Page 1

“ HÁ UM SÓ DEUS: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, uma unidade de três pessoas coeternas”

- Crença fundamental Adventista nº 2


TRINDADE do latim Trinitas = Triunidades ou três unidades é uma das mais importantes doutrinas da fé cristã.


* Ultimamente alguns tem questionado sua validade!


Fred Allabanck – Monografia: A – IASD não cria na doutrina da trindade até muito tempo depois da morte de Ellen G. White

B – Os Pioneiros Adventistas criam que na eternidade, em algum tempo somente um ser divino existia. Então esse ser divino teve um filho começo de Cristo

C – Afirma que o Espírito Santo é o Espírito de Deus e de Cristo, não outro ser Divino.


-Essas mesmas idéias são adotadas por outros dissidentes:

A – Um ponto no tempo em que Jesus não existia

B – E que o Espírito Santo é apenas uma força


- A palavra Trindade não é encontrada na Bíblia (nem a palavra Encarnação). O ensinamento é encontrado ali.


TRINDADE: O conceito de que há três seres plenamente divinos:

PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO que formam um só Deus.


- Ellen White Usa o termo DIVINDADE, que é encontrado em Rom. 1:20 e Col. 2:9. Ela transmite a mesma idéia contida no termo TRINDADE.


E. White afirma:

“ Há três pessoas vivas pertencentes ao TRIO CELESTE: o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO – Os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo” Evang. 615


- Deus é um mistério. O mesmo se dá com a Encarnação ou a Trindade – Impossível explicar. - As analogias são limitadas...É a incompreensível glória da Divindade.


- Devemos estudar a Bíblia, pois Ela é a revelação Divina. Certos elementos se tornarão claros e outros permanecerão um mistério pois “Deut 29:29” o silêncio é ouro.


ANTIGO TESTAMENTO: Passagens do V.T que sugerem a existência de Deus em mais uma pessoa: • GÊNESIS 1 – Deus, ELOHIM, a forma plural de ELOHA. Knight aponta que as palavras para água e céu também são plurais. Os gramáticos nomeiam esse fenômeno como plural QUANTITATIVO. A água pode aparecer em forma de pequenas gotas ou grandes oceanos. Essa diversidade quantitativa em unidade, segundo Knight é uma forma adequada de compreender o plural ELOHIM.


• GENESIS 1:26 – “Disse Deus (singular): Façamos (plural) o homem a nossa (plural) imagem, conforme a nossa (plural) semelhança...” - É significativa a mudança do singular para o plural. - A melhor explicação é que, já no primeiro capítulo de Genesis há uma indicação de pluralidade de pessoas em Deus.


• DEUTERONÔMIO 6:4 – “O Senhor nosso Deus é o único Senhor” • GENESIS 2:24 - ....”Se une a sua mulher e os dois se tornem uma só (ECHAD) carne”

Em Deut. 6:4 – É usada a mesma Palavra (ECHAD) = ÚNICO, em relação a Deus – O que nos ajuda a entender que algo está sendo afirmado sobre a natureza de Deus. Ele é um organismo, isto é, uma unidade de partes distintas. Moisés bem poderia usar a palavra YACHID (“um”, “único”) mas o Espírito Santo escolheu não fazê-lo.


Um texto usado pelos anti-trini-tarianos é o verso de Deuteronônio 6:4. O verso diz: “Ouve, israel o senhor nosso Deus é o único senhor.”

Enfatizam que a palavra único, é determinantemente esclarecedor. Vamos fazer uma análise para palavra único.


• Na lingua Hebraica, há duas palavras para determinar uma unidade. • Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra YACHID (pronuncia-se LARRID) mas, se for uma unidade composta, usa-se a palavra ECHAD (pronuncia-se ERRAD).


Vejamos alguns exemplos de cada uma das palavras: Gênesis 2:24, lemos: “Portanto deixará o varão o seu pai e sua mãe, e apegar-seá a sua mulher, e serão ambos uma (ECHAD) carne”. Um homem e uma mulher formam uma unidade composta. Ao decifrar os sonhos de Faraó José falou:”O sonho de Faraó é um só.”(ECHAD). Genesis 41:25 “Embora fossem dois sonhos, José disse que os sonhos foram uma unidade composta”.


Quando os espiam voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu: “Depois vieram até o vale de-escol, e dali cortaram uma ramo de videira com um (ECHAD) cacho de uvas”.... Num. 13:23.

Um cacho de uvas é uma unidade composta de muitas uvas Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi ECHAD. E como já vimos, está palavra indica uma unidade composta.


Agora vamos ler Gênesis 22:2: “E disse: Toma agora o teu filho, o teu único(YACHID) filho, aquem amas, e vai-te a terra de moriá, e oferece-o ali em holocausto.....” Verso 12:”Não estendas a tua mão sobre o moço..... agora sei que temes a Deus, e não me negastes o teu filho, o teu único”.

Aqui temos uma unidade absoluta. Izaque era o único em sua especie. Nesse caso palavra usada foi YACHID.


Voltemos agora para Deuterronêmio 6:4.

Qual palavra Moisés usou, ECHAD ou YACHID? Moisés usou a palavra: ECHAD. Logo quando a biblia diz que o senhor DEUS É O ÚNICO SENHOR, está falando de uma unidade composta.


• GENESIS 3:22 – Então disse o Senhor Deus: “ Eis que o Homem se tem tornado como um de nós...”

• GENESIS 11:7 – Vinde, desçamos e confundamos ali a Sua linguagem.

• ISAIAS 6:8 – “ A quem enviarei, e quem há de ir por nós ”. Aqui encontramos Deus usando o singular e o plural ao mesmo tempo.


NOVO TESTAMENTO A verdade na Bíblia é progressiva. No N.T encontramos um quadro mais explícito da natureza Trinitária de Deus.


• I JOÃO 4:8 – Deus é amor – Implica uma pluralidade dentro da Divindade, pois o amor só pode revelar-se em um relacionamento pluralístico • MATEUS 3: 16 E 17 – Por ocasião do batismo de Jesus encontramos os três membros da Divindade em ação ao mesmo tempo:

1 – Batizado Jesus, saiu logo da água... 2 – E viu o Espírito de Deus descendo como pomba 3 – E uma voz do céu que dizia: “Este é o meu filho amado”


-Notável manifestação da doutrina da trindade: Cristo em forma humana, visível a todos. O Espírito Santo desceu sobre ele na forma de pomba e a voz do pai ouvida dos céus:

“ Este

éom e amad u filho o”


- Em João 10:30, Cristo fala da sua igualdade com o Pai. - Em Atos 5: 3 e 4, o Espírito Santo é identificado como Deus...Logo a cena do Batismo afirma que há três pessoas iguais em natureza ou essência Divina. - No batismo, o Pai referiu-se a Jesus como “ Meu Filho Amado” – Essa situação não é ontológica, mas funcional.


- No plano da salvação cada membro aceitou um papel específico, não houve mudança de essência ou status. - O Filho não se tornou inferior ao Pai durante, mas subordinou-se funcionalmente à vontade do pai.


- Semelhante, o Espírito Santo agora está subordinado ao ministério do Filho (João 16:13 e 14), bem como à vontade do PaiIsto não é inferioridade entre Eles.


- Pensamento Ocidental : Pai e Filho = Origem, dependência, subordinação. - Pensamento Oriental ou semítica: Pai e Filho enfatizam igualdade de natureza Filho de Deus = Divindade de Cristo


• MATEUS 28:19 - ....Batizando –os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... = Claramente a Trindade.

-Em nome (Eis To Onoma) é singular, não plural (nos nomes) – A união desses nomes indica que o Filho e o Espírito Santo são iguais ao Pai. - Seria estranho, blasfemo, unir o nome do Deus eterno com um “ser criado e uma força” ou “energia” na fórmula batismal.


- Paulo e outros escritores do N.T geralmente usam a palavra: • “Deus” – para referir-se ao Pai • “Senhor” – Em referência ao filho • “Espírito” – Em referência ao Espírito Santo

- Confirmar em I Cor. 12:4-6 – Os três são mencionados. Também em II Cor. 13:13 e Efésios. 4: 4-6 – São Trinitarianos em caráter.


CONCLUSÃO: O Pai, Deus, é igual em essência ao Filho, o Filho é igual ao Pai, o Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho e o Pai e o Filho são iguais em essência ao Espírito Santo. Todos são membros ativos da Divindade!

A Trindade na bìblia  

Pastor Samuel Wohlers

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you