Page 1

FACHADA INTERATIVA PROJETO DE PROJEÇÃO MAPEADA PARA GALPÃO DA LUA E CENTRO CULTURAL MATARAZZO

PAUP - IAN CAMARGO


LEITURAS As leituras mostraram que o local de análise é de grande importância cultural, abrigando o Centro Cultural Matarazzo e o Galpão da Lua. Entretanto o Matarazzo já é reconhecido na cidade pela população como local de Cultura, já o Galpão ocupa uma posição marginalizada, mesmo estando fisicamente a poucos metros do Matarazzo. O território abordado abrange diversos tipos de pessoas, desde a pessoa que usa o trilho de trem como passagem, a pessoa que faz algum curso no Matarazzo ou alguma atividade no Galpão, até os moradores de rua que ocupam os trilhos durante a noite. Além disso é muito importante preservar a memória destes territórios, levando em conta importância da ferrovia para a história da cidade, entretanto as edificações transitam entre o abandono dos prédios do entorno do Galpão, e a plasticidade do Centro Cultural Matarazzo


O QUE É UMA PROJEÇÃO MAPEADA ? É uma tecnologia utilizada para transformar objetos de formas variadas em superfícies de projeção. A técnica se baseia no mapeamento tridimensional da superfície que servirá de fundo para a projeção. Em sequência, o filme é adaptado a geometria do objeto, de maneira a evitar distorções na projeção. Uma das principais características desse tipo de trabalho é a multiplicidade das formas em que pode ser empregada, possibilitando ilusões de ótica, noções de movimento e diversas experiências sensoriais. Sesc Avenida Paulista (Acima) e Monumento a Bandeira (Abaixo)


POR QUÊ APLICAR ESTE MÉTODO AO LOCAL ESCOLHIDO ? A projeção mapeada foi escolhida como forma de intervenção no Galpão da Lua e no Centro Cultural Matarazzo pois é uma forma eficaz de ativar as territorialidades sem alterar o espaço construído destas edificações. As luzes da projeção inserem um novo aspecto as edificações, criando uma atmosfera inusitada, inserindo iluminação na linha de trem de uma forma menos invasiva, buscando respeitar os usos que ele possui durante a noite. As projeções criam a possibilidade de resgatar as memórias da população prudentina em relação ao seu patrimônio, e também de abordar novos temas, e instigando as pessoas que passam pelo local.

Além disso é possivel inserir a interatividade associada as projeções, possibilitando com que as pessoas "brinquem" com a edificação, criando uma nova relação entre o usuário e o prédio.


EQUIPAMENTOS CORTE

Os equipamentos necessários para as execuções das Projeções Interativas são um Projetor combinado com um sensor Kinect, que será responsável por detectar os movimentos realizados na frente das projeções, também foi previsto canhões de led, que simulam em tempo real as cores projetadas pelo Projetor, sendo possível usar menos projetores, e criar a ilusão que tudo é uma grande projeção.


GALPÃO DA LUA CORTE

ESQUEMA DE ILUMINAÇÃO


POSSIBILIDADES


A EDIFICAÇÃO SE TRANSFORMA EM UMA GRANDE TELA DE PINTURA


A EDIFICAÇÃO SE TRANSFORMA EM UMA GRANDE TELA DE PINTURA


A EDIFICAÇÃO NOS CONTA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Criando padrões inusitados, busca mostrar o que acontece no Galpão e no Matarazzo para o público externo, usando transmissão ao vivo na fachada do edifício.


A EDIFICAÇÃO NOS CONTA O QUE ESTÁ ACONTECENDO

A ideia é que se projete o que acontece no Galpão nas paredes do Matarazzo, e vice versa, instigando os públicos, despertando o interesse de um em outro.


A EDIFICAÇÃO ABRIGA EXPOSIÇÕES DIGITAIS A obra de Candido Portinari foi escolhida para a proposta, pois se trata de um artista do estado de São Paulo que ficou famoso por retratar as cenas cotidianas, principalmente relacionadas ao café, momento importante da história do estado, resgatando memórias do principal produto transportado pela ferrovia ao qual as edificações estão inseridas, assim as edificações nos contam parte de sua própria história.


A EDIFICAÇÃO ABRIGA EXPOSIÇÕES DIGITAIS


OBRIGADO!

Fachada Interativa  

Projeto de projeção mapeada para Galpão da Lua e Centro Cultural Matarazzo

Fachada Interativa  

Projeto de projeção mapeada para Galpão da Lua e Centro Cultural Matarazzo

Advertisement