Issuu on Google+

Design Sustentรกvel no dia-a-dia Dicas prรกticas para conduzir um projeto sustentรกvel


Guia Prático

Pela proximidade que os designers têm com os processos de comunicação e publicação, podemos interferir na concepção e na produção gráfica, além da sensibilização de clientes e consumidores. Neste guia você encontrará algumas dicas de como agir em seus projetos pensando desde o começo no melhor uso de materiais e sistemas.


Estratégias de Produção

_ envolva seus clientes nas diretrizes sustentáveis, levando-a também para sua vida pessoal

_ pense nos impactos dos trabalhos que você desenvolve

_ use fornecedores locais comprometidos com o meio ambiente

_ procure pensar em todas as etapas do projeto, pensando sustentavelmente em todo o desenvolvimento do projeto


PAPEL _ a menor gramatura necessária para o resultado desejado _ fornecedores próximos e responsáveis _ fibras recicladas e/ou recicláveis _ procurar por outros suportes quando possível, como mídias digitais _ pense em formatos de papel evitando perdas

IMPRESSÃO _ verifique a necessidade de diferentes tipos de impressão e de sangrias _ evite páginas em branco _ incentive a utilização de arquivos em PDF _ procure a limpeza gráfica, minimizando a cobertura de tinta _ quando possível use tintas atóxicas, à base de óleos vegetais _ verifique a necessidade de vernizes e plastificações


Dos

3

para os

5

Rs

1 - Reduzir: Medidas simples podem ser tomadas para reduzir o lixo gerado

como a escolha de produtos que venham com menos embalagens ou que as mesmas sejam reutilizáveis e a diminuição na quantidade de compra, rejeitando produtos supérfluos e eliminando desperdícios.

2 - Reutilizar:

Um produto pode ser usado diversas vezes antes de ser descartado ou reciclado, evitando o uso de novos materiais e de energia. É necessário achar maneiras de usar uma coisa duas vezes, ao invés de usar duas coisas uma única vez.

3 - Reciclar: Quando não se é possível reduzir ou reutilizar, podemos

reaproveitar a matéria-prima que constitui o produto reciclando, mas para isso se tornar possível é necessário antes um processo de triagem, separando pelo tipo de material que o compõe (plástico, papel, vidro, metal e orgânico).


4 - Recusar:

É a medida em que os cidadãos não aceitam algo pois não o necessitam. Cada vez que um consumidor escolhe não receber um pedaço de papel com uma nota impressa, se salva papel e tinta. O ato consciente não deve ser levado em conta apenas na compra, mas também no nosso dia-a-dia.

5 - Repensar:

Ás vezes uma marca deve examinar seus valores e recriar um produto que conte a sua história. O repensar nos permite englobar as considerações ambientais desde o princípio, evitando usar materiais desnecessários.No exercício de repensar podem entrar os hábitos de consumo e de descarte. Repensar é a coisa mais poderosa que podemos fazer, como designers e como cidadãos.


SGPS Sistema para o Gerenciamento de um Produto Sustentável É dever do designer entender a relação entre um produto e o meio ambiente. Contemplar os aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto Multi-funcionalismo, parceiros responsáveis, redução da variedade de materiais, durabilidade, materiais recicláveis, produtos para se amar...


Produtos sustentĂĄveis devem ser desenvolvidos para serem amados, pois se uma pessoa se apaixona por um produto, ela o compra, guarda-o com o maior carinho para ter ao seu lado pelo maior tempo possĂ­vel.

O ponto-chave ĂŠ se desvincular de antigos hĂĄbitos, como por exemplo, a simples troca de materiais impressos dentro de uma empresa para o papel reciclado.


Montagens sobre trabalhos de Nitrocorpz, Mooz, Ag 407 e Misprinted Type


www.caramboladesign.com.br


Manual de Design Sustentavel (Print)