Issuu on Google+

BOLETIM MENSAL DO SETOR DE PSICOLOGIA DO IASCJ – PROJETOS SOCIAIS BAURU/SP

FEVEREIRO 2013 ENTREVISTA DO MÊS

QUEM? Irmã Maura de Oliveira, 63 anos. O QUE FAZ? Coordenadora Geral dos Projetos Sociais IASCJ – Bauru/SP. HISTÓRIA DE VIDA Irmã Maura nasceu de parto normal, em sua casa, no município de Itabaiana (Sergipe). Logo aos dois anos de idade, Deus levou seu pai. Sua mãe, mulher de muita fé e coragem, continuou com muita garra e amor, o cuidado de seus seis filhos. Passou parte da infância e adolescência em internato das Irmãs Sacramentinas – dos oito aos 14 anos, onde frequentou parte do ensino fundamental. Nesse período fez sua primeira comunhão, momento este muito especial e significativo, que marcou profundamente sua vida, a presença de Jesus na Santa Eucaristia. Sentia um amor imenso, apaixonante por Jesus. Aos doze anos pediu para ser Irmã. A resposta foi que era para ela estudar e aos dezoito anos entrar no convento. Quando saiu do internato, sua mãe e seus irmãos já estavam morando em Santo André (São Paulo). Logo conheceu a namorada do seu irmão, hoje sua cunhada. Foi ela quem lhe falou sobre as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com as quais conviveu por alguns anos.

ANO III

Nº. 42

Posteriormente, conheceu a sua prima, Irmã Therezinha Debone, Apóstola, que a convidou para conhecer e fazer uma experiência com elas, aceitando o convite com muita alegria, onde permaneceu durante um ano escolar. No ano seguinte, retornando das férias, foi para Cafelândia (São Paulo), no Juvenato (lugar onde as meninas que desejavam ser irmãs, recebiam formação e preparo, para seu discernimento vocacional). Permaneceu neste local por onze meses e, no dia 15 de janeiro de 1968, foi uma das doze escolhidas para ingressar no Postulado. Que felicidade! Quanta alegria! Sentiu-se a pessoa mais feliz e realizada! No ano seguinte, aos 08/02/1969, recebeu o santo hábito e ingressou no Noviciado Canônico. Em 1970, ainda como noviça, foi fazer a experiência de Comunidade em Cafelândia, durante dez meses e retornou ao Noviciado visando à preparação imediata, para emitir os santos Votos Religiosos, que ocorreu em 07/02/1971. Anualmente e, num período de cinco anos, tempo este forte de discernimento, aprofundamento da vocação e dos votos, renovou seus votos Religiosos e, em 19/12/1976, consagrou-se perpetuamente a Jesus, para ser sua esposa, e viver na intimidade com Ele, como sua discípula fiel, e assim, poder anunciá-lo não tanto com palavras, mas sim com a coerência de vida. É imensamente grata a Jesus pela graça da vocação e pede constantemente a graça da fidelidade e perseverança. Como Maria, coloca-se à disposição para que Sua Vontade se realize nela: “Eis-me aqui”.

Irmã Maura possui as seguintes formações acadêmicas: - Auxiliar de Enfermagem; - Magistério (professora de 1ª a 4ª série); - Serviço Social; - Teologia da Vida Religiosa (em Roma). Suas atuações no IASCJ foram: - Hospital como Auxiliar de Enfermagem (durante quatro anos); - Supervisora de estágios; - Serviço Social hospitalar; - Mestra de aspirantes à vida religiosa e auxiliar na formação religiosa - Superiora em algumas comunidades; - Trabalho com os segmentos de crianças, adolescentes, jovens e idosos. Como coordenadora dos Projetos Sociais conta com a participação, amor, dedicação e muita responsabilidade de todos os colaboradores, somando nossas forças para oferecer o melhor a todos os usuários e ao desenvolvimento dos serviços. Além disso, dar continuidade ao que foi iniciado e desenvolvido com tanto amor e dedicação, por parte das Irmãs que a antecederam e dos diversos colaboradores em todas as áreas de atuação!

Irmã Maura Seja bem vinda! RAIO X Aniversário: 06 de Maio Hobby: Caminhada, quando possível. Nota dez: Papa Bento XVI Nota zero: BBB Frase marcante “Permanecei no meu amor” (Jo 15, 9) ONDE ME ENCONTRAR? Setor Administrativo: Rua Gustavo Maciel, 10-54. Centro da Cidade, Bauru/SP. E-mail: ascjcristal62@gmail.com


VOCÊ SABIA??? Auxílio produção 2012 O Serviço de Inclusão Produtiva do Centro Socioeducativo Irmã Adelaide realizou a entrega dos equipamentos e materiais aos usuários contemplados na 3º fase do auxílio produção 2012. A coordenadora dos Projetos Sociais Irmã Rose Yanase e a Assistente Social Renata Vicentim Muniz realizaram a entrega dos produtos no dia 03/01/2013... Com isso concluimos mais um ano e executamos os objetivos planejados!

PROJETOS SOCIAIS EM FOCO Mudanças a caminho... No final do mês de janeiro, dia 29, realizou-se uma reunião com todos os colaboradores dos Projetos Sociais do IASCJ. O evento aconteceu com o objetivo de informar sobre a história do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, bem como apresentar à Irmã Maura, nova coordenadora geral dos Projetos Sociais, toda equipe de colaboradores e os serviços oferecidos pela Instituição.


FAZENDO ARTE Encontro de colaboradores Irmã Adelaide e João Paulo II

DATAS COMEMORATIVAS 12 Carnaval 14 Valentine’s Day 16 Dia do Repórter 19 Dia do Esportista

ANIVERSÁRIOS 11 Adriana Climaco dos Santos 16 Solange Aparecida da Silva 22 Dora Santos Seleghim

No dia 29 de janeiro, visando um momento de integração e descontração, a educadora social Flávia Fernanda Gonçalves da Silva do Centro de Convivência do Idoso, conduziu a técnica de Scrapbook aos colaboradores.

UMA SALVA DE PALMAS Durante todo o mês de janeiro as crianças e adolescentes do Centro Socioeducativo Irmã Adelaide tiveram as esperadas atividades de férias. O período foi marcado por brincadeiras e festas, onde foi despertada a criatividade de uma maneira descontraída e lúdica. Suplicamos a Deus que neste aniversário você encontre os ingredientes necessários para que, a cada novo minuto de sua vida, tudo se torne muito mais colorido!

MENSAGEM

PARA LER E REFLETIR... Mudanças são parte de uma vida feliz!

Mudar é renascer... Estamos mudando a todo tempo! Isso é importante! É como retirar cinzas de um altar Mudar é viver um novo tempo Sentir novas sensações Ter novos projetos É renovar a esperança que esteve um dia apagada... Mudar é se desfazer de tudo que foi doloroso É viver uma fase inexplorada É esquecer o passado É aprender com os nossos erros É rever os conceitos É recrear um mundo totalmente novo Viva e não tenha medo de perder, de errar ou de sofrer! Esteja aberto a novas escolhas... Viver é mudar e poder transformar aquilo que está errado! Pense e mude!!!

Dizem por aí que o ano começa somente depois do Carnaval... Então, desejamos que em 2013 sua vida seja só alegria!

EXPEDIENTE EQUIPE RESPONSÁVEL: Setor de Psicologia / Projetos Sociais Bauru Andreza Aparecida de Lima Cristiane Roberta da Silva Lima Gustavo Franceschi SUPERVISÃO: Irmã Maura de Oliveira (Coordenadora Geral) DISTRIBUIÇÃO: Exemplares encaminhados por e-mail a todas as unidades e colaboradores.


Insight Fevereiro 2013