Page 1

informa

esdi

INTRODUÇÃO A Esdi é uma unidade da Universidade

do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo o curso de graduação em Desenho Industrial e o mestrado em Design, além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão. O design, ou desenho industrial, é a área do conhecimento que trata do planejamento, da programação e do projeto dos objetos com os quais o homem lida em seu cotidiano, assim como dos ambientes em que mantém seu espaço de vida. A atividade de design pode ser desenvolvida em vários níveis e especialidades, e é no sentido de proporcionar uma formação ampla, onde seu sentido básico venha a ser compreendido sob forma aprofundada, que a Esdi vem operando em seus mais de quarenta anos de existência.

O curso de graduação se desenvolve em cinco anos, oferecendo habilitação integral em design (projeto de produto e comunicação visual). O ingresso é feito anualmente através de concurso vestibular promovido pela Uerj. A pós-graduação da Esdi oferece o curso de mestrado em Design, com ingresso anual através de processo seletivo realizado no segundo semestre do ano anterior.
A Esdi está instalada em um conjunto de prédios na Lapa, centro do Rio, onde possui, além de salas de aula, oficinas de madeira, metal, prototipagem rápida, gráfica, laboratórios de fotografia e informática, biblioteca especializada e salas de pesquisa.

NOTÍCIAS Esta sessão mostra um pouco do que está acontecendo na Esdi. Não deixe de

consultar também a sessão de eventos, que informa sobre palestras, workshops, exposições e outras atividades abertas ao público. Para receber outras notícias, assine o sinal.

CARLOS MINC FAZ AULA INAUGURAL DA ESDI

O Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, ministrou, no dia 14 de abril, a aula inaugural da Esdi em 2008. Em sua atuação pública, como parlamentar, no executivo e nos movimentos sociais, Minc tem sido há longos anos participante de ações em favor da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, temas que hoje são componente fundamental da agenda dos designers das mais diversas habilitações. Em sua aula inaugural, Minc apresentou os programas ambientais desenvolvidos pela secretaria sob seu comando. (04/2008)

PALESTRA “DESIGN DIGITAL: AVANÇOS E PERSPECTIVAS”


Mônica Correia, coordenadora do curso de Design 3D da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, ministrou, no dia 14 de março palestra em que mostrou o trabalho desenvolvido naquele curso e discutiu a transição das formas tradicionais de desenho e apresentação para as técnicas digitais, incluindo a realidade virtual. (03/2008)

NOVA DIREÇÃO DA ESDI

No dia 3 de março, foi dada posse, pelo reitor da Uerj, professor Ricardo Vieiralves de Castro, ao novo diretor da Esdi, professor Rodolfo Capeto. O novo vice-diretor, professor André Monat, embora já iniciando suas atividades, será empossado no dia 4 de abril. (03/2008)

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE ESDI E KAIST E SIMPÓSIO NA CORÉIA

Foi assinado em Daejon, na Coréia do Sul, protocolo de cooperação entre a Esdi e o Kaist (Korea Advanced Institute of Science and Technology), uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa de toda a Ásia. Pelo acordo, poderá ocorrer intercâmbio de professores e de estudantes de graduação e pós-graduação. O protocolo foi firmado no dia 14 de dezembro de 2007, pelo professor Gabriel Patrocínio, diretor da Esdi, e pelo chefe do departamento de desenho industrial do Kaist, professor Kun-Pyo Lee, que em setembro último visitou a Esdi, onde fez palestra. Gabriel participou na Coréia do simpósio “Design Issues in Emerging Markets”, que aconteceu no dia 13 de dezembro de 2007, na sede do Kaist. Estiveram no evento, juntamente com designers e professores do instituto, representantes das maiores indústrias coreanas. Além do diretor da Esdi, falaram no simpósio representantes de empresas de design da China e da Índia e os professores Cai Jun, chefe do departamento de design da Tsinghua University, de Beijing, China, Ravi Poovaiah, chefe do Centro de Desenho Industrial do Indian Institute of Technology, de Mumbai, Índia, (o representante da Rússia não conseguiu estar presente), discutindo as perspectivas do design e da indústria no contexto do “Bric” (12/2008).

Escola Superior de Desenho Industrial - Junho de 2009


OPINIÃO

EVENTOS RECENTES

MUDANÇAS Gabriel Patrocínio

“DESIGN DIGITAL: AVANÇOS E PERSPECTIVAS” Palestra de Mônica Correia, coordenadora do curso de Design 3D da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, na qual irá mostrar o trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos no curso que coordena. Mônica Correia é arquiteta formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com MA e MFA em design pela Universidade de Iowa, e faz parte da geração de designers que necessitou migrar de formas tradicionais de desenho e apresentação para as técnicas digitais, incluindo a realidade virtual. Em sua palestra, Mônica dará um depoimento sobre como essa transição está ocorrendo e quais são seus benefícios e desafios.

Na área das relações internacionais, a Esdi possui atualmente doze convênios com escolas na Alemanha, Bélgica, Coréia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda e Portugal, e uma excelente rede de relacionamento com escolas, entidades e designers. Em 2005, obteve o mais importante prêmio internacional de design, o troféu IF Gold; participou do Salone Satellite da Feira de Milão em 2006; de quatro edições seguidas (2004 a 2007) da Microsoft Research Design Expo, em Redmond, sede da Microsoft; do Global Design Lab 2004 da Electrolux, em New York; e ainda do Yahoo Design Expo 2006, em San José, na California. Os estudantes da Escola alcançaram individualmente diversas premiações nacionais e internacionais. Como resultado direto, foi indicada em 2007 como uma das 60 melhores escolas de design do mundo pela revista BusinessWeek, assim como a melhor escola de design do Brasil pelo Guia do Estudante da Editora Abril, ao mesmo tempo em que obtinha a melhor nota nacional no Enade entre todos os cursos de design avaliados.

14 de março de 2008, 6ª feira, às 11h30.

A partir do dia 1º de março de 2008, deixarei a diretoria da Esdi. Foram oito anos seguidos de intensa atividade – quatro anos como Vice-diretor e quatro como Diretor – e chega a hora em que o bom senso recomenda uma pausa*. Nestes oito anos a Esdi passou por muitas mudanças. Mudanças essas que ainda nos parecem poucas diante do tanto que sabemos ainda necessário fazer e dos problemas e desafios que ainda existem. A parceria e o apoio de muitos colaboradores – entre professores, estudantes e funcionários – tornaram possíveis grandes realizações como vice na direção de Freddy Van Camp (2000 a 2003) e como diretor, com Rodolfo Capeto como vice (2004 a 2007).

As relações da Esdi com o mercado permitiram a realização de diversas parcerias, entre as quais se destacou a da Motorola do Brasil, que construiu e equipou um Laboratório de Prototipagem Rápida e um Laboratório de Pesquisas. Diversas outras empresas nos apoiaram e continuam oferecendo apoio. Foi implantado o Mestrado em Design, instalado no prédio anteriormente ocupado pelas Oficinas de Madeira e Metal. Os recursos provenientes de royalties de projeto de pesquisa realizado ainda nos anos 1990 permitiram a reforma quase que integral. O Laboratório de Informática foi reformulado em 2000 e ampliado em 2005. Apoios obtidos junto à Faperj e Finep possibilitaram a mudança das antigas oficinas (embora os recursos aprovados pela Finep em 2007 para aquisição de novas máquinas ainda aguardem liberação). Também iniciaram-se as atividades da Design.Inc - Incubadora de Empresas de Design, que já conta com duas empresas de ex-alunos, e para a qual podemos prever muito sucesso (ainda agora, em fevereiro de 2008, estas empresas conquistaram o Prêmio Movelsul e mais dois prêmios IF Design). Entre diversas outras reestruturações internas, maiores ou menores, destaca-se o planejamento para o futuro da Escola: o Projeto Nova Esdi, desenvolvido entre 2000 e 2003, espera apenas a conclusão do processo de cessão definitiva do ter-

“MUTUM”, DE SANDRA KOGUT Pré-estréia do filme de Sandra Kogut, apresentado recentemente no Festival do Rio e ainda inédito no circuito comercial. Depois da sessão haverá um bate-papo com a diretora. A entrada é gratuita, e devido ao número limitado de lugares, será necessária a retirada de senhas na Secretaria da Escola, disponíveis a partir da segunda-feira, 5 de novembro, durante o horário de expediente. Mais informações: www.esdi.uerj.br/noticias/etc/mutum.html. 7 de novembro de 2007, 4ª feira, às 19h00. “JOGO DE CENA”, DE EDUARDO COUTINHO Pré-estréia do documentário de Eduardo Coutinho, apresentado recentemente no Festival do Rio e ainda inédito no circuito comercial. Depois da sessão haverá um bate-papo com o diretor. A entrada é gratuita, e devido ao número limitado de lugares, será necessária a retirada de senhas na Secretaria da Escola, disponíveis a partir da terça-feira, 16 de outubro, durante o horário de expediente. Mais informações: www.esdi.uerj.br/noticias/etc/jogodecena.html. 17 de outubro de 2007, 4ª feira, às 19h00


“ALMIR MA VIGNIER, MEMÓRIAS CONCRETAS” Exibição do documentário de Nina Galanternick, com coordenação de pesquisa e argumento de Glaucia Villas Bôas, apresentando o trabalho do pintor e designer brasileiro Almir Mavignier, radicado há mais de 50 anos na Alemanha e um dos primeiros alunos da Hochschule für Gestaltung Ulm. 27 minutos. Mais informações: www.esdi.uerj.br/noticias/etc/mavignier.html. 4 de outubro de 2007, 5ª feira, às 11h30 PALESTRA SOBRE GERENCIAMENTO DE CORES Palestra de Gustavo Fernández Rico, engenheiro industrial e professor da Uade (Universidad Argentina de la Empresa) e das Escuelas Técnicas Raggio, tratando das temas como aspectos técnicos da cor, dispositivos de entrada e de saída, análise da imagem e dos impressos, entre outros. 18 de setembro de 2007, 3ª feira, às 11h30 “VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES: O DESIGNER E UM UNIVERSO DE DADOS” Palestra de Fernanda Viégas, pesquisadora do Visual Communication Lab da IBM, em Cambridge, EUA, tratando das questões que o designer enfrenta ao lidar com grandes massas de dados, que, através da representação visual, podem revelar mensagens até então desconhecidas. Na palestra, Fernanda mostrará como o uso da visualização de informações traz legibilidade ao conceito de comunidade virtual – desde o melhor entendimento da dinâmica social em sites como a Wikipedia até a visualização de redes sociais. Mais informações: www.esdi.uerj.br/noticias/etc/fviegas.html. 11 de setembro de 2007, 3ª feira, às 11h30

reno. Aliás, uma outra conquista foi o cancelamento em 2003 do processo de cessão do terreno da Esdi à ABC, que assombrou a escola por cerca de quinze anos. Além dos apoios já citados da Faperj e Finep, foram estabelecidas parcerias com a Redetec Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, o BNDES, a Capes, o CNPQ, além das excelentes relações institucionais estabelecidas com o Governo do Estado e os Consulados da Alemanha, França, Holanda e Finlândia. A Capes e o DAAD (órgão de apoio acadêmico do governo alemão) nos apoiaram de forma decisiva nos intercâmbios com a Alemanha, oferecendo bolsas para nossos alunos e professores de 2004 a 2006 e agora novamente a partir de 2008 até 2011. Realizamos dois seminários internacionais: em 2003, “Design: Síntese no Tempo” celebrou os 40 anos da Esdi; e em 2004, produzimos a pedido do professor Carlos Lessa, então presidente do BNDES, o seminário “Design, Produção, Competitividade”. Fomos ainda parceiros do Governo do Estado nas três edições do Rio Faz Design e somos igualmente parceiros do atual programa da Secretaria de Desenvolvimento, Rio é Design. Foi criada a AexDI, Associação de Professores, Ex-alunos e Amigos da Esdi, que deu suporte fundamental a muitas atividades da escola desde a sua fundação, em 2004, e que ainda tem muitos desafios a enfrentar na tentativa de congregar associados e continuar apoiando o funcionamento da escola.

“CULTURE AND DESIGN” Palestra do designer coreano Kun-Pyo Lee, chefe do departamento de Projeto de Produto do Kaist (Korea Advanced Institute of Science and Technology), discutindo os novos paradigmas do design na cultura globalizada, em que a preocupação com aspectos culturais deve ultrapassar a ênfase nos estereótipos estéticos para incorporar aspectos como as interfaces, os comportamentos e os modelos mentais. A palestra apresentará também algumas ferramentas desenvolvidas no Human Centered Interaction Design Lab, dirigido por Lee, e um estudo de caso. Mais informações: www.esdi.uerj.br/noticias/etc/kplee.html.

Muito, no entanto, ainda resta a fazer, e nos entristece ver o estado de abandono e carência por reformas nas salas de aulas, apesar da pintura externa ter sido refeita em 2003 (após 40 anos) e nossos banheiros terem sido remodelados em 2007 (após 45 anos). Isso para não falar da estrutura mais importante – o currículo – que precisa urgentemente de revisão e reforma. Isso apesar do passo importante tomado nesse sentido, sem precedentes desde a década de 60, que foi o seminário de três dias, no início de 2005, em que a quase totalidade do corpo docente discutiu propostas para esta planejada reforma.

10 de setembro de 2007, 2ª feira, às 18h00

*o diretor da Esdi é escolhido pelo voto direto de professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes, para mandatos de quatro anos, não havendo possibilidade de recondução para a mesma função.

Para encarar esses desafios, assumirá a direção da Esdi o professor Rodolfo Capeto, com o apoio do professor André Monat como Vice-diretor, para o mandato de 2008 a 2011. A eles, meus votos de muito sucesso, e a certeza de que continuarão contando com minha colaboração. A todos os amigos, parceiros, colaboradores, meus sinceros agradecimentos pelo apoio recebido.

O texto acima foi originalmente publicado como anexo ao sinal 247 (07 a 14.03.08).

Escola Superior de Desenho Industrial - Junho de 2009


PERFIL CAROLINA MUNEMASA l 22 anos l Paulista l 3º ano Áreas de interesse: Design gráfico, de superfície e fotografia A ESDI é... a ESDI Pontos positivos: turmas pequenas, bastante convivência, liberdade Pontos negativos: falta de contato com o mundo externo e falta de interesse de parte do corpo docente Daqui a 5 anos eu espero... estar trabalhando com Design DANIELLE HIRSCH l 19 anos l Carioca l 3º ano Áreas de interesse: Produto, e um pouco de Programação Visual A ESDI é... um lugar para se ter sonhos Pontos positivos: Localização e nome no mercado Pontos negativos: Longa duração e currículo ultrapassado. Daqui a 5 anos eu espero... ser uma profissional de muito sucesso e com muito dinheiro no bolso

LARISSA PINHO l 24 anos l Niteroiense l 3º ano Áreas de interesse: Programação Visual, Produto e Moda A ESDI é... um local agradável Pontos positivos: O ensino, a localização Pontos negativos: A duração do curso, que é muito longa Daqui a 5 anos eu espero... estar ganhando dinheiro

ANA BEATRIZ NOVAES l 21 anos l Carioca l 3º ano Áreas de interesse: Produto, moda, editorial e Branding A ESDI é... uma mistura engraçada de amor e ódio Pontos positivos: Dupla formação bem ampla Pontos negativos: Sentir que estamos no Jurassic Park Daqui a 5 anos eu espero... trabalhando como editora bemsucedida de uma revista muito legal

MILA DE CHOCH FONSECA l 20 anos l Carioca l 3º ano Áreas de interesse: Ilustração, design gráfico, tipografia, fotografia A ESDI é... falta de sono, dedicação, amizade, cerveja, discussão e talvez um pouquinho de design. Pontos positivos: Ambiente aconchegante para discussoes de aplicaçao do design para a vida, com pessoas e opiniões interessantes. Pontos negativos: Esse ambiente é, na maioria das vezes, fora da sala de aula. Daqui a 5 anos eu espero... estar sempre renovando o meu estilo com pessoas e lugares diferentes.

ANA PAULA MENEZES l 20 anos l Carioca l 3º ano Áreas de interesse: Produto, moda e arte A ESDI é... sei lá... um ‘caldeirão de ideias’ Pontos positivos: Localização, os alunos... Pontos negativos: Descaso... Daqui a 5 anos eu espero... estar trabalhando com algo de que goste e viajando muito

LEGENDA Carlos Minc, Secretário de Estado do Ambiente, apresenta aula inaugural na ESDI

Professor Kun-Pyo Lee (KAIST) e Gabriel Patrocínio (ESDI) firmam acordo de cooperação

Mônica Correia apresenta palestra sobre design digital

Os professores Cai Jun (Tsinghua University, China), Ravi Poovaiah (Indian Institute of Technology, Índia) e Gabriel Patrocínio (ESDI) no simpósio “Design Issues in Emerging Markets”, na Coréia.

ESDI informa  

esdi informa

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you