Page 1

Entrevistando Edilson Aragão Arquiteto formado há 31 anos pela Universidade Federal do Ceará.Natural de Sobral, veio para fortaleza estudar arquitetura e, após formado, abriu o primeiro escritório de arquitetura de sobral.

1) Qual sua principal área de atuação? - Bom, eu trabalhei nos primeiros quinze anos com projetos arquitetônicos residenciais comerciais, industriais, tudo que aparecesse, porque eu me formei, montei um escritório e fui pra Sobral já que lá era um campo novo, uma cidade que estava crescendo e não tinha arquitetos. Então eu abri o primeiro escritório de arquitetura, fiz muitos projetos, até o momento que outras demandas apareceram, como indústria, por exemplo, então tive que abrir o leque e vim fazer muitos projetos de indústria aqui em Fortaleza e acabei ficando. 2) Qual a sua maior fonte de inspiração para fazer projetos? - Primeiro, veja bem, você tem um programa de necessidades, você tem que cumprir um programa, aquilo que é a demanda do cliente. Depois você acrescenta o ponto de vista do conforto ambiental. Só então acrescenta isso a sua corrente de pensamento, o que você acha, onde você se enquadra dentro da linguagem arquitetônica. Então eu acabo muitas vezes tirando a forma mais equilibrada e adequada em conversa como cliente, você acaba produzindo uma arquitetura que seja de acordo comum entre os dois.

3) O que mudou na arquitetura desde a sua formatura? - As tecnologias, os novos produtos acabam dando uma versatilidade maior, um vocabulário formal muito maior, em função dessa grande quantidade de novos produtos, e a outra coisa foi o processo de desenho, a gente desenhava tudo a mão com nanquim, o computador não existia como se tem hoje e, atualmente, todos os desenhos são com c o m p u t a d o r, u m a c o i s a r á p i d a e impressionante. Em 1993, eu fiz meu último projeto a mão. De lá pra cá, só faço a mão a concepção, o croqui. 4) Você acha que o desenho a mão livre é importante? - Sem dúvida, não há concepção se não for a mão, a concepção, o rascunho, o croqui nasce a partir da tentativa de trabalhar, o computador é apenas uma ferramenta pra desenvolver os trabalhos braçais, mas a concepção vem no rascunho inicial.

7


P7-M24EF - Entrevista  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you