Issuu on Google+

ANO – 2012 SANTA MARIA MÃE DE DEUS

DEZEMBRO Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus . (site cancaonova.com)

PREPARAÇÃO PERPÉTUOS

Oitava de Natal, que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus! No século IV, já ensinava o bispo Santo Atanásio: "A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso". Maria é, portanto, nossa irmã, pois todos somos descendentes de Adão. Fazendo a relação deste mistério da encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no

PARA

OS

VOTOS

“A alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8,10) De 23/11 a 07/12 tivemos a alegria de estar na Casa de Encontros Cor Jesu, em Brasília, dando início à preparação para os nossos Votos Perpétuos. Estiveram conosco a Ir. Delma, Ir. Luiza Catharina, Ir. Izabel, Ir. Aparecida Sacon, Ir. Rizeuda, Pe. José Maria, Pe. Wladimir e o monge D. Justino. Eles nos ajudaram a recordar temas fundamentais na vivência da Consagração Religiosa no nosso Instituto. Além disso, tivemos vários momentos de oração e reflexão, nos quais pudemos recordar a nossa história vocacional e agradecer a Deus por toda a ação Dele em nosso cotidiano. Tivemos ainda ricos momentos de convivência fraterna, revestidos de muita alegria e celebração da vida, uma vez que por providência divina, celebramos com entusiasmo cinco aniversários durante este período. Tivemos também dois dias muito especiais. Em um deles, rezamos as Vésperas no mosteiro beneditino e no outro, pudemos conhecer os principais pontos turísticos ligados à fé e também à política na capital brasileira. Concluímos a preparação aos Votos Perpétuos com o retiro, na cidade de Curitiba. Com muito carinho, agradecemos a Ir. Teresinha T eixeira que nos proporcionou este tempo tão rico de contemplação do nosso seguimento de Cristo. Agradecemos também a Ir. Maria de Lourdes da Costa e comunidade


que nos acolheram e proveram com tantos gestos de delicadeza diante das nossas necessidades práticas e materiais. E, por fim, agradecemos a Província do Paraná que nos proporcionou a graça do retiro. Por tudo, demos graças a Deus! (VPCNB: Ir . Taniela; Prov. SP: Ir . Ana Cristina; Prov. Paraná: Ir . Julieta; Ir . Maria; Ir. Joice; Ir . Elaine; Ir . Rosenilda; Ir . Suzana; Ir . Juaciara)

PROFISSÃO PERPÉTUA “Meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador!”

Quanta alegria habita o meu coração por ter sido chamada pelo Senhor da minha Vida, para segui-Lo mais de perto, e de olhos fixos Nele permanecer para sempre com Ele. Faço deste momento a extensão do inesquecível 16 de dezembro de 2012, aconteceu a Celebração Eucarística presidida por Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, em que com toda a Igreja celebramos a posse definitiva do Senhor em minha vida. Sinto-me profundamente agraciada e acolhida pelo Sagrado Coração, que me quis para ser sua Apóstola.

Agradeço ao Instituto na pessoa da Madre Mary Clare e Conselho, assim como Ir. Miriam Cunha e Conselho e Ir. Teresinha Teixeira e Conselho, por me indicarem meios tão precisos no caminho que me leva à Ternura do Divino Coração. Foi com o coração em festa, que no Domingo da Alegria, disse o meu Sim em Perpétuo e me coloquei na presença da Bem - Aventurada Virgem Maria e pedi que, diariamente, me visite assim como visitou sua prima Santa Izabel, deixando – a repleta do Espírito de Deus, para que assim eu possa amar o Senhor, principalmente nos mais pequeninos e servi-los com alegria. Minhas mãos se elevam aos céus em gratidão a querida Ir. Teresinha T eixeira, que nos acompanhou nos dias de preparação aos Votos Perpétuos, a Ir. Lourdes Castanha, que nos proporcionou a graça do retiro, a cada Irmã que se fez presente, representando sua comunidade e de maneira especial agradeço a comunidade do Colégio Cor Jesu. Por tudo, rendo graças ao Bom Deus! (Ir . Taniela Holanda Cunha)

CELEBRAÇÃO DE NATAL – GFASC

No dia 23 os grupos de GFASC da Região de Brasília, se reuniram para a confraternização de Natal. Às 11 horas iniciou-se a celebração eucarística presidida pelo Pe. José Welinton. Depois da comunhão entrou uma senhora com o Menino Jesus.


ANIVERSARIANTES

Em seguida o almoço e amigo secreto, por família.

02 – Ir. M. de Lourdes da Costa (Cons. VPCNB) 06 – Ir. Iricina Aviz de Oliveira 11–Aldicléia Carneiro de Souza (Post. VPCNB)

NOTAS DE FALECIMENTO Dia 24 - Sr . Pedro Lopes, irmão de Ir. Regina de Fátima dos Santos Lopes.

As comunidades da região ajudaram na preparação da Eucaristia. Foi um dia de muita animação e alegria. Todos agradeceram por esta iniciativa. (Ir . M. Lourdes – Coord. do GFASC)

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL As comunidades do Centro Assistencial, Colégio Cor Jesu e da Casa de Encontros se reuniram para celebrar o Nascimento do Senhor, com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Pe. José Welinton. Em seguida o almoço e um animado bingo. Somos gratas ao Senhor que nos proporcionou este momento de convivência fraterna. (Comunidades da Região de Brasília- -DF)


Informativo de Dezembro de 2012 - VPCNB