Page 1

ANO DA FÉ

Novembro – 2012 vocacional cional e das Junioras que se preparam para os Votos Perpétuos.

ABERTURA DOS 20 ANOS DA VICE – PROVÍNCIA CENTRO – NORTE DO BRASIL

Acolhemos sete junioras da Província do Paraná, uma da Província de São Paulo e uma da Vice - Província do Centro-Norte Norte do Brasil. Agradecemos ao Coração de Jesus pelo seu grande amor para conosco, no dia-a-dia dia e nestes 20 anos de missão da V.P.

No dia 25,, na Casa de Encontros Cor Jesu, foi celebrada a solene Eucaristia, como abertura das comemorações dos 20 anos de existência da Vice - Província Centro-Norte Norte do Brasil. O ano de 2013 marcará este acontecimento que deverá ser vivido com sentimentos de gratidão e muito amor ao Coração de Jesus pelos muitos benefícios que nos concede.

ENCONTROS DAS DIRETORAS E COORDENADORAS

As Diretoras e Coordenadoras dos Colégios da Vice – Província CNB estiveram m reunidas nos dias 02 e 03 na Casa de Encontros Cor Jesu, junto com Heloisa Silvestroni. O objetivo deste encontro foi refletir sobre Estratégias de

Houve representação de quase todas as comunidades, também dos participantes do GFASC que estavam fazendo retiro, do grupo de jovens vocacionadas em discernimento 1


Gestão e Liderança na Construção de uma Escola de Qualidade. Foi possível analisar o que é uma escola de qualidade; diferentes países, diferentes respostas. Como construir uma escola de qualidade: Gestão e Liderança. O livro Mestres da Mudança foi uma forte referência, como também a Arte de dar e receber Feedback. Todas agradecem por mais esta oportunidade de crescimento.

No período de 22 a 25, na Casa de Encontros, reuniram-se os participantes do GFASC do Colégio Cor Jesu e do Centro Assistencial Coração de Jesus, de Samambaia. O motivo deste encontro foi o retiro anual. Orientaram o retiro Pe. José Welinton e Pe. Marcelo Vitorino, com o tema "Maria, peregrina na Fé" Na partilha realizada foi notório o quanto estes momentos têm sido significativos na vida de cada um, muito especialmente neste Ano da Fé, reavivando o compromisso de cristãos.

ENCONTROS DAS SUPERIORAS

Nos dias 03 e 04, na Casa de Encontros Cor Jesu, aconteceu o Encontro das Superioras da VPCNB sob a orientação de Ir. Teresinha Teixeira. Num primeiro momento, tivemos a colaboração do Padre Vladimir Porreca nos orientando sobre o Autoconhecimento e Integração dos próprios limites. “Precisamos “relaxar” conosco mesmo a partir da nossa oferta”. Ir. Teresinha deu continuidade ao encontro, propondo-nos a leitura e partilha da carta do Papa para a abertura do Ano da Fé. Somos gratas por tudo. Que Jesus seja sempre louvado e engrandecido.

Todos saíram agradecidos e com o compromisso de levar adiante os apelos de serem protagonistas do reino onde quer que estejam. (Ir. Maria de Lourdes da Costa Coord. do GFASC da VPCNB)

CENTRO ASSISTENCIAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - SAMAMBAIA - DF O Centro Assistencial neste mês Cleliano, promoveu muitas atividades dando destaque à nossa querida fundadora. Para abrir as festividades, no dia 09, as crianças participaram da Santa Missa, refletindo sobre a vivência evangélica de Madre Clélia. No decorrer dos dias vivenciamos concursos e gincanas, sempre explorando mais o conhecimento sobre Madre Clélia. E no dia 21, comemoramos com nossos colaboradores e toda a comunidade a festa. Nossos assistidos participaram ainda do Fest Clélia, promovido pelo Colégio Cor Jesu. Por tudo damos graças a Deus! (Centro Assistencial

RETIRO DO GFASC

Coração de Jesus)

2


encontro que todos os vocacionados fazem com Cristo. Pudemos perceber a grandeza de sermos colaboradoras no trabalho de indicar o Caminho àqueles que procuram novo sentido para viver. Agradecemos a Ir. Teresinha Teixeira que nos proporcionou este precioso momento de aprendizagem e partilha e a todos os que sempre nos propiciam esses ricos momentos. Nossa fraterna gratidão a Ir. Aparecida Rosene, pela disponibilidade e amizade. (Irmãs

PROJETO CORAÇÕES SOLIDÁRIOS – BENEVIDES – PA

do SAV)

SAV- PARÁ

No período de 22 a 26 de outubro, aconteceu em Benevides – PA, o PROJETO CORAÇÕES SOLIDÁRIOS: Um curso de bonecas, com a participação de 10 pessoas. Contamos com o auxílio da Professora Lúcia, que com muita alegria e disponibilidade nos ensinou a confeccioná-las, bem como enfeites de canetas e anjinhos com sabonetes.

Em Benevides nos dias 17 e 18 aconteceu o Encontro Vocacional com a participação de 14 jovens provenientes das cidades de: Benevides, Marituba, Castanhal e Bragança. As jovens tiveram a oportunidade de conhecer melhor o IASCJ, Madre Clélia e refletirem sobre o chamado do Senhor. Todas expressaram gratidão e desejo de continuar o caminho iniciado na descoberta da vocação.

Todas as participantes ficaram contentes e agradeceram pela oportunidade (Ir. Regina Célia Amorim).

(Ir. Alda Helena Melo da Silva).

RETIRO DE OPÇÃO VOCACIONAL

RETIRO DE OPÇÃO VOCACIONAL – REGIÃO DE BRASÍLIA -DF

Temos grandes motivos para rendermos graças ao bom Deus, que fez caminhada conosco durante este ano de trabalhos e empenhos. Para encerrarmos os trabalhos do SAV, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos com a Ir. Aparecida Rosene, que veio nos enriquecer com sua sabedoria e experiência na Pastoral Vocacional. Refletimos sobre o Ícone da Samaritana e a relação com o

A partir de algumas cartas de Madre Clélia, as jovens que participaram do Retiro de Opção nos dias 24 e 25, foram convidadas a refletir e contemplar a própria criação e nessa busca de compreender-se como parte da criação, a exemplo dos primeiros discípulos que perguntaram: “Mestre, onde moras?” abrir os 3


ouvidos para escutar os apelos do Senhor e ouvi-lo dizer: “Vinde e Vede!”. As jovens avaliaram esse momento pleno de significado que veio contribuir para o crescimento de cada uma, ajudando-as no discernimento vocacional.

Sorvete. Um evento de grande significado, envolvendo Irmãs, professores, funcionários, alunos e pais.

A participação foi expressiva, uma vez que era lançada uma proposta nova à comunidade escolar. Houve grande incentivo para que todos mostrassem o seu talento. Algumas apresentações foram feitas em grupo, outras individuais, através do canto, dublagem, dança, balé, recitação de poema e uma aluna fez uma linda apresentação de violino.

Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder todos os dias graças e bênçãos necessárias para a missão junto às jovens vocacionadas. Um agradecimento especial a Ir. Aparecida Rozene que nos acompanhou durante o retiro na orientação às jovens; e sempre nossa gratidão a Ir. Teresinha Teixeira pelo seu constante apoio e, às nossas comunidades por nos ajudarem espiritualmente e materialmente. (Irmã Samia Tamara Monteiro e Equipe do SAV).

SHOW DE TALENTOS E FESTIVAL DO SORVETE EM CASTANHAL

Foi excelente perceber a satisfação dos pais em ver o filho enfrentado a plateia e revelando seu talento. Sem dúvida, pela aprovação dos pais, alunos e professores, o Show de Talentos unido ao Festival do Sorvete veio para ser uma tradição em nossa escola. Por isso já estamos avaliando e planejando o II Show de Talentos para 2013. (Ir. Maria Gorete e Ir. Michelle)

No dia 10, o Colégio Sagrado Coração de Jesus realizou o I Show de Talentos e Festival do 4


ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NAS SALAS DE AULA EM CASTANHAL

VISITA AO NOVICIADO (ESPIRITO SANTO DO PINHAL) E PRÉ – POSTULADO(BIRIGUI) Visando fazer uma visita fraterna às Comunidades do Noviciado e Pré-Postulado, acompanhar, mais de perto, as Noviças e as Pré—Postulantes da Vice-Província CentroNorte do Brasil, e ouvir a partilha da caminhada de cada uma, Ir. Teresinha Teixeira esteve no período de 21 a 23/10 em Pinhal e nos dia 24, 25 e 26/10 Birigui.

VISITA DA VICE-PROVINCIAL NO PARÁ E EM TOCANTINS

Unidas a Madre Clélia e divulgando a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, no dia 21, a Pastoral Escolar do Colégio preparou um momento significativo com os alunos. Celebramos o dia da nossa fundadora, e como Madre Clélia nos ensina, “O Coração de Jesus deve ser o nosso tudo”. Por isso, representantes de todas as turmas, do Infantil ao 9º ano, receberam um quadro do Coração de Jesus.

Como visita fraterna às Irmãs e acompanhamento da Obra Apostólica, no período de 6 a 12 deste mês, Ir. Teresinha Teixeira esteve em Castanhal e Benevides, no Pará. No período de 17 a 22, visitou as comunidades de Palmas e de Paraíso, em Tocantins, celebrando também com elas a festa de Madre Clélia. Estas são sempre experiências de alegre convivência fraterna.

ANIVERSARIANTES 09 – Ir. Luiza Catharina Della Torre 17 – Ir. Sâmia Tamara C. Monteiro 19 – Ir. Rosa Maria do Socorro M. da Silva 24 – Ir. Michelle M. Muniz 26 – Ir. Taniela Holanda Cunha 28 – Ir. Teresinha T. da Silva (V. Prov)

NOTAS DE FALECIMENTO

Ir. Taniela Cunha e Ir. Terezinha Lopes explicaram a todos sobre a importância e o que constitui entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Após compreenderem o significado, cada turma foi convidada a levar o quadro para a sala de aula, em procissão, e ali entronizá-lo. Foi extremamente significativo este momento, pois o patrono do Colégio é o próprio Coração de Jesus. A Ele e unidas a Madre Clélia, rendemos graças pelas abundantes bênçãos que recebemos durante este ano letivo. (Irmã Michelle Moreira Muniz)

Dia 15 - Sr. Miguel Silva, tio de Ir. Maria Elisângela Vasconcelos Dia 24 – Sr. Antonio Souza, tio da Ir. Katiane do Socorro Souza de Oliveira. Dia 28 – em Alessandria – Ir. Carla Galbiati. Contava 97 anos de idade e 72 de Profissão Religiosa.

5

Informativo VPCNB - Novembro 2012  
Informativo VPCNB - Novembro 2012  

Informativo VPCNB - Novembro 2012

Advertisement