Issuu on Google+

Boletim Mensal do Setor de Psicologia do IASCJ– Projetos Sociais AGOSTO 2011 ENTREVISTA DO MÊS

QUEM? Elizama Modesto Braga, 31 anos.

O QUE FAZ? Educadora Social do Centro de Convivência do Idoso – CCI.

HISTÓRIA Por ser um mês especial em comemoração aos 49 anos do exercício profissional da Psicologia, nossa entrevistada de Agosto é a colaboradora Elizama, estudante do 6º ano de Psicologia, da Universidade do Sagrado Coração – USC. Elizama é uma pessoa alegre, otimista, que acredita muito em Deus e adora cantar. Cantou no Coral Véritas da USC durante oito anos, o que possibilitou que a mesma conhecesse vários lugares e pessoas. Em 2000 foi à Espanha participar de um concurso de coros onde o Coral ganhou o prêmio de polifonia de livre escolha com uma música indígena, um “Glória” cantado em tupi guarani. Este foi um momento considerado especial em sua vida. Houve uma interrupção na atividade e, atualmente, retornou ao canto coral, com uma nova formação. No momento, o grupo está à procura de patrocinadores. É solteira, mas seu sonho é casar-se e ter filhos. Adora samba e aquela cervejinha, com os amigos, aos finais de semana. Participa do Programa “Escola da Família” (Este Projeto é mantido pelo governo estadual em que a pessoa desenvolve Projetos com a comunidade carente e ganha bolsa de estudos. No seu caso a bolsa integral para cursar Psicologia na USC). Iniciou seu trabalho no IASCJna Creche Escola do Sagrado Coração, onde trabalhou por cerca de 4 meses.

ANO II

Nº. 24

No início do ano de 2008, foi convidada pela então coordenadora dos Projetos Sociais – Irmã Lurdinha – para trabalhar no CCI. Segundo ela foi uma experiência muito legal, pois a mesma ajudou a iniciar um serviço novo dentro da instituição. Como todo início, Elizama ressalta que não foi nada fácil... Porém, hoje o CCI é um serviço estruturado que possui uma equipe maravilhosa, formado por pessoas responsáveis e comprometidas, formando uma família, dentro e fora do trabalho. O trabalho com idosos é muito bom e gratificante, mesmo não sendo um trabalho fácil, diz Elizama. Para ela, cada vez que entra em contato com eles, acrescenta algo positivo em sua vida, algo que lhe faz sentir uma pessoamelhor e mais realizada. Hoje, no CCI há 140 usuários idosos, distribuídos em 5 pólos. Elizama ama seu trabalho e tem muito prazer em executá-lo. Diz que aprende todos os dias, pois os idosos ensinam muito com suas experiências de vida e com suas lindas histórias.

AÇÕES SETOR DE PSICOLOGIA

“Bons educadoreseducam para uma profissão... Educadoresfascinantes educam para a vida...”

GUSTAVO FRANCESCHI CRP 06/89077

RAIO-X

* Membro do Setor de Psicologia; * Psicólogo do Trabalho e Renda (Centro Irmã Adelaide).

ANIVERSÁRIO: 21 de Setembro SIGNO: Virgem LIVRO DE CABECEIRA: A Cabana FILME PREFERIDO: Sebeber não case ESTILO MUSICAL PREDILETO: MPB e Erudito

TIME DO CORAÇÃO: SãoPaulo PRA QUEM DÁ NOTA DEZ: Para o Amor PRA QUEM DÁ NOTA ZERO: Para a

EQUIPE TÉCNICA IRMÃ ROSE YANASE * Coordenadora Geral dos Projetos Sociais da Província de São Paulo.

ANDREZA AP. DE LIMA CRP 06/77672 * Psicóloga responsável pelo Setor de Psicologia; * Psicóloga do CCIJ- Centro de Convivência Infanto Juvenil (Centro Irmã Adelaide); * Psicóloga do SAD(Idosose Pessoascom Deficiência).

TATIANA AP. AGOSTINHO CRP 06/93448 * Membro do Setor de Psicologia; * Psicóloga do Pronto Atendimento Social (Centro Irmã Adelaide); * Psicóloga do CCIJ- Centro de Convivência Infanto Juvenil (Rasi).

corrupção

DE OLHO NO LINK Quer conhecer um pouco mais sobre a Entidade que você trabalha? Visite o site do IASCJe clique no link dos Projetos Sociais:

http://www.apostolas.org.br

CIRCULANDO... O SETOR DE PSICOLOGIA aguarda suas sugestõesatravés do e-mail setorpsico_iascj@yahoo.com.br ou do telefone 32031993. O Boletim Insight é desenvolvido pelo Setor de Psicologia, mas é um espaço seu também...

Colabore conosco!


NOTÍCIAS

DATAS AGOSTO: 01 Aniversário de Bauru (115 anos) 11 Dia do estudante 14 Dia dos pais 15 Dia do solteiro 22 Dia do folclore 25 Dia do soldado 27 Dia do Psicólogo (49 anos de profissão)

ANIVERSÁRIOS

VOCÊ SABIA??? O Setor de Psicologia teve suas primeiras idéias surgidas no mês de Novembro do ano de 2007. Após sua estruturação, datada em Fevereiro de 2008, este Setor aparece com o objetivo de aprimorar os serviços prestados na área da Psicologia, bem como divulgar a importância de se trabalhar as questões humanas dentro da Instituição. Somos seres humanos, vivendo incessantemente um processo de mutação. A necessidade de dinamismo, flexibilidade e descobertas, devido a um mundo cheio de progressos,nem sempre imbuídos de pontos positivos, faz com que nos tornemos seres frágeis e desacreditados. A partir desta idéia e de observações cotidianas vivenciadas, não somente por colaboradores, mas também usuários dos Projetos Sociais do IASCJ, o Setor de Psicologia vem contribuir com o desenvolvimento das potencialidades, capacidade de autodeterminação e fortalecimento de ego deste grupo de pessoas. Além disso, objetiva aflorar a consciência e despertar a responsabilidade, de modo que seja facilitada a convivência grupal e as relaçõesinterpessoais. Os objetivos do Setor de Psicologia são: proporcionar momentos de estudo, partilha e troca de experiência entre os psicólogos; viabilizar o desenvolvimento e ajuda nos Projetos Sociais do IASCJ e colaborar para a eficácia no atendimento com os usuários e colaboradores. Dessaforma, realizam as seguintes ações:auxílio aos serviços com orientaçõesreferentes às questõeshumanas e psicológicas; trabalho com os colaboradores visando a integração, motivação e melhoria nos rendimentos; resgate das datas comemorativas e acolhimento dos colaboradores com respeito às questões práticas do dia a dia, bem como questõespessoais que acabam interferindo no ambiente de trabalho.

AGOSTO: 03 Gisleine Carlos 07 Ailton Donizete Frederico 11 Renata V. Muniz Gardiolo 14 Sandra Mara Pedrosoda Silva 15 Irmã Lucília 29 Iraci C. S. Alves 30 Erminda A. Porta Suplicamos a Deus que neste aniversário você encontre os ingredientes necessários para que, a cada novo minuto de sua vida, tudo se torne muito mais colorido!

FAZENDO ARTE REDE SAGRADO CAPACITA COLABORADORES DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA

CONTATO: 32031993ou setorpsico_iascj@yahoo.com.br EQUIPE: Andreza Lima, Gustavo Franceschi e Tatiana Agostinho

UMA SALVA DE PALMAS 27 DE AGOSTO – DIA DO PSICÓLOGO

Dia 27 de Agosto de 1962 foi aprovada a Lei nº. 4119 que regulamentou a profissão de Psicólogo no Brasil. O Brasil foi o primeiro país a conquistar uma lei para a regulamentação da profissão, motivo de orgulho, sem dúvida alguma. O profissional da Psicologia é um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego Psyche (mente ou alma) e Logos (conhecimento). O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e seu principal objetivo é compreender o homem, fixando-se no indivíduo. O campo de trabalho é bem amplo, porém, é importante saber que, em todos os seus aspectos, o profissional estará lidando com pessoasem seus sentimentos, medos e desejos e que isto requer muito cuidado. O curso tem duração de quatro anos para a Licenciatura e o Bacharelado e cinco para quem deseja cursar a Formação de Psicólogo, podendo atuar em clínicas e consultórios.

Nos dias 19 e 20 de Julho ocorreu o curso “Comunicação & Informação”, visando a capacitação de colaboradores da Sagrado Rede de Educação, para capacitar o pessoal da comunicação e informática. O curso foi ministrado pelos Assessores de Comunicação Integrada do IASCJ. Os colaboradores puderam participar de uma reflexão proposta pela Equipe Gestora sobre as oportunidades, forças, ameaças e fraquezas da comunicação nas unidades educacionais. A troca de experiências possibilitou aos colaboradores expor suas realidades e, ainda, contribuir com sugestões para melhorias das atividades. Ações de formação continuarão no próximo semestre com novos temas e propostas, pois, as dinâmicas de trabalho de uma rede supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes. Maiores informações acessar o link da Rede Sagrado: http://www.redesagrado.com/noticia.php?id=144


Informativo Projetos Sociais IASCJ - Agosto 2011