Page 1

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

INFORMATIVO

ANO DA FÉ

a novidade radical da ressurreição. Na medida da sua livre disponibilidade, os pensamentos e os afetos, a mentalidade e o comportamento do homem vão sendo pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um itinerário jamais completamente terminado nesta vida. A “fé, que atua pelo amor” (Gl 5,6), torna-se um novo critério de entendimento e de ação, que muda toda a vida do homem (cf Rm 12,2; Cl 3,9-10; Ef 4,20-29; 2Cor 5,17).” (Carta Apostólica Porta Fidei nº 6)

MILPA ALTA – MÉXICO

“... O ano da Fé é o convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (cf. At 5,31). Para o apóstolo Paulo, este amor introduz o homem numa vida nova: “Pelo Batismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova” (Rm 6,4). Em virtude da fé, esta vida nova plasma toda a existência humana segundo

No dia 5 de agosto realizamos um passeio às impressionantes pirâmides de Teotihuacan. Participaram os jovens dos grupos Adonay e Shalom e seus familiares da nossa Paróquia. Foi uma experiência riquíssima, poder conhecer este espaço em que se recorda o misticismo asteca, ainda tão presente no povo mexicano. Além disso, foi muito agradável a convivência e partilha entre todos.


crianças da Creche. Foi uma tarde muito animada. A maioria dos pais participou e aqueles que não puderam comparecer, foram substituídos pelas mães que não mediram esforços para estarem presentes.

Também neste mês de agosto participamos, Ir. Terezinha Vaz e Ir. Rita de Cássia, de um curso de facilitadores pastorais, oferecido pela Arquidiocese da Cidade do México. O curso, muito prático e de conteúdo profundo, nos ajudou a conhecer um pouco mais a caminhada da Igreja local e as necessidades pastorais do lugar em que estamos. Agradecemos muito a Ir. Fátima por esta oportunidade. De 15 a 22 participamos da Festa da Padroeira, Nuestra Señora de La Asunción, dias de intensa festividade para toda Milpa Alta . Para nós, brasileiras, outro momento de presenciar as manifestações da cultura e religiosidade popular mexicana. Abraços com saudades a todas. ¡Adios ! (Irmãs da comunidade de Milpa Alta – México)

CRECHE E ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS BENEVIDES- PA

1. ANIVERSARIANTES E DIA DOS PAIS

Encerramos o mês de agosto com as comemorações dos aniversariantes do mês e também com a festa do dia dos pais das

As professoras dinamizaram atividades com a participação dos pais. (Ir . M. Nazaré Redig Melo) 2. CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO – BAURU – SP

DE

Nos dias 24 a 27de agosto, 10 professoras da Creche Sagrado Coração de Jesus tiveram a oportunidade de participarem do II Congresso de Educação da Sagrado Rede de Educação oferecido pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Retornaram com mais vigor e entusiasmo para dar continuidade à missão de educadoras e agradecem a oportunidade de crescimento.

3. SETE DE SETEMBRO NA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

CRECHE

No dia 07 de setembro, as crianças da Creche desfilaram pela avenida principal de Benevides-


PA homenageando todos os feirantes e agricultoras. Nossos educandos estão realizando um projeto com plantio e valorização das sementes.

Também prestaram homenagem à Madre Clélia Merloni como a grande educadora da espiritualidade do Sagrado Coração.

ENCONTRO PARA AGENTES ANIMADORES VOCACIONAIS De 7 a 9, participamos da 2ª Escola Vocacional deste ano, realizada em Anápolis GO. Estudamos como preparar e executar um Planejamento para o Serviço de Animação Vocacional em nível regional. Foram três dias bem intensos, onde pudemos partilhar e elaborar as etapas propostas, juntamente com outras Congregações, Sacerdotes e a presença discreta, mas edificante de Dom Paulo Beloto. Foi realmente mais uma grande graça que o Senhor, por meio de nossos superiores, nos ofereceu. Agradecemos carinhosamente a Ir. Teresinha Teixeira por nos propiciar mais este encontro formativo. Esperamos contribuir ainda mais com o SAV, em nossa VCPCNB. Por tudo muito obrigada. (Ir. Clélia Quirino e Ir. Matilde Lima)

VISITA CANÔNICA DA MADRE GERAL E PROVINCIAL

Alegremente recebemos a visita canônica de Madre Mary Clare e Ir. Miriam Cunha Sobrinha, nos dias 16 a 24. Chegaram dia 16. Ir. Alice representando a comunidade as acompanhou em Manila. No dia seguinte se encontraram com o Arcebispo Luis Antonio Tagle e no dia 18 com o monsenhor James Ferrer (responsável pela vida religiosa no país). Deles receberam orientação sobre as melhores possibilidades para a abertura de uma nova comunidade em terras filipinas, provavelmente será uma casa de formação para as vocacionadas da Ásia. No dia 19, ao chegarem a Masbate foram acolhidas no aeroporto pelas Irmãs, e em seguida pelo Bispo local, D. Jose Bantolo, que nos ofereceu um delicioso café da manhã. Na fazenda, em nossa comunidade a abertura da visita canônica foi marcada com a recitação de um singelo e cômico jogral: “Somos quatro”, nossa bela comunidade. Os recuperandos se sentiram muito felizes com a presença das Irmãs e partilharam as experiências de vida. Elas os presentearam com um Tau de São Francisco, muito significativo, visto que a fazenda vive o carisma franciscano. Também a fazenda feminina recebeu a visita das Irmãs, onde houve uma singela apresentação e partilha de vida. Na fazenda feminina também se fizeram presentes algumas meninas do Barangay (vila), que todos os sábados se reúnem com a Irmã Ana Carolina para oração do rosário e


meditação da Palavra. As meninas foram presenteadas com o bracelete de Madre Clélia, que contém as contas para oração do rosário.

Houve um momento especial com os missionários, que partilharam a experiência de convivência com as Irmãs. Ricos momentos nas celebrações eucarísticas e orações comunitárias. Inclusive um tempo profundo de oração preparado pela Madre Clare e Ir. Miriam. Nós, Irmãs e os missionários da fazenda, nos sentimos agraciados com esta especial visita que nos trouxe muita alegria e esperança para o crescimento de nossa missão em terras asiáticas. Contamos com a oração de todas as Apóstolas para que seja feita a vontade de Deus. No dia 24, apesar dos transtornos climáticos, acompanhadas pela Ir. Ana Carolina, retornaram a Manila, passando por Naga, onde aproveitaram para visitar a fazenda. Obrigada, querida Madre Mary Clare e querida Ir. Miriam, por fortalecerem o amor do Coração de Jesus em nossa comunidade . (Ir . Maria Alice, Ir. Saula, Ir . Alice Garcia e Ir. Ana Carolina)

NOTÍCIAS DO GFASC – VPCNB A convite de Ir. Analice Rocha Amorim, Coordenadora do GFASC da Província de São Paulo, os grupos GFASC do Cor Jesu e Samambaia - DF estiverem em Marília para participar do Encontro anual de formação. Neste ano contou

com a significativa presença de Ir. Marta Dalcin fundadora do movimento. Cada participante pode sentir como o GFASC cresce a cada dia e o quanto Madre Clélia é amada por cada filho e filha. Ir Marta aprofundou com muita sabedoria os valores essenciais da família Cristã e a missão do GFASC, uma vez que o grande objetivo é reconstruir a família pela oração e serviço ao irmão. Os participantes sentiram, mais uma vez, a seriedade da missão assumida. Após sua colocação Ir. Marta também deu algumas orientações práticas sobre o III Encontro internacional que acontecerá em Roma em julho do próximo ano. Ir. Jucélia Melo em fez um resumo das encíclicas que fazem referências especificas ao Sagrado coração de Jesus. No final do Encontro tivemos ainda a oportunidade de fazer uma visita às nossas Irmãs anciãs na Betânia: podemos dizer que foi um fechamento com chave de ouro. Nosso sincero obrigada a Ir. Analice pelo convite e a toda comunidade de Marília - SP pela acolhida. A Ir. Teresinha T eixeira –Vice Provincial e Ir. Izabel Auxiliadora ecônoma da Vice – Província, obrigada de coração por não medirem esforços para que o GFASC na Vice - Província seja de fato prioridade na vivência de nosso Carisma e espiritualidade. A Cada Irmã e comunidade que se esforçam para fazer com que o GFASC cresça em sua obra apostólica, o sincero Deus lhes pague. Deixo aqui o desafio para aquelas que ainda não o implantaram em sua obra apostólica: sejamos como locomotivas que carregam atrás de si os vagões do amor ao Sagrado Coração de Jesus. Fraternalmente (Ir . Maria de Lourdes da Costa Cord. GFASC – VPCNB)

EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA, DIZ JESUS! Confiante nas palavras do mestre Jesus, quero externar aqui meu eterno obrigada a Ir. Teresinha T eixeira, coirmãs da Vice – Província, às Irmãs de minha comunidade e a todos os amigos, solidários comigo e meus familiares por


ocasião da partida de meu pai para pátria celeste. Meu querido pai, Sr. Benedito da Costa, 85 anos, nos deixou exatamente no dia em que o Apostolado da Oração por ele fundado, na Paróquia em que frequentou durante 23 anos, completava 20 anos de existência. Não foi mera coincidência, mas desígnio do Pai que quis recebê-lo em seu regaço acolhedor nesta data, (21/09). A saudade é grande, mas a certeza de que ganhamos no céu mais um intercessor , nos fortalece a cada dia. O Coração de Jesus seja a eterna recompensa de cada um. (Ir. Maria de

Brasil, e as formandas das várias etapas de formação também participarão da Jornada. Outros assuntos: avaliação do Retiro Cleliano, julho/2012; eleição da nova coordenação para o próximo triênio. Permanecerão na coordenação Ir. Carmen Cestonaro e Ir. Márcia Cidreira. Neste encontro tivemos a participação de representações da Província do Paraná, da Província de São Paulo, da Vice - Província do Cone Sul e da Vice - Província Centro-Norte do Brasil. Da Vice - Província CNB participaram Ir. Teresinha Teixeira e Ir. Sâmia Tamara Monteiro.

Lourdes da costa)

ENCONTRO DE FORMADORAS DA AMÉRICA LATINA E COORDENAÇÃO DO SAV

Aconteceu nos dias 14 e 15 na Casa de Encontros Sagrado Coração, São Roque-SP . Foi um momento de encontro fraterno e enriquecimento diante de tudo o que foi preparado pela coordenação, Ir. Carmen Cestonaro e Ir. Márcia Cidreira. Tivemos a participação do Padre José Roberto Rosa, Oblato de Cristo Sacerdote, que conosco refletiu sobre o tema “A fé e sua implicação formativa nos dias de hoje”. Além desse momento importante, tivemos a partilha da caminhada, pelas formadoras e coordenadoras do SAV; a comunicação sobre a participação na Jornada Mundial da Juventude, quando teremos um stand do Instituto, organizado pelas coordenadoras do SAV da Província do Paraná, de São Paulo e Vice - Província Centro-Norte do

ENCONTRO VOCACIONAL – CASA DE ENCONTRO COR JESU

Aconteceu nos dias 29 e 30, o Encontro Vocacional com o tema: “Chamei-te pelo nome”. (Isaias 43,1). As jovens foram convidadas a refletir sobre a proposta que Jesus faz a cada uma. Todas as atividades aconteceram de maneira a construir uma interação com o tema gerador do encontro, proporcionando às vocacionadas momentos de encontro com o Senhor que as ama e as chama pelo nome. Tivemos momentos muito significativos, como: tempos de oração, sessão de cinema com o filme “O Presente”, colocação do tema pelo Padre Valdecir (CNBB), Celebração Eucarística, recreação e atendimento personalizado às jovens. A partir das avaliações das jovens foi possível perceber que o encontro foi muito agradável e que cada uma teve a oportunidade de refletir mais intensamente sobre sua


caminhada e assim buscar entender a vontade de Deus na sua vida. Agradecemos a Deus por nos ter abençoado e conduzido neste encontro, assim como agradecemos a Irmã Teresinha pelo contínuo apoio e também por ela ter permanecido conosco e nos ter ajudado no atendimento das jovens. Agradecemos também as comunidades do Centro Assistencial Coração de Jesus, Casa de Encontro Cor Jesu e a comunidade do Colégio Cor Jesu. (Irmã Sâmia Tamara e Equipe do SAV).

ENCONTRO DA PASTORAL ESCOLAR

FORUM DAS MANTENEDORAS ASSEMBLEIA GERAL DA ANEC

E

Nos dias 25 e 26 a ANEC promoveu em Brasília DF um Fórum de debates com a presença das mantenedoras. No primeiro dia, no período da manhã foram apresentadas duas palestras: Paradigmas educacionais para o século XXI: a tradição da educação católica e os novos desafios e O Planejamento nas instituições católicas de ensino: desafios e tendências. O período da tarde foi preenchido por relatos das instituições que vivem o processo de unificação/rede. O dia 26 foi ocupado com Assembleia Geral Ordinária da ANEC. As Apóstolas participaram com representantes das Províncias de São Paulo, Paraná e da Vice – Província Centro Norte do Brasil.

DIRETORAS REUNIDAS

Nos dias 22 e 23, esteve reunida na Casa de encontro Cor Jesu a equipe de Pastoral da VPCNB para, juntamente, com Ir. Adelir Weber e Ir. Fabiana Bergamin, refletir sobre a missão e identidade da Escola Católica. Sentimos fortemente o quanto elas são apaixonadas pela Educação e o quanto têm se empenhado nos trabalhos de estruturação da Sagrado Rede de Educação. Agradecemos por esta riqueza a nós oferecida, como também a dedicação e disposição em nos colocar cada vez mais nesta fornalha de amor pelo Instituto e pela nossa missão educativa tão amada pela nossa Madre Fundadora. Por tudo damos graças ao Pai . (Equipe da Pastoral)

No dia 26, na sede da Vice - Província, em Brasília - DF, as diretoras das unidades educacionais se reuniram com Ir. Fabiana Bergamin como forma de se manterem unidas às diretoras da Província de São Paulo. Ir. Fabiana apresentou o conteúdo da última reunião que tiveram em Bauru - SP no dia 6 de setembro. Vários assuntos de natureza organizacional foram tratados: encontro com os colaboradores; esporte em rede; campanha de matrícula; diário escolar; presente para o professor; implantação dos uniformes escolares e calendário/2013. Agradecemos a dedicação e apoio de Ir. Fabiana Bergamin e rogamos as bênçãos do Coração de Jesus para sua missão.

RETORNO Retornou no dia 01 de outubro, de Roma, Ir . Marlene Oliveira de Lima, para continuar sua formação no Brasil. Ficará no Juniorato Interno da Província de São Paulo. Desejamos à Ir .


Marlene uma abençoada caminhada neste tempo de formação e asseguramos-lhe nossas orações.

EM SINTONIA ORAÇÕES

DE

CORAÇÃO

E

Pensando em nossas queridas Irmãs missionárias, sorteamos as comunidades, para que rezemos e enviemos mensagens.

Missão

Comunidade

1. Milpa Alta – México 2. Michoacán - México 3. Filipinas 4. África 5. Itália – Castellaneta 6. Haiti 7. Benin e Albânia

Centro Assistencial Cor Jesu Paraíso – TO Benevides – PA Palmas – TO Castanhal – PA Casa de Encontro

ANIVERSARIANTES

Obrigada, Senhor, pela vida de: 11 – Ir. Clélia Quirino da Cruz – Eliana Brito Teixeira (Noviça do 1º ano) 17 – Ir. Maria Jomaína Araújo da Silva – Márcia Freitas dos Santos (Post. 1º ano) 24 – Ir. Angélica Pinheiro da Rocha – Ir. Terezinha Oliveira Lopes – Marinês da Costa Sousa (Post. 2º ano) 28 – Ir. Maria Amélia Lima de Souza – Ir. Valeriana Coelho da Silva 29 – Ir. Maria Heloísa da Silva

NOTAS DE FALECIMENTO Dia 09 – em Marília – SP - Ir. Antonieta da Silva. Contava 88 anos de idade e 60 anos de Profissão Religiosa. Dia 13 – em Curitiba – PR, Ir. Isabella Lomuscio. Contava 79 anos de idade e 59 anos de Profissão Religiosa. Dia 15 – Sra. Maria de Nazaré Reis Silva – Madrasta de Ir. Alda Helena da Silva Melo. Dia 21 – Sr. Benedito da Costa – Pai de Ir. Maria de Lourdes da Costa.

Informativo de Setembro 2012 VPCNB  

Informativo de Setembro 2012 VPCNB

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you