidade IBAB a se enga-

jar no trabalho voluntário, atendendo as demandas e desafios dos ministérios e oferecendo oportunidade aos que querem servir por meio do voluntariado.

Servir a Cristo

Ser v i nd o Pess o as

INCLU IR os voluntários para que experimentem sen-

D e s t a q ue s Cul turai s LIVRO

LIVRO

so de pertencimento e percebam-se como parte de um corpo, e, mutuamente, experimentem encorajamento e suporte.

D E U S N Ã O É C R I S TÃ O

TREMENDAS TRIVIALIDADES

Desmond Tutu | Thomas Nelson Brasil

G.K. Chesterton | Editora Ecclesiae

Organizado pelo jornalista sul-africano John Allen, o livro reúne discursos e mensagens em que Desmond Tutu reflete sobre os movimentos sociais no mundo e questiona o direito de qualquer grupo religioso de reivindicar a exclusividade de Deus.

‘Tremendas Trivialidades’ reúne 39 crônicas de G. K. Chesterton que buscam mostrar ao leitor que não existem coisas desprovidas de interesse, triviais, mas apenas pessoas que não se interessam suficientemente por elas. O livro procura ser um convite para o leitor ver nas pequenas coisas não a sua beleza, mas a sua grandeza.

ALINH AR oferecendo alinhamento visionário, contri-

buindo para que o voluntário conheça e se comprometa com a visão IBAB. CAPACITAR os voluntários para que exerçam com ex-

celência seu ministério. PA S TO R E A R os voluntários por meio de cuidado pastoral

e incentivar o pastoreio mútuo. ACOMPANH AR identificando e suprindo as necessida-

des do voluntariado e avaliando à luz dos objetivos e condições existentes.

Dica do Ed René Kivitz

Dica do Andrey Mendonça

Para a Gl ó r i a de D eus

PARA S E R V O L U N TÁRI O N A I BAB: Apresentar experiência de conversão, caráter e maturidade. Experiência e compromisso exclusivo com a IBAB. Apresentar perfil, capacidades, habilidades e dons espirituais para o exercício da função. Assumir compromisso de aperfeiçoamento para o exercício da função, participando dos encontros de capacitação. Assinar o termo de adesão ao trabalho voluntário.


A g e n d a Se te mbro

02

D O M I N GO

10h00 Celebração com Ceia Memorial

11

TERÇA

14h00 Reunião da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Homens

03

20h30 Encontro para líderes de PG

12

Q UA RTA

04

14h00 Reunião da 3ª IBAB

13

05

Q U ARTA

14h00 Mãos e Coração

S Á B A DO

10

17

S E GU N D A

20h30 Fórum Cristão de Profissionais

CELEBRAÇÃO IBAB J OVEM

CASAIS J OV E N S

No dia 25 de Agosto, o IBAB Jovem vivenciou uma celebração com boa música e um bate-papo  sobre o tema: Cristianismo, ideologia ou utopia?

O casal Mauricio e Priscila Diacov foram os convidados dos Casais Jovens, no encontro que teve como tema “A história de nós dois”, dia 11 de Agosto. Os casais também tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco de sua própria história uns com os outros.

10h00 Celebração

TERÇA

10h00 Encontro da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Homens

26

Q UA RTA

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

DO M I NG O

10h00 Celebração

27

Q UI NTA

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

Novas pessoas estão chegando e participando dos Encontros de Pequenos Grupos do IBAB MAI, ministério para adultos solteiros, descasados e viúvos. No dia 18/08 o Pastor Levi Araújo trouxe a quinta reflexão do tema do ano - “Doer não é pecado” – que  teve ótimas ressonâncias nos pequenos grupos.

SESSÃO D E CINEMA IBAB J OVEM

ENCONTRO D E PA I S D E AD OLESC E N TE S

SEXTA TEEN

Informativo nº 24 - Setembro 2012 Ser um sinal histórico do Reino de Deus, levando o evangelho todo para o homem todo, priorizando relacionamentos,

S E G UNDA

20h30 Celebração de Mulheres

10h00 Celebração

18

PEQUENOS GRUPOS IBAB MAI

O trabalho voluntário é um valor IBAB. A Bíblia ensina que a saúde de uma comunidade cristã depende da mobilização de todos os seus participantes para o bem comum e o cumprimento de sua missão no mundo. Os pastores da igreja são responsáveis por viabilizar o ministério pastoral da igreja, que é realizado na dinâmica dos relacionamentos pessoais e das múltiplas diaconias, que chamamos ministérios: “Deus designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. [Efésios 4:11-16]

Celebrando a Recuperação promoveu, na noite de 29 de Agosto, mais uma Quarta Super, na qual fomos encorajados por meio da reflexão do pastor Osmar Ludovico sobre o tema “Qual o papel da espiritualidade em minha recuperação?”

DO M I NG O

20h30 Reunião de Oração para Mulheres

19h00 IBAB Jovem

18h30 Celebração

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

18h30 Celebração

23

QU ARTA SU PER - CELEBRAND O A RECU PERAÇÃO

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

20h00 Pequenos Grupos do IBAB MAI

Q U I N TA

D O M I N GO

15h00 Reunião de Oração para Mulheres

20h00 Casais Jovens

16

09

Q UI NTA

IBAB PEQU ENOS GRU POS

No dia, 4 de Agosto, tivemos o segundo encontro do semestre com líderes de pequenos grupos da Ibab. Foi um tempo de comunhão, reflexão e direção.

18h30 Celebração

20h30 Celebrando a Recuperação

06

20

25 15

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

Q UI NTA

20h30 Reunião de Oração para Mulheres 20h30 Reunião de Oração para Homens

Q UA RTA

14h00 Mãos e Coração 20h30 Celebrando a Recuperação

T E RÇ A

19

20h30 Reunião de Oração para Mulheres

18h30 Celebração com Ceia Memorial

S E GU N D A

COR AÇ ÃO VOLUNTÁRIO

A c o nt e c e u

29

S Á B A DO

19h00 IBAB Jovem

TERÇA

14h00 Reunião da 3ª IBAB 20h30 Reunião de Oração para Mulheres 20h30 Reunião de Oração para Homens

30

DO M I NG O

10h00 Celebração 18h30 Celebração

D e s t a q ue s

Bazar de Natal

Dia 15 de setembro, sábado, às 19h30, o pastor Samuel Xavier participará de encontro aberto a todos os casais jovens – casados, noivos e namorados - da IBAB para uma conversa sobre “A prática do Amor”. Uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de amizades espirituais com outros casais jovens da igreja.

O Bazar de Natal é uma das ações da Campanha de Natal IBAB. Oferece artesanato natalino confeccionado pelas voluntárias do ministério Mãos e Coração e está aberto a todas as interessadas em participar voluntáriamente. Informações e inscrições: espacomaosecoracao@yahoo.com.br

Inscrições: http://bit.ly/acampakids2012

No último dia 03 de agosto aconteceu mais uma Sexta Teen. A música ficou por conta de Alexandre Magnani & Banda. Neste encontro, além do tempo de confraternização, conversamos sobre nossa paixão pelo Deus Filho.

No dia 18 de Agosto o IBAB Jovem promoveu uma sessão de cinema exclusiva no cine da Livraria Cultura com a exibição do filme alemão “A Onda”.

FÓRU M D E PAIS

No dia 17 de agosto, o Ministério IBAB Criança realizou a primeira edição do “Fórum de Pais”, ocasião em que David Urbat apresentou o tema “Educação financeira para pais e filhos”. O Fórum é uma iniciativa que visa oferecer aos pais subsídios para a educação integral da criança.

FÓRU M CRISTÃO D E PROFISSIONAIS - O PROFISSIONAL ESPIRITU AL A última edição do Fórum Cristão de Profissionais aconteceu no dia 13 de Agosto na IBAB, com a presença do Pastor Ed René Kivitz, que falou sobre  “O PROFISSIONAL ESPIRITUAL”. Para obter o e-Book e assistir à gravação do encontro, acesse: http://www.forumcristaoprofissionais.com/

envolvendo todos os seus frequentadores, além dos limites culto-clero-domingo-templo. No sábado dia 18 de agosto o ministério IBAB Adolas promoveu mais um Encontro de Pais de Adolescentes com a psicóloga Fátima Fontes. Nesta ocasião o tema tratado foi “As trajetórias pessoais dos pais, seus anseios e sonhos”.

OFICINA DE P E R C U S S Ã O

Rua Robert Bosch, 116 Barra Funda/SP - 01141-010 Tel: (11) 3618-3030 ibab@ibab.com.br www.ibab.com.br twitter.com/ibab facebook.com/oficialibab vimeo.com/ibab flickr.com/ibab

O Ministério IBAB Adoração promoveu, no dia 11 de agosto, uma oficina musical para os integrantes do grupo Batucas. O professor e percussionista Ari Colares envolveu todos os participantes numa tarde repleta de ritmos brasileiros, entre eles, Maracatu e Baião. As novas aprendizagens no manuseio dos instrumentos e modos de expressão musical ficaram por conta do dinamismo presente no grupo.

baixe o leitor de QR code em seu celular e aproxime o telefone do código acima. Se prefirir acesse: http://bit.ly/ibabsetembro2012

Valorizamos o trabalho voluntário em suas diversas formas de atividades, organizadas ou não, inclusive os diversos serviços eventuais e esporádicos. Mas, essencialmente, compreendemos a atuação voluntária como “serviço não remunerado no contexto de um ministério específico”. Chamamos de ministério todo serviço (1) organizado e coordenado: implica a participação em um grupo que se submete a uma liderança; (2) prestado mediante padrões definidos: implica critérios para avaliação das atividades e projetos, dos produtos ou serviços fornecidos, da forma de atuação e compromisso dos envolvidos; (3) prestado com regularidade: implica compromisso; ministério não é coisa que alguém faz “quando dá” ou “quando pode”; e (4) que visa a satisfazer necessidades específicas de um público definido: implica senso de missão, isto é, todos sabem o que fazem, para quem fazem, e o que se espera que seja feito. A atuação voluntária, portanto, não é mera ajuda ocasional, mas compromisso de serviço permanente, com elevados padrões de excelência. A igreja de Jesus Cristo pode ser compreendida como ekklesia e diáspora. A ekklesia é a igreja congregada; a diáspora é a igreja espalhada; a ekklesia é a comunidade cristã intra-muros; a diáspora é a comunidade cristã fora dos seus portões, espalhada no mundo, na sociedade; a ekklesia é a cidade edificada sobre o monte; a diáspora é o sal da terra (Mateus 5.13-16). O trabalho voluntário acontece tanto na ekklesia quanto na diáspora. Os voluntários do IBAB Criança, os professores na alfabetização de adultos, os líderes de Pequenos Grupos, e os músicos que atuam nas celebrações dominicais são alguns exemplos de ministérios na ekklesia, isto é, serviços prestados no contexto interno da comunidade. Os voluntários que atuam nas ONGs parceiras da IBAB ou que estão envolvidas em organizações cristãs ou não da sociedade em geral, como por exemplo a capelania hospitalar, são tipos de ministérios na diáspora, isto é, serviços prestados independentemente da estrutura organizacional da comunidade cristã. A atuação voluntária possui pelo menos três objetivos: (1) suprir as necessidades da comunidade cristã, por meio dos diversos serviços que viabilizam o desenvolvimento dos projetos eventuais e as atividades permanentes da comunidade; (2) atender a demanda de necessidades humanas em geral, pois a comunidade cristã é uma das atoras sociais que cuida do bem estar coletivo da população; e (3) testemunhar o amor de Deus, o que estabelece a distinção entre uma comunidade cristã e uma ONG. Como disse René Padilla, explicando o conceito da missão integral da igreja, “missão é ação que exige explicação”, e a explicação é o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A IBAB existe, se sustenta e se expande mediante a atuação de centenas de voluntários. São homens e mulheres, idosos, jovens e crianças que experimentam a cada dia a grandeza de Deus e a generosidade do servir, gente que tem um coração voluntário!

Ed René Kivitz @edrenekivitz


Informativo Setembro de 2012