Page 1

HUGO LEONARDOS portfรณlio

AGO. 2017


SOBRE

Hugo Leonardos tem 25 anos, é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo UniCeub de Brasília. Seu interesse pela arquitetura nasceu do seu gosto pelo desenho, e por sua curiosidade em entender como eram fabricados os objetos de seu cotidiano. Acredita que a interdisciplinaridade do curso de Arquitetura e Urbanismo é fundamental para a prática de projeto. Hoje, com 5 anos de experiência profissional, tendo estagiado em diferentes escritórios de Brasília, e realizado projetos em paralelo aos estágios, busca agregar ao seu conhecimento novas experiências, tanto nas áreas de projeto, como em áreas afins à arquitetura.

SHIS QI 29 CONJ 11 - Lago Sul - Brasília (61) 9 8429-9459 hleonardos@gmail.com @hleonardos


CURRÍCULO

FORMAÇÃO

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Ao cubo Arquitetura

Uniceub - Formado em 2016

Concepção de projetos institucionais e residenciais, desenvolvimento de maquetes eletrônicas e material gráfico, acompanhamento de obra,

Curso de Comunicação Uniceub - incompleto Certicado de Prociência em Inglês Universidade de Michigan

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Avançados Projeto de Arquitetura Geração de Brasília Curso Portfólio de Arquitetura Quintal

fevereiro/2015 - março/2017 (estágio) freelancer desde março 2017. Waguiar Arquitetura Concepção de projetos de arquitetura residencial, desenvolvimento de maquetes eletrônicas e aompanhamento de obra. julho/2013 - julho/2014 freelancer A Galeria Arq: Apoena Parente e Gilson Freire

MCR

Concepção de projetos de arquitetura comerciais e residenciais, detalhamento de mobiliário, desenvolvimento de maquetes eletrônicas e material gráfico.

Curso Layout e Diagramção em Arq.

julho/2013 - julho/2014

Quintal

Studio 161

Curso de Atendimento Publicitário FUNYL

Desenvolvimento de projetos, maquetes eletrônicas, levantamentos e material gráfico.

Workshop mSurfaceGens 3.0

jan./2012 - jan./2013

Curso Revit architecture Básico 2015

XLAB Curso de Desenho arquitetônico

LÍNGUAS

Ms Desenhos Curso de DesIgner Gráfico

Portugês Língua Materna

Senai

Inglês Avançado Espanhol Básico

SOFTWARE Autocad

Sketchup

3Ds Max

Revit

Photoshop

Illustrator

InDesign

Pacote Office


PROJETOS

MÓDULO PADRÃO COMERCIAL

6

PLANO URB. JOCKEY CLUBE

9

CASA JARDIM ABC 12 BLOCO INFANTIL - SAGRADA FAMÍLIA

14

360 EDUCATION 16 REFORMA COZINHA 05-17

18


MÓDULO PADRÃO COMERCIAL

O objetivo deste projeto foi o desenvolvimento de um padrão construtivo para estabelecimentos comerciais do tipo informal (como quiosques, “barraquinhas” e estande de vendas) localizados nos passeios públicos e estacionamentos da cidade de Brasília, valorizando a modalidade como parte integradora da cidade e respeitando suas variadas formas e tipologias. - Modulação A estrutura da edificação é modulada para permitir combinações tanto entre os edifícios como do próprio mobiliário (projetado para se encaixar nos painéis) possibilitando variedades de uso e permitindo escalas diferentes de comércio. Ao lado: referência para o encaixe do mobiliário nos painéis.

6

606 shelving sistem - Dieter Rams


Combinações

7


- Sistema construtivo Afim de diminuir o impacto no terreno optou-se por elevar o módulo do solo. Portanto, a implantação acontece sobre dois blocos de concreto que, além de facilitar a passagem das intalações, também protegem o edifício da umidade do solo. Os painés de vedação são compostos internamente de placas de compensado naval, e exter-

8

namente por painéis Trespa Meteon. Suas dimensões são moduladas para que possam ser organizados de variadas formas. Os materiais foram escolhidos pela resistência, facilidade de limpeza e durabilidade.


PLANO URB. JOCKEY CLUBE

ÁREA DE INTERVENÇÃO

O projeto se encontra entre as vias EPTG e EPCL, em frente ao shopping Florida Mall na região limítrofe ao Jockey Clube, e cobre uma área de 550 mil m². O propósito do projeto foi servir a região (Taguatinga, Águas Claras, Guará, Vicente Pires, Ceilândia e Samambaia), que possui uma alta taxa demográfica, e trazer condições que proporcionem independência do Plano Piloto, dinamizando a região ao trazer trabalho e lazer para os bairros limítrofes do Plano Piloto e, consequentemente, diminuindo o tráfego de veículos para o centro da cidade e incentivando o crescimento dessas áreas. A proposta prevê grandes áreas verdes, parques lineares e avenidas comerciais arborizadas que privilegiem o pedestre e não o carro. Parte do comércio foi alocada nas quadras que margeiam o terreno, buscando o potencial da via EPTG como atrativo para a região. Por ser uma atividade que atrai mais pessoas, sua

STRC

ÁREA DE PRESERVAÇÃO

VICENTE PIRES

G EPT

GUARA

N

posição se tornou estratégica para o funcionamento do programa. Os edifícios residenciais foram combinados com o comércio e os edifícios de serviço. Seu uso foi pensado de maneira que, durante a noite, quando o comércio fecha, ainda ocorra movimentação nas quadras. O uso institucional se encontra na região central e possui um gabarito mais elevado, demarcando a região que corta o terreno em diagonal.

9


FLUXO DE VEÍCULOS

CICLOVIAS

VEÍCULOS

DE VEÍCULOS

CICLOVIAS

VLT

CICLOVIAS

VIAS

VLT

VLT

Diagrama de Fluxos

10


 





11


CASA - JARDIM ABC

Estudo Preliminar de uma residência no Jardim ABC, Cidade Ocidental (GO). Situada em um lote de 6x30m a residência de 86m² tem seu eixo de circulação bem definido, buscando otimizar o espaço limitado. A Casa é marcada por duas empenas laterais que delimitam a área social da área de serviço. Na fachada a veneziana vermelha esconde o gabinete de GLP e os relógios de luz e água. Foi criado um pátio central para suprir a falta de ventilação e iluminação natural dos quartos e banheiros. No caso da cozinha, utilizou-se um sistema tipo shed na cobertura.

12


TÉRREO

1

2

COBERTURA

3

5

1

2

3

5

13


BLOCO INFANTIL - SAGRADA FAMÍLIA

Projeto realizado no período de estágio no escritório Ao cubo Arquitetura, onde participei do estudo preliminar à execução da obra. A escola pretendia aumentar o programa de necessidades e tornar o edifício mais inclusivo para seus alunos, de idades entre 1 a 5 anos. Para atender à solicitação do cliente, foram propostas salas de aula com banheiros individualizados diminuindo assim o fluxo de alunos nos corredores, além de mobiliário adequado para altura de seus usuários e espaços mais amplos que possibilitariam uma amplitude maior de atividades e brincadeiras.

Imagens de baixo para cima respectivamente: Renderização do acesso ao bloco, Imagem da obra em andamento, e Imagem da obra finalizada.

14


15


360 EDUCATION

O objetivo deste trabalho foi a criação de uma colagem que simbolizasse o conceito da campanha 360 Education para a Flagler College em St. Augustine Florida. A campanha situava a universidade em seu entorno e mostra como o ensino ocorre de forma extraclasse, destacando os principais atrativos históricos, arquitetônicos e naturais dessa cidade histórica dos Estados Unidos. Ao lado: desenho do briefing para a criação da colagem. Abaixo: imagem aplicada na campanha.

EXPERIENCE A 360 EDUCATION

16


17


REFORMA COZINHA 05-17

A reforma deste apartamento pretendia mudar o estigma da cozinha de ambiente de serviço para um espaço de uso social. A intenção inicial do projeto foi a separação da cozinha dos demais ambientes. A área de serviço e despensa foram realocadas para o antigo quarto de empregada, com ventilação mecânica para o shaft do prédio. Por ter abertura externa para o átrio do edifício o ambiente não recebe muita iluminação natural, por isso a escolha dos materiais teve como preferência tons mais claros. O amarelo dos azulejos retangulares foi utilizado para deixar o ambiente mais “alegre”. Intenção da cliente desde o início. A idéia de trabalhar com azulejos retangulares se deu por permitirem combinações com várias cores e por serem mais viáveis economicamente do que os chamados patchworks, dos quais a cliente já se encontrava um tanto cansada.

18


BANHO SERVIÇO

ÁREA DE SERVIÇO

COZINHA/COPA

DET 1

LAYOUT

COZINHA / COPA / ÁREA DE SERV. SEM ESCALA

PROJETO 05-17 DET 2

VISTA 1 SEM ESCALA

VISTA 2 SEM ESCALA

PROJETO 05-17

19

Portfólio Hugo Leonardos  

Portfólio de arquitetura.

Portfólio Hugo Leonardos  

Portfólio de arquitetura.

Advertisement