Page 1

FLORESTA DO BALNEÁRIO MUNICIPAL DE BONITO/MS Relatório de Caracterização da Área e Plantio. 1. Apresentação: O Plante Bonito é um programa participativo de recuperação de áreas degradadas, que tem o objetivo de contribuir para a conservação dos recursos naturais e ajudar a minimizar os custos de recuperação das áreas por parte dos proprietários rurais. No programa as mudas são adquiridas através do patrocínio de empresas e/ou por pessoas que tenham a responsabilidade ambiental de seus atos e serviços, colaborando com projetos que visam à proteção dos solos, rios, matas e biodiversidade de Bonito e região. No Balneário Municipal foi realizada uma ação prática da Oficina Socioambiental realizada pelo Programa de Aventura Segura da ABETA – Associação Brasileira das Empresas do Ecoturismo e Turismo de Aventura. As mudas utilizadas na oficina foram patrocinadas pela Agência e Hotel Águas de Bonito e o plantio foi fundamental para adensar a floresta que está sendo implantada com o objetivo de proteger e conservar parte das margens do rio mais explorado pela atividades turísticas em Bonito.

2. Caracterização da área: O plantio foi realizado no Balneário Municipal, a 6 km da cidade, uma área de lazer destinada aos moradores de Bonito/MS e aos turistas que visitam o município. As mudas foram utilizadas para reflorestar as margens do rio Formoso, o mais importante curso d’água do município e um dos rios de maior beleza cênica do mundo devido a suas águas cristalinas, sendo dessa forma muito explorado com atividades de ecoturismo, a principal atividade econômica da região. A área destinada ao plantio é uma área aberta para a entrada das pessoas que visitam o local. O solo encontra-se coberto pelo gramado e possui algumas árvores de grande porte como pés de cirriguela, além de outras com tamanhos variados que já haviam sido plantadas há mais tempo. A área possui trilhas delimitadas que dão acesso a deques instalados no rio para a segurança dos banhistas.


3. Plantio: O plantio foi realizado no dia 18 de novembro de 2008 em uma área denominada Bosque da Fama, espaço destinado as celebridades e as atividades de educação ambiental onde todos os participantes podem deixar sua árvore para contribuir com a conservação da natureza local. Para a realização da atividade a equipe do IASB contou com a colaboração da ministrante e dos participantes da Oficina Socioambiental da ABETA e técnicos da Fundação Neotrópica. Relação das Espécies Utilizadas no Plantio

4. Fotos:

Nome Popular

Nº de exemplares

Tucaneira

04

Ipê roxo

04

Jaracatiá

04

Embaúba

02

Manduvi

05

Sangra d’água

04

Peroba

05

Amoreira

02

TOTAL

30

2008_Nov_Balneario Municipal  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you