Issuu on Google+

EcoTelhado Eco

ŸEssa solução é extremamente benéfica aos

grandes centros urbanos que enfrentam os problemas das ilhas de calor, poluição ambiental e enchentes causadas pelo ineficiente escoamento das águas pluviais. Há dois tipos de instalação do telhado: a Instalação ‘In Loco’ e a Modular.

(Telhado Verde) Imersos em um ambiente carente de fornecedores, o engenheiro civil Paulo Renato Guimarães, de 51 anos, e o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, de 54 anos, encontraram espaço para inovar. Ao unirem suas habilidades à crescente demanda por produtos sustentáveis, os dois empreendedores criaram um novo produto: o Ecotelhado. O Ecotelhado começou a ser comercializado em 2005 e consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para o fechamento superior da edificação (lajes e coberturas), formando um “jardim suspenso”, que melhora o isolamento acústico e térmico da construção além de contribuir com o ambiente e dar um pouco mais de cor e vida ao imóvel. Essa tendência também conhecida como ‘Telhado verde’ vem ganhando o mercado. As plantas utilizadas geralmente são aquelas adequadas ao ambiente, que geralmente não necessitam de poda, nem de regagem constante, além de requerer pouca adubação. O primeiro é uma vedação adequada, para que não haja nenhum tipo de vazamento, também devem ser analisados fatores como a inclinação do telhado, estrutura de suporte do telhado, sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação.

10 motivos aderir o Eco Telhado nos projetos: 1) Ameniza a incidência das ilhas de calor no meio urbano devido às propriedades ambientais da vegetação, tais como: a retenção de umidade e o seqüestro de Co2. 2) Retarda e cria uma reserva de água da chuva para o aproveitamento. 3) Reduz a quantidade e velocidade das águas liberadas nas calçadas, reduzindo as enchentes. 4) É uma alternativa para a produção de alimentos no ambiente urbano. 5) Fácil Manutenção. 6) Aumento da biodiversidade. 7) Conforto térmico e acústico para ambientes internos. 8 ) Contribui para a maior durabilidade dos prédios, pois diminui a amplitude térmica. 9) Inclusão social. Aumentando a oportunidade de convívio com a natureza em diferentes locais. 10) O Ecotelhado (telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso) pode ser instalado tanto em casas como em grandes empresas e indústrias. http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteu do_280948.shtml

Edificação com EcoTelhado. E c o Te l h a d o e m r e s i d ê n c i a e m S i n g a p u r a .

13


P13-M24EF SUSTENTABILIDADE