Page 1

Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena IASB Organização não governamental sem fins lucrativos, com caráter técnico, científico e ambiental, criado em Bonito/MS por proprietários rurais, empresários, ambientalistas e comunidade ribeirinha com a finalidade e objetivos de recuperar, conservar e proteger os rios, as matas e a biodiversidade existente na região da Serra da Bodoquena. O IASB tem como missão gerir os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger o solo, as matas, os rios e a biodiversidade da Região da Serra.

Endereço e Contato Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB Rua 24 de fevereiro, nº. 1.507, - Centro Bonito/MS - CEP 79.290-000 Telefone: (67) 3255-1920 - (67) 8404-2833 http://www.iasb.org.br - iasb@iasb.org.br

Corpo Técnico Coordenador(a) Geral: Liliane Lacerda Bióloga e Técnica Ambiental

Nadiani dos Santos Pereira Pedagoga e Secretária

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo 1. Objetivo Este relatório tem objetivo de fornecer informações e imagens do plantio de mudas, referente ao patrocínio do Colégio Palmares em parceria com Ambiental Viagens e Turismo. Estas mudas foram plantadas na Estância Mimosa Ecoturismo/MS.

2. Programa Plante Bonito O Plante Bonito é um programa pioneiro voltado à recuperação florestal da região da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, onde as mudas utilizadas nos plantios são patrocinadas por empresas de diversos ramos e, também por pessoas físicas e escolas. A parceria promovida pelo Plante Bonito entre a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terra e a comunidade estudantil está possibilitando o reflorestamento de áreas desmatadas da região, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e, consequentemente, a manutenção da biodiversidade. Em ação desde 2007, além dos benefícios à natureza, o Programa tem melhorado o conceito que as empresas participantes têm no mercado e na opinião pública. Seus clientes sabem que estão contribuindo, ainda que indiretamente, com a conservação dos recursos naturais de Bonito e região. A partir do ano de 2010 o programa ampliou sua atuação, elaborando uma metodologia própria para quantificar emissões de carbono de atividades empresariais, eventos e publicações e realizando o plantio de mudas para reduzir os efeitos das emissões do CO2. É a única organização não governamental do estado a prestar este tipo de serviço. Em 2013 o Programa Plante Bonito, através do apoio Fundo Socioambiental CASA, iniciou uma nova fase com ações que visam seu fortalecimento, contribuindo assim com o número de mudas nativas plantadas na região da Serra da Bodoquena. Desta forma, o Plante Bonito coloca-se como um dos mais amplos programas participativos do IASB para a recuperação de áreas privadas, visando à conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade de Bonito e região.

3. Dados da Área do Plantio O Córrego Itamaraty é um dos afluentes do Rio Mimoso, importante rio da região da Serra da Bodoquena. O córrego nasce e deságua dentro da propriedade, apresentando bom estado de conservação, sem presença de erosões ou fontes poluidoras. Porém apresenta ações antrópicas, como uma barragem para a construção da estrada de acesso ao passeio do atrativo. Ao longo do Rio Mimoso, são encontradas diferentes coberturas vegetais, como Savana Florestada, além da vegetação nativa substituída, pois a região apresenta grande influência da Mata Atlântica, um dos biomas de transição do estado de Mato Grosso do Sul. Porém, ao longo do córrego Itamaraty a vegetação compatível é a Floresta Estacional Semidecidual. Á área tem presença de capim braquiaria adensado, além de algumas árvores de espécies nativas em desenvolvimento, como canafístula, angico, ipês, embaúba, pitangueira, entre outras.

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo 4. Metodologia Um dia antes do inicio do plantio as áreas foram preparadas com coroamento, no centro do raio foi feita uma cova com aproximadamente 20 cm de profundidade, aberta com menos de 24 horas antes do plantio, evitando o ressecamento do solo. Para a realização dessas atividades o IASB contou com o auxílio dos funcionários da Estância Mimosa Ecoturismo. A equipe do IASB realizou uma pequena palestra com alunos do Colégio Palmares, no intuito de passar aos alunos as principais ações desenvolvidas pelo instituto na região, o porquê é importante à conservação ambiental e também demonstrou para os alunos as técnicas do plantio de mudas. Posteriormente, divididos em grupos, os mesmo foram encaminhados a uma área dentro do atrativo (Estância Mimosa) para realizar um plantio de mudas de espécies nativas. Ao todo foram plantadas 10 espécies de mudas nativas, são elas: Ipê Roxo, Aroeira, Ingá, Figueira e Maria Preta. As mudas foram retiradas dos tubetes e plantadas diretamente nas covas, sem passar por qualquer processo diferenciado. Após o fechamento da cova o solo foi coberto com adubo. As espécies escolhidas para recuperação foram doadas pelo Viveiro RPPN Cabeceira do Prata.

5. Plantio 5.1 Tabela de Espécies Plantadas Nome popular Aroeira Ipê Roxo Ingá Maria Preta Figueira TOTAL

Nº de Exemplares 2 2 2 2 2 10

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo 5.2 Imagem do Plantio

FOTO 1: Técnica do IASB ensinando as técnicas para o plantio das mudas

FOTO 2: Técnica do IASB distribuindo as mudas entre os alunos do Colégio Palmares

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo .

FOTO 3: Alunos do Colégio Palmares realizando o plantio de mudas.

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo

FOTO 4: Para a realização do plantio das mudas os alunos foram divididos em grupos.

FOTO 5: Mudas sendo monitoradas

Bonito – MS 08 de maio de 2013


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares | Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo

FOTO 6 e FOTO 7: Aspectos das mudas após o plantio.

Bonito – MS 08 de maio de 2013

2013 mai estância mimosa  

Relatório do plantio realizada no mês de maio de 2013 na Estância Mimosa com o apoio da Ambiental Expedições e Colégio Palmares

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you