Page 1


Sua Presença

e demais formandos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais convidam V. Sª para as solenidades de sua formatura. Belo Horizonte, Fevereiro de 2011


Mensagem Inicial

O fim de uma fase chega e avança o sentimento de despedida, de que tudo passou rápido demais. Afinal, vamos deixando para trás uma época que não voltará. Abrimos, entretanto, as portas para nosso futuro com a perspectiva de uma próspera nova era. Nossas bases são sólidas, graças a essa árdua jornada de crescimento intelectual e pessoal pela qual passamos. E concluímos essa etapa com vigor redobrado, que vem de amizades que se constroem para nunca serem desfeitas, da satisfação de termos aproveitado bem nossa juventude e da esperança de podermos caminhar com nossas próprias pernas e fazer nosso próprio destino. Frederico Albano do Carmo Patrício

Solenidades

Colação de Grau Data: 23/02/2011 Horário: 20h Local: Auditório da Faculdade de Direito Av. Álvares. Cabral, 211 - Centro

Missa Data: 24/02/2011 Horário: 20h Local: Paróquia São João Evangelista Rua do Ouro,1050 - Serra

Baile Data: 25/02/2011 Convite individual


Formandos


Autoridades

Juramento

Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais

“Prometo cumprir, com fidelidade, os deveres impostos pelo meu grau, respeitar a verdade, a justiça, o sigilo profissional e propugnar sempre pela solução dos problemas sociais e econômicos da humanidade”.

Prof. Clélio Campolina Diniz

Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas Prof. Reynaldo Maia Muniz

Vice Diretora da Faculdade de Ciências Econômicas Profª. Paula de Miranda Ribeiro

Chefe do Departamento de Ciências Econômicas Prof. Rodrigo Ferreira Simões

Coordenadora do curso de graduação em Ciências Econômicas Prof. Marco Flávio da Cunha Resende

Homenageados Paraninfo Prof. Rodrigo Ferreira Simões

Patrono Prof. Marco Flávio da Cunha Resende

Professores Homenageados Prof. Cândido Guerra Ferreira Prof. Marcelo Magalhães Godoy


Agradecimentos Aos Pais Agradecer àqueles que, em um ato de puro amor e entrega, nos proporcionaram o direito de viver não é tarefa fácil. Àqueles que, há algumas décadas, abrem mão de suas próprias realizações em nome das nossas; que, enquanto estamos nos divertindo, estão acordados, perdendo suas noites de sono, preocupados. Essas pessoas que nos apoiaram incondicionalmente em nossas decisões e, muitas vezes, ainda arcaram com suas conseqüências. Que estão sempre prontos para compartilhar os momentos de alegria e, ainda mais, para nos apoiar nas tristezas. Esses são nossos pais, a quem palavras não são suficientes para agradecer, e nem gestos. Por isso, a vocês, um muitíssimo obrigado ou um beijo são insuficientes. Mães e Pais: a vocês, amor e gratidão, essas palavras-tudo. Bruno Gonçalves Ferreira Santos

Aos Ausentes Os motivos para sentir saudades, de acordo com Drummond, se resumem na seguinte estrofe: “Tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas, simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais que eram sempre certeza e segurança.” Tal saudade existe não só pela ausência, mas pelas lembranças dos conselhos oportunos, das horas difíceis em que nos apoiaram e pelo constante incentivo ao nosso sucesso. Agradecemos a segurança passada e até mesmo as palavras duras, mas que nos ajudaram a crescer como pessoas e como profissionais. Se hoje estamos aqui, em muito devemos a vocês, que, de onde estiverem, batem palmas ao nosso sucesso, envaidecidos e orgulhosos, pois podem ver que crescemos e estamos prontos para uma próxima etapa. Allexandre Lugão do Nascimento


Agradecimentos

Aos Colegas

Aos Mestres

Se fecho os olhos, me lembro como se fosse ontem... Logo nos primeiros dias, a minha decepção – que sala era aquela? Não poderia haver grupo mais heterogêneo. Aos poucos, com a convivência diária, fomos nos aproximando, rompendo preconceitos e, finalmente, nos tornamos uma turma. Vivemos juntos tantos momentos inesquecíveis: botecos, festas, sítios do amor, tardes de estudo, leitoas, e nas próprias aulas nos divertíamos juntos. Quando penso, dá vontade de voltar lá atrás, lá em 2007, e viver novamente aquela sensação maravilhosa de descobrir o outro, de fazer uma nova amizade. Hoje estou certa de que cada um de nós sai daqui uma pessoa diferente, porque se permitiu deixar um pouquinho de si e levar um pouquinho do outro. Obrigada a todos pela honra de ter tido vocês como colegas e, agora, de tê-los como amigos! Julia Gontijo Avelar

Ensinar não é tarefa fácil. Todavia, a transmissão do saber é aquilo que garante a existência do conhecimento produzido pelo homem. Não fosse transmitido, o saber se perderia ao longo das gerações. Essa transmissão é um dos atributos que nos faz humanos, pois nascemos brutos: há que aprender, para compartilhar da cultura. Agradecemos, com reverência e admiração, àqueles que, no âmbito da Economia, dedicam-se a esse papel de transmitir, de garantir a sobrevida de nossa disciplina. Somos gratos a vocês, mestres, pela aposta que fazem em nós e nessa complexa transformação de vestibulando em economista, ao longo da qual nos tornamos menos ingênuos e mais críticos. Como economistas, somos uma parte de tudo que aprendemos. E manifestamos nossa profunda gratidão pela oportunidade desse aprendizado. Luiz Felipe Bruzzi Curi


Formandos


Formandos


Formandos

André Sander Diniz

Márcia Alves Pereira

Bruno Gonçalves Ferreira Santos

Formatura: chegou o fim do começo. Fim da doce vida de estudante, do limite visível até agora. Começo do desafio de ser alguém para o mundo, do improvável. Mas, afinal, não é de incertezas que vive o economista? Obrigado a todos que estiveram presentes nessa conquista!

Com imensa alegria comemoro esta conquista. Foram muitos esforços, premiados pela confortante certeza de que (enfim!) estava no caminho certo. Levo comigo os conhecimentos que adquiri e os valiosos amigos que fiz. Aos que me apoiaram, fica o meu sincero agradecimento.

Assim foi a UFMG... Uma festa repleta de novidade, muita diversão e aprendizado, compartilhada com família e amigos, em especial com a Economia 2007/1. À turma, dedico a seguinte frase: “Ao vencedor, as batatas!”, assim começamos e assim continuaremos, comendo batatas!!!

Marco Túlio Costa Diniz Maria de Fátima Haueisen Sander Diniz

Marcos Alves Pereira Marly de Oliveira Alves Pereira

Nedil dos Santos Filho Tânia Regina Gonçalves Ferreira Santos

Camila Mata Machado Soares

Luiz Felipe Bruzzi Curi

Isabela Brandão Furtado

Formatura. Hora de começar a usar o que aprendi na UFMG para construir um país mais justo. Mas, também, hora de celebrar as muitas amizades, as muitas conversas, as muitas tardes, e, por que não, os muitos almoços que tornaram esses 4 anos tão maravilhosos e inesquecíveis!

Quando nasci, um anjo torto, desses que vivem na sombra, disse: Vai, Luiz Felipe, vai fazer Economia! Ao anjo torto, o meu muito obrigado. A ele e a todos os que me ajudaram nessa empreitada.

Existem pessoas que fazem a nossa caminhada parecer mais fácil e que nos trazem, a cada dia, a alegria de viver. Pai, mãe, Syl, Gu, Bia, Titia, avós e família querida, amigos e galera da turma, obrigada por serem essas pessoas! Sem a ajuda vocês eu não seria uma Economista!

José Francisco Soares Edite Novais da Mata Machado

Antônio Celso Curi Thereza Christina Gontijo Bruzzi Curi

Maurício Rocha Furtado Isabel Cristina Brandão Furtado


Formandos


Formandos

Fernanda Narciso Rabelo

João Ricardo Gondim de Castro

Stephania Mageste Castelar Campos

Obrigada aos meus pais pelo amor incondicional e por serem o exemplo que sempre procurei seguir. Obrigada à minha avó, que me encanta a cada dia com seu carinho e meiguice. Agradeço ao Gui, às minhas tias e aos amigos pelo conforto e segurança que sempre me passaram.

Pai, Mãe, Gabi e Malu, muito obrigado pela força. Amo vocês demais. À Carol pelo amor e carinho. Aos caçadores, para sempre irmãos. À galera da Face pela ajuda e amizade nesse período. E a todos que contribuíram para essa vitória, muito obrigado. Enfim, Economista!

Depois de passar pela Curitiba com Tamóios e pela Pampulha, por macros e micros, pesquisa e estágio, festas, dúvidas, monografia e muito stress... economista! Sem risadas, broncas, incentivos e conselhos nada disso teria sido tão bom e inesquecível. Muito obrigada!

Edson Rabelo da Costa Elenice do Carmo Narciso Rabelo

Ricardo Ribeiro de Castro Carla Bianca Gondim de Castro

Jorge Emílio Castelar Campos Ana Christina Mageste Pimentel

Letícia Milena Campanha Reis

Izabela da Cruz Santos

Julia Gontijo Avelar

“Stay hungry, Stay foolish.” (Stewart Brand). Foi como Steve Jobs, CEO da Apple, encerrou seu discurso aos formandos da turma de 2005 de Stanford. Se foi um bom conselho para eles, é um bom conselho para esta turma também. Espero nunca esquecer o que vivi com vocês.

Momentos. Várias certezas e diversas incertezas, família, amigos, amor, colegas presentes e ausentes... Sentido de tudo!!! Se valeu a pena?!? E como... E agora, só saudades!!!

Dedico essa alegria à minha família e aos amigos pelo apoio e conselhos nos momentos de incerteza, pelo carinho e amizade sempre, pelos sorrisos compartilhados e pelos pequenos momentos vividos, que vão ficar pra sempre.

Antônio de Souza Reis Letícia Ribeiro Campanha Reis

Romeu Fernando dos Santos Juliana Emília da Cruz Santos

Nelson Avelar Júnior Norma Lúcia Silva Gontijo


Formandos


Formandos

Allexandre Lugão do Nascimento

Marina Moreira de Aguiar

Frederico Albano do Carmo Patrício

Nossas escolhas nos ajudam a evoluir; evoluí com o que escolhi e estou diferente do que pensei ser há 4 anos. “Não somos o que deveríamos ser, não somos o que desejamos ser, não somos o que iríamos ser, mas, graças a Deus, não somos o que éramos.” (Martin Luther King)

Agradeço primeiro a Deus, que me ofereceu tudo. Sou grata também à minha família, meus amigos e mestres, que direta ou indiretamente me ajudaram a concluir mais essa etapa da minha jornada.

Ser economista... Sem dúvida não é algo fácil de se definir. Uma vez um professor me disse que o economista é aquele capaz de fazer uma boa hipótese sobre qualquer coisa. E esse é um dos motivos que me dá a certeza de que eu não poderia ter feito uma escolha melhor.

Alexandre Salim do Nascimento (in memoriam) Marcia Barbosa Lugão

Rodolfo Carvalho de Aguiar Anamar Gonçalves Moreira de Aguiar

Jader Alves Patrício Laudicéia Ramos do Carmo Patrício

Daniel Aguiar Prado

Larissa Silveira Côrtes

Artur Moreira Souto

Formar é concluir mais uma etapa da vida. Agradeço a Deus por me permitir esta conquista e aos meus pais, que tanto me apoiaram nesta jornada. Sem eles nada disso seria possível. Obrigado, o incentivo de vocês foi fundamental para o meu sucesso!

Agradeço a Deus por caminhar sempre um passo à minha frente. Aos meus pais por serem exatamente como são. Dedico este triunfo a todas as pessoas maravilhosas em minha vida, que me fizeram acreditar que eu sou do tamanho dos meus sonhos – vocês estavam certos!

Muitos fizeram parte dessa conquista, e a esses sou muito grato! Aos meus pais pelo amor incondicional, ao Fred, irmão e companheiro, aos familiares pela presença e carinho, à Stefania, sempre ao meu lado, aos amigos pelos grandes momentos. Muito obrigado a todos vocês!

Luciano Francisco Prado Maria Do Carmo Aguiar Paixão

Kleiber Paulo Mundim Côrtes Maria Aparecida Silveira Côrtes

Paulo Cezar Souto Pio Maria Helena Moreira Souto


Comissão de Formatura

Esses quatro anos de novos aprendizados, de mudanças e de crescimento para todos não teriam o mesmo significado se não tivéssemos essa turma de pessoas tão diferentes e tão especiais. Alguns nos deixaram no meio da caminhada, outros se tornaram grandes amigos, mas todos, sem dúvidas, deixaram alguma marca. “A Comissão” só tem a agradecer pela confiança depositada em nós para fazer do fim desse período uma grande e merecida comemoração. A Comissão “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”. Antoine de Saint-Exupéry


Mensagem Final

Há 4 anos, um grupo de jovens trocava algumas palavras tímidas na Praça de Serviços da UFMG. Numa folha de caderno arrancada, escrita com caneta esferográfica, a palavra ECONOMIA. Mal sabíamos seu significado e seus desdobramentos – sabíamos menos ainda quem era todo aquele pessoal. Mas tínhamos um desejo enorme de descobrir. O curso foi esse desejo acontecendo ao longo do tempo, com o apoio de todos os que nos ajudaram. Convivemos e fizemos amigos, ainda que o grupo diminuísse. Estudamos e aprendemos muito, para hoje termos mais dúvidas do que naquele tempo. Que fique em nós uma centelha, que seja, daquela vontade de descobrir. Oxalá possamos continuar nossa caminhada como companheiros e tenhamos coragem para trabalhar como economistas, sem perder o vigor incansável do aprendiz. Luiz Felipe Bruzzi Curi


Projeto Gráfico: Huevo! Design Produções Direção de Criação: Cristina Ferolla Design: Danielle Torrico Revisão de Texto: Giselle Magalhães Fotos: Phocus 4 Fotos da FACE: Prof. Alexandre Mendes Cunha Proibida a reprodução total ou parcial deste convite. Huevo Produções Ltda - Todos os direitos reservados


Ciências Econômias UFMG  

Convite de Ciências Econôminas UFMG 2010

Ciências Econômias UFMG  

Convite de Ciências Econôminas UFMG 2010

Advertisement