Page 1

BOLETIM MENSAL DO SETOR DE PSICOLOGIA DO IASCJ – PROJETOS SOCIAIS BAURU/SP

SETEMBRO 2012 ENTREVISTA DO MÊS

QUEM? Maria Aparecida Queiroz Alves, 56 anos. O QUE FAZ? Cuidadora Domiciliar do SEID (Serviço de Proteção Social Especial a Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias). HISTÓRIA Dona Cida, como é chamada por sua equipe de trabalho, nasceu em Bauru e é a mais velha de 4 irmãos. Teve uma infância difícil, pois perdeu sua mãe quando tinha 7 anos de idade, sendo criada pela avó paterna e por uma tia. Seu pai casou-se novamente quando tinha 10 anos. Sua madrasta era uma pessoa muito nervosa e com vários problemas de saúde. Trouxe com ela 5 sobrinhos órfãos. Tentou engravidar por 3 vezes mas teve abortos espontâneos. Dona Cida acredita que ela veio ao mundo para criar os filhos dos outros. Com o aumento da população de sua casa, seu pai precisou trabalhar em dobro. Mesmo assim, com todas as dificuldades, conseguiu dar uma boa educação a todos eles. Sua madrasta era uma pessoa muito rígida, fazendo com que Dona Cida fosse mais caseira, pois sempre tinha horário para voltar dos passeios. Começou a trabalhar com 12 anos de idade como empregada doméstica, passando por várias residências até se casar. Casou-se com 19 anos de idade, com um sobrinho de sua madrasta, que foi criado junto com ela. Estão casados há 35 anos. Teve 5 filhos e considera maravilhosa a experiência de ser mãe. Atualmente é avó de 4 netos.

ANO III

Nº. 37

No ano de 2005 ficou sabendo da capacitação de cuidadores domiciliares que foi oferecida pela USC para estruturação do SEID (antigo SAD) e entre 60 candidatas foi selecionada. Atua há quase 7 anos no IASCJ e considera seu trabalho extremamente gratificante, apesar de bastante difícil. Ressalta que trabalhar com idosos e deficientes lhe proporcionou aprendizagem para a vida, pois muitas vezes só reclamamos e não enxergamos os problemas que as pessoas enfrentam, como estar em uma cama em estado vegetativo, sem poder pegar sua própria comida, fazer o que quer e ir onde quer. Acredita que, de certa forma, todos os usuários que por ela passaram deixaram algum ensinamento, mas destaca a usuária deficiente Rose (já falecida) que mesmo em uma situação precária, com uma doença incapacitante e progressiva, sempre estava de bem com a vida exalando apenas palavras bonitas. No futuro espera ter saúde para não dar trabalho a outras pessoas, principalmente seus filhos e noras, e continuar vivendo como vive hoje, pois sua família é tudo para ela! Dona Cida é uma funcionária exemplar, dedicada, carinhosa e companheira. Gosta das coisas sempre corretas e sempre fica nervosa quando quer ajudar as pessoas e não pode ou consegue. É disputada pelos idosos com os quais trabalha, pelo dom de cativar e estar sempre presente na vida deles!

FAZENDO ARTE

Frase: “Amor ao próximo” RAIO-X Aniversário: 28 de Março Signo: Áries Hobby: ver televisão e conversar com as vizinhas Filme preferido: Ghost / Uma linda mulher Estilo musical: todos em geral Nota dez: pai (tudo para ela) Nota zero: todas as coisas erradas do mundo. ONDE ENCONTRAR? Unidade: Setor Administrativo Rua: Gustavo Maciel, 10-54, Centro. Contato: 32273824 Serviço: SEID

FELIZ PRIMAVERA A TODOS!!!


PROJETOS SOCIAIS EM FOCO FORMATURA SERVIÇO DE INCLUSÃO PRODUTIVA

MENSAGEM

“Bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor” (Salmo 33,12)

7 de Setembro – Independência do Brasil

BRASIL! 190 anos de emancipação política do Reino de Portugal. Jovem país!!!! Realmente, o Brasil é um país muito jovem! Estamos ávidos em aprender e atingir o mais rápido possível a nossa maioridade, o que é natural em qualquer juventude, mas ainda cometemos muitos erros: não priorizamos a educação e temos gravíssimos problemas em relação à saúde da população. Ela é o alicerce de uma nação sólida e próspera, pois um povo educado e saudável é mais crítico e conhecedor de seus direitos e deveres, o que fortalece mais a democracia e dificulta a vida de agentes políticos mal intencionados, apesar de tudo o que vemos e sentimos. Acreditamos no Brasil, porém, depende de cada um de nós, ser o prolongamento de sua independência nas margens plácidas desta Terra de Santa Cruz. Na semana dedicada à Pátria peçamos: Fé, Alegria, Paz e Luz nos corações e nas famílias. Que haja respeito por todos os que fazem o bem, e, por caminhos diferentes, procuram o mesmo Deus e Pai de todos nós. Que o Salmo 33, 12, seja uma realidade em nossa nação. Significado das cores da bandeira:

A equipe do Serviço de Inclusão Produtiva tem a honra de formar mais um grupo de usuários para o mercado de trabalho neste 1º semestre de 2012, realizando mais uma formatura e mais um objetivo alcançado neste ano. Parabéns a todos os usuários; colaboradores; monitoras (SEBES); parceiros (CRAS); e a todos que contribuíram.

O Verde: Simboliza as florestas brasileiras O Amarelo: Simboliza o ouro brasileiro O Azul: O azul do céu As Estrelas: Representam os estados a união.


BRIGADA DE INCÊNCIO

DATAS COMEMORATIVAS 01 Dia do Profissional de Educação Física. 06 Dia do Cabeleireiro. 07 Independência do Brasil (1822). 08 Dia Internacional da Alfabetização. 21 Dia da Arvore; Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência. 22 Inicio da Primavera. EXPEDIENTE EQUIPE RESPONSÁVEL: Setor de Psicologia Projetos Sociais – IASCJ/Bauru SUPERVISÃO: Irmã Rose Yanase (Coordenadora Geral) DISTRIBUIÇÃO: Exemplares encaminhados por e-mail a todas as unidades e colaboradores. CIRCULANDO...

O Boletim Insight é desenvolvido pelo Setor de Psicologia, mas é um espaço seu também... Colabore conosco! Sugestões através do e-mail e fone: setorpsico@gmail.com OU 32031993

ANIVERSÁRIOS

No dia 21 de agosto foi realizado, no Centro Socioeducativo Irmã Adelaide, o Curso de Brigada de Incêndio. Foi ministrado pelo 1º Sargento Rogério de Oliveira, com aula teórica e prática. Treinamento no qual os funcionários foram capacitados para atuar em situações de combate a incêndios e nos procedimentos de primeiros socorros.

01 Fernanda de Oliveira 06 Maria Ap. Candido 14 Juliana Kawahara Pignoli 19 Ana Cláudia J Pereira 19 Sandra Regina M. Pereira 23 Letícia S Santos 23 Daniela S Lorenzon 24 Carina Caíres da Silva 26 Marisa B. de Oliveira

Parabéns a todos pelo empenho no curso de brigada de incêndio do Centro Socioeducativo Irma Adelaide. UMA SALVA DE PALMAS

Usuárias do CCI (Centro de Convivência do Idoso)

No mês de agosto foi realizado o terceiro concurso miss e mister melhor idade Bauru 2012, no Espaço Bauru. Participaram muitos candidatos da cidade e região, vindos de grupos de terceira idade e comunidade em geral. Na foto, as quatro participantes do concurso, que frequentam o Centro de Convivência do Idoso do Instituto.

Suplicamos a Deus que neste aniversário você encontre os ingredientes necessários para que, a cada novo minuto de sua vida, tudo se torne muito mais colorido!

Informativo Insight Setembro 2012  

informativo dos projetos sociais desenvolvidos pelo IASCJ no mês de setembro de 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you