Issuu on Google+

ESTUDO DIRIGIDO DE IMUNOLOGIA - Odontologia – 2º período Atividade Avaliativa [valor= 3,0 pontos] Profª: Roberta Rocha Informações: Esta atividade é individual e deve ser realizada manualmente. Data de Entrega: Dia da prova Assunto Aula 1: Introdução a Imunologia 1. Qual a função fisiológica do sistema imunológico? 2. O que são antígenos e epitopos? 3. O que induz uma resposta imune? 4. O significa antígeno imunogênico. Dê exemplos. 5. Um funcionário da Newton Paiva se acidentou com um prego enferrujado e foi encaminhado a um hospital para que fossem tomadas as medidas adequadas. Você ouviu dizer que ele iria receber a administração de uma vacina antitetânica. Esta medida o ajudaria? O que você sugere? Explique. Assunto Aula 2: Células do Sistema Imune 6. O sistema imune é constituído por moléculas, por células (leucócitos e células apresentadoras de antígenos) e por órgãos linfóides (primários e secundários). Para reforçar seu conhecimento sobre os leucócitos faça alguns “esquemas”. a. Relacione os leucócitos envolvidos na resposta imune inata e na resposta imune adquirida. b. Relacione os leucócitos por características morfológicas e indique sua representatividade percentual. c. Relacione os leucócitos por características funcionais. 7.

O que são células apresentadoras de antígeno? Onde estão localizadas? Que células se enquadram nesta categoria funcional? O que elas têm em comum?

8. São as principais células apresentadoras de antígenos, extremamente eficientes na ativação de linfócitos T CD4+ e CD8+, sendo então capazes ativar as respostas imunes adquiridas. Que célula é esta?! Descreva melhor estas células.


9. Os macrófagos e as células dendríticas são células apresentadoras de Ag (APC). No entanto, os macrófagos têm função efetora o que não ocorre com as células dendríticas. Que características dos macrófagos permitem que eles sejam células efetoras. 10. Os linfócitos T da resposta imune adquirida possuem fenótipo e funções distintas, e atuam em momentos diferentes no desenvolvimento da resposta imune. Entretanto, são morfologicamente idênticos. De que forma diferenciamos estas células? Assunto Aula 3: Órgãos Linfóides Primários e Secundários 11. O que significa hematopoese? Onde ela ocorre no período fetal e pós-natal dos seres humanos? 12. Quais as características de uma célula-tronco? Por que as células-tronco hematopoéticas são chamadas de pluripotentes? 13. Sobre os órgãos linfóides primários e os órgãos linfóides secundários descreva quem são estes órgãos e suas funções. 14. Que células originam da linhagem mielóide? E da linhagem linfóide? 15. Qual o local de produção e maturação das células da imunidade inata? 16. Quais os locais de produção e maturação dos linfócitos B e T? 17. O que caracteriza um linfócito T e um linfócito B maduro. 18. Descreva onde se localiza as células da imunidade adquirida dentro dos órgãos linfóides secundários. 19. Por que durante um processo infeccioso os linfonodos incham? 20. O que significa MALT ou TLAM? Caracterize o MALT. Qual a sua importância? Qual a diferença do MALT e os demais órgãos linfóides secundários? 21. O que é a Placa de Peyer?


Estudo dirogido unidade i (1)