Page 1

Newsletter nº 3 (2012)

Istambul 2012 O Grupo Europeu de Ludotecas (ETL) considera crucial que os seus membros se reúnam todos os anos e assim a Turquia acolheu a 16ª reunião, que teve lugar a 19 e 20 de Abril na Universidade de Marmara. Foi com grande satisfação que os membros da ETL reconheceram que este é agora um grupo estável, com as mesmas pessoas/organizações a estarem presentes a cada ano, o que contribui para a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos. A reunião contou com a participação dos seguintes países: Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal, Roménia, Suécia, Suíça e Turquia.

ESTATÍSTICA DAS LUDOTECAS EUROPEIAS Áustria: 50 Ludotecas

Hungria: 8 Ludotecas

Bélgica (Flandres): 90 Ludotecas

Itália: 1000 Ludotecas

Bélgica (Francesa): 120 Ludotecas

Lituânia: 108 Ludotecas

Croácia: 18 Ludotecas

Holanda: 300-400 Ludotecas

Chipre: 6 Ludotecas

Portugal: 750 Ludotecas

Dinamarca: 40 Ludotecas

Roménia: 150 Ludotecas

França: 1200 Ludotecas

Espanha: 600 Ludotecas

Alemanha: 100 Ludotecas

Suíça: 380 Ludotecas

Grã-Bretanha: 1000 Ludotecas

Suécia: 200 Ludotecas

Grécia: 4 Ludotecas

Turquia: 9 Ludotecas

Os diferentes países apresentaram os seus relatórios anuais, o que evidenciou que a crise financeira tem igualmente repercussões no funcionamento e financiamento das ludotecas por toda a Europa. Ainda assim, são desenvolvidas, em todos os países, uma série de atividades com o fim de promover o reconhecimento das ludotecas e defender o Direito de Brincar, e.g. a comemoração do Dia Internacional do Brincar e diversos simpósios, conferências e exposições no âmbito do Brincar e das Ludotecas.

6500 Ludotecas na Europa

OS OBJECTIVOS DA ETL SÃO:  Divulgar o conceito de ludoteca como um meio para tornar o brincar e os brinquedos acessíveis a todas as pessoas.  Servir de elo de ligação entre as organizações nacionais de ludotecas, proporcionando oportunidades para o intercâmbio internacional de ideias e materiais.  Manter a ligação com outras organizações e associações relacionadas com questões sociais, de saúde, educacionais, de lazer e de desenvolvimento.  Organizar apresentações em eventos internacionais, tais como as conferencias internacionais organizadas pela ITLA (Internacional Toy Library Association)  Colaborar com organizações com objetivos similares.


REUNIÃO ETL — ISTAMBUL, ABRIL 2012

DEFINIÇÃO DE LUDOTECA Alguns membros realçaram que a designação “ludoteca” está a ser incorretamente utilizada por instituições que têm outros fins (nomeadamente fins comerciais). Foi sugerida uma revisão da definição de ludoteca da ETL, que foi aceite por todos os membros: As ludotecas disponibilizam recursos para brincar, incluindo brinquedos, jogos, uma equipa especializada e espaços específicos para tal, numa base não comercial.

COMPETÊNCIAS—WORKING STANDARDS As competências (working standards), trabalhadas em Lisboa e Bruxelas, foram aceites por todos os países. A ETL irá publicá-las como parte da “Documentação para as Ludotecas” que terá os seguintes conteúdos: 

História da ETL

Competências

Cartas de Qualidade de diferentes países europeus

Standards para as ludotecas de diferentes países europeus

Contatos dos diferentes países

Newsletters da ETL

Esta documentação é atualmente inexistente na Europa e responderá a uma lacuna sentida pela grande maioria dos países no que se refere ao acesso a documentação de referência na área das ludotecas.

A ETL vai publicar a “Documentação para as Ludotecas” que dará acesso a documentos de referência sobre as ludotecas.

2

Membros presentes em Istambul, 2012


ESTRUTURA DA ETL E TRABALHO FUTURO Os membros da ETL foram divididos em 3 grupos para discutir a estrutura da ETL e o seu trabalho futuro.

1.

A ETL pretende ser uma associação ou um grupo?

Por agora, a ETL vai manter-se enquanto grupo informal. Esta questão foi já discutida em reuniões prévias e os aspetos “formais” de se tornar uma associação foram abordados, já que se considerou que provavelmente implicariam uma alteração na natureza da ETL: atualmente é um grupo de trabalho que pode focarse exclusivamente em questões técnicas relacionadas com as ludotecas. Este tema será reavaliado em anos futuros.

2. Quem pode ser membro da ETL? Foi delineado o seguinte perfil de membro: 

Os membros são associações nacionais de ludotecas ou similares (não serão aceites membros individuais);

Os membros devem viver num país europeu e falar ingles fluentemente;

A decisão de aceitar novos membros cabe única e exclusivamente à ETL (não existirão membros automáticos). Será criado um formulário para novos membros.

A ETL vai manter-se enquanto grupo informal e focar-se em questões técnicas das ludotecas, como tem sido até agora.

3. Quais são as tarefas da ETL? As tarefas identificadas são contributos fundamentais para reforçar o Movimento Ludotecário Europeu: 

informar o grupo, a Europa e os órgãos de poder;

estar informado das decisões da ITLA e de questões europeias e mundiais que tenham importância para as ludotecas e influenciem o seu trabalho;

representar as ludotecas europeias (estabelecer contatos com os órgãos de poder e ter um representante europeu ativo na ITLA);

influenciar as políticas locais das ludotecas;

refletir sobre políticas nacionais e internacionais.

3


CONHECER ISTAMBUL... Os organizadores da reunião deste ano deram as boas-vindas aos participantes com um concerto na Universidade de Marmara e prepararam uma série de atiPRÓXIMA REUNIÃO:

vidades para conhecer a cultura turca. A primeira visita foi ao Museu do Brinquedo de Istambul Toy Museum, que tem

Data: 19 e 20 de Abril 2013 Local: Dinamarca

uma coleção de mais de 4,000 brinquedos de todo o mundo. No ultimo dia de reunião, os membros participaram num Workshop de Ebru, arte tradicional turca, dinamizado por um mestre da Universidadea de Marmara. Houve ainda tempo para uma visita ao Karagöz Traditional Turkish Shadow Puppet Theatre (teatro de marionetas) onde se assistiu a uma peça tradicional.

A ETL continuará a trabalhar para reforçar o Movimento Ludotecário Europeu HISTÓRIA E MEMBROS DA ETL O Grupo Europeu de Ludotecas (ETL) foi fundado em 1996 durante a 7.ª Conferencia Internacional de Ludotecas em Zurique (Suíça). O Grupo Europeu é um grupo informal. Acreditamos que o brincar é essencial para melhorar o desenvolvimento físico, psicológico, social e cultural das crianças. Tem como membros os seguintes países: Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, Chipre, Hungria, Itália, Lituânia, Holanda, Noruega, Portugal, Roménia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.

4 © Child Support Institute, 2012

O Grupo Europeu de Ludotecas (ETL) é membro da Associação Internacional de Ludotecas (ITLA) e trabalha em estreita cooperação com esta associação.

Newsletter nº 3 - Grupo Europeu de Ludotecas (ETL)  

Reunião anual em Istambul (2012)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you