Page 1


Um dos maiores desafios de uma liderança é aprender a liderar a si mesmo. Nesse aspecto, muitos de nós têm sido reprovado, pois não conseguimos liderar a nós mesmos, quando não controlamos o temperamento, as emoções, os medos, as inseguranças, os impulsos etc.


Em Pv. 16. 32b está escrito: “... mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. É justamente, nesse estágio, que entra em ação do Espírito Santo: “Não vos embriagueis com o vinho, no qual a dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo”. Ef. 5.18 Assim, ser cheio do Espírito Santo nos leva, a cada dia, controlar os impulsos de nossa carne.


Jesus nos ensinou que duas das características mais importantes em sua vida eram mansidão e humildade: “Aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração”. Mt. 11.29


Para lanรงar mais algumas bases sobre o tipo de lideranรงa positiva, que devemos exercer sobre os outros, abordaremos sobre

AS QUATRO BASES DA LIDERANร‡A


I - NÃO MANDE PATOS PARA A ESCOLA DE ÁGUIAS 1.1. O famoso consultor de liderança, Jim Robin disse que : “A primeira regra da administração é esta: não mande seus patos para uma escola de águias”. 1.2. O líder precisa conhecer o seu liderado para não exigir dele mais do que ele pode dar.


1.3. O líder cristão precisa ministrar aos seus liderados a Palavra de Deus, e deixar que esta Palavra Santa transforme sua forma de pensar e sua forma de agir. 1.4. Enquanto o liderado (discípulo) não estiver pronto, não dê a ele grandes responsabilidades, possivelmente gerará uma situação na qual a probabilidade da frustração é muito real.


1.5. Todo mundo possuí habilidade que pode ser desenvolvida e melhorada. Patos e Águias têm um papel importante na natureza, cada um cumprindo com seu papel. O pato deve aprender a desenvolver suas habilidades, assim como a águia. 1.6. Como líder, você deve sempre desafiar seus liderados a sair da zona de conforto, mas nunca da área em que foram chamados por Deus. Se eles saem dessa área, logo estarão fora de todas as demais, incluindo a de conforto e eficiência.


1.7. A frustração de alguém que está desenvolvendo algo para o qual não foi chamado, também passará a ser a frustração do próprio líder (discipulador); pois por maior que seja seu investimento na vida de tal pessoa, ela jamais desenvolverá o seu mais alto potencial. 1.8. Apesar de tudo isso, precisamos entender que existe um chamado específico e um chamado geral para todos nós.


1.9. Cabe a cada um descobrir o chamado específicor e como usar suas habilidades para servir ao Senhor seja na área da música, da pregação, do ensino, da administração, do serviço, das artes, do governo, o que se refere a esse chamado. 1.10. No entanto, e apesar desse chamado, há outro, esse é para todos: a tarefa de Fazer Discípulos.


1.11. Entretanto, cada um deverá desenvolver esse chamado de acordo com a vontade específica de Deus para sua vida. Tentar mudá-lo é tentar agir contrário a sua própria natureza. 1.12. Acorde para esse chamado e seja um agente facilitador de sua própria missão diante de Deus.


II - CONTINUE APRENDENDO PARA CONTINUAR LIDERANDO 2.1. Para crescer você precisa tomar a iniciativa. O segredo para o sucesso pode ser encontrado na agenda diária: se as pessoas fizerem alguma coisa deliberadamente para se desenvolver a cada dia, elas se aproximarão cada vez mais de seu potencial. Caso contrário, esse potencial desaparece aos poucos no curso da vida.


2.2.Se você quer ser um bom líder, precisa saber aprender. Se você não tem um plano de crescimento pessoal, não espere alcançar crescimento. Isso é o princípio da semeiadura e colheita. Como o crescimento acontece? Vejamos alguns pontos importantes:


a) Invista primeiro em você: o crescimento das pessoas que estão sob sua liderança depende da atitude que você tiver em relação ao crescimento pessoal. Você é o modelo. Considerando que as pessoas seguem o líder, elas só terão condições de ir até onde ele for. Se o líder não cresce, os liderados também não se desenvolvem. Investir em você em primeiro lugar não é uma atitude egoísta, quando motivada pelo amor que você tem por seus liderados. Jesus disse em relação aos seus discípulos: “por eles eu me santifico”.


b) Nunca deixe de aprender: a partir do momento em que você para de aprender, também para de liderar. Se quiser liderar, precisa aprender. Se pretender continuar liderando, não pode parar de aprender. c) Crie um ambiente de crescimento para as pessoas lideradas por você: depois de investir em você e adotar uma atitude de aprendizado contínuo, você tem mais uma responsabilidade: precisa gerar um ambiente positivo de crescimento para aqueles a quem lidera. Se você não agir desta forma, seus discípulos, mesmo estando dispostos a se desenvolver, enfrentarão dificuldades.


III - APRENDA DEFINITIVAMENTE QUE OS MELHORES LÍDERES SÃO AQUELES QUE SABEM OUVIR 3.1. As escrituras nos dizem: “ Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tg. 1.19 3.2. Para que possamos executar a vontade de Deus de maneira plena, é fundamental que conheçamos o seu modelo profundamente. O modelo de Deus é o Senhor Jesus Cristo. I Pd. 2: 21 a 23 3.3.Eu não posso levar ninguém a um lugar ou um outro nível que eu mesmo ainda não tenha ido; é nesse ponto que entra o discipulado.


3.4. Não existe nenhum outro meio eficaz que nos permita formar vidas além do discipulado. 3.5. Formar significa exatamente conformar-se, moudar-se à imagem de Cristo. Somente no contato pessoal é que pode existir uma formação cristã adequada. 3.6. Existem dois requisitos básicos para realizar a obra de Deus: o modelo e os executores do projeto. Temos o modelo, resta-nos agora saber quem são os executores que desejam fazer a obra.


IV - MANTENHA O FOCO NAS PRIORIDADES 4.1. Na vida de quem se dispõe a servir sempre haverá muitas atividades a fazer. 4.2. O estabelecimento do Reino de Deus na terra requer muitas frentes de ação. Alcançar o perdido e torná-lo um discípulo produtivo do Senhor Jesus é uma tarefa que envolve muitas ações, ministérios e pessoas.


Neste contexto, o líder discipulador, precisa tomar conhecimento de algumas coisas importantes: a) Ele não precisa saber tudo: algumas pessoas acreditam que os grandes líderes dispõem de todas as respostas. Isso não é verdade. Líderes de sucesso não sabem tudo, mas conhecem pessoas que possuem as respostas. Seu foco deve estar naquilo que se relaciona com sua área de atuação, ou seja, dar prioridade ao conhecimento que o leve a servir melhor e de maneira mais eficiente. Tenha humildade para reconhecer que outras pessoas podem ser canais para te ajudar em áreas que você não domina bem.


b) Escolha alguém para representar você: todo líder aprende a importância de não se limitar a agir para cumprir a visão e começando a selecionar e capacitar outras pessoas a fazer o mesmo. Como você decide se a outra pessoa pode ser sua representante? •Primeiro é preciso conhecer o coração dessa pessoa tão bem a ponto de confiar em ser caráter. •Segundo é necessário ter um histórico de convivência, de modo que ela conheça o seu coração e a sua mente. •Terceiro você precisa confiar na competência dessa pessoa. Se ela é capaz de cumprir a tarefa com 80% da eficiência daquele que lidera, então está pronta.


c) Invista em seus pontos fortes, e não gaste energia em seus pontos fracos: os líderes mais eficazes são dotados de uma forte noção de seus pontos fortes e de suas fraquezas. Eles sabem quem são – e quem não são. Identifique esses pontos e trabalhe em cima de cada um. d) Assuma o controle das coisas que ocupam seu tempo e sua atenção: todo líder é muito ocupado. Deus não chama desocupados. A questão não é se a agenda dele ficará lotada ou não, mas quem se encarregará disso. Se você não assumir o controle de sua agenda, outros sempre o farão em seu lugar.


CONCLUSÃO 1. Liderar não é uma tarefa fácil, mas sempre traz recompensa. 2. O propósito maior de uma liderança é preparar os santos para a obra do ministério. Ef. 4.12 3. De alguma maneira, todos nós, temos dentro de nós o gene da paternidade ou da maternidade. O que precisamos é aperfeiçoar essa capacidade.

Quatro Bases da Liderança  

www.familiabv.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you