Page 1

Instalação de Sistemas Informáticos

- MEMÓRIAS


Objectivos • Identificar os diversos tipos de memórias principais existentes; • Descrever o funcionamento da memória; • Distinguir memória RAM, ROM e Cache e compreender a sua finalidade; • Classificar as memórias RAM quanto à sua forma física e à sua tecnologia;


Conteúdos • Memória – Funcionamento – Tipos • Memória RAM – Definição – Classificação – Tipos • Memória ROM – Definição – Tipos • Memória Cache – Definição – Tipos


Memória • O que é? Para que serve? - Esta componente de armazenamento local de acesso rápido é o centro de

toda a actividade no computador. -Isto, porque armazena temporariamente toda a informação que o computador vai precisar. -Toda a informação que contém está associada às tarefas em execução, após as quais é retirada e o espaço ocupado é associado aos dados das tarefas seguintes. - Em termos de comparação, é como um bloco de notas onde o computador escreve durante o normal funcionamento.


Memória • Funcionamento - As memórias são circuitos integrados capazes de armazenar grandes quantidades de informação através da integração de um determinado número de registos que utilizam entradas e saídas comuns para o acesso a todos eles. - Cada um destes registos é designado por posição e geralmente é constituído pelos elementos necessários para armazenar um determinado conjunto de bits.

CPU

Armazena dados

registo registo registo

CPU

Obtém dados

registo

Memória

Operação de escrita Operação de leitura


Memória • Tipos de Memórias - A Memória Central (ou principal, ou primária) é constituída por três tipos de memórias: -Memória RAM (Random Access Memory);

- Memória ROM (Read Only Memory);

- Memória cache.


Memória RAM • O que é? - A sigla RAM deriva da expressão Random Access Memory, que significa memória de acesso aleatório. - Os dados armazenados nesta memória podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador. - Quando ligamos o computador é inserida na RAM a informação de que o processador necessita para o seu funcionamento. - Quanto mais memória RAM um computador tiver, mais informações ela pode guardar, o que se traduz numa optimização do seu funcionamento.


Memória RAM • Classificação - Podemos classificar as memórias RAM, quanto à sua forma física, nos seguintes tipos: -Módulo DIP (Dual In-Line Package); -Módulo SIMM de 30 contactos (Single In-Line Memory Module); -Módulo SIMM de 72 contactos; -Módulo DIMM de 168 contactos (Double In-Line Memory Module); -Módulo SODIMM de 72, 144 e 200 contactos (Small Out-Line DIMM); -Módulo DIMM de 184 contactos; -existem, ainda, outros tipos, mas menos comuns.


Memória RAM • Tipos - Existem vários tipos de RAM, em função da sua tecnologia: -DRAM (Dynamic RAM) – associada a módulos SIMM; -FPM RAM (Fast Page Mode RAM) – associada a módulos SIMM; -EDO RAM (Extended Data Out RAM) – associada a módulos SIMM; -BEDO RAM (Burst Extended Data Out RAM) – associada a módulos SIMM; -SDRAM (Synchronous Dynamic RAM) – associada a módulos SIMM ou DIMM; -VRAM (Vídeo RAM); -DDR (Double Data Rate) – associada a módulos DIMM ou SODIMM;


Memória RAM • DRAM (Dynamic RAM) -Este tipo de RAM é a que pode armazenar mais bits num único chip e a menos cara, apesar de ser a mais lenta.

-As DRAM têm tempos de acesso (leitura ou escrita) da ordem dos 80 a 150 ns (nanossegundos) pelo computador. -A lentidão associada a esta memória é devida ao processo memory refresh, ou actualização de memória, que mantém os dados armazenados durante o funcionamento e que se repete em curtos intervalos de tempo.


Memória RAM • FPM RAM (Fast Page Mode RAM)

-É um dos mais antigos tipos de DRAM. -A tecnologia FPM utiliza um modo de acesso rápido. A ideia é que os dados estão, na maioria das vezes, gravados sequencialmente.


Memória RAM • EDO RAM (Extended Data Out RAM) -É um tipo de DRAM que surgiu depois da tecnologia FPM RAM. -A diferença de tempo de acesso deve-se a um pequeno buffer que equipa estas memórias e permite o armazenamento dos pedidos do processador enquanto processa o acesso à memória. -As memórias EDO não são neste momento utilizadas.


Memória RAM • BEDO RAM (Burst Extended Data Out RAM)

-Constituíram uma evolução das memórias EDO RAM. -A não compatibilidade com as EDO RAM foi a causa principal para que estas memórias não tivessem sido muito utilizadas.


Memória RAM • SDRAM (Synchronous Dynamic RAM)

-Tanto as memórias FPM como as memórias EDO são assíncronas, isto é, trabalham com o seu próprio ritmo, independentemente dos ciclos de relógio da motherboard. -As memórias SDRAM, por sua vez, são capazes de trabalhar sincronizadas com os ciclos de relógio da motherboard, sem tempos de espera. Isto significa que a temporização de uma memória SDRAM é sempre de uma leitura por ciclo, independentemente da velocidade de barramento utilizada. -O facto de funcionarem sincronizadas com os ciclos da motherboard torna-as muito mais rápidas que as suas antecessoras.


Memória RAM • DDR (Double Data Rate) -Trata-se de um novo tipo de memória RAM. -Têm a capacidade de transmitirem dados duas vezes por ciclos: uma transferência no inicio do ciclo de clock e uma segunda transferência no final. -Um módulo DDR de 266MHz , por exemplo, não trabalha a 266MHz, mas sim a apenas 133MHz, no entanto, como são feitas duas transferências por ciclo, o desempenho é equivalente ao que seria alcançado por um módulo de 266MHz.


Memória ROM • O que é? -Enquanto que a memória RAM é de leitura e escrita, a memória ROM é apenas de leitura. -As memórias ROM têm como função o armazenamento de instruções básicas sobre o hardware do computador. -Os fabricantes de computadores incluem as memórias ROM nos seus computadores (na motherboard) e colocam nelas as instruções necessárias para o bom funcionamento do sistema. -A memória ROM é constituída por três tipos de programas: - BIOS (Basic Input/Output System); - POST (Power-On Self Test); - SETUP (configuração do sistema).


Memória ROM • Tipos de Programas -BIOS (Basic Input/Output System) – conjunto de instruções de software que permite ao processador trabalhar com periféricos básicos como, por exemplo, a unidade de disquete. -POST (Power-On Self Test) – auto teste de inicialização, realizado sempre que o computador é inicializado. Este auto teste executa as seguintes rotinas: -Identifica a configuração instalada; -Inicializa todos os circuitos periféricos ligados à motherboard; -Inicializa o vídeo; -Testa o teclado; -Carrega o sistema operativo para a memória; -Entrega o controlo do processador ao sistema operativo. -SETUP (configuração do sistema) – programa de configuração do hardware do computador. Essa configuração pode ser feita manualmente pelo utilizador através da escolha de várias opções num interface próprio.


Memória ROM • Tipos de Memórias ROM -Existem, fundamentalmente, três tipos de memórias ROM segundo a forma de gravação, que são as: -PROM (Programmable ROM) – nas memórias PROM, a informação pode ser gravada uma só vez através de um equipamento especial. A programação é feita fundindo fusíveis internos à memória. -EPROM (Erasable and Programmable ROM) – nas EPROM podese gravar e apagar um determinado número de vezes. A programação é feita pela indução de cargas eléctricas aos circuitos internos. A eliminação do programa faz-se expondo a memória a raios UV. -EEPROM (Electrically EPROM) – as EEPROM podem ser programadas electronicamente sem as retirar do seu local na motherboard.


Memória Cache • O que é? -O processador é muito mais rápido do que a memória RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando precisa enviar muitos dados consecutivamente. -Para evitar essa subutilização, foi colocada uma memória mais rápida, chamada memória cache, do tipo SDRAM. -Os dados são então lidos da memória RAM e copiados para a memória cache. Estando esses dados na cache, o processador, quando necessita, acede-lhes mais rapidamente.


Memória Cache • Tipos -A memória cache é encontrada em dois tipos (níveis): -Memória cache L1 (Level 1 – Nível 1) – presente dentro do processador. A sua capacidade pode ir até aos 128 kB, divididos em duas partes, uma para dados, outra para instruções. -Memória cache L2 (Level 2 – nível 2) – presente na placa mãe ou dentro do processador, no caso de processadores recentes. Quando é externa, a sua capacidade depende do chipset presente na motherboard. Quando é interna a capacidade varia de 128 kB a 2 MB.


Exercício • Identifique a memória RAM utilizada no seu computador quanto à: – Forma física; – Tecnologia.


Bibliografia 窶「

GOUVEIA, Josテゥ; MAGALHテウS, Alberto - Hardware Para PCs e Perifテゥricos - Curso Completo. Lisboa: FCA Editora, 200?. ISBN 978972-722-535-4

Memória Primária  

Memória primária.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you