Page 1

Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa Instituto das Águas da Serra da Bodoquena IASB Organização não governamental sem fins lucrativos, com caráter técnico, científico e ambiental, criado em Bonito/MS por proprietários rurais, empresários, ambientalistas e comunidade ribeirinha com a finalidade e objetivos de recuperar, conservar e proteger os rios, as matas e a biodiversidade existente na região da Serra da Bodoquena. O IASB tem como missão gerir os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger o solo, as matas, os rios e a biodiversidade da Região da Serra.

Endereço e Contato Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB Rua 24 de fevereiro, nº. 1.507, - Centro Bonito/MS - CEP 79.290-000 Telefone: (67) 3255-1920 - (67) 8404-2833 http://www.iasb.org.br - iasb@iasb.org.br

Corpo Técnico Coordenador(a) Geral: Liliane Lacerda Bióloga e Técnica Ambiental

Nadiani dos Santos Pereira Pedagoga e Secretária:

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa 1. Objetivo Este relatório tem o objetivo de fornecer informações e imagens, referente ao patrocínio do Wetiga Hotel, referentes aos meses de julho de 2012 à fevereiro de 2013. Estas mudas foram plantadas na Lagoa Misteriosa, em Jardim/MS.

2. Programa Plante Bonito O Plante Bonito é um programa pioneiro voltado à recuperação florestal da região da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul, onde as mudas utilizadas nos plantios são patrocinadas por empresas de diversos ramos e, também por pessoas físicas e escolas. A parceria promovida pelo Plante Bonito entre a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terra e a comunidade estudantil está possibilitando o reflorestamento de áreas desmatadas da região, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e, consequentemente, a manutenção da biodiversidade. Em ação desde 2007, além dos benefícios à natureza, o Programa tem melhorado o conceito que as empresas participantes têm no mercado e na opinião pública. Seus clientes sabem que estão contribuindo, ainda que indiretamente, com a conservação dos recursos naturais de Bonito e região. A partir do ano de 2010 o programa ampliou sua atuação, elaborando uma metodologia própria para quantificar emissões de carbono de atividades empresariais, eventos e publicações e realizando o plantio de mudas para reduzir os efeitos das emissões do CO2. É a única organização não governamental do estado a prestar este tipo de serviço. Em 2013 o Programa Plante Bonito, através do apoio Fundo Socioambiental CASA, iniciou uma nova fase com ações que visam seu fortalecimento, contribuindo assim com o número de mudas nativas plantadas na região da Serra da Bodoquena. Desta forma, o Plante Bonito coloca-se como um dos mais amplos programas participativos do IASB para a recuperação de áreas privadas, visando à conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade de Bonito e região.

3. Dados da Área do Plantio A área escolhida localiza-se próximo a Lagoa Misteriosa, ao lado da borda de floresta estacional semidecidual e savana arborizada. O ambiente caracteriza-se por possuir grande concentração de capim humidícola e Brachiária com altura de aproximadamente 60cm e várias espécies arbustivas, Guavira (Capomansia sp.), Lixeira (Curatella americana). Algumas árvores em fase de crescimento avançado, tais como: Araticum (Annona crassiflora), Capitão (Terminalia argentea), Jacarandá (Machaerium acutifolium), Ipê-amarelo (Tabebuia sp.) também são observadas no ambiente.

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa 4. Metodologia Durante o plantio foi implantado a metodologia utilizada no Projeto Ilhas Verdes, que consiste no plantio adensado de mudas (também conhecido como 'grupos de Anderson'), onde 3,5 ou 13 mudas são plantadas com espaçamento de 0,5 m de forma homogênea ou heterogênea. As ilhas prezam pela diminuição da manutenção dos plantios. Dois dias antes do plantio foram preparadas com coroamento na braquiaria, que consiste na abertura de um espaço no raio de 3 metro com a retirada do capim através de enxada, principalmente das raízes. A limpeza adequada é que vai garantir a diminuição da manutenção dos plantios posteriores. Cada ilha possui um raio de pelo menos 3,0 metros de largura e distanciadas a 7 metros uma da outra. Em cada raio foi aberta 5 covas para plantios das de árvores e arbustos. Ao final foi feito uma leve descompactação do solo com o auxilio de uma enxada para quebrar sua camada superficial. Posteriormente são semeadas em toda ilha sementes nativas variadas, Este processo foi feito à lanço diretamente no solo com leve recobrimento das sementes com terra misturada com adubo. Para a realização dessas atividades o IASB contou com o auxílio dos funcionários da RPPN Cabeceira do Prata.

5. Plantio 5.1 Tabela de Espécies Plantadas Nome popular Amendoim Bravo Amendoim do Campo Angico Vermelho Araticum Aroeira Cabrito Carne de Vaca Caroba Cedro Embaúba Ipê Amarelo Manduvi Maria Preta Paratudo Piúva Ximbuva TOTAL

Nº de Exemplares 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 80

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa 5.2 Imagem da Área

Foto da Área antes do plantio de mudas.

Foto da Área após o plantio de mudas.

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa 5.3 Imagem do Plantio

FOTO 1: Mudas que serão utilizadas no plantio.

FOTO 2: Equipe do IASB juntamente com funcionário da RPPN Cabeceira do Prata realizando o plantio de mudas.

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa

FOTO 3: Covas juntamente com adubo orgânico, produzido na RPPN, que foi utilizado no plantio.

FOTO 4: Mudas sendo monitoradas

Bonito – MS 08 de abril de 2012


Relatório Plante Bonito Patrocinador: Wetiga Hotel Área: Lagoa Misteriosa

FOTO 5: Foto das Mudas após o plantio.

FOTO 6: Aspecto das ilhas após o plantio. Todas devidamente bem adubadas e identificadas por estacas..

Bonito – MS 08 de abril de 2012

2013 abr lagoa misteriosa  

Relatório do plantio de mudas realizado no mês de abril na Fazenda Lagoa Misteriosa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you