Page 1

Colesterol e Infarto do Miocardio, o que Fazer?


Colesterol e Infarto do Miocardio, o que Fazer? O colesterol é uma molécula de gordura essencial para o adequado funcionamento do nosso organismo. Seu transporte ocorre no corpo através de estruturas chamadas de lipoproteínas, HDL-colesterol (bom colesterol), LDL-colesterol (ruim colesterol), triglicérideos e outros.Este colesterol quando em excesso no sangue pode aderir às paredes dos vasos, formando placas, o que chamamos de aterosclerose. Estas placas de gordura podem bloquear a passagem do sangue nas artérias, o que levaria diminuição de sangue, oxigênio, infarto e outras doenças como derrame cerebral.


Segunda dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares matam 17 milhões de pessoas a cada ano em todo mundo. No Brasil 33% da população morre todos os anos vitimas de infartos e derrames. Apesar de acontecer mais freqüentemente entre homens, as mulheres correm maior risco de morrer de infarto.

Vários são os fatores de risco, alguns evitáveis outros não. Dentre os fatores que poderíamos mudar estão: Stress, sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo e o aumento do colesterol. Já fatores como idade e


hereditariedade não podemos mudar.

O risco de um ataque do coração é duas vezes maior em uma pessoa que fuma. A chamada “Barriga de chope”, gordura abdominal (homens com mais de 94 cm e mulheres com mais de 80 cm de circunferência) tendem a ter mais problemas do coração.

Para saber se tem aumentado os níveis de colesterol somente com exame laboratorial. Já no caso do infarto do miocárdio pode-se citar: do no peito, sudorese, palidez, falta de ar e


palpitação. Outros sinais também podem representar o principio da doença, como dor abdominal, náuseas e vômitos.

Como evitar?

Grupos que apresentam os fatores de risco anteriormente citados, independentemente da idade, devem fazer avaliações médicas freqüentes (check-ups).

Ter uma dieta rica em frutas e vegetal, pobre em alimentos que contêm gorduras saturadas pode auxiliar a prevenir o


excesso de colesterol. Além disso, praticar atividade física regular, preferencialmente exercícios aeróbicos (aqueles que têm duração mais longa como natação, bicicleta e caminhada) no mínimo três vezes por semana.

Comer e beber de forma responsável, praticar atividade física e principalmente manter uma qualidade vida através da mudança do estilo de vida é a principal dica.


PREFIRA Saladas, peixes, carne branca, leite, fibras, legumes, vegetais

EVITE Queijos amarelos, bacon, gordura, salgados, fast food.


Visite-nos com frequência, Estaremos sempre renovando as informações deste website

Colesterol e Infarto do Miocardio, o que fazer?  

O colesterol é uma molécula de gordura essencial para o adequado funcionamento do nosso organismo. Seu transporte ocorre no corpo através de...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you