Page 1

ANO – 2013

MARÇO

NOSSA IGREJA . NOSSO PAPA A partir do anúncio da renúncia do Papa Bento XVI vários sentimentos se afloraram em nossa mente. O que mais falou foi "compaixão", suscitada por motivos diversos. Concomitantemente, vivemos tempo de expectativa, na Fé, acreditando na palavra do Senhor : "As portas do inferno não prevalecerão ". E rezamos. A fumaça branca despontou. E com ela, o nosso Papa Francisco. É o que ouvimos logo nos primeiros dias: "Começamos um caminho, bispo e povo. Este, o caminho da Igreja de Roma, que preside na caridade todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós". "Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade".

"Espero que este caminho de Igreja que hoje começamos, seja frutuoso para a nova evangelização". "Quem não reza ao Senhor, reza ao diabo, quando não se confessa a Deus, se confessa à mundaneidade do demônio". "Não cedamos nunca ao pessimismo, nem à amargura que o diabo nos oferece a cada dia." "Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão. Temos de aprender a ser misericordiosos com todos". "Vocês já pensaram na paciência que Deus tem com cada um de nós? É a sua misericórdia. Ele nos compreende, nos recebe, não se cansa de nos perdoar, se voltarmos a Ele com o coração arrependido. É grande a misericórdia do Senhor ". “Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora que teve em seus braços a misericórdia de Deus, em pessoa, no Menino Jesus". "A misericórdia é uma palavra que muda tudo, muda o mundo. Um pouco dela deixa o mundo menos frio e mais justo." “Um cristão não pode ser triste, pois Jesus Ressuscitado plenifica o coração de quem acredita”! “Abraçada com amor, a cruz de Cristo nunca leva à tristeza, mas à alegria, à alegria de sermos salvos e de realizarmos um pouquinho daquilo que Ele fez no dia da sua morte” “Devemos viver a fé com um coração jovem, sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo, o coração nunca envelhece”. “Queridos amigos, na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu, desde hoje, me ponho a caminho convosco. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz.


Olho com alegria para o próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil! Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido Encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”.

AVALIAR É PRECISO:

Obrigada, nosso querido Papa Francisco, seu nome é um programa de vida. "Homem dos pobres, Homem da Paz. Homem que ama e cuida da criação".

ENCONTRO DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

(Por Ir. Luiza Catharina Della Torre)

No dia 16/03, no período de 9 às 17 horas, na Casa de Encontros Cor Jesu, realizou-se um encontro das Coordenadoras e Orientadoras Educacionais das unidades educativas da ViceProvíncia, aproximadamente 20 pessoas.

CELEBRANDO MADRE CLÉLIA EM SUA TERRA NATAL: FORLI

O encontro estava assim programado : - retorno do resultado da AVALIA, isto é, maior entendimento da avaliação do trabalho de nossos alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio; - a 2ª parte constou da apresentação de Hirilene Aparecida Guerra, assessora da Sagrado Rede de Educação e plano de ação junto às Escolas. (Ir. Luiza Catharina Della Torre)

...E CAPACITAR TAMBÉM! "Madre Clélia, pequena semente colocada na terra do Coração de Deus se torna gérmen de vida". E' muito significativo festejar o nascimento de Madre Clélia estando na cidade onde ela nasceu. E para fazer tesouro disto e despertar ainda mais o amor pela nossa fundadora, especialmente entre os membros do GFASC - a GRANDE FAMÍLIA DO SAGRADO CORAÇÃO quisemos marcar esta data relembrando a sua história. No encontro mensal vimos, junto com as famílias, o documentário sobre o seu peregrinar nesta terra, propondo, em seguida, como reflexão, a pergunta: Qual a influência que Madre Clélia tem na minha vida pessoal e familiar? E' belo perceber a concentração e interesse de algumas famílias, demonstrados também nos dias que se seguiram ao encontro! (da Itália: Ir. Antônia Passos)

No dia 23 de março de 2013, a equipe de professores da Educação Infantil e Segmento I, do Colégio Cor Jesu, juntamente com Ir. Luiza Catharina Della Torre e a Coordenadora Pedagógica, Ana Paula Oliveira, se reuniram para uma manhã de capacitação pedagógica; momento rico em reflexões, socialização de experiências e busca de melhorias para a prática em cada turma. De fato, a capacitação do educador contribui significativamente para sua formação enquanto educador reflexivo, que busca novas alternativas, novos métodos e novas estratégias, para fazer acontecer uma Educação de qualidade. (Ir. Angélica Pinheiro da Rocha)

ENCONTRO COM O PESSOAL DE TI (Tecnologia da Informática) Foi realizado no dia 16, na Sede da Vice Província, mais um momento de formação e orientação de nossos colaboradores na área de TI do IASCJ. O Encontro foi coordenado pelo Gerente de TI, João Neto, e por Giedre, da ASSECOM. Contou


com a participação dos colaboradores de cada Unidade Educacional da Vice-Província, desta área. Conforme relato dos participantes, o dia foi muito bem aproveitado como oportunidade de partilhar experiências na área, troca de informações e sugestões, além da capacitação oferecida pelo Instituto. Todos retornaram para suas Unidades com muita vontade de fazer acontecer as melhorias que são necessárias para o bom funcionamento desta “ferramenta” tão indispensável nos dias de hoje. (Ir. Izabel A. Trindade)

EM “SAMAMBAIA” FOI ASSIM: No dia 27 de fevereiro realizou-se a abertura da Campanha da Fraternidade, com as crianças e os adolescentes do Centro Assistencial Coração de Jesus. Refletiu-se sobre a dignidade de cada um, sobre os valores da criança e do adolescente, resgatando atitudes de boa convivência: o cuidado e o respeito, entre outras, como formas de colaboração para tornar a sociedade mais humana e mais fraterna. No dia 1º de março, aconteceu uma SESSÃO

SOLENE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DISTRITAIS com abertura da Campanha da Fraternidade 2013. A Igreja se fez presente na pessoa do Sr. Arcebispo Dom Sérgio, de vários sacerdotes e algumas religiosas e seminaristas. A sessão contou com a fala dos deputados, do Arcebispo Dom Sergio, e dos coordenadores da Pastoral da Juventude Arquidiocesana. A direção do CASC, convidada, foi representada por Ir. Mª. Celinda da Silva Carnaíba.

No dia 5, as crianças, acompanhadas pelas Irmãs e pelos monitores, VISITARAM A FÁBRICA COCA-COLA, com o objetivo de observar e conhecer seu funcionamento. Foram recebidos com simpatia pelos funcionários que, através de palestras, explicaram como produzir e engarrafar os refrigerantes e a água. Após a visita, as crianças receberam delicioso lanche e brindes. No dia 13, o CASC recebeu a VISITA DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL, que, através de palestras, atividades recreativas e teatro, desenvolveu o tema: Educação Ambiental; mostrou a importância da conservação e do cuidado que se deve ter com o meio ambiente, em especial, o respeito pelos animais silvestres. De 22 a 23, os adolescentes participaram do ENCONTRO VIDA NOVA, realizado no Colégio “Cor Jesu”, com o objetivo de proporcionar aos participantes a experiência da Vida Nova com Cristo. Através de reflexões, e por meio da vivência do Mistério Pascal, partilharam a experiência da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus acontecendo, hoje, nas próprias vidas. Os adolescentes do Centro Assistencial agradecem às Irmãs e a todos, pela oportunidade que tiveram de fazer a experiência do amor de Deus em suas vidas.


GFASC, em julho próximo. Para que esse sonho se realize, todos os membros do GFASC participaram, com entusiasmo, na arrecadação de fundos, através da venda de caldos. Também estamos nos preparando espiritualmente, com orações e participação ativa na programação da Semana Santa da comunidade paroquial, incluindo a oração da Via- Sacra nas famílias. (Ir. M. Amélia L. de Souza)

No dia 26, vivenciaram a O MISTÉRIO PASCAL, através de celebrações, iniciando com a Procissão dos Ramos e, em seguida, com a Santa Ceia. Ainda em clima celebrativo, assistiram a um filme sobre a Vida de Jesus e participaram de recreações dirigidas. Terminaram o dia celebrando o dom da vida de todos os aniversariantes do mês (Ir. Sirlene G. Simões). No dia 27, todos os colaboradores do CACJ refletiram e PARTILHARAM AS EXPERIÊNCIAS vividas a partir das reflexões quinzenais durante a quaresma, e celebraram a Páscoa, participando com alegria da Ceia Judaica. No mesmo dia, Ir. Sirlene Graças Simões, às 18h30, participou da COLAÇÃO DE GRAU no Centro Universitário de Brasília, onde concluiu o curso de PEDAGOGIA. Ir. Sirlene agradece à Ir. Miriam e Ir. Teresinha – Superioras Provincial e Vice-Provincial, pela oportunidade que lhe foi oferecida. Gratidão extensiva à comunidade do Colégio Cor Jesu, em especial a Ir. Luíza Catharina Della Torre, pelo apoio e incentivo durante todo o processo de formação acadêmica.

AINDA EM “SAMAMBAIA” - Unidos chegaremos a Roma! Estamos trabalhando para que o CACJ tenha um membro representativo no

CONGRESSO

INTERNACIONAL

DO

SuperAção no Colégio Cor Jesu de Brasília, no mês de Março, começando com a ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2013 E A INAUGURAÇÃO DA RÁDIO ESCOLA COR JESU, no dia 5. Esta tem como objetivo, “ajudar os jovens a identificarem os problemas causados pela mudança de época e, tendo Jesus Cristo como modelo e guia, encontrarem soluções através de um protagonismo mais justo e fraterno”. Com “cara jovem”, e aplaudida com entusiasmo pelos estudantes ao ritmo do Rap SuperAção, a Rádio Cor Jesu vai para o pátio da escola uma vez por semana e está cada vez mais perto dos estudantes com temas atuais, sugestões, pedidos de músicas e/ou críticas, que podem ser feitas através de um e-mail especialmente criado para isto. No dia 8, DIA DA MULHER, os alunos do Colégio Cor Jesu, preparados pelo Professor Cristiano, homenagearam as “HEROÍNAS DO COTIDIANO” com gestos de carinho e ternura. Nas entradas do Colégio e nas salas de aula, ELAS foram acolhidas com poemas e lindas mensagens com Bis. Muita emoção nesse dia!


Profundas emoções também – FÉ, contrição, dor, gratidão, alegria, esperança... - na SEMANA SANTA INTENSAMENTE VIVIDA por toda a comunidade educativa do Colégio.

“aproximação de Jesus, e com Ele fazer a passagem pascal da morte para a ressurreição". Porque "quaresma é tempo de trocar de comando, tempo forte para consultar o interior e verificar qual é o "senhor" que move nosso coração". E no final deste retiro rezamos: "Encontraram a pedra removida" Lc 24, 2. A pedra na entrada do túmulo impedia de ver o corpo de Jesus; removida, foi o primeiro sinal de que Jesus não estava no sepulcro..." Quais são as pedras que me impedem de reconhecer com alegria a presença de Jesus Ressuscitado no meio de nós?... Pode também nos questionar: “em que medida posso ser uma pedra que impede que Jesus seja encontrado por muitos no mundo de Hoje?" (Ir. Luiza Catharina)

GFASC COR JESU SOLIDÁRIO O GFASC Cor Jesu realizou no dia 23, o

GESTO CONCRETO da Campanha da Fraternidade de 2013. Gesto que resultou do longo “Retiro de 40 dias” que o grupo procurou vivenciar

Nós, Irmãs, colaboradores, professores, funcionários, estudantes e familiares convidados, durante a Semana Santa, mas de modo muito especial, na manhã do dia 28, tivemos a oportunidade de refletir sobre o nosso seguimento de Jesus, retomando o caminho que Ele fez e que culminou com sua Paixão, Morte e Ressurreição. Enfim, a oportunidade de revivermos intensamente esse acontecimento, CELEBRANDO A NOSSA PÁSCOA. Ponto alto foi a Via-Sacra, da qual participaram diretamente na encenação, estudantes do Seguimento I e Ensino Médio. Agradecemos a participação de todos e a colaboração na montagem de todo o evento. Que Deus recompense a cada um/a com muitas graças e bênçãos! Confira as atividades em nosso Site: http://redesagrado.com/corjesu/ (Joana Matos – Coordenadora da Pastoral)

Em preparação à solenidade de Páscoa, a Comunidade das Irmãs do Colégio Cor Jesu rezou sobre roteiros de oração - publicação do CEIJesuítas - durante as seis semanas da Quaresma. Esses dias especiais de "RETIRO QUARESMAL" ofereceram a oportunidade de

intensamente durante a Quaresma: jejuns, pequenos sacrifícios, renúncias... transformados em doação/solidariedade para com os mais

necessitados.


Com a colaboração de alguns funcionários administrativos do Colégio, foram adquiridas 13 cestas básicas para serem distribuídas a famílias carentes da Região de Samambaia/DF. Levando, não apenas o alimento material, mas também a Palavra de Deus - conforto e força para a caminhada - o gesto, com certeza, ajudou a amenizar o sofrimento de algumas famílias. Mas, na verdade, quem mais saiu beneficiado foram os que participaram desse momento, deixando-se tocar por realidades às vezes distantes do próprio dia-a-dia.

O CULTIVO DA VIDA ESPIRITUAL - foi o tema do ENCONTRO DE FORMAÇÃO PERMANENTE, organizado pela ViceProvíncia e orientado pelo Pe. Luiz G. Quevedo, SJ, nos dias 9 e 10, na Casa de Encontros S. C. de Jesus, em Ceilândia. Dele participaram todas as Superioras e as Irmãs das três comunidades: Casa de Encontros, Samambaia e Colégio Cor Jesu.

No primeiro dia, do qual participaram todas as Irmãs, o Sacerdote apresentou a dimensão espiritual como “a identidade da Vida Consagrada” (VC nº 93). As dificuldades e tentações do mundo de hoje, exigem uma espiritualidade mais sólida e segura, que se fundamenta em três alicerces: A experiência do Amor de Deus que dá sentido à nossa vida: sou amada por Alguém; o Êxodo – saída de nós mesmos: ser para os outros, CUIDAR: do outro, de algo, da própria vocação; e Aliança – sentido de pertença ao Senhor. A oração, pessoal e

comunitária, é o meio fundamental para o cultivo desta Aliança: voltar sempre ao manancial que satisfaz a sede de Deus. No dia 10, Festa do Aniversário de Madre Clélia, enquanto as Irmãs aproveitavam para descansar, partilhar e “curtir” a tranquilidade e a paz desse ambiente privilegiado, as SUPERIORAS continuaram a reflexão, pela manhã, com o Pe. Quevedo, SJ. Esta se baseou no papel da religiosa que está à frente de uma comunidade que cultiva o nobre ideal do seguimento do Senhor. A partir do levantamento das dificuldades encontradas pelo grupo, Pe. Quevedo destacou a importância do cultivo da vida espiritual, que requer um aprofundamento necessário das etapas inerentes a ela: o DESEJO MOTIVACIONAL do primeiro encontro com o Senhor; o AMADURECIMENTO no amor, que nada mais é que o adaptar-se para servir o outro, e a MISSÃO - perseverar no testemunho de uma vida totalmente doada a Deus. No período da tarde, Ir. Izabel Auxiliadora orientou o grupo nas questões administrativas próprias de cada unidade, esclareceu dúvidas e fez comunicados necessários. Em seguida, Ir. Teresinha, em forma de lembrete, ressaltou pontos práticos da convivência em comunidade e destacou a importância da visita da Madre Geral no próximo mês, na Vice-Província. Foi um dia significativo de aprofundamento e partilha de conteúdos e vida. (Ir. Ana Dalva S. Silva)

Ponto alto do dia foi a CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA em homenagem a MADRE


CLÉLIA pelo seu aniversário natalício, seguida do Almoço Festivo com a participação das três Comunidades.

Março foi um mês de muitas e intensas emoções e culmina com a maior delas que, aliás, vai muito além e encerra todas as demais... a PÁSCOA DO SENHOR! É aqui que tudo tem seu sentido e razão de ser: nossas aspirações, buscas, realizações, feitos pequenos ou grandes, nossas andanças de cá e de lá, encontros, relacionamentos, missão... nossa Vida, enfim! Por isso celebramos. Celebrar é fazer memória. “Permanece conosco, Senhor”. (Lc 24, 13-35) No festivo domingo de Páscoa, as três comunidades da região de Brasília se reuniram para um bonito, simples, mas caloroso momento de partilha e de reflexão sobre o acontecimento central de nossa Fé, a Ressurreição do Senhor. Na celebração Eucarística, cheias de gratidão, renovamos nossa fé Naquele que nos chamou. Nossa alegria ainda se fez maior com a presença da querida Ir.Teresinha Teixeira, que tão entusiasticamente celebrou este dia conosco. Agradecemos o empenho e a constante dedicação de nossas superioras, Ir.Izabel, Ir.Lourdes e Ir.Delma, em proporcionar estes pequenos, mas

significativos, momentos de fraternidade partilha entre as nossas comunidades.

e

(Ir. Clélia Q. da Cruz)

No dia 19, celebramos São José - festa para a Igreja e para o Instituto que o têm como Protetor. A seu exemplo, muitos jovens se colocam no seguimento de Jesus Cristo, buscando descobrir a vontade de Deus em suas vidas, na docilidade à Sua Palavra. Assim também a jovem Tayná Silva Nascimento, que nesse dia iniciou oficialmente a sua experiência como Aspirante no IASCJ, integrando a Comunidade Vocacional do Colégio Cor Jesu de Brasília. Desejamos a ela, uma enriquecedora experiência neste tempo especial de discernimento. (Ir. Samia Tamara C. Monteiro)

NOSSAS CARINHOSAS

FELICITAÇÕES ÀS QUERIDAS

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL Dia 02 – Ir. Matilde de Lima Carmo Dia 21 - Madre Clare Millea (Sup. Geral) Dia 26 – Ir. Gilvanete Teixeira dos Santos


FORAM TRANSFERIDAS PARA A CASA DO PAI: Dia 05 – Mª José Rezende Silva – Br – tia da Ir. Gorete Resende Dia 07 – Sra. Mª. Terezinha L. N. Gregório - Br. - Tia de Ir. Terezinha Neves. Dia 08 – Sr. Celina Curci – Itália. Tinha 92 anos de idade e 61 de Vida Consagrada.

COMUNICADOS: 1. Experiência em outro Instituto: Ir. Alda Helena da Silva Melo 2. Deixaram o Instituto: Ir. Mª de Nazaré Redig Melo Ir. Hélia de Jesus Silva Dayane Pereira da Silva (Post. 1º ano) Rezemos por elas, para que o Espírito Santo as ilumine neste processo de busca e realização da Vontade de Deus em suas vidas.

Dia 08 – Sr. Tiburzia Defendi – Itália. Tinha 101 anos de idade e 79 de Vida Consagrada. Dia 22 – Joselita Rosa de Jesus - Br – tia da Ir. Michele M. Muniz

“Disse Jesus: Eu sou a Ressurreição e a Vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá, e todo aquele que vive e crê em Mim, nunca morrerá. Crês isto?" (João 11.25-26)

Deus só!


Informativo de Março VPCNB  

Informativo de Março VPCNB

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you